Página inicial > Santo Ângelo > Estudantes de Licenciatura em Computação oferecem Curso de Hardware na Escola Estadual Ulysses Rodrigues
Notícias Santo Ângelo

Publicado em Quinta, 20 de Junho de 2024, 16h05 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

Os estudantes do curso de Licenciatura em Computação do IFFar - Campus Santo Ângelo, Camilla Luisa Rustick Fanzlau e Leandro Ventura Farias, organizaram um curso de hardware denominado "Conhecendo Computadores: Uma Imersão na Introdução de Hardware" para os alunos do nono ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Ulysses Rodrigues, em Santo Ângelo.

Este curso, realizado como parte de seu estágio, contou com a participação de 12 alunos e ocorreu de 10 de maio a 18 de junho de 2024, totalizando 20 horas distribuídas em seis encontros.

Durante o curso, os alunos aprenderam sobre a evolução dos computadores, desde os conceitos básicos de hardware e software até as diferenças entre computadores analógicos e digitais.

Eles estudaram o funcionamento interno dos computadores, incluindo a entrada, processamento e saída de dados, aprendendo sobre cada componente de hardware, sua funcionalidade, modelos e a importância da compatibilidade dos componentes para o bom funcionamento do computador.

As aulas práticas permitiram que os alunos desmontassem e montassem computadores, realizando tarefas de limpeza e manutenção. Eles também foram instruídos em práticas de manutenção preventiva e corretiva, além de receberem dicas de segurança essenciais para o manuseio adequado dos equipamentos.

Para complementar o aprendizado, Camilla e Leandro desenvolveram um site de apoio que disponibiliza todas as aulas e materiais utilizados, além de recursos adicionais para estudo complementar, indicações de outros cursos e registros das atividades realizadas. Este recurso digital visa fornecer um suporte contínuo para os alunos, incentivando o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos durante o curso.

Link do site: https://sites.google.com/aluno.iffar.edu.br/oficina-hardware