Página inicial > São Borja > Assistência Estudantil monta varal solidário de agasalhos para o inverno
Notícias São Borja

Assistência Estudantil monta varal solidário de agasalhos para o inverno

Publicado em Sexta, 27 de Mai de 2022, 16h21 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

Pelo segundo ano consecutivo o projeto possibilita a doação de roupas e calçados para estudantes enfrentarem o inverno, iniciando no mês de maio e percorrendo os meses de junho e julho.

Thumbnail para o site VARAL SOLIDÁRIO Opção 1

Devido ao inverno rigoroso que ocorre na região, o setor de Assistência Estudantil está desenvolvendo o projeto “Varal Solidário” a fim de arrecadar agasalhos e calçados em boas condições de uso para os alunos da instituição.

A arrecadação iniciou no dia 24/05, na Assistência Estudantil do Campus. O projeto tem como objetivo viabilizar o acesso de todos os alunos aos agasalhos e calçados neste inverno. Seu intuito é que não haja nenhum tipo de discriminação e que toda a comunidade do IFFar São Borja possa participar desta ação.

Além do viés social, o projeto também busca incentivar o consumo consciente e que pode ser praticado no dia a dia por meio de gestos simples que levam em conta os impactos das compras, uso ou descarte de produtos ou serviços. A professora Juliana Bandeira, membra do Núcleo de Gestão e Educação Ambiental do Campus (NUGEA), destaca que reutilizar ou reaproveitar, vai além da necessidade e também é um ato de responsabilidade socioambiental.

A primeira etapa do projeto consistiu em arrecadar roupas em boas condições de uso, separação das doações iniciais e organização do ambiente do varal. O Varal Solidário está exposto no Hall de entrada do prédio ensino, funcionando como um “pegue e leve”, sem custo algum para quem recolher os agasalhos e/ou calçados.

Varal Solidário

Foto: Varal Solidário no Hall de entrada do prédio ensino/Ascom

Os alunos podem recolher o que necessitarem para si ou seus familiares, pois o varal não é destinado apenas aos estudantes, mas se estende a todos que estiverem necessitando de agasalhos. Dessa maneira, é possível beneficiar um número maior de pessoas.

A arrecadação continua durante a exposição do varal e caso alguém quiser fazer mais doações, o projeto vai continuar recebendo agasalhos e calçados visando disponibilizar uma variedade maior de roupas. Além disso, todas as roupas que sobrarem ao final da ação, serão encaminhadas para alguma entidade do município.

O projeto Varal Solidário é uma ação promovida pela Assistência Estudantil tendo como responsável a Assistente Social do Campus, Nitiele Farias de Paula. Este setor busca melhorar a qualidade de vida e bem estar dos alunos dentro e fora do IFFar, de modo a garantir a permanência plena dos etudantes na instituição.

Henrique Correa - estagiário da Assessoria de Comunicação