Página inicial > Alegrete > Atividades de acolhida dos servidores marcam o início do ano letivo
Notícias Alegrete

Atividades de acolhida dos servidores marcam o início do ano letivo

Publicado em Sexta, 16 de Fevereiro de 2024, 17h10 | por Ascom Alegrete | Voltar à página anterior

De acordo com o Calendário Acadêmico 2024, o ano letivo do IFFar inicia oficialmente na próxima segunda-feira (19), quando os estudantes retomam ou iniciam suas aulas. Porém o Campus Alegrete, assim como outras unidades do IFFar, realizou as ações com os servidores ainda nesta semana.

Desde a quinta-feira (15) diversas atividades formativas e de acolhida foram ofertadas aos servidores técnicos-administrativos em educação e docentes do Campus Alegrete. As ações tiveram como destaque os 15 anos do IFFar, completados no dia 29 de dezembro de 2023. A reitora, professora Nídia Heringer, lembrou os avanços da instituição e enfatizou o papel de cada servidor. “Não existe Instituto Federal sem cada olhar, de cada servidor, de cada aluno e de cada família que confia em nosso trabalho para uma formação de qualidade”, disse a reitora.

A programação iniciou às 8h, no Auditório Central, com a saudação da Direção Geral e um momento cultural aos servidores presentes. Na sequência, aconteceu a cerimônia de 15 anos da Rede Federal e dos Institutos Federais, onde 22 servidores do Campus Alegrete foram homenageados por atuarem 15 anos ou mais na Rede Federal de Educação profissional, Científica e Tecnológica. Outros 20 servidores, também com 15 anos de dedicação ao serviço, não puderam estar presentes, e serão certificados em outro momento. Na ocasião, a Equipe Diretiva apresentou os 10 novos servidores do IFFar - Campus Alegrete. A palestra ficou a cargo da Dra. Ivana Teixeira, Médica Cardiologista, com visão funcional e integrativa, que abordou sobre a escolha inteligente na promoção da saúde - como envelhecer saudável. No turno da tarde, o momento foi de reunião geral para os servidores seguido por uma confraternização na Área de Convivência.

WhatsApp Image 2024-02-15 at 17.26.28.jpeg

As atividades se estenderam até sexta-feira, 16, onde os servidores puderam apreciar o momento formativo sobre Permanência e Êxito no IFFar, ministrado pela Prof.ª Patricia Donicht, atual Pró-Reitora de Ensino do IFFar e sua substituta, Prof. ª Andriéli Bandeira.

O momento também foi para apresentar o Selo Comemorativo vencedor do Concurso "70 anos do Campus Alegrete e sua trajetória". O selo que será utilizado como logomarca oficial durante o ano de 2024, foi idealizado pelo Professor Tiago Rosa e pela sua filha Alisson Rosa - egressa do IFFar, e significa que o "IFFar está em posição de transição à logomarca da antiga EAFA, por isso as duas em um mesmo plano. A logomarca EAFA está com o sol posicionado acima do horizonte, dando ideia de amplitude ao alvorecer, num sentido da evolução desta instituição e o item "aprovado", distinto, abaixo ao lado das datas, na nossa interpretação, significa a aprovação desta instituição por esta comunidade (interna e externa) - como em um questionário de pesquisa de escolha e aprovação. Entendemos que o IFFar/EAFA sempre foi uma excelente opção por aqueles que ela conhecem, justifica o Prof. Tiago.

Volta às aulas – O ano letivo do IFFar inicia oficialmente na próxima segunda-feira (19), quando os estudantes retomam ou iniciam suas aulas. No Campus Alegrete, as aulas da manhã começam para as turmas dos Cursos Técnicos Integrados e para os veteranos e calouros de Agronomia e Zootecnia. No turno da noite, além do 2º ano do Proeja voltar às atividades, os veteranos de todos os cursos e os calouros de ADS e Ciências Biológicas também iniciam o semestre. Na terça-feira (20), também começam as aulas os ingressantes dos cursos de TA, TG e Matemática. Confira programação no Instagram do Campus Alegrete.

Vídeo da reitora – A reitora do IFFar, Nídia Heringer, gravou um vídeo destacando alguns dos temas que vão envolver a comunidade acadêmica no decorrer deste ano: os 15 anos dos Institutos Federais, a Consolidação e Expansão da Rede Federal, o Processo Eleitoral para Gestores do IFFar e os Jogos dos Institutos Federais da Região Sul. Confira destaques e acesse o vídeo completo neste link.