Página inicial > ProfEPT IFFar atingiu a marca de 100 dissertações e produtos educacionais defendidos em 2024
Notícias

Publicado em Sexta, 28 de Junho de 2024, 16h09 | por PROFEPT | Voltar à página anterior

As atividades do Programa de Educação Profissional e Tecnológica  - ProfEPT - Mestrado Profissional do IFFar - campus Jaguari iniciaram na instituição no ano de 2017. Neste ano de 2024, no dia 28 de maio, o programa atingiu a marca histórica de 100 defesas de dissertação e de  produto educacional.

Trata-se do relatório de pesquisa de título “Memórias e percepções relacionadas à educação ambiental: um estudo de caso sobre as famílias dos alunos do curso Técnico em Agropecuária do IFFar - Campus Santo Augusto”. O título do produto educacional defendido foi “CARTILHA DIDÁTICA SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: reflexões e memórias na Educação Profissional e Tecnológica”.

O trabalho foi defendido pelo agora egresso do curso Marciano Percincula, orientado pela professora Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani,  e coorientado pela professora Dra. Neiva Mari Frisou Auler, na linha de pesquisa Organização e Memórias dos Espaços Pedagógicos da Educação Profissional e Tecnológica.

O estudo teve como objetivo principal investigar as concepções de Educação Ambiental expressas através de memórias e percepções de um grupo de sujeitos - estudantes do Curso Técnico em Agropecuária do IFFar - Campus Santo Augusto e seus familiares, buscando identificar características das abordagens conservadora, pragmática e crítica.

Como produto educacional, foi elaborada uma cartilha para a comunidade escolar, buscando promover a reflexão sobre questões ambientais e trazendo memórias das famílias participantes no projeto, o que demonstra  a compreensão acerca da importância  e da necessidade do trabalho articulado entre escola e comunidade na formação de estudantes nos Institutos Federais de Educação.

A Comissão Acadêmica Local parabeniza ao agora Mestre em Educação Profissional e Tecnológica Marciano e as suas Orientadoras Doutora Vanessa e Doutora Neiva, por fazerem parte deste importante e significativo momento histórico para o curso e para a instituição.

A seguir um registro da foto de capa do produto educacional apresentado pelo Marciano à banca e publicado no site do Educapes e também algumas fotografias deste importante momento vivenciado junto ao curso.

Assunto(s):