Página inicial > Últimas Notícias > Depoimento de egressa: do IFFar ao mercado de trabalho e à pós-graduação
Notícias IF Farroupilha

Depoimento de egressa: do IFFar ao mercado de trabalho e à pós-graduação

Publicado em Quinta, 11 de Novembro de 2021, 15h06 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Em nossa série sobre egressos e egressas, a servidora pública e mestranda Pauline Flores da Silva fala sobre seus anos como estudante do IFFar nos campi Alegrete e São Vicente do Sul.

Imagem: montagem de fotos enviada pela egressa.

Pauline Flores da Silva, 25 anos, natural de Uruguaiana, RS, tem uma longa história com o Instituto Federal Farroupilha. Em 2014, ela concluiu o curso técnico integrado em Agropecuária do Campus Alegrete. Na sequência, em 2015, ingressou na primeira turma do curso de Agronomia do Campus São Vicente do Sul.

Durante seu período como estudante do IFFar, ela residiu na moradia estudantil - benefício que foi determinante para a sua permanência na instituição. Conforme ela relata, tanto durante o curso técnico como na a graduação, ela aproveitou muitas oportunidades de desenvolvimento, participando “de projetos de pesquisa, monitoria e ensino, além de realizar o estágio curricular obrigatório do curso técnico”.

Hoje ela é servidora da Prefeitura Municipal de Uruguaiana e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da UFSM. Confira o depoimento que ela nos enviou sobre a sua experiência no IFFar.

DEPOIMENTO DA EGRESSA PAULINE FLORES DA SILVA

Tenho 25 anos e sou egressa do Campus Alegrete, onde cursei Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, entre 2012 e 2014. Foi a primeira grande experiência em minha vida, pois precisei sair de casa muito cedo, em busca do meu principal objetivo de vida: vencer através do estudo. Enfrentei diversos desafios, pois não é fácil sair de casa aos 15 anos e enfrentar o mundo sozinha. Mas com o apoio da equipe IFFar, e muita dedicação, encontrei meu lugar!

Durante o curso técnico, eu acabei me apaixonando pelo ramo de agricultura e máquinas, o que me influenciou a arriscar o ingresso no ano de 2015 para a primeira turma de Agronomia do IFFar São Vicente do Sul. Decidi arriscar este ingresso devido à excelente estrutura do campus, e também pela possibilidade de, como no Campus Alegrete, residir na moradia estudantil, algo que foi essencial para minha permanência e dedicação aos meus estudos.

Em ambos IFFar aproveitei todas as oportunidades possíveis de aprimorar meus conhecimentos, participando de projetos de pesquisa, monitoria e ensino, além de realizar o estágio curricular obrigatório do Curso Técnico no Campus São Vicente do Sul, o que me proporcionou conhecimento prático e boas amizades.

Mesmo enfrentando todas as dificuldades comuns a todos os estudantes: ansiedade, preocupações com provas, madrugadas de estudo... Serei eternamente grata ao IFFar por tudo que me proporcionou, e principalmente pelos incentivos que recebemos diariamente.

Após concluir o estágio curricular da Agronomia, ingressei no mercado de trabalho, onde atuei por um período no ramo de sementes de arroz irrigado. Devido a grande incentivo, e pelo sonho que sempre me regeu, resolvi aprimorar meu currículo, deixando o trabalho para ser mestranda no programa de pós-graduação em Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Santa Maria, hoje em fase de experimentação e escrita de tese, o qual concilio com outro recentemente realizado: servidora pública! Em 2020 prestei concurso da Prefeitura Municipal de Uruguaiana, onde fui aprovada para o cargo de Agente de Combate a Endemias.

Meu grande sonho agora é concluir o mestrado e conseguir aprovação em um concurso na esfera Federal, mas posso afirmar que tudo que conquistei, devo ao que aprendi e vivenciei no IFFar.

Depoimento enviado por e-mail em novembro de 2021.

Confira mais histórias no Portal de Egressos do IFFar.

Egresso ou egressa do IFFar: como a educação pública, gratuita e de qualidade do IFFar impactou em sua trajetória acadêmica e/ou profissional? Queremos conhecer sua história! Escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e faça parte de nossa série sobre egressos e egressas.

Assunto(s):