Página inicial > Uruguaiana > Projeto de ensino "Clube de Relações Internacionais do IFFAR-CAU" realiza simulação da COP 28, no Modelo das Nações Unidas, na Câmara Municipal de Uruguaiana
Notícias Uruguaiana

Publicado em Terça, 31 de Outubro de 2023, 15h55 | por Ascom Uruguaiana | Voltar à página anterior

No dia 24 de outubro, o projeto de ensino "Clube de Relações Internacionais do IFFAR-CAU" realizou uma simulação da COP 28 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas) na Câmara Municipal de Uruguaiana. Na simulação, realizou-se um balanço do cumprimento das metas do Acordo de Paris (COP 21) e foram discutidas propostas para intensificar o combate ao aquecimento global. Ao final do debate, os delegados aprovaram uma resolução final com novas metas e compromissos assumidos pela comunidade internacional.

Países votando na moção para abertura de um debate moderado na Câmara Municipal de Uruguaiana.

Os estudantes representaram diferentes funções na simulação da COP 28: a) Presidentes do Comitê: realizaram o discurso de abertura e controlaram o fluxo do debate; b) Delegações: defenderam o ponto de vista de um determinado país ao longo do debate; c) Imprensa: realizaram a cobertura fotográfica e jornalística da reunião; e d) ONGs: acompanharam o debate e pressionaram as lideranças dos países a levar com seriedade a luta contra as mudanças climáticas.

Área dedicada aos veículos de imprensa e ONGs.

Delegado do Brasil discursando na simulação da COP 28.

Estiveram presentes no evento o CEO da Global Peace Foundation Brasil, Massimo Trombin, e o diretor da Escola do Legislativo de Uruguaiana, Ricardo Simas, bem como representantes da Reitoria do IFFar, Angela Maria Andrade Marinho, Janete Arnt e Luciana Dalla Nora dos Santos, além de docentes e estudantes do Campus Avançado Uruguaiana.

Massimo Trombin, CEO da GPF Brasil, discursando ao final da simulação realizada pelo projeto.

O projeto de ensino foi iniciado no ano de 2023 e é coordenado pelos professores Anderson Rocha (Geografia) e Melina Mörschbächer (Sociologia). As simulações baseadas no Modelo das Nações Unidas têm o potencial de contribuir com os estudantes no desenvolvimento da consciência crítica, da argumentação, da oralidade, do protagonismo e da capacidade de identificar e propor soluções para questões sociais, políticas, econômicas e ambientais.

Foto dos estudantes e docentes, com o representante da GPF Brasil, após a simulação da COP 28.

As atividades do clube podem ser acompanhadas pelo Instagram do projeto: @cri.if.