Página inicial > Últimas Notícias > Dia Internacional da Mulher: entrevista com a professora Rafaelly Schallemberger
Notícias IF Farroupilha

Publicado em Quinta, 14 de Março de 2024, 15h43 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, conversamos com algumas mulheres que atuam ou estudam no IFFar. No quinto texto da série, conheça um pouco mais sobre a professora de Letras do Campus Santa Rosa, Rafaelly Schallemberger.

Rafaelly Schallemberger ingressou no IFFar em 2021, como docente de Letras do Campus Santo Augusto. No começo de 2024, passou a atuar como professora no Campus Santa Rosa. Ela falou sobre uma atividade realizada em sala de aula sobre a temática do empoderamento feminino e sobre a importância de abordar o assunto com alunos e alunas do IFFar.

A professora do Campus Santa Rosa sempre esteve ligada a questões envolvendo os direitos das mulheres e a diversidade. Logo que ingressou no Campus Santo Augusto, em 2021, Rafaelly Schallemberger começou a participar do Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (Nugedis) da unidade.

Entre os anos de 2021 e 2022, Rafaelly Schallemberger participou de dois cursos de capacitação para professores de língua inglesa oferecidos pela Embaixada dos Estados Unidos. A partir dessas experiências, participou também da 13ª edição do Women’s Leadership and Empowerment Conference, um congresso internacional voltado a discussão do empoderamento e da liderança feminina.

“O congresso foi muito importante para praticar o idioma e conhecer um pouco da realidade das mulheres de diversos países”, conta Rafaelly. A partir dessa experiência, a professora do IFFar entende que a situação dos direitos das mulheres tem melhorado, mas não em todos os locais do mundo.

RafaellySchallemberger.jpg

Foto: Rafaelly Schallemberge, professora de letras do Campus Santa Rosa

No evento, conheceu uma pesquisadora que levantava nomes de mulheres importantes ao redor do mundo. Convidada a sugerir nomes de brasileiras, Rafaelly Schallemberger lembrou de figuras importantes, como a ex-presidenta Dilma Rousseff, a primeira mulher a presidir o país, a futebolista Marta da Silva, eleita a melhor jogadora do mundo por seis vezes, e Marielle Franco, ex-vereadora do Rio de Janeiro que se tornou símbolo de luta pelos direitos humanos.

Em 2022, a então professora do Campus Santo Augusto levou o tema para a sala de aula. Após debater a questão com estudantes do ensino médio, propôs que eles escrevessem crônicas acompanhadas de uma ilustração sobre mulheres que considerassem exemplo. O resultado da atividade foi publicado no Portal do IFFar, na página do Campus Santo Augusto.

Rafaelly Schallemberger entende que o tema do empoderamento e dos direitos femininos é relevante no IFFar. Para ela, os Nugedis, principalmente, proporcionam um espaço de ações e reflexões diferenciado, que muitas vezes inexiste em outras escolas. No momento, ela não tem participado das atividades do Núcleo por estar envolvida em outras ações, incluindo a realização do curso de doutorado.

Além das atividades em sala de aula, a professora do Campus Santa Rosa diz que sempre busca ter pelo menos uma menina participando em projetos de pesquisa. “Como pesquisadora, acho que devo estimular a participação das meninas”, explica.

“Se a gente quer uma mudança social, precisamos conscientizar os jovens, especialmente as meninas. A mudança partirá deles”, conclui Rafaelly Schallemberger. Para ela, é importante estimular as meninas a buscarem seus direitos. “Se nunca falamos com as meninas, elas nunca vão se empoderar. Só aprendemos isso quando temos a oportunidade de discutir essas temáticas”.

Dia Internacional da Mulher – em alusão à data, durante o mês de março, o IFFar publica uma série de pequenos perfis de mulheres que atuam ou estudam na instituição. Confira os perfis já publicados: