Página inicial > Jaguari > Formação Integral
Notícias Jaguari

Formação Integral

Publicado em Segunda, 17 de Junho de 2024, 11h27 | por Ascom Jaguari | Voltar à página anterior

Os Institutos federais de educação trabalham numa proposta de formação integral dos seus discentes, sejam aqueles em vulnerabilidade social ou aqueles com altas habilidades. Nesse sentido, professores trabalham oportunidades de nivelamento e também proporcionam momentos de explorar conhecimentos para além da ementa de um curso técnico. Assim, em 2023, na terceira semana dos dias de novembro, no campus Jaguari, os alunos do IFFar realizaram a prova da OMIF (Olimpíada de Matemática das Instituições Federais) e tiveram um ótimo desempenho; alguns chegaram perto, mas o estudante do curso técnico em Sistemas de Energia Renovável, Breno Pizzolatto Pires, obteve uma excelente pontuação. Isso o levou a uma classificação entre os melhores do País. A segunda fase e final foi realizada no Mato Grosso, IFMT campus Cuiabá - Bela Vista, no dia 24 de maio de 2024, com premiação dos medalhistas no dia 26 de maio de 2024.

Porém, as chuvas que assolaram o RS, a falta de recursos e a forma de deslocamento tornaram a participação comprometida.

O voo foi cancelado no momento da partida (já em Uruguaiana/RS), o qual havia a possibilidade de voo pela companhia aérea em Chapecó/SC. O mau tempo, as condições das estradas e a possibilidade de atrasos foram analisados e a luta pelo conhecimento e busca por uma educação pública e de qualidade, deram forças para seguir viagem e passar pelos 800km ao destino de embarque. Com uma direção incansável e resiliente, Breno chegou no horário da prova.

Breno Pizzolatto Pires conquistou a medalha de BRONZE dentre cerca de 400 candidatos classificados para a 2ª fase, destacando seu conhecimento na área da Matemática.

Portanto, oportunizar o desenvolvimento integral da pessoa, do humano, justifica nossa missão, seja em qualquer área do conhecimento.  Esse é um exemplo daquilo que fazemos no dia a dia: otimizar a vida alheia.

“A Matemática é a base do conhecimento” disse o Diretor Geral da OMIF na cerimônia de abertura e o campus Jaguari hoje está em festa com mais esta conquista no fortalecimento do ensino e aprendizagem.

Assunto(s):