Página inicial > Santo Ângelo > I Semana Acadêmica de Enfermagem
Notícias Santo Ângelo

I Semana Acadêmica de Enfermagem

Publicado em Quinta, 20 de Junho de 2024, 16h49 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

A I SEMANA ACADÊMICA DE ENFERMAGEM estava agendada para acontecer do dia 14 à 17 de maio. No entanto, devido a tragédia que assolou o nosso estado, a data foi transferida para a semana do dia 10/06 à 14/06/24.

O Curso Bacharelado em Enfermagem do IFFAR tem como objetivo formar enfermeiros qualificados para atuar em seu âmbito profissional, desenvolvendo ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo, no contexto do Sistema Único de Saúde e do sistema de saúde complementar. Com competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas baseadas em evidências científicas, considerando a comunicação e a liderança no trabalho em equipe multiprofissional. Tomar iniciativa, realizar o gerenciamento e a administração tanto da força de trabalho quanto dos recursos físicos e materiais e de informação.

Nesse sentido, durante os quatro dias, tivemos uma programação diversificada e cuidadosamente elaborada para enriquecer ainda mais a formação acadêmica.

A equipe organizadora do evento, orientada pela coordenação do curso, profª Sandra Cardoso, foi composta pelos acadêmicos: Adriel Severo Amaro,Carine Lino de Matos, Camíli Luisa Cagliari, Cleiton Weiss Soares, Gabrielli Maçalai de Menezes, Rafaela de Oliveira Motta,Sirlei Canabarro, Vitoria Pott de Medeiros. Durante a semana, a comissão utilizou um lenço verde, como o símbolo da enfermagem de um lado e do outro o do IFFAR.

Dia 11/06 foi um dia importante para o IFFAR campus de santo ngelo, e em especial para o curso Bacharelado em Enfermagem, pois iniciou oficialmente a sua primeira 1ª semana acadêmica. O curso tem durabilidade de 5 anos e portanto serão 5 anos de muita convivências, muitas oportunidades para aprender a cuidar uns dos outros e com isso poder intervir na qualidade de vida das pessoas. O evento foi aberto pelo diretor geral Adilson Stamberg e após a coordenadora do curso, Sandra Cardoso, deu início aos trabalhos.

A semana de enfermagem teve como objetivo promover debates sobre o cenário atual da saúde e as possibilidades de inserção do profissional.

No dia 11/06/24 contamos com a mestranda em Saúde Coletiva e Controle do Câncer, Enfª Rafaela Perini, do RJ, com a fala “A enfermagem e suas diversas áreas de atuação: um relato de experiência” e após a Enfª Pós doc Jussara Lipinki contribui com “Dividir experiências na enfermagem e saúde para construção de um mundo mais humano”.

No dia 12/06 foi a vez da Enfª drª Josiane Steill Siewert fala sobre “ O cuidado com a ciência, inovação e gestão”

No dia 13/06/24 foi realizada uma mesa redonda intitulada “Papel do enfermeiro em diferentes instituições de saúde” com a participação Sr. Coordenador da 12 CRS, Fernando Reis, Enfª Suzete Liques do Hospital Regional de Saúde, Enfº Moacir Soares do Hospital UNIMED e o Sr. Ubiratam Alencastro da Secretaria Municipal de Saúde.

No dia 14/06/24 aconteceu a “Cerimonia de entrega do Jaleco”. Os jalecos, de todos alunos, estavam dispostos em cima da mesa cerimonial. Os mesmos foram entregues a um padrinho, escolhido pelo aluno, pela coordenação do curso, profª Sandra Cardoso. Feito isso, o padrinho fazia a entrega e ajudava o acadêmico a colocar o mesmo. Quando todos estavam em pose do jaleco, foi realizado juramento para usar o jaleco da enfermagem. Após a cerimônia aconteceu uma confraternização entre os alunos e seus familiares.