Página inicial > São Borja > Relatório mostra número de servidores em grupo de risco da Covid-19

Mensagem

Sorry - this event cannot be viewed using the link provided. Its possible the item may have been updated while you have been viewing the webpage.
Notícias São Borja

Relatório mostra número de servidores em grupo de risco da Covid-19

Publicado em Terça, 14 de Julho de 2020, 09h35 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

O Comitê Institucional de Emergência do IFFar (CIE) realizou a 16ª reunião na última sexta-feira (10). Entre as pautas da reunião estavam relatórios que mostram números de servidores pertencentes a grupos de risco da Covid-19 e em coabitação com grupos de risco, e um mapa de mobilidade dos servidores e estudantes do IFFar. O Comitê também discutiu a possibilidade da retomada das atividades não presenciais.

boletimCIE1307

A pró-reitora de Desenvolvimento Institucional do IFFar, Nídia Heringer, apresentou o relatório de servidores pertencentes a grupos de risco e autodeclarados em coabitação com grupos de risco da Covid-19 durante a reunião do CIE. De acordo com o documento, 166 servidores do IFFar pertencem aos grupos de risco da Covid-19, o que equivale a 11,01% do total de servidores da instituição. Além disso, outros 224 servidores - 14,85% do total - declararam que moram com pessoas pertencentes aos grupos de risco.

De acordo com a reitora do IFFar, Carla Comerlato Jardim, os números mostram que cerca de 25% dos servidores do IFFar não poderiam realizar suas atividades presencialmente em caso de retorno.

São considerados pertencentes a grupos de risco da Covid-19 pessoas de 60 anos ou mais, imunodeficientes ou com doenças crônicas e grávidas ou lactantes (até 180 dias após o parto).

Nídia Heringer também apresentou outro estudo que mostra a mobilidade intermunicipal dos servidores e estudantes do IFFar, considerando os municípios onde residem e os municípios onde trabalham ou estudam durante o período de realização de atividades presenciais.

O documento mostra que os estudantes do IFFar residem em 263 municípios. Considerando que o Instituto Federal Farroupilha tem campus em 10 cidades, o total de deslocamentos diários entre os estudantes chegava a 4604. Cerca de 26,85% dos servidores do IFFar também realizavam deslocamentos intermunicipais diários ou semanais para ir até o trabalho.

Atividades acadêmicas não presenciais podem retornar em agosto; presenciais apenas no ano que vem

O Comitê Institucional de Emergência do IFFar também discutiu sobre a possível retomada das atividades acadêmicas não presenciais. De acordo com a reitora do IFFar, Carla Jardim, a instituição realiza um estudo para apoiar o possível retorno. O estudo considera questões como empréstimo de equipamentos aos estudantes para facilitar o acesso remoto e aporte de recursos do Ministério da Educação para viabilizar conectividade às instituições. O estudo deve ser finalizado e apresentado nos próximos dias.

A reitora também manifestou preocupação com a possibilidade de estudantes do IFFar evadirem para instituições estaduais, que já retomaram as atividades acadêmicas. Levando em conta estas questões, o calendário acadêmico pode ser retomado no mês de agosto. A decisão, contudo, cabe ao Conselho Superior do IFFar.

Sobre as atividades acadêmicas e administrativas presenciais, Carla Jardim falou da possibilidade de estas serem retomadas apenas em 2021. A previsão considera dados que apontam a região sul como um dos picos de registros de casos de Covid-19 no Brasil, a rigorosidade do inverno, que pode ter um efeito sobre o espalhamento da doença, e previsões da Organização Mundial da Saúde que apontam que o abandono do distanciamento social pode ser seguro apenas quando tivermos uma vacina para a Covid-19.

Carla Jardim disse que a possível manutenção das atividades administrativas e acadêmicas não presenciais até 31 de dezembro tem prerrogativa legal na Portaria nº 544/2020 do Ministério da Educação e que levaria em conta, principalmente, o princípio da preservação da vida de toda a comunidade acadêmica.

A 16ª reunião do CIE também discutiu outros assuntos, como a formação docente para atuação nas atividades acadêmicas não presenciais e a realização de estágios durante este período. A reunião pode ser assistida na íntegra no canal da WebTV do IFFar no Youtube.