Página inicial > Alegrete > Egressa de ADS é aprovada em seleção para doutorado
Notícias Alegrete

Egressa de ADS é aprovada em seleção para doutorado

Publicado em Quinta, 04 de Março de 2021, 14h26 | por Ascom Alegrete | Voltar à página anterior

A egressa do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Anielle Severo Lisboa, com apenas 27 anos, já tem uma carreira acadêmica quase completa. Anielle estudou no IFFar - Campus Alegrete entre 2012 e 2015 e logo já iniciou uma especialização em Engenharia de Sistemas. No mesmo ano, em 2016, ela volta ao Campus Alegrete. Dessa vez, a aluna passa a ser professora. Anielle fez o processo seletivo para professora substituta de Informática e foi aprovada. Lecionou no Campus para os cursos técnicos, proeja e graduação.

No ano de 2019, a egressa do IFFar foi aprovada no  Mestrado em Ciência da Computação, na Pontifícia Universidade Católica (PUC/RS), com bolsa integral. No período em que cursou o mestrado, foi bolsista trabalhando como mentora de práticas ágeis em um projeto de aceleração de alunos de cursos técnicos e de graduação em Computação.

Em fevereiro de 2021, Anielle se tornou Mestra em Ciência da Computação e ainda foi selecionada para o Doutorado em Ciência da Computação da PUC/RS, também com bolsa integral.

IMG-20191003-WA0025.jpg

Porque você escolheu Análise e Desenvolvimento de Sistemas, no Campus Alegrete?

"Eu escolhi a ADS por ser um curso mais curto e direcionado para o mercado de trabalho, na verdade, eu tinha pouco conhecimento na área e conheci a área de tecnologia da informação no curso de ADS. Percebi que poderia explorar qualquer uma das áreas ministradas no curso. Aí descobri uma paixão por engenharia de software, principalmente nos aspectos humanos em engenharia de software. A minha especialização, o meu mestrado e, agora Doutorado, é com foco nessa linha de pesquisa. Quando cursei ADS descobri essa paixão. Uma contruibuição muito forte foram os professores do curso e o apoio que tive nesse período e ainda tenho até hoje. Isso foi essencial. A computação é uma das áreas que mais tem desistências nos cursos e formam poucas pessoas lá no final, principalmente mulheres, por isso sempre gosto de mencionar que a computação é o futuro, tem possibilidades de pesquisa e oportunidades de trabalho na área de ensino ou indústria de desenvolvimento de software. A tecnologia da informação é a profissão de agora e a profissão do futuro. Uma vez IFFAR, sempre IFFAR! Vem pra ADS, vem ser IFFAR!" - responde Anielle.

Parabéns Anielle! Somos muito orgulhosos da tua trajetória! Sucesso na nova etapa!