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O prazo para se inscrever no ProfEPT foi estendido até 10 de janeiro.

As inscrições para o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) foram prorrogadas até o dia 10 de janeiro de 2025. Com a prorrogação, o prazo para pagamento da taxa de inscrição foi estendido até o dia 13 de janeiro de 2025. A taxa de inscrição é de R$ 160. 

Acesse o edital.

O ProfEPT é um programa de pós-graduação em rede nacional, reconhecido pela Capes, que visa proporcionar formação, produção de conhecimento e o desenvolvimento de produtos por meio de pesquisas na área. São duas linhas de pesquisa: Práticas Educativas em EPT; e Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT.

O edital oferta 656 vagas em todo o Brasil, sendo que metade é reservada a servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Para se inscrever, é preciso ter diploma de curso de graduação (licenciatura, bacharelado ou tecnólogo). Os servidores deverão comprovar que fazem parte do quadro efetivo ativo de suas instituições. No caso das vagas de ampla concorrência, é preciso ter atuado por no mínimo um semestre, entre os anos de 2023 e 2024, no ensino ou na gestão de espaços pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica.

O processo seletivo é feito por meio do Exame Nacional de Acesso (ENA), que abrange as bases conceituais e históricas da Educação Profissional e Tecnológica; metodologias de pesquisa; e teorias e práticas de ensino e aprendizagem. A prova objetiva contém 50 questões de múltipla escolha e será aplicada no dia 23 de fevereiro de 2025.

O resultado da seleção sai no dia 18 de março de 2025, e o início do semestre letivo está previsto para abril. As aulas acontecem em parte no formato presencial e a distância, dependendo do componente curricular.

Inscrições
As inscrições são feitas pelo site do próprio ProfEPT. O candidato deve escolher em qual instituição associada pretende cursar o mestrado e submeter um texto de até 1000 caracteres descrevendo a sua intenção de pesquisa, relacionando a escolha pela linha de pesquisa com as suas práticas profissionais. Se aplicável, o candidato deve indicar a sua opção de cota e a necessidade de atendimento especial para a realização da prova. Veja todos os documentos necessários no edital.

Acesse o edital.

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  • 20/12/24
  • 13h24

Atenção candidato(a)! A Comissão Organizadora do ENA 2025 retificou nessa segunda (16/12) o edital nº 01/2024 ProfEPT.

Candidato(a) que já possui inscrição anterior a data de retificação, poderá emitir um novo documento com a nova data, imprimindo a 2ª via do boleto.

https://profept.ifes.edu.br/selecao/16492-ena25

EDITAL, CRONOGRAMA, INSCRIÇÕES E RESULTADOS

O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) lança hoje, dia 08-11-2024, o Edital ProfEPT Nº 01/2024 dando início ao Processo Seletivo do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) em todo o Brasil, por meio do Exame Nacional de Acesso – ENA – para as turmas 2025.

Nesse contexto, a Comissão  Organizadora e a Coordenação Acadêmica Nacional do ProfEPT tornam público o Edital que dispõe de 656 vagas, distribuídas entre as Instituições Associadas ao Programa presentes em todo o território nacional, destinadas à ampla concorrência e aos servidores pertencentes ao quadro permanente ativo das seguintes instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, Centros Federais de Educação Tecnológica e Colégio Pedro II.

ATIVIDADE

DATAS*

Data de publicação do Edital

08/11/2024

Inscrições

08/11/2024 a 10/01/2025

Período de solicitação de isenções

08/11 a 14/11/2024

Resultado das solicitações de isenções

18/11/2024

Recursos ao resultado das solicitações de isenções

19 e 21/11/2024

Resultado final das solicitações de isenções

25/11/2024

Data limite para pagamento da inscrição

13/01/2025

Divulgação das inscrições homologadas

15/01/2025

Recursos ao resultado das inscrições homologadas

16 e 17/01/2025

Resultado final das inscrições homologadas

21/01/2025

Resultado das solicitações de condições especiais

15/01/2025

Recurso ao resultado de condições especiais

16 e 17/01/2025

Resultado final de condições especiais

21/01/2025

Divulgação do local de realização do ENA

17/02/2025

Realização do Exame Nacional de Acesso

23/02/2025

Divulgação do gabarito

24/02/2025

Recursos ao gabarito 

25 a 27/02/2025

Divulgação do gabarito Final

03/03/2025

Divulgação da nota individual 

12/03/2025

Recursos à nota individual 

13 e 14/03/2025

Resultado Final

18/03/2025

Bancas de Verificação de Cotas e Matrículas**

19/03 a 03/04/2025

Aula Inaugural e Início do semestre letivo

A partir de 4 abril de 2025


*Em todas as fases do ENA, para fins de datas/horários, será considerado o fuso oficial (Brasília).
**A divulgação do calendário de bancas de verificação das cotas e matrículas será de responsabilidade de cada Instituição Associada (IA).

EDITAL

Edital - (formato .pdf - tamanho 861 kb) - retificado em 16/12/2024

Edital - (formato .pdf- tamanho 1.422 kb ) - divulgado em 08/11/2024

Edital em Libras - divulgado em 14/11/2024

RESULTADOS

Resultado final das solicitações de isenções - (formato .pdf -  tamanho 146kb) - divulgado em 25/11/2024

Resultado das solicitações de isenções - (formato .pdf -  tamanho 153kb) - divulgado em 18/11/2024

BIBLIOGRAFIA ENA 2025
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PERGUNTAS FREQUENTES 
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INSCRIÇÕES
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  • 17/12/24
  • 09h04

Título do projeto: DO MODELO TECNICISTA DAS ESCOLAS TÉCNICAS FEDERAIS AO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DOS INSTITUTOS FEDERAIS

Orientador: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues

Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves, Dr. Manoel José Porto Júnior

Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a trajetória da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil, comparando o modelo pedagógico da Escola Técnica Federal de Pelotas (ETFPEL) na década de 1990, supostamente neotecnicista, com o modelo do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) nas décadas de 2010 e 2020, que se propõe omnilateral, politécnico e integrado. A partir da análise de entrevistas com egressos e documentos institucionais, o estudo busca compreender a influência desses modelos na formação profissional e na ascensão social dos estudantes. A metodologia consiste em um estudo de caso múltiplo com abordagem qualitativa, utilizando análise de conteúdo para interpretar os dados. Investigam-se as diferenças entre as práticas pedagógicas das duas instituições, a qualidade do ensino oferecido e a inserção dos egressos no mundo do trabalho e acadêmico.  A pesquisa questiona se o modelo dos IFs é mais atrativo para as classes menos privilegiadas e se contribui mais para a ascensão social dos egressos. O estudo busca contribuir para a compreensão dos impactos do modelo de Ensino Médio Integrado na formação dos estudantes e para a reflexão crítica sobre as políticas educacionais da EPT no Brasil. Espera-se que os resultados da pesquisa auxiliem na formulação de propostas para tornar o Ensino Médio Integrado mais atrativo para as classes menos privilegiadas e para a democratização do acesso à educação profissional e tecnológica de qualidade.

Palavras-chave: Ensino Médio Integrado; Escolas Técnicas Federais; Institutos Federais.

Data da qualificação: 19 de Dezembro de 2024

Horário: 10h


Local: Videoconferência

* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Qualificação Maiquel T6

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  • 13/12/24
  • 13h58

Título da Dissertação: Equidade de gênero nos cursos integrados da EPT: abordagens e desafios

Produto Educacional: Ciclos Formativos Gênero e Feminismo na EPT: Discussões necessárias

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918223

Orientador(a): Dr. Vantoir Roberto Brancher
Coorientador(a): Dra. Ana Cláudia de Oliveira da Silva

Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues e Dr. Gustavo de Oliveira Duarte 

Resumo: Este estudo se aproxima da temática gênero, suas abordagens e desafios, levando a refletir sobre as singularidades que permeiam os contextos das experiências dos alunos dos cursos integrados da EPT e suas implicações na sociedade. Pretende-se responder ao questionamento: “Como as questões de gênero estão sendo abordadas nos cursos integrados do IFFarroupilha?” Visa, como objetivo geral, analisar de que modo as questões de gênero estão sendo abordadas nos cursos integrados da EPT. Nesta perspectiva, a pesquisa tem como objetivos específicos: mapear a produção científica sobre gênero e feminismo na EPT; compreender como e se têm sido abordadas as questões de gênero nos cursos integrados do IFFar - Campus Jaguari; conhecer as representações estudantis dos cursos integrados sobre gênero na EPT; Elaborar uma ferramenta de apoio a partir dos interesses e as necessidades apontadas pelos próprios estudantes da EPT, de forma que esse instrumento venha a ser utilizado para embasamento de ações educativas. Esta pesquisa está inserida no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), na Linha de pesquisa 1: Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Nos apoiaremos sobre os pressupostos de uma metodologia de cunho qualitativo, trabalhando com alunos maiores de idade do Ensino Médio Integrado (IFFAR - Campus Jaguari), utilizando entrevistas semiestruturadas como forma de coleta/construção de dados. A análise dos dados (BARDIN, 2011) será realizada através da análise de conteúdo. Assim, pretende-se refletir sobre as questões de gênero, possibilitando ampliar as reflexões acerca da ligação de fatores que se entrelaçam na constituição do respeito à equidade de gênero.

Palavras-chave: Gênero. Feminismo. Currículo Integrado.

Data da defesa: 19 de dezembro de 2024

Horário: 14h

Local: Reitoria IFFar - Santa Maria

Convite Defesa Lilian T5

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  • 12/12/24
  • 10h27

Título da Dissertação: O QUE É SER NEGRO NO BRASIL? REFLEXÕES SOBRE OS CRITÉRIOS DE ACESSO À POLÍTICA DE COTAS NA EPT

Produto Educacional: Descomplicando a Cota

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918180

Orientador(a): Dr. Vantoir Roberto Brancher
Coorientador(a): Dra. Neiva Maria Frizon Auler

Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues, Dra. Ana Cláudia de Oliveira da Silva e Dra. Maria Rita Py Dutra

Resumo: A política de cotas étnico-raciais, implementada no Brasil em 2012, visa garantir o acesso de pretos e pardos e indígenas a diversos níveis de ensino. Nos Institutos Federais, as Comissões de Verificação (Heteroidentificação) avaliam os candidatos autodeclarados pretos e pardos nos processos seletivos. Este estudo teve como objetivo conhecer os trajetos formativos e as representações acerca da política de cotas étnico-raciais dos membros de uma Comissão de Verificação (Heteroidentificação) na/da EPT. A pesquisa também buscou mapear a produção científica sobre a política de cotas étnico-raciais, o conceito de ser preto e pardo no Brasil e as comissões de verificação (heteroidentificação) na EPT; conhecer os trajetos formativos dos membros da comissão de verificação (heteroidentificação) na EPT; pesquisar os critérios utilizados pelas comissões para determinar se um candidato tem direito a vaga por cota étnico-racial na EPT; identificar desafios e potencialidades vivenciados pelas comissões em implementar a lei de cotas étnico-raciais e construir um Produto Educacional a partir das demandas apontadas para qualificar os processos inclusivos para o público das cotas étnico-raciais. Como produto educacional, foi desenvolvido o podcast Descomplicando as Cotas, com o intuito de esclarecer o processo de acesso às cotas étnico-raciais no Instituto Federal, elucidando as etapas da autodeclaração e heteroidentificação. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas e a metodologia snowball, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Os resultados evidenciam a importância de ampliar o entendimento sobre as cotas étnico-raciais e os critérios de heteroidentificação, visando a melhoria contínua das práticas educativas na EPT.

Palavras-chave: Ações Afirmativas; Comissão de Heteroidentificação; Cotas Étnico-Raciais; Produto Educacional; Educação Profissional e Tecnológica.

Data da defesa: 13 de dezembro de 2024

Horário: 14h


Local: Auditório da Reitoria - IFFAR - Santa Maria

Convite Defesa Darlene T5

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  • 10/12/24
  • 10h09

Título da Dissertação: O Autorreconhecimento do Técnico-Administrativo em Educação na Formação Integrada do Instituto Federal Farroupilha

Produto Educacional: O Autorreconhecimento do TAE na Formação Integrada do IFFar

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917688

Orientador(a): Dra. Catiane Mazocco Paniz

Banca: Dr. Adão Caron Cambraia, Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos e Dr. Ricardo Machado Ellensohn

Resumo: Os Institutos Federais foram criados com o objetivo de promover a construção de uma sociedade mais democrática, inclusiva, integral e emancipatória. Através desses preceitos, encontra-se a visão omnilateral do indivíduo, em que busca humanizá-lo em suas multidimensões e possibilidades. Dentro desse espectro se encontram os Técnico-Administrativos em Educação no IFFar, trabalhadores na educação e coparticipes da formação humana integral. Porém, a concepção de trabalho nesse escopo ainda se faz necessária para o entendimento do que seja o currículo integrado, a educação integral, a politecnia e qual o seu papel dentro desse processo educativo. Sendo assim, a pesquisa teve como objetivo geral analisar de que forma os TAEs do IFFar se reconhecem como trabalhadores na educação. Foi desenvolvida uma pesquisa aplicada com abordagem qualitativa, coletando dados através de questionário semiestruturado via formulário digital com perguntas abertas e fechadas e ainda rodas de conversa virtual semiestruturadas para a complementação das respostas do formulário. A análise desses dados foi realizada sob a ótica da Análise Textual Discursiva. Os resultados nos mostraram que existe em boa parte dos TAEs esse autorreconhecimento. Além disso, a pesquisa conseguiu identificar fatores positivos (categoria Autorreconhecimento) e fatores negativos (categorias Desconhecimento e Desvalorização da Carreira TAE) que interferem na forma como esses servidores se reconhecem em seu meio laboral. Dessa forma, foi confeccionado, aplicado e validado um e-book para que servisse de ferramenta reflexiva sobre suas realidades e sobre os seus fazeres. Por fim, concluiu-se que, além da devida atenção às falas trazidas pelos partícipes desta pesquisa, há a necessidade de capacitação/formação contínua dos servidores TAEs no IFFar nos temas que foram abordados neste trabalho.

Palavras-chave: Técnico-Administrativo em Educação. Autorreconhecimento. Educação Integral. Formação Integrada.

Data da defesa: 19 de dezembro de 2024

Horário: 09:30h

Local: Videoconferência

* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Defesa Leonardo T6

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  • 10/12/24
  • 08h24

Título da Dissertação: Saúde e Qualidade de vida de Servidores Docentes na Educação Básica, Profissional e Tecnológica, um olhar para o campus Júlio de Castilhos. 

Produto Educacional: Guia orientativo para qualificar  a saúde e qualidade de vida do servidor docente

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918200

Orientador(a): Dra. Catiane Mazocco Paniz
Coorientador(a): Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos

Banca: Dra. Daniela Copetti Santos, Dr. Juliano de Melo da Rosa e Dra. Mariglei Severo Maraschin

Resumo: A presente pesquisa está vinculada ao curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - IFFAR - campus Jaguari, na Linha de Pesquisa 2, Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, são instituições de educação pluricurriculares e multicampi, especializados na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, comprometidos com uma educação omnilateral. Essa caracterização possibilita um ensino diferenciado e de qualidade para os discentes ao mesmo tempo que demanda um preparo qualificado do servidor docente, que vai atuar tanto no ensino médio integrado, subsequente, Ensino de Jovens e Adultos/ Educação Profissional Tecnológica (EJA/EPT), ensino superior e na pós graduação. Essa demanda do ensino, somada ao desenvolvimento da pesquisa e da extensão, bem como das relações intra e interpessoais em todos os segmentos na instituição, coloca o servidor docente, muitas vezes, no final de uma jornada de trabalho, em processo de exaustão física e mental, e em alguns casos, levando ao adoecimento e afastamento do trabalho Neste contexto a pesquisa teve como objetivo geral analisar os aspectos que dizem respeito à saúde e qualidade de vida dos servidores docentes efetivos do Instituto Federal Farroupilha, campus Júlio de Castilhos. A fundamentação teórica composta por autores como Esteve, Jesus, Pereira e Marchesi que retratam as questões referentes ao bem-estar e mal-estar docente. A proposta da investigação com um enfoque de pesquisa aplicada e qualitativa, se utilizando de dados de questionários e entrevistas semiestruturadas, analizadas à luz da Análise Textual Discursiva (ATD). Como produto educacional, temos um “Guia orientativo para qualificar a saúde e qualidade de vida do servidor docente”, com orientações e dicas baseado nas demandas levantadas pelos questionários e entrevistas. As ações desenvolvidas pelo professor quando no seu estado de equilíbrio físico e mental, contribuem na educação em EPT, afirmando o trabalho como princípio educativo. 

Palavras-chave: Saúde; Qualidade de vida do servidor; Educação Profissional e Tecnológica. 

Data da defesa: 20 de dezembro de 2024

Horário: 09:30h

Local: Videoconferência

* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Defesa Carlos T5

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  • 09/12/24
  • 10h23

Título da Dissertação: Educação Empreendedora: desafios dos processos de ensino e aprendizagem no currículo integrado na Educação Profissional e Tecnológica

Produto Educacional: Guia de integração curricular do empreendedorismo social na educação profissional e tecnológica

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917939

Orientador(a): Dra. Taniamara Vizzotto Chaves

Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues, Dra. Jalva Lilia Rabelo de Sousa e Dra. Suzy Elizabeth Bandeira Pinheiro

Resumo: Este trabalho está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional - ProfEPT, do Instituto Federal Farroupilha - Campus Jaguari, na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O objetivo foi investigar as concepções de empreendedorismo na EPT, focando na análise de documentos institucionais e nas práticas educativas de professores dos cursos técnicos integrados do Instituto Federal Farroupilha (IFFar). A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, com estudo de caso, aplicando questionários, entrevistas em grupo focal e análise documental dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs), buscando compreender as percepções dos docentes sobre o ensino de empreendedorismo e a integração do componente curricular com o currículo integrado. A análise de conteúdo foi aplicada para interpretação dos dados, permitindo identificar uma tendência predominante de visão empresarial do empreendedorismo nos cursos técnicos. Como resultado, foi desenvolvido um produto educacional que busca alinhar o ensino de empreendedorismo aos princípios da EPT, promovendo uma formação que considera os aspectos sociais, econômicos e regionais. Nas considerações finais, são apresentadas sugestões para aprimorar a prática docente e a estrutura curricular, reforçando a necessidade de uma educação empreendedora mais crítica e contextualizada.

Palavras-chave: ProfEPT. Educação Profissional e Tecnológica. Ensino integrado. Empreendedorismo

Data da defesa: 05 de dezembro de 2024

Horário: 14h


Local: Videoconferência

* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

COnvite Defesa Alessandro T5

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  • 25/11/24
  • 14h18

Estão abertas até 20/12/2024 as inscrições para o Exame Nacional de Acesso (ENA) para as turmas 2025, do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) em todo o Brasil.

Nesse contexto, a Comissão  Organizadora e a Coordenação Acadêmica Nacional do ProfEPT tornam público o Edital que dispõe de 656 vagas, distribuídas entre as Instituições Associadas ao Programa presentes em todo o território nacional, destinadas à ampla concorrência e aos servidores pertencentes ao quadro permanente ativo das seguintes instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, Centros Federais de Educação Tecnológica e Colégio Pedro II.

Para o Instituto Federal Farroupilha (IFFar) serão oferecidas 22 vagas, sendo 11 para servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e 11 para ampla concorrência.

As aulas acontecerão quinzenalmente, quinta-feira (tarde e noite) e sexta-feira (manhã e tarde). 

Para mais informações e inscrições acesse: https://profept.ifes.edu.br/selecao/16492-ena25.

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  • 13/11/24
  • 11h17

Fonte: https://profept.ifes.edu.br/selecao/16492-ena25

 

EDITAL, CRONOGRAMA, INSCRIÇÕES E RESULTADOS

O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) lança hoje, dia 08-11-2024, o Edital ProfEPT Nº 01/2024 dando início ao Processo Seletivo do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) em todo o Brasil, por meio do Exame Nacional de Acesso – ENA – para as turmas 2025.

Nesse contexto, a Comissão  Organizadora e a Coordenação Acadêmica Nacional do ProfEPT tornam público o Edital que dispõe de 656 vagas, distribuídas entre as Instituições Associadas ao Programa presentes em todo o território nacional, destinadas à ampla concorrência e aos servidores pertencentes ao quadro permanente ativo das seguintes instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, Centros Federais de Educação Tecnológica e Colégio Pedro II.

ATIVIDADE

DATAS*

Data de publicação do Edital

08/11/2024

Inscrições

08/11 a 20/12/2024

Período de solicitação de isenções

08/11 a 14/11/2024

Resultado das solicitações de isenções

18/11/2024

Recursos ao resultado das solicitações de isenções

19 e 21/11/2024

Resultado final das solicitações de isenções

25/11/2024

Data limite para pagamento da inscrição

23/12/2024

Divulgação das inscrições homologadas

27/12/2024

Recursos ao resultado das inscrições homologadas

02 e 03/01/2025

Resultado final das inscrições homologadas

08/01/2025

Resultado das solicitações de condições especiais

27/12/2024

Recurso ao resultado de condições especiais

02 e 03/01/2025

Resultado final de condições especiais

08/01/2025

Divulgação do local de realização do ENA

17/02/2025

Realização do Exame Nacional de Acesso

23/02/2025

Divulgação do gabarito

24/02/2025

Recursos ao gabarito 

25 a 27/02/2025

Divulgação do gabarito Final

03/03/2025

Divulgação da nota individual 

12/03/2025

Recursos à nota individual 

13 e 14/03/2025

Resultado Final

18/03/2025

Bancas de Verificação de Cotas e Matrículas**

19/03 a 03/04/2025

Aula Inaugural e Início do semestre letivo

A partir de 4 abril de 2025


*Em todas as fases do ENA, para fins de datas/horários, será considerado o fuso oficial (Brasília).
**A divulgação do calendário de bancas de verificação das cotas e matrículas será de responsabilidade de cada Instituição Associada (IA).

EDITAL

Edital - (formato .pdf- tamanho 1.422 kb ) - divulgado em 08/11/2024

  

BIBLIOGRAFIA ENA 2025

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  • 08/11/24
  • 15h28
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