Página inicial > São Borja > Alunos e servidores realizam plantio de árvores na Semana do Meio Ambiente
Notícias São Borja

Alunos e servidores realizam plantio de árvores na Semana do Meio Ambiente

Publicado em Terça, 07 de Junho de 2022, 16h51 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

Na última quinta-feira (2), foi realizado no Campus São Borja o Plantio de Árvores Frutíferas, uma das ações alusivas à Semana do Meio Ambiente 2022, com a finalidade de incentivar o plantio de árvores, a preservação do meio ambiente e o cuidado com o planeta.

a768af45 2c27 48e6 b91a 1964979986f0

Foto: Plantio de mudas frutíferas. Da esquerda para a direita: Engenheiro Agrônomo, Luis Maag; Alunas do Integrado e Diretor Artênio Rabuske/ Ascom

A ação foi organizada pelo Núcleo de Gestão e Educação Ambiental do Campus São Borja (NUGEA) com o apoio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de São Borja (SMAMA), que doou 20 mudas de bergamota ponkan e de laranjeiras.

O plantio foi realizado no final da tarde no pomar do Campus, que fica localizado atrás da moradia estudantil. Primeiramente, o Diretor Artênio Rabuske realizou uma fala sobre a importância da atividade para a comunidade acadêmica, ressaltando que a responsabilidade social e ambiental constituem um dos valores institucionais do IFFar.

e1b51836 50b7 44e7 a76b 63065e189ebf

Foto: Mudas frutíferas de bergamota ponkan e laranjeiras/ Ascom

Em um segundo momento, o Engenheiro Agrônomo, Luis Maag explicou sobre as mudas doadas e como plantá-las adequadamente. Por sua vez, a representante do NUGEA, Caroline Lacerda, falou sobre a relevância da ação, as atividades que o Núcleo desenvolveu para a Semana do Meio Ambiente, bem como enfatizou a necessidade do cuidado constante com a natureza e o meio em que se vive.

De acordo com o Engenheiro Agrônomo, Luis Maag, as árvores frutíferas produzirão frutos sem a utilização de agrotóxicos e serão adubadas com fertilizante orgânico produzido na composteira existente no Campus. Sendo assim o plantio é importante para a instituição, pois aproveitará o fertilizante orgânico produzido pelo próprio Campus e futuramente fornecerá frutos para consumo dos usuários.

46c4f778 2283 4b63 9ab3 e403c7454a60

Foto: Engenheiro Agrônomo Luis Maag, ensina o plantio de mudas frutíferas aos alunos/Michelle Ferreira Ascom

A Presidente do NUGEA e professora de Biologia, Denise Palma destaca a participação significativa dos alunos, pois mostra preocupação deles e comprometimento com as causas ambientais, um dos pilares do ensino do IFFar. “É muito importante que os jovens sejam engajados na busca por conhecimento e em ações cotidianas que promovam a sustentabilidade, pois isso os torna críticos e multiplicadores da prática de preservação do meio ambiente.” afirmou.

As mudas foram plantadas com a orientação do Engenheiro Agrônomo do IFFar, Luis Maag, do Diretor Geral do Campus, Artênio Rabuske e da Membra do NUGEA, Caroline Lacerda e contou com a participação dos alunos representantes das turmas dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio.

Michelle Ferreira- Estagiária da Assessoria de Comunicação