Página inicial > São Borja > IN-Gastro: curso de Gastronomia promove almoço especial para a APAE
Notícias São Borja

IN-Gastro: curso de Gastronomia promove almoço especial para a APAE

Publicado em Sexta, 14 de Julho de 2023, 12h52 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

Alunos do curso de Gastronomia tiveram o desafio de entender as barreiras e dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiências, oferecendo uma experiência culinária completa a esse público.

Com o objetivo de promover a inclusão social das pessoas com deficiência, ao oferecer uma experiência gastronômica com um serviço especializado e que se adapte às necessidades desses clientes, o evento denominado “In-Gastro” surgiu durante as aulas do curso Superior de Tecnologia em Gastronomia.

apaeiffar20234567

Foto: Curso de Gastronomia promove almoço para convidados da APAE /Ascom

O almoço aconteceu no dia 22 de junho, no restaurante escola do IFFar - Campus São Borja, e contou com 17 convidados, sendo 10 alunos, 3 professoras e o coordenador da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), além da coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia, Profª Luiza Klockner, da professora de Educação Especial do campus, Yasmine Porto e do diretor geral, Artênio Rabuske.

Na ocasião, foram trabalhadas múltiplas abordagens que valorizam a decolonialidade, o anticapacitismo e demais aspectos socioculturais da alimentação e da Gastronomia.

O evento foi proposto como atividade avaliativa final da disciplina “Etiquetas e Técnicas de Serviço”, ministrada pela Profª Beatriz Carvalho Tavares, e foi planejado pela turma visando a aplicação dos conhecimentos teóricos e técnicos do componente em uma ação de viés extensionista.

Além do almoço oferecido, os convidados tiveram a oportunidade de conhecer a infraestrutura do Campus São Borja e saber mais sobre os cursos ofertados e as formas de ingresso na instituição.

apaeiffar2023345678

Foto: Convidados da APAE visitam as dependências do Campus São Borja /Ascom

Evento permitiu vivências e experiências gastronômicas para convidados e realizadores

Segundo a Profª Beatriz Carvalho Tavares, coordenadora da atividade, a ação proporcionou um momento de reflexão para todos os envolvidos. “Em primeiro lugar, oportunizou vivências em Gastronomia a pessoas com deficiência da comunidade, as aproximou do campus e reforçou a possibilidade de cursar Gastronomia no IFFar. Além disso, os discentes organizadores reforçaram o aprendizado e a possibilidade de atuarem como multiplicadores de conhecimentos e práticas inclusivas em sua atuação profissional.”

Uma das integrantes da ação, a discente Tais Righi dos Santos, pontua que a atividade permitiu que cada detalhe do almoço fosse trabalhado, para entregar um ambiente aconchegante para os convidados: “Além de aplicarmos o viés social, graças aos conteúdos trazidos pela professora na disciplina de Etiquetas e Técnicas de Serviços, tirando um pouco o foco da questão mercadológica, mas pensando em públicos que por vezes são "deixados de lado".” E concluiu: “Foi excelente essa experiência, para nós sempre é prazeroso cozinhar, mas neste evento foi além disso, uma mistura de amor, carinho e inclusão que resultou em realização pessoal. “

apaeifarr202345679

Foto:  Almoço promovido pelo curso de Superior de Tecnologia em Gastronomia para APAE /Ascom

Sobre os cursos de Gastronomia do IFFar

A área de Gastronomia do IFFar - Campus São Borja conta com três modalidades de cursos, sendo eles: o curso Técnico Subsequente para quem já finalizou o Ensino Médio e busca qualificação para o mercado de trabalho, o curso PROEJA EPT, para maiores de 18 anos que tenham finalizado o Ensino Fundamental e queiram cursar o Ensino Médio integrado ao Técnico em Gastronomia, e por fim o curso superior de Tecnologia em Gastronomia, que representando a excelência no ensino superior dos Institutos Federais, passou recentemente pela reavaliação do MEC (Ministério da Educação) e manteve o conceito 5 (nota máxima).