Página inicial > Santo Augusto > Atividades de pesquisa e extensão são desenvolvidas durante o período de aulas remotas
Notícias Santo Augusto

Publicado em Segunda, 21 de Setembro de 2020, 20h29 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O Grupo Pós-Col: Ensino, Pesquisa e Extensão em Pós-Colheita e Qualidade de Grãos e Sementes do IFFar – Campus Santo Augusto, no ano de 2020, em função da suspensão de atividades presenciais, seguiu realizando as atividades de forma adaptada. Assim, foi realizada a construção de plataforma digital para realização do Curso Processos de Armazenagem e Conservação de Grãos (normalmente seria realizado de forma presencial) destinado a profissionais da área e estudantes de diferentes cursos, com carga horária de 12 horas, onde foram disponibilizadas as aulas para que os cursistas possam realizar no momento que possuírem tempo disponível, conforme a rotina de cada um.

O curso teve 160 inscritos e ainda está em andamento, sendo que no mês de novembro de 2020 serão ofertadas novas vagas, com período de inscrição a ser divulgado nos meios de comunicação. A atividade está vinculada ao Projeto de Extensão Segurança e Qualidade na Utilização de Grãos e Sementes - Ano III, onde busca-se demonstrar a importância que a pós-colheita possui no processo produtivo, segmento da cadeia muitas vezes esquecido no agronegócio brasileiro.

Por meio da Portaria nº 112/2020, o IFFar estabeleceu e regulou as atividades essenciais que podem ser realizadas de forma presencial na instituição durante a pandemia. Por meio da portaria foi autorizado que os participantes cadastrados nos projetos de pesquisa, mediante agendamento prévio com os servidores responsáveis, podem realizar as atividades práticas na instituição. Assim, os estudantes bolsistas da FAPERGS (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul) dos Cursos de Bacharelado em Agronomia e Superior de Tecnologia em Gestão do Agronegócio puderam realizar avaliações nos projetos em andamento com cereais de inverno.

Neste ano, o grupo está conduzindo projetos com as culturas do trigo e aveia branca. No trigo, o projeto “Efeitos de diferentes doses de zinco no tratamento de sementes na qualidade e no potencial produtivo de diferentes cultivares de trigo” busca avaliar os efeitos de diferentes doses de zinco na cultura do trigo, buscando identificar o efeito deste nutriente utilizado no tratamento de sementes na produtividade da cultura. Na cultura da aveia branca, o cultivo em andamento faz parte das atividades do projeto “Avaliação dos parâmetros fitotécnicos de produtividade de culturas de inverno e verão na região de abrangência do IFFar – Campus Santo Augusto”, sendo o realizado em parceria com o Laboratório de Pós-Colheita, Industrialização e Qualidade de Grãos da Universidade Federal de Pelotas, onde estão sendo avaliados os efeitos da adubação de cobertura em diferentes doses e combinações com nitrogênio e enxofre em três cultivares de aveia branca utilizada pelos produtores da região, buscando respostas para um problema da indústria. O projeto contou com a colaboração das empresas Copagril, RURALTEC Soluções Agrícolas e TopAgro de Chiapetta no fornecimento de alguns insumos e materiais para realização deste.

Foto 2 Estudantes

Quer conhecer um pouco mais sobre os nossos projetos, entre em contato pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo Telefone (55) 99720-1565.