Página inicial > Últimas Notícias > IFFar publica edital de concessão de bolsas para alunos em Projetos de Pesquisa
Notícias IF Farroupilha

IFFar publica edital de concessão de bolsas para alunos em Projetos de Pesquisa

Publicado em Terça, 05 de Março de 2024, 09h00 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O edital é destinado a servidores pesquisadores do IFFar. Eles devem cadastrar os projetos e planos de trabalho, indicando as bolsas requeridas, até 1º de abril. As bolsas remuneradas são para alunos da graduação e da pós, no valor de R$700,00, e do ensino médio, de R$300,00.

bolsapesquisa notícia01032024

O Edital nº 068/2024 visa o cadastro de projetos e a concessão de bolsas remuneradas e não remuneradas (voluntárias) no âmbito dos Programas de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do IFFar. O edital reúne num só processo as bolsas concedidas pela própria instituição e aquelas concedidas pelo CNPq e pela Fapergs.

Os programas são voltados para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes do ensino médio, da graduação e da pós-graduação por meio da concessão de bolsas remuneradas. A partir deste ano, o edital também abrange o Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica (PIVIC) e Tecnológica (PAVIT), que possui a mesma finalidade de estimular a pesquisa mas não concede remuneração.

As bolsas remuneradas são concedidas em diferentes modalidades. O PIBITI do CNPq e o PROBITI da Fapergs, por exemplo, são voltados ao Desenvolvimento Tecnológico e Processos de Inovação. Já o PIBIC-Af destina-se à Iniciação Científica de alunos que tenham ingressado no Ensino Superior por intermédio e ações afirmativas.

Independentemente da modalidade ou da instituição que concede a bolsa, no entanto, o valor delas é equiparado: R$700 para estudantes de graduação e pós-graduação e R$300 para estudantes do ensino médio. Todas têm periodicidade mensal e duração de 12 meses.

Os projetos de pesquisa e os planos de trabalho devem ser cadastrados pelos coordenadores dos projetos de pesquisa até 1º de abril por meio do SIGAA. Os coordenadores podem ser docentes ou técnicos-administrativos efetivos do IFFar e devem possuir, no mínimo, título de mestrado.

Cada pesquisador pode cadastrar no máximo dois projetos. Podem ser novos projetos ou projetos renovados que tenham sido cadastrados no ano de 2023 e que estejam em fase final de execução. Cada projeto deve ter no mínimo um e no máximo 10 planos de trabalho - um para cada discente. Os planos devem indicar o nível da bolsa solicitada.

Os estudantes que pretendem se candidatar a bolsistas de projetos de pesquisa devem estar regularmente matriculados no IFFar, ter currículo registrado e atualizado na Plataforma Lattes do CNPq e não ter reprovação em disciplinas afins ao projeto de pesquisa. Os estudantes devem ainda cumprir carga horária mínima relacionada às atividades do projeto de pesquisa de no mínimo 12 e no máximo 20 horas semanais.

O Edital nº 068/2024 traz todas as informações necessárias para o cadastro dos projetos, incluindo uma descrição detalhada de como as propostas são classificadas e como as bolsas são distribuídas entre eles.

Em 2023, foram concedidas 209 bolsas para projetos de pesquisa

De acordo com a Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFFar, ainda não é possível estimar quantas bolsas serão oferecidas em 2024. O dado só será conhecido após a divulgação da quantidade de cotas de bolsa a serem concedidas pelas agências externas (CNPq e Fapergs).

Em 2023, foram concedidas 209 bolsas, distribuidas da seguinte forma: 56 da Fapergs (PROBIC e PROBITI); 48 do CNPq para Ensino Superior (PIBIC/PIBITI) e 40 para Ensino Médio (PIBIC); e 55 bolsas internas do IFFar para o Ensino Superior e 10 para o Médio.

É importante salientar que o Edital nº 068/2024 é dirigido aos coordenadores dos projetos de pesquisa. Após a divulgação do resultado final dos projetos submetidos e ranqueados, que ocorre no dia 3 de junho, os estudantes poderão manifestar interesse em atuar como bolsista.