Página inicial > São Vicente do Sul > Estudantes do Ensino Médio participam de olimpíadas de ciências
Notícias São Vicente do Sul

Estudantes do Ensino Médio participam de olimpíadas de ciências

Publicado em Terça, 03 de Setembro de 2024, 16h52 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Durante o mês de agosto, estudantes dos cursos de Ensino Médio do Campus São Vicente do Sul participaram da 7ª edição da Olimpíada Internacional de Física e Cultura (IPhCO), evento multidisciplinar em que as áreas de Arte, Cultura, Geografia, História, Matemática e Física caminham juntas ao longo de toda a competição. Cerca de vinte e seis (26) estudantes participaram dos 10 desafios, que foram disponibilizados ao longo de 3 semanas.

A IPhCO acontece de forma on-line e objetiva estimular a busca pelo conhecimento e promover a ciência e a cultura. A cada 2 dias, um desafio era liberado, sendo que a resposta deveria ser enviada até às 23:59 do mesmo dia. Geralmente, as questões são dinâmicas, com vídeos, visitas virtuais, obras de arte, músicas clássicas, entre outras possibilidades. Essa olimpíada é a versão brasileira da olimpíada internacional e é organizada pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR).

DSC 4893Alguns dos e das estudantes que participaram das olimpíadas IPhCO e ONC

ONC

Nesta segunda-feira, dia 2 de setembro, foi divulgado as notas de corte da 1ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), realizada de 15 a 17 de agosto. Essa competição tem como objetivo despertar o interesse pelo estudo das ciências naturais dos estudantes brasileiros, com questões que envolvam química, física, biologia, astronomia e história. Dois estudantes foram classificados para a 2ª - e última - fase: Victor Savian Heck (2° ADM A) e Maria Vitória Moreira da Silva (3° ADM A).

PROJETOS DE ENSINO

O fortalecimento da cultura de participação em olimpíadas científicas é buscado, no campus São Vicente do Sul, por meio de projetos de ensino, que visam à ampliação do número de participantes, assim como de premiações conquistadas pelos/pelas estudantes. Um desses projetos é coordenado pelo professor de física Marcus Fonseca. Segundo ele, “é necessário que o aluno se sinta desafiado e intrigado com o que é apresentado (em sala de aula) e esta etapa do processo de ensino-aprendizagem torna-se um dos desafios mais fundamentais dentro da atividade docente atual”.