Ir direto para menu de acessibilidade.

Tradução Portal

ptendeites

Opções de acessibilidade

Página inicial > XVII Fórum de Estudos: leituras de Paulo Freire
Início do conteúdo da página
×

Mensagem

Sorry - this event cannot be viewed using the link provided. Its possible the item may have been updated while you have been viewing the webpage.

Calendário de Eventos

XVII Fórum de Estudos: leituras de Paulo Freire
Sexta-feira, 22. Maio 2015, 08:00
Visualizações : 112
por admin

Nesta sexta-feira (22) teve início o XVII Fórum de Estudos Leituras de Paulo Freire, cujo tema é "Educar com seriedade sim, mas com alegria! As classes populares na Escola Pública". O evento acontece na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) até amanhã. O Instituto Federal Farroupilha é apoiador e co-organizador do Fórum, contando com a participação de diversos servidores e alunos no evento.

O pró-reitor de Ensino do IF Farroupilha, professor Sidinei Cruz Sobrinho, representando reitora, professora Carla Comerlato Jardim, ressaltou a importância da parceria entre as instituições na promoção da educação com qualidade. Destacou ainda a importância do Fórum e a contribuição dos debates para que "não apenas a Pátria, mas também e sobretudo, a nossa Prática seja Educadora."

O Fórum de Estudos e Leitoras de Paulo Freire também contou com a presença do reitor da UFSM, Paulo Burmann.

Saiba mais sobre o Fórum

A escolha da temática partiu dos apontamentos do "XVI Fórum de Estudos: leituras de Paulo Freire - ética, criatividade e boniteza em Paulo Freire", realizado em 2014 na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões em Santo Ângelo. O grande questionamento que levou a escolha do tema para o Fórum foi: "por que as crianças e adolescentes deixam de gostar da escola (ou das aulas)?". Ainda então apontou-se questões que poderiam ajudar a compreender esta realidade: a escola pública em descompasso com a realidade das classes populares, leitura de mundo e leitura da palavra, cultura do silenciamento, formação de professores, etc.

Acreditando que a alegria, a amorosidade e o reconhecimento do(a) outro(a) permeiam a atividade educativa e são imprescindíveis para o desenvolvimento de uma práxis contextualizada, dialógico-reflexiva e humanizadora, implica, necessariamente, intencionalidade, diretividade, rigorosidade, compromisso, competência e seriedade no trabalho docente que é desenvolvido com as classes populares na escola pública. Trata-se de uma relação de responsabilidades e de reciprocidades, onde cada sujeito faz a sua parte para que o processo de ensino-aprendizagem ocorra de forma emancipatória, com seriedade e alegria.

Diante disso o Fórum tem como objetivo oportunizar um espaço de aprofundamento, reflexão crítica e (con)vivência, a partir do diálogo com diferentes pesquisas, experiências educativas e pedagógicas vivenciadas com as classes populares na escola pública ou em movimentos e organizações sociais, tendo como base a perspectiva freireana de que o ato de educar pode ser alegre, sem perder a seriedade e comprometimento necessários para uma educação crítica e libertadora, a serviço da (re)humanização de homens e mulheres.

Com informações da Pró-reitoria de Ensino e do site do Fórum

Fim do conteúdo da página