Página inicial > Santo Ângelo > Processo seletivo dos cursos técnicos integrados iniciou segunda-feira dia 08 de agosto
Notícias Santo Ângelo

Publicado em Sexta, 16 de Setembro de 2022, 11h28 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

O IFFar Campus Santo Ângelo oferta 140 vagas em cursos de formação técnica mais Ensino Médio. A seleção será por prova objetiva interdisciplinar.

ps 23 news.jpg

O Instituto Federal Farroupilha publicou nesta segunda-feira (8) o edital de abertura do Processo Seletivo dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio para ingresso de estudantes no primeiro semestre de 2023. São ofertadas 1.716 vagas nas cidades de Alegrete, Frederico Westphalen, Jaguari, Júlio de Castilhos, Panambi, Santa Rosa, Santiago, Santo Ângelo, Santo Augusto, São Borja, São Vicente do Sul e Uruguaiana (veja a lista de cursos no final da notícia).

Os cursos técnicos integrados são voltados para quem concluiu ou está concluindo o Ensino Fundamental. São aqueles em que o estudante faz o ensino médio e o curso técnico no IFFar, ao mesmo tempo.

As inscrições abriram às 14h do dia 08 de agosto e devem ser realizadas até 16 de setembro, pela internet, através de preenchimento de formulário e envio de documentação. As instruções completas sobre como se inscrever estão disponíveis no Edital nº 256/2022, que rege a seleção e é de leitura obrigatória a todos os participantes.

Após dois anos sendo feita por sorteio eletrônico, em razão da pandemia de Covid-19, a seleção volta a ser por prova objetiva. As provas serão realizadas no dia 16 de outubro, das 14 às 18 horas. Os conteúdos programáticos estão disponíveis no Anexo VII do edital.

O processo seletivo conta com reserva de vagas. Dessa forma:

• 60% das vagas são destinadas a alunos que tenham cursado integralmente o ensino fundamental em escolas públicas e que tenham renda per capita inferior a 1,5 salários-mínimos. Dentro desse percentual, ainda há reserva para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas;
  • 5% são destinadas a Pessoas com Deficiência (PcD) e que não tenham cursado o ensino fundamental em escolas públicas;
  • 35% das vagas são destinadas à ampla concorrência.

A novidade deste ano é que candidatos autodeclarados pretos ou pardos inscritos nas cotas correspondentes deverão passar por processo de heteroidentificação, com datas estipuladas no cronograma da seleção. Mais informações sobre a reserva de vagas e o processo de heteroidentificação estão disponíveis na página do processo seletivo.

Confira a lista de cursos ofertados em Santo Ângelo e nos outros campi do IFFar:

Campus Santo Ângelo

• Técnico em Informática (35 vagas)
• Técnico em Administração (70 vagas)
• Técnico em Agricultura (35 vagas)

Campus Alegrete
• Técnico em Química

Campus Frederico Westphalen

Campus Jaguari
• Técnico em Sistema de Energia Renovável
• Técnico em Agricultura
• Técnico em Administração (ofertado em Santiago)

Campus Júlio de Castilhos

Campus Panambi
• Técnico em Agricultura
• Técnico em Química
• Técnico em Automação Industrial

Campus Santa Rosa
• Técnico em Edificações
• Técnico em Mecatrônica
• Técnico em Móveis

Campus Santo Augusto
• Técnico em Alimentos

Campus São Borja
• Técnico em Eventos

Campus São Vicente do Sul
• Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
• Técnico em Alimentos

Campus Avançado Uruguaiana
• Técnico em Administração

Acesse a página do processo seletivo.