Página inicial > São Borja > Semana Acadêmica do Turismo e Gastronomia iniciou em grande estilo
Notícias São Borja

Semana Acadêmica do Turismo e Gastronomia iniciou em grande estilo

Publicado em Sexta, 30 de Agosto de 2019, 13h59 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

A Semana Acadêmica dos Cursos de Turismo e Gastronomia já teve oficinas, palestras, mesas de trabalho e três exposições, todas memoráveis.

A abertura oficial ocorreu às 19h, de terça-feira (27), com a fala de agradecimento da Professora do Curso de Gastronomia, Aline Roque que, em nome da Coordenação, agradeceu ao público presente e convidou-o para prestigiarem a Semana Acadêmica, a qual foi planejada com muito carinho. Após, a Coordenadora do Curso de Turismo, Fernanda Trindade, explicou que o Turismo e a Gastronomia caminham juntos e, por isso, a união dos dois cursos durante a Semana Acadêmica. Fernanda ainda ressaltou que soma-se ao planejamento, dois fatores: o propósito – algo que foi criado com amor, e a paixão – o entusiasmo, o envolvimento, o interesse por algo.

Antes da abertura oficial, no turno da tarde, ocorreu uma oficina com a chefe Karina Migliorini. Convidada para ministrar uma oficina de confeitaria, Karina ensinou aos presentes um pouquinho da sua obra de arte: os doces. Junto com os alunos, Karina fez algumas tortas na cozinha do curso de Gastronomia do IFFar.

DSC 0156 Cópia

No período da noite, o início das atividades foi com a palestra “Caminho das Missões e sua importância para o turismo nos Sete Povos das Missões”, ministrada pelo Guia de Turismo e Empresário, Romaldo Melher. Romaldo é um dos criadores do roteiro turístico “Caminho das Missões” e, hoje, a sua empresa já oferece cerca de 20 produtos, incluindo os internacionais, lançados recentemente. O guia turístico relatou o sentimento das pessoas que participam das caminhadas. “Quando se está cansado, com bolha nos pés, alguém está ali do seu lado. Você vai lembrar para sempre dessa pessoa. O caminho faz diferença na vida das pessoas”, explicou emocionado, Romaldo. Romaldo ainda instigou os participantes ao relatar quantos atrativos turísticos existem em São Borja e o porquê de nada aqui ser feito relacionado ao turismo. “Temos que ver o que tem aqui e valorizar o que temos”, explica.

Logo após, o Professor Leandro Goya Fontella e o acadêmico de Gestão de Turismo e Monitor do Museu Getúlio Vargas, Vilmar dos Anjos, debateram sobre o tema “Turismo na Terra dos Presidentes: heranças do governo Vargas”. A mesa de trabalho foi ministrada pelo Professor Alexander Machado.
Leandro, que é Mestre em História e um estudioso do tema “Vargas”, explicou a trajetória do Presidente Getúlio Vargas. De encontro ao seu estudo, Fontella, que é professor do IFFar – Campus São Borja, propôs uma disciplina para os cursos de Turismo e Gastronomia. A proposta “Tópicos da História Política: fenômenos, processos e biografias na Terra dos Presidentes” surgiu, pois “me incomoda o discurso (Terra dos Presidentes) superficial sem analisar com mais sofisticação. Precisamos entender mais sem ficar focado apenas num personagem”, falou Leandro, ao explicar o porquê da proposta dessa nova disciplina.

Dentro do mesmo tema, Vilmar dos Anjos abordou os aspectos da exposição “Notável Mulher Brasileira Darcy Sarmanho Vargas: a mãe dos pobres e a importância dessa personalidade para o turismo em São Borja”. Vilmar contou que, apesar de grandes dificuldades, com a ajuda de parceiros, conseguiram trazer à São Borja a exposição. “O desafio é grande porque espaços culturais não dialogam com a sociedade”. E encerrou dizendo que o Brasil tem memória a cultivar e que Dona Darcy Vargas é uma delas: “temos sempre que lembrar dona Darcy”.

Após o bate-papo, a egressa do IFFar, Maria Luisa Garcia Gelatti, encerrou a noite com a bela apresentação artística de Carmem Miranda.

DSC 0467 Cópia

Já a quarta-feira iniciou com a oficina do Chef Guilherme Retamoso. O são-borjense que já passou pela cozinha do renomado Restaurante Açougue Central, em São Paulo, do Chef Alex Atala, trouxe aos alunos da Gastronomia e do Turismo a técnica de se fazer uma salsicha tipo frankfurt. Guilherme ensinou o passo a passo para se fazer uma salsicha de qualidade: "a textura e o sabor se parecem com a salsicha industrial", mas os ingredientes são totalmente diferentes.

Após o coffee-break, o Professor do IFFar, Charles Grazziottin, junto à Professora Nane Coelho, trabalharam com os presentes os Servições de Salão. O professor explicou a teoria e apresentou na prática as técnicas para se trabalhar no salão de um restaurante. "De acordo com o que estou servindo é o tipo de talher que eu uso", explicou Charles ao mostrar os talheres expostos à mesa.