Página inicial > São Vicente do Sul > Campus recebe escola de Santa Maria baseada na Pedagogia da Alternância
Notícias São Vicente do Sul

Campus recebe escola de Santa Maria baseada na Pedagogia da Alternância

Publicado em Terça, 10 de Setembro de 2024, 16h27 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

No dia 4 de setembro, o Campus São Vicente do Sul recebeu a visita de estudantes e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Paim de Oliveira, localizada no Distrito de São Valentim, Santa Maria/RS. No total, foram recebidos oitenta (80) visitantes, entre equipe docente e alunos/alunas de 5º ao 9º ano.

A referida escola tem sua proposta pedagógica baseada na Pedagogia da Alternância, que é um método educacional alternativo através do qual os jovens passam períodos adquirindo novos conhecimentos (na escola, presencialmente) e períodos junto de suas famílias e comunidades, aplicando esses conhecimentos e agindo diretamente em suas propriedades.

Segundo o diretor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do Campus SVS, essa visita foi diferente das demais, pois foi organizada para atender uma demanda específica da escola. Nesse sentido, as atividades realizadas no campus foram um complemento ao que vem sendo desenvolvido nos projetos de vivências da escola, que são momentos nos quais as turmas são reorganizadas para abordar determinados temas, de maneiras diversas.

No Campus SVS, a programação envolveu quatro oficinas: Cozinha Experimental, com as profas. Vanusa Granella e Ana Rezer; Cultura Popular, com o grupo de dança do Núcleo de Artes e Cultura; Horta e Práticas Agroecológicas, com os profs. Rodrigo Godói e Luis Aquiles Medeiros; e Informática Aplicada, com os bolsistas do Lab Maker. Os visitantes também puderam almoçar no refeitório da unidade, de forma gratuita.

Como visitar o IFFar-SVS?

No decorrer do ano, é possível agendar uma visita de sua escola ao Campus, basta entrar em contato com a Coordenação de Extensão, pelo telefone (55) 3218-8530 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A atividade de recepção é coordenada pelo servidor Hélio Fontana, com apoio de DPEP, DPDI e SAN.