Página inicial > Últimas Notícias > IFFar participa de reunião do Fórum de Relações Internacionais do Conif
Notícias IF Farroupilha

IFFar participa de reunião do Fórum de Relações Internacionais do Conif

Publicado em Segunda, 09 de Setembro de 2024, 11h21 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Os integrantes do Fórum de Relações Internacionais do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Forinter/Conif) se reuniram de 3 a 5 de setembro em Brasília. Na ocasião, a representante do IFFar apresentou uma Prática Profissional Integrada (PPI) realizada com alunos do Campus Uruguaiana.

reuniãoforinter notícia09092024b

Foto: membros do Foripes reunidos em Brasília, durante os dias 3 a 5 de setembro (Marcelo Evangelista/Conif)

A professora do Campus Uruguaiana e Assessora de Relações Internacionais Substituta do IFFar, Stéphane Rodrigues Dias, representou a instituição na reunião do Forinter. Na oportunidade, ela apresentou a Prática Profissional Integrada Internacional "Design Thinking - Arquitetos do Amanhã".

A PPI é resultado de uma parceria com a One World United & Virtuous, a Escola do Legislativo e a Associação de Catadores de Lixo Amigos da Natureza (ACLAN) de Uruguaiana. Foi desenvolvida com as turmas de segundos anos dos cursos técnicos integrados em Administração e Informática do Campus Uruguaiana por um coletivo de docentes, sob a coordenação da professora Stéphane Dias.

De acordo com Stéphane Dias, a apresentação do projeto durante o Forinter teve o intuito de levar ao conhecimento da Rede Federal um exemplo de boa prática envolvendo ensino, extensão, inovação e internacionalização. Como resultado da PPI, os estudantes desenvolveram 33 soluções locais.

reuniãoforinter notícia09092024

Foto: a professora Stéphane Dias representou o IFFar na reunião do Foripes e apresentou projeto desenvolvido no Campus Uruguaiana

A Prática Profissional Integrada (PPI) é uma metodologia de ensino que possibilita a articulação entre os conhecimentos construídos nas diferentes disciplinas do curso com a prática real de trabalho, propiciando a interdisciplinaridade e flexibilização curricular, além da ampliação do diálogo entre as diferentes áreas de formação.

Reunião do Forinter – de acordo com o Conif, o objetivo da reunião do Forinter foi alinhar as ações de internacionalização da Rede Federal e discutir as principais frentes de atuação, como a mobilidade acadêmica, políticas linguísticas e sustentabilidade. Leia um relato completo da reunião neste link.