Página inicial > Últimas Notícias > Reunião com ministro pauta ações de reconstrução do Rio Grande do Sul
Notícias IF Farroupilha

Reunião com ministro pauta ações de reconstrução do Rio Grande do Sul

Publicado em Quinta, 05 de Setembro de 2024, 10h00 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

A reitora do IFFar, professora Nídia Heringer, realizou uma reunião com o ministro-chefe da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, nesta segunda-feira (2). Na pauta do encontro, estiveram as ações de reconstrução do estado do Rio Grande do Sul, o acordo de cooperação do IFFar com o MDA e investimentos do Novo PAC.

iffarpeloRS notícia10052024

Durante a reunião, foram discutidas ações que o IFFar pode executar por meio de projetos de extensão que promovam e apoiem a reconstrução do estado do Rio Grande do Sul. Com esta finalidade, o Fórum de Reitores de Universidades e Institutos Federais do RS (Foripes-RS) apresentou um projeto no final do mês de junho.

A proposta das instituições gaúchas engloba ações como a criação do Centro Sul-Brasileiro de Mitigação de Eventos Climáticos e uma campanha coletiva e humanitária em que as comunidades acadêmicas atuam de modo integrado por meio de ações de pesquisa e de extensão.

Com este mesmo fim, a Secretária Extraordinária de Apoio à Reconstrução do RS instituiu um Grupo de Trabalho para realizar a interlocução com a comunidade técnico-científica a fim de subsidiar o processo de reconstrução do estado. O GT foi instituído por meio de portaria publicada no mês de agosto.

reuniãoreconstrução notícia05092024

Foto: a reunião realizada no Gabinete da Reitora teve a participação do diretor de Administração do Campus São Vicente do Sul, do ministro Paulo Pimenta, da reitora do IFFar e do diretor-geral do Campus SVS (da esq. p/ dir.)

Durante o encontro realizado na Reitoria nesta segunda-feira (2), o ministro Paulo Pimenta reconheceu todo o trabalho já desenvolvido pelo IF Farroupilha no apoio às ações de reconstrução do Rio Grande do Sul. Entre as ações desenvolvidas pelo IFFar está a distribuição de mais de 2 toneladas de alimentos aos atingidos pelos eventos climáticos ocorridos nos meses de abril e maio.

Outras pautas

A reunião realizada na Reitoria do IFFar também discutiu outros temas, como o Acordo de Cooperação celebrado entre o IFFar e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar (MDA). A parceria prevê o investimento de R$170 mil em ações ligadas ao Programa Nacional do Crédito Fundiário.

A reitora do IFFar, professora Nídia Heringer, também relatou o andamento das obras realizadas e a serem realizadas com recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (Novo PAC). Somente em 2023, foram investidos mais de R$6,4 milhões. Até 2026, mais R$13,2 milhões serão investidos em bibliotecas e refeitórios.

Ainda na pauta da consolidação e da expansão do IFFar, os gestores discutiram o andamento da implantação dos novos campi em Caçapava do Sul e São Luiz Gonzaga. A possibilidade de implantação de um campus em Santa Maria também foi debatida durante a reunião.