Página inicial > Santo Ângelo > IFFar abre inscrições para Ingresso, Reingresso e Transferências
Notícias Santo Ângelo

IFFar abre inscrições para Ingresso, Reingresso e Transferências

Publicado em Segunda, 17 de Junho de 2024, 22h09 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

As inscrições para Reingresso, Transferências Internas e Externas e Ingresso para Portador de Diploma nos cursos do IFFar vão de 17 a 21 de junho. São oferecidas vagas em cursos técnicos e de graduação em Jaguari, Panambi, Santo Ângelo e São Vicente do Sul para ingresso no segundo semestre de 2024.

ingressoreingressoiffar notícia17062024

As inscrições, assim como todos os cursos do IFFar, são 100% gratuitas e realizadas pela internet através do envio de documentação por e-mail. Os estudantes devem escanear, preencher e enviar os seguintes documentos:

• Ficha de inscrição preenchida (disponível no edital);
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Comprovante de residência (conta de água, aluguel ou telefone);
  • Requerimento de matrícula (disponível no edital);
  • Requerimento de aproveitamento de estudos (disponível no edital).

Além desses documentos, os candidatos também devem encaminhar documentação específica de acordo com a modalidade de ingresso escolhida. Neste edital, os estudantes podem acessar os cursos do IFFar a partir das seguintes modalidades:

• Reingresso: para ex-estudantes do IFFar que queiram retomar o vínculo de matrícula no mesmo curso, nível e modalidade de ensino anterior;
  • Reingresso com Transferência interna: para estudantes que queiram retomar o vínculo de matrícula em outro curso de mesmo nível, modalidade de ensino e campus ofertante;
  • Transferência interna: para estudantes do IFFar que queiram transferir a matrícula para a) o mesmo curso em outro campus do IFFar; b) outro curso, do mesmo nível de ensino, no mesmo campus; c) outro curso, do mesmo nível de ensino, na mesma área do conhecimento, em outro campus; d) para o mesmo curso, em outra modalidade, no mesmo campus ou em outro campus ou em outro polo de EaD;
  • Transferência externa: para estudantes de outras instituições que queiram ingressar no IFFar no mesmo curso ou em curso da mesma área do conhecimento;
  • Ingresso para Portador de diploma: para estudantes que já tem diplomação e queiram ingressar em curso de mesma titulação ou em um nível inferior.

As informações completas sobre as inscrições, incluindo a lista completa de documentos necessários, os endereços de e-mails para a submissão das inscrições, entre outras, estão disponíveis no Edital nº 159/2024.

As aulas iniciam no segundo semestre de 2024.

Datas importantes

Confira abaixo algumas datas importantes desta seleção. O cronograma completo está disponível no edital que rege a seleção.

• Inscrições: 17 a 21/06/2024
  • Publicação da lista preliminar de inscritos: 25/06/2024 (a partir das 16h)
  • Prazo de recursos referente à lista de inscritos: até 12h do dia 27/06/2024
  • Resultado preliminar dos selecionados: 05/07/2024
  • Prazo de recursos referente à lista de selecionados: até 12h do dia 08/07/2024
  • Resultado final: 10/07/2024
  • Início das aulas: segundo semestre de 2024

Cursos oferecidos

A seleção visa preencher vagas remanescentes em cursos dos campi Jaguari, Panambi, Santo Ângelo e São Vicente do Sul – confira lista de cursos e vagas:

Campus Santo Ângelo

• Técnico em Enfermagem Subsequente (4 vagas);

• Bacharelado em Enfermagem (3 vagas);

• Licenciatura em Computação (20 vagas);

• Tecnologia em Estética e Cosmética (4 vagas);

• Tecnologia em Gestão do Agronegócio (15 vagas);

• Tecnologia em Sistemas para Internet (15 vagas).

Campus Jaguari

• Técnico em Administração Subsequente (18 vagas);
  • Técnico em Eletromecânica Subsequente (3 vagas);
  • Licenciatura em Pedagogia – EaD (12 vagas).

Campus Panambi

• Bacharelado em Agronomia (8 vagas);
  • Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação (5 vagas);
  • Licenciatura em Ciências Biológicas (8 vagas);
  • Tecnologia em Sistemas para Internet (5 vagas).

Campus São Vicente do Sul

• Técnico em Agricultura Subsequente (10 vagas);
  • Técnico em Alimentos Subsequente (10 vagas);
  • Técnico em Zootecnia Subsequente (15 vagas);
  • Bacharelado em Administração (10 vagas);
  • Bacharelado em Agronomia (5 vagas);
  • Licenciatura em Ciências Biológicas (15 vagas);
  • Licenciatura em Pedagogia EaD (7 vagas);
  • Licenciatura em Química (10 vagas);
  • Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (5 vagas);
  • Tecnologia em Gestão Pública (17 vagas – 6 vagas são para quem tem matriz curricular completa e pendência apenas no TCC).