Página inicial > Santo Ângelo > Semana do Migrante no IFFar-SAN: Cultura, Arte e Formação Pessoal
Notícias Santo Ângelo

Semana do Migrante no IFFar-SAN: Cultura, Arte e Formação Pessoal

Publicado em Sexta, 21 de Junho de 2024, 16h49 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

A Semana Estadual do Migrante é comemorada de 16 a 24 de junho. Foi criada com o objetivo de incentivar a criação de políticas públicas de proteção ao migrante e criar espaços e eventos para discutir questões relacionadas aos direitos políticos e sociais deste grupo que se encontra em situação de vulnerabilidade.

No campus do IFFar-SAN é desenvolvido um projeto de extensão, desde 2020, coordenado pela Profª. Maria Aparecida Lucca Paranhos que consiste no ensino de Língua Portuguesa para Migrantes. Este projeto vincula-se ao Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas - NEABI e ao Núcleo de Ações Internacionais - NAI. Para além das aulas nas manhãs de sábado, variadas atividades são desenvolvidas com o objetivo de integrar os participantes à sociedade, por meio da educação, da cultura e da arte.

Na noite de sábado, 15, assistiram ao espetáculo teatral Aventuras de Fortúnio, do grupo de Teatro A Turma do Dionísio. Na noite de ontem, dia 20, alunos do projeto participaram de duas atividades no campus. A Oficina de Canva foi ministrada pelo acadêmico Lucas Luciano Maciel do curso de Licenciatura em Computação. Além desta oficina, duas alunas do projeto atuaram como modelos em aula prática de maquiagem para peles negras, na disciplina de Visagismo, ministrada pela Professora Maiara Krebs Segatto, do Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética.

São ações que dão visibilidade a este grupo de pessoas, contribuem para a formação pessoal, para a autoestima ao mesmo tempo em que os inserem em espaços sociais que não vislumbrariam sem a mediação do outro.