Página inicial > São Borja > IFFar busca instituições parceiras interessadas em soluções de pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e inovação

Mensagem

Sorry - this event cannot be viewed using the link provided. Its possible the item may have been updated while you have been viewing the webpage.
Notícias São Borja

Publicado em Terça, 24 de Março de 2020, 18h28 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

Pesquisadores do IFFar podem pleitear financiamento de até R$20 mil para projetos em parceria com instituições demandantes. Servidores interessados em submeter projetos poderão tirar dúvidas pela internet todas as sexta-feiras, das 9 às 10h.

edital de apoio

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) em parceria inédita com os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), do Rio Grande do Sul (IFRS) e Sul-Rio-Grandense (IFSul), tornou público no dia 03 de março, edital para submissão de projetos executados entre Institutos Federais do Rio Grande do Sul (IFRS, IFFar e IFSul) e Instituições Parceiras Demandantes.

O edital é aberto aos pesquisadores docentes e técnico-administrativos pertencentes ao quadro de servidores dos respectivos Institutos Federais. São consideradas instituições parceiras demandantes empresas públicas ou privadas, organizações não governamentais (ONG), associações sem fins lucrativos, cooperativas e escolas de ensino fundamental ou médio com sede no Rio Grande do Sul, que demandem por soluções de problemas com foco em pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e inovação (PD&I), visando à solução de problemas reais originados nos processos e fluxos de trabalho das instituições parceiras demandantes.

As instituições interessadas podem encaminhar suas demandas de pesquisa aplicada para o email da Diretoria de Pesquisa, Extensão e Produção do IFFar-Campus São Borja (DPEP) no endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A partir da comunicação de interesse da instituição demandante, a equipe do IFFar entrará em contato para auxiliar quanto a viabilidade de execução da demanda e posterior desenvolvimento do projeto de pesquisa.

Para o Instituto Federal Farroupilha o edital da Fapergs prevê a aplicação de recursos financeiros no valor global estimado de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais). Cada proposta deverá ter valor orçamentário total de até R$ 20.000,00 (vinte mil reais), a serem utilizados para pagamentos de bolsas de iniciação tecnológica e inovação e para itens de despesas de custeio e capital. As Instituições Parceiras Demandantes devem apresentar uma contrapartida econômica mínima de 20% (vinte por cento) do valor do recurso total solicitado.

É importante ressaltar que a inscrição do projeto de pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e inovação (PD&I) fica a cargo dos pesquisadores pertencentes ao quadro de servidores do Instituto Federal Farroupilha e não da instituição parceira demandante. Os projetos de pesquisa aprovados terão o prazo máximo de 24 (vinte e quatro) meses para sua execução, podendo ser prorrogado após solicitação prévia à FAPERGS.

O período de submissão da proposta vai até o dia 07 de maio de 2020. As propostas deverão ser submetidas pelos proponentes, eletronicamente, por meio do SigFapergs (Sistema de Informação e Gestão de Projetos) disponível no endereço eletrônico http://sig.fapergs.rs.gov.br

Mais informações a respeito do edital de apoio a projetos de pesquisa aplicada podem ser encontradas no site da Fapergs e no site do IFFar

Para os servidores:

Podem participar servidores docentes e técnicos-administrativos em educação do IFFar que tenham no mínimo a titulação de mestre. Os interessados poderão tirar dúvidas todas as sextas-feiras, das 9 às 10h, com a equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFFar, através deste link.

Dúvidas também poderão ser encaminhadas por e-mail, através do endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo WhatsApp (55) 99157.3758.

As informações completas estão disponíveis no edital da Fapergs.

Anexos: