Página inicial > Últimas Notícias > Aplicativo para celular pode auxiliar diagnóstico de pacientes com Covid-19
Notícias IF Farroupilha

Aplicativo para celular pode auxiliar diagnóstico de pacientes com Covid-19

Publicado em Sexta, 22 de Mai de 2020, 16h00 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Um grupo de professores do Instituto Federal Farroupilha trabalha na criação de um aplicativo para telefone celular capaz de medir a taxa de respiração de pacientes. O aplicativo pode auxiliar médicos a diagnosticar pacientes com Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus. O projeto foi aprovado em edital do Conif e tem financiamento do Ministério da Educação.

stethoscope 2617700 1280

Foto: Imagem de StockSnap por Pixabay

Pessoas infectadas pelo novo Coronavírus geralmente apresentam doença respiratória. Para detectar este sintoma, é necessário realizar a medição da taxa de respiração do paciente. O projeto Aplicativo Móvel para Medição da Taxa de Respiração, coordenado pelo professor do IFFar – Campus Alegrete, Fábio Diniz Rossi, visa facilitar o diagnóstico da doença respiratória através do uso de um telefone celular.

O professor Fábio Rossi explica que, como um dos sintomas da Covid-19 consiste em irregularidade em taxas de respiração, o aplicativo pode auxiliar os profissionais de saúde e tornar o diagnóstico médico mais rápido. Atualmente, a frequência respiratória geralmente é medida através da observação da expansão torácica e da contagem do número de inspirações por minuto.

O aplicativo vai utilizar sensores de movimento presentes na grande maioria dos telefones celulares. Rodando o aplicativo, o celular será colocado sobre o peito do paciente. Além da frequência respiratória, o programa também será capaz de realizar outras métricas, como assimetria dos movimentos ventilatórios, profundidade e ritmo.

De acordo com o professor Fábio Rossi, o desenvolvimento do aplicativo terá início no mês de maio. Ainda que o prazo de realização da pesquisa permitido pelo edital do Conif seja de oito meses, ele espera que o aplicativo já esteja funcional e sendo testado em três ou quatro meses.

Também fazem parte da equipe os professores do IFFar – Campus Alegrete Bernardo Henz, Gustavo Freitas Sanchez e Denise Margareth Borges Ancini Delavechia.

Edital de enfrentamento a Covid-19 do Conif - O projeto coordenado pelo professor Fábio Rossi foi aprovado no Edital nº 01/2020 - Enfrentamento à Covid-19 do Conselho Nacional da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Os projetos de pesquisa ou extensão selecionados receberão recursos do Ministério da Educação. No total, será investido R$6 milhões. Outro projeto do IFFar também foi aprovado no edital. Intitulado "Plataforma Online para Detecção de Covid-19 em Imagens de Raio-X com o uso do Deep Learning", o projeto também será desenvolvido por professores do Campus Alegrete. Saiba mais sobre o projeto neste link.

Pesquisa do IFFar busca desenvolver método eficaz para detectar Coronavírus

Assunto(s):