Página inicial > Últimas Notícias > Hoje (23) é o último dia para se inscrever nos cursos Técnicos Subsequentes do IFFar
Notícias IF Farroupilha

Publicado em Quarta, 23 de Outubro de 2024, 09h00 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O IFFar oferece 820 vagas em cursos técnicos gratuitos para quem já completou o Ensino Médio. São oferecidos cursos nas modalidades presencial e à distância. As inscrições devem ser realizadas até o dia 23 de outubro.

ps2025técnicossubsequentes notícia10092024

Os cursos Técnicos Subsequentes presenciais são oferecidos nas cidades de Frederico Westphalen, Júlio de Castilhos, Panambi, Santiago, Santo Ângelo e São Vicente do Sul. A maior parte deles é oferecida no turno da noite. Confira lista completa de cursos no final desta notícia.

Para frequentar os cursos Técnicos Subsequentes à distância, os candidatos devem ter disponibilidade para participar de encontros presenciais, que correspondem, no mínimo, a 20% da carga-horária dos cursos. Essas atividades presenciais são realizadas nos polos do IFFar localizados nas cidades de Alegrete, Candelária, Giruá, Panambi, Santiago, Santa Rosa, São Gabriel e São Vicente do Sul.

As inscrições, assim como os cursos, são 100% gratuitas e podem ser realizadas até o dia 23 de outubro por meio do Sistema de Inscrições do IFFar. A seleção dos candidatos, caso haja maior número de inscritos em relação às vagas disponíveis em cada curso, é realizada através de sorteio eletrônico. Não é realizada prova para o ingresso nestes cursos.

Para participar da seleção, os candidatos devem ter o ensino médio completo ou estar finalizando o último ano em 2024. O IFFar destina 60% das vagas a candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino fundamental em escola pública. Dentro dessa reserva, metade das vagas são destinadas a pessoas de baixa renda.

As informações completas sobre a seleção estão disponíveis no Edital nº 318/2024, que é de leitura obrigatória a todos os candidatos. No link do edital também está disponível um passo a passo para a realização das inscrições.

Confira a lista de cursos

Datas importantes

• Período de inscrições: 10/09 a 23/10/2024
  • Publicação da lista preliminar de inscritos: 13/11/2024
  • Período para interposição de recursos: 14/11/2024
  • Publicação da lista definitiva de inscritos: 25/11/2024
  • Realização do sorteio eletrônico: 27/11/2024
  • 1ª Chamada: 29/11/2024
  • Confirmação de vaga: 29/11 a 10/12/2024
  • Início das aulas: primeiro semestre de 2025

Confira os processos seletivos do IFFar com inscrições abertas:

• Técnicos Subsequentes: cursos técnicos presenciais e à distância para quem já concluiu o ensino médio - inscrições até  23 de outubro
  • Pós-Graduação Lato Sensu EaD: especializações à distância para quem já concluiu curso superior - inscrições até 1º de novembro
  • Técnicos Integrados Proeja: ensino médio + curso técnico presenciais no IFFar para maiores de 18 anos - inscrições até 31 de janeiro de 2025

Acesse a página de Ingresso do IFFar para ficar por dentro de todas as seleções.

Secom