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Título da Dissertação: O Papel da Biblioteca na Construção do Pensamento Crítico sob a Perspectiva Docente: Um Estudo de Caso

Produto Educacional: Desenvolvendo o Pensamento Crítico com Atividades de Pesquisa na Escola

Orientador(a): Dra. Ana Cláudia de Oliveira da Silva
Coorientador(a): Dra. Taniamara Vizzotto Chaves

Banca: Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos, Dr. Algacir José Rigon

Resumo: Esta pesquisa, realizada no âmbito do ProfEPT - Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, na linha de pesquisa 1 - Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), Macroprojeto 3 - Práticas Educativas no Currículo Integrado, tem como objetivo geral investigar o papel da biblioteca na construção do pensamento crítico de estudantes do ensino médio integrado, sob a perspectiva docente e como objetivos específicos investigar as intervenções pedagógicas docentes na promoção do pensamento crítico, compreender as concepções docentes sobre a utilização da biblioteca como recurso educacional e desenvolver um e-book como material de apoio docente, com orientações de condução de atividades de pesquisa escolar voltadas ao desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes. O pensamento crítico pode ser entendido como a capacidade de analisar, avaliar e sintetizar informações de maneira reflexiva e fundamentada, promovendo tomadas de decisão bem embasadas. O trabalho foi conduzido em uma escola de educação profissional localizada em um município da região da Campanha, no estado do Rio Grande do Sul, que oferece o curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, por meio de um estudo de caso, utilizando como amostra um grupo de docentes dessa instituição. O instrumento de construção dos dados foi a entrevista semiestruturada, e a análise dos dados seguiu os princípios da análise textual discursiva. Como produto educacional, foi desenvolvido um e-book de orientação de atividades de pesquisa escolar voltadas ao desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes. Os resultados revelaram que, embora os docentes reconheçam o valor da biblioteca no desenvolvimento do pensamento crítico, seu uso ainda é limitado, geralmente restrito a simples consulta de materiais. Essa limitação também se deve à infraestrutura insuficiente da biblioteca da escola pesquisada, que dificulta seu uso pleno para atividades de reflexão crítica e de competência informacional. No entanto, os professores demonstraram interesse em explorar mais suas potencialidades. O e-book foi bem avaliado como sendo um recurso capaz de apoiar atividades pedagógicas mais eficientes na promoção do pensamento crítico. 

Palavras-chave: Biblioteca; Competência Informacional; Docentes; Educação Profissional e Tecnológica; Pensamento Crítico

Data da defesa: 24 de abril de 2025

Horário: 14h

Local: Videoconferência

* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Defesa Paulo T6

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  • 09/04/25
  • 08h51

Título da Dissertação: ENTRE HISTÓRIA E MEMÓRIA: OLHARES SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA, CAMPUS SÃO BORJA

Produto Educacional: ENTRE HISTÓRIA E MEMÓRIA: OLHARES SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA, CAMPUS SÃO BORJA

Orientador(a): Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani

Banca: Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos, Dr. Diogo Franco Rios

Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Mestrado em Educação Profissional (ProfEPT) do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) – Campus Jaguari, inserida na Linha de Pesquisa "Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica", vinculada ao Macroprojeto 4: "História e Memória no Contexto da Educação Profissional e Tecnológica". O objetivo foi investigar as memórias e os desafios enfrentados pelos primeiros servidores que atuaram na implementação do Campus São Borja do IFFar, entre os anos de 2010 e 2011. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, delineada como estudo de caso, cujos desdobramentos incluem reflexões sobre a evidência oral disponibilizada por meio das entrevistas realizadas, bem como análise documental e bibliográfica. Os entrevistados expuseram seus pontos de vista sobre aspectos inerentes à dinâmica de implementação do campus, permitindo identificar um sentimento de pertencimento e a importância das ações coletivas na superação dos obstáculos. Também foram destacados sentimentos de orgulho, superação e vínculos afetivos, além da aprendizagem proporcionada por situações de improviso. Adicionalmente, foi realizada uma pesquisa no jornal de maior circulação da cidade, em arquivos públicos e particulares, além de uma análise da legislação necessária para a execução do projeto, evidenciando a interação entre os Poderes Legislativo e Executivo para a efetivação da instalação do campus. Como produto educacional, foi elaborado um video na forma de documentário composto por documentos, registros da história oral, notícias e outros vestígios históricos desse período, o qual será aplicado e avaliado pela comunidade escolar do IFFar – Campus São Borja.

Palavras-chave: Palavras-chave:  memória; institutos federais; história oral.

Data da defesa: 24 de abril de 2025

Horário: 9h

Local: Videoconferência

* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Defesa Marcelo T6

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  • 08/04/25
  • 15h39

Título da Dissertação: O TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DE ENGENHARIA DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Produto Educacional: O TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DE ENGENHARIA DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Orientador(a): Dr. Ricardo Antonio Rodrigues

Banca: Dr. Marcelo Fischborn, Dra. Ana Sara Castaman

Resumo: A presente dissertação está vinculada à linha de pesquisa 1 – Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica, articulada com o macroprojeto 1 – Propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT. O objetivo geral foi analisar a percepção dos profissionais de engenharia do IFFar em relação ao seu trabalho no contexto da EPT e contribuir para potencializar possíveis conexões entre o trabalho desses profissionais e o processo educativo nesta modalidade de ensino. Os objetivos específicos foram: a) Analisar os entendimentos dos profissionais de engenharia sobre a sua atuação profissional no IFFar; b) Construir compreensões sobre os aspectos que evidenciam os conhecimentos dos profissionais de engenharia no contexto da EPT; c) Elaborar uma devolutiva aos participantes da pesquisa para que sirva de instrumento de compreensão sobre a sua atuação profissional no contexto da EPT; d) Analisar as impressões dos participantes sobre a devolutiva, melhorando-a e tornando-a um instrumento de consulta futura que sirva de entendimento sobre o papel de seu trabalho no âmbito do IFFar. Estes dois últimos objetivos dizem respeito ao produto educacional, o qual será apresentado em formato de vídeo buscando uma reflexão sobre o trabalho do profissional de engenharia na instituição. Quanto à metodologia, a abordagem é qualitativa e o procedimento é estudo de caso. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas com os profissionais de engenharia do IFFar, sendo 10 o número total de participantes. A análise dos dados se deu através da análise textual discursiva (ATD). A análise e discussão dos dados revelou que, dos dois aspectos de estranhamento no trabalho definidos por Marx (2004), em um deles, dentro do trabalho, não se observou o estranhamento, o que não ocorreu no segundo aspecto, no produto do trabalho.

Palavras-chave: Técnicos administrativos em educação; estranhamento; profissionais de engenharia.

Data da defesa: 23 de abril de 2025

Horário: 14h

Local: Videoconferência

* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Defesa Cedenir T6

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  • 04/04/25
  • 15h46

Título da Dissertação: Memórias Agroecológicas e as Relações com a Educação Profissional Tecnológica

Produto Educacional: Saberes agroecológicos na formação do Técnico em Agricultura

Orientador(a): Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani

Banca: Dra. Laila Azize Souto Ahmad, Dr. Celso Silva Gonçalves

Resumo: A agroecologia é uma ciência que vai muito além da simples produção de alimentos, pois além dos aspectos produtivos, abrange também questões sociais, políticas e humanas, estando correlacionada com a formação integral que os Institutos Federais preconizam. Sob essa ótica, e indo de encontro ao atual modelo agrário produtivo, que está pautado apenas na geração e acumulação de renda, é que se desenvolve essa pesquisa de mestrado, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), pois entende-se que o agronegócio além de ser altamente danoso ao meio ambiente também gera exclusão e exploração de grande parte dos indivíduos envolvidos, enquanto a agroecologia, pelo contrário, busca respeitar os recursos naturais bem como valorizar a pessoa que está no campo. Centrada na linha de pesquisas Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica e no Macroprojeto 4: histórias e memórias no contexto da EPT, este trabalho tem cunho qualitativo e está desenhado em forma de um estudo de caso, com objetivo geral de investigar quais são as memórias que os estudantes do curso Técnico em Agricultura do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) campus São Vicente do Sul possuem em relação a agroecologia e quais relações pode-se estabelecer com os propósitos da Educação Profissional e Tecnológica; e como objetivos específicos: registrar as memórias e entendimentos dos estudantes do curso Técnico em Agricultura em relação a agroecologia; entrevistar docentes em relação aos saberes agroecológicos e a formação dos técnicos em agricultura; e, desenvolver, aplicar e avaliar o Produto Educacional em formato de podcast. O público-alvo constitui-se por estudantes maiores de 18 anos, devidamente matriculados no curso Técnico em Agricultura do IFFAR- SVS e de docentes de disciplinas apontadas na análise documental através do termo “agroeocologia’’ presente na ementa curricular. Para o tratamento dos dados foi utilizado a metodologia de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2011). Os resultados da pesquisa bibliográfica a qual explorou o descritor “memórias agroecológicas”, resultou em um breve mapeamento de produções científicas sobre esta temática. A pesquisa documental analisou os Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) dos cursos do Eixo de Recursos Naturais do IFFar campus de São Vicente do Sul; o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFFar e a Lei 11892/2008, onde contatou-se que o termo “agroecologia” é pouco citado dentro das ementas dos cursos analisados e normalmente se encontra como indicação de bibliografia complementar ou em disciplinas eletivas. Especificamente no curso Técnico em Agricultura, foram encontrados apenas seis vezes distribuídas em quatro disciplinas. A pesquisa de campo apontou, através das memórias dos discentes e docentes que poucos são os docentes que trabalham a temática agroecologia dentro na formação do Técnico em Agricultura, fato que está basicamente relacionado as suas vivências, memórias e perfil e quanto aos discentes percebeu-se que no geral possuem noção do que é agroecologia, sendo esta concepção, fruto de vivências com sua família ou de abordagens realizadas pelos docentes.

Palavras-chave: Agroecologia; Memórias; Educação Profissional e Tecnológica.

Data da defesa: 17 de abril de 2025

Horário: 09h

Local: Auditório, IFFar - Campus Jaguari

Convite Defesa João T6

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  • 04/04/25
  • 09h00

Título do projeto: ENSINO MÉDIO INTEGRADO E O COMPONENTE CURRICULAR DE INFORMÁTICA: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA O PENSAMENTO COMPUTACIONAL

Orientador: Dra. Laila Azize Souto Ahmad

Banca: Dr. Adão Caron Cambraia, Dra. Joze Medianeira Dos Santos De Andrade

Resumo: O presente projeto de pesquisa está vinculado ao Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – PROfEPT, a linha de pesquisa 2 – Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT, articulado ao macroprojeto “Organizações dos Espaços Pedagógicos da EPT” e ao Grupo de Pesquisa Currículo, Gestão Democrática e Políticas Educacionais da EPT – GECPOL. Esse projeto tem como objetivo geral investigar os conhecimentos construídos no componente curricular de informática nos cursos de Ensino Médio Integrado no Campus Jaguari, visando o processo de integração com outras áreas do conhecimento e a constituição do pensamento computacional. Especificamente, objetiva-se: a) analisar os conhecimentos da área de informática nos Projetos Pedagógicos dos Cursos Técnicos Integrados de Administração, b) Energias Renováveis e Agricultura do Campus Jaguari; c) entrevistar docentes da área de informática acerca dos conhecimentos produzidos nos componentes curriculares dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio; d) discutir sobre os conhecimentos computacionais, cultura digital, pensamento computacional, mundo digital com os docentes da área de informática e elaborar um produto educacional com foco no pensamento computacional. Como referencial teórico o projeto se embasa nas bases conceituais e epistemológicas da Educação Profissional e Tecnológica - EPT, o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Farroupilha – IFFar, o Campus Jaguari, concepções sobre ensino médio integrado, tecnologia, pensamento computacional e algumas diretrizes da EPT. A abordagem da metodologia de pesquisa é qualitativa, os instrumentos de produção dos dados, serão entrevistas semiestruturadas com os professores de informática do Campus Jaguari e a análise documental dos Projetos Pedagógicos dos Cursos Técnicos Integrados de Administração, Energias Renováveis e Agricultura do Campus Jaguari, buscando compreender o contexto de influência e geração de conhecimentos. Será utilizada Análise de conteúdo com objetivo de organizar os dados, selecionar as informações de maior relevância e estabelecer critérios para a análise.

Palavras-chave: informática. Conhecimentos. Computacionais.

Data da qualificação: 16 de abril de 2025

Horário: 14h


Local: Auditório, IFFar - Campus Jaguari

Convite Qualificação Fábio T7

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  • 02/04/25
  • 08h28

Título do projeto: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA-EPT) NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA - CAMPUS JAGUARI, PERMANÊNCIA E ÊXITO

Orientador: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues

Banca: Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani, Dra. Raquel Folmer Corrêa

Resumo: Esta dissertação está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), com foco na linha de pesquisa sobre práticas educativas em EPT. O objetivo principal deste projeto de pesquisa é investigar os fatores que impactam a permanência e o êxito dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA-EPT) no Instituto Federal Farroupilha, Campus Jaguari. A pesquisa busca compreender os desafios e as condições que afetam a trajetória dos alunos da EJA, identificando as práticas pedagógicas que promovem o sucesso acadêmico e a continuidade dos estudos. A metodologia utilizada será qualitativa, com entrevistas semiestruturadas com estudantes, professores e gestores, além da análise de registros institucionais e relatórios acadêmicos. Também será realizada a observação das atividades pedagógicas voltadas para os alunos da EJA. A análise se concentrará, entre outros aspectos, no apoio institucional, nas metodologias de ensino, no perfil dos alunos e nos desafios enfrentados, como a conciliação entre os estudos e as responsabilidades familiares e profissionais. Espera-se que os resultados da pesquisa contribuam para o aprimoramento das práticas pedagógicas na EJA, promovendo maior inclusão educacional e estratégias que favoreçam a permanência e o êxito dos alunos nessa modalidade de ensino.

Palavras-chave: Permanência; Êxito; EJA; Educação Profissional e Tecnológica (EPT)

Data da qualificação: 14 de abril de 2025

Horário: 15h


Local: Auditório, IFFar - Campus Jaguari

Convite Qualificação Debora T7

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  • 31/03/25
  • 13h32

O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) – IFFar, observando o Edital 01/2024 do Exame Nacional de Acesso (ENA), torna pública a relação dos(as) candidatas(as) suplentes, chamados(as):

 Ampla Concorrência - Linha de Pesquisa 1: GIOVANA DAMIAN BARBARÁ DA SILVA;

Ampla Concorrência - Linha de Pesquisa 2: MARCOS CÉZAR WOLLMANN SANTOS.

 

Os(as) candidatos(as) chamados(as) foram comunicados através do e-mail informado na inscrição do ENA.

 

Comissão Organizadora Local ENA ProfEPT
Portaria 268/2024

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  • 27/03/25
  • 08h22

Título da Dissertação:  ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO PARA FORMAÇÃO INTEGRAL NO CURSO DE AGRICULTURA DO IFFAR- PANAMBI

Produto Educacional: ORIENTAÇÕES SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DO CURSO TÉCNICO EM AGRICULTURA DO IFFAR

Orientador(a): Dra. Daniela Copetti Santos

Banca: Dr. Adão Caron Cambraia, Dra. Andrea Milán Vasques

Resumo: Esta dissertação é um pré-requisito para obtenção do título de mestre do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) - Campus Jaguari. Esse estudo está inserido na linha de pesquisa 2 “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)”. Nos Institutos Federais(IFs), a EPT é ofertada através de seus cursos que são estabelecidos junto às demandas da sociedade em que os circundam. Esses possuem em seus objetivos e finalidades o desenvolvimento de atividades educacionais que visam à qualificação profissional com excelência e buscam a formação omnilateral e integral dos estudantes. No processo formativo, um dos momentos essenciais para o desenvolvimento dos educandos ocorre por meio do estágio curricular obrigatório, que se efetiva entre a instituição de ensino e as empresas, constitui-se como um instrumento de integração entre a educação e o trabalho, destacando este como princípio educativo e a pesquisa como princípio pedagógico. Nestes espaços não formais de educação, o estudante realiza a prática profissional, desenvolvendo assim suas formações técnicas, e fortalecendo a sua formação integral. Diante desse contexto, torna-se essencial compreender o processo de estágio, e analisar de que maneira esses ambientes podem contribuir para a formação integral dos educandos ao longo de sua trajetória educativa. Desta forma, esta dissertação apresenta como objetivo geral compreender os limites e possibilidades do Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório (ECSO) na formação integral dos estudantes do curso Técnico em Agricultura (TAG). Para atingir o objetivo geral, conduzimos nosso estudo através dos objetivos específicos, onde: analisamos os documentos que normatizam e regulamentam o processo de estágio no Curso TAG do IFFar; conhecemos o processo prático dos estágios nas empresas através das narrativas dos supervisores; verificamos a percepção dos estagiários sobre a contribuição do estágio na sua formação técnica e omnilateral  para o mundo do trabalho e por fim desenvolvemos um guia como produto educacional gerado a partir dos dados adquiridos desta dissertação. A metodologia utilizada foi uma abordagem quali-quantitativa e exploratória, onde utilizamos para o embasamento da investigação: referenciais bibliográficos, documentação e legislações.Foram utilizados dois tipos de ferramentas: um questionário com perguntas fechadas, elaboradas a partir da escala de Likert e perguntas abertas que foram aplicadas aos estagiários do curso TAG que realizaram ECSO entre o segundo semestre de 2022 e o segundo semestre de 2024, e com os supervisores realizamos entrevistas com questões semiestruturadas. Os dados coletados tanto dos estagiários como dos supervisores, foram analisadas com base no modo da análise de conteúdo de Bardin (2016). A pesquisa revelou que o processo de estágio acontece de forma que as práticas de ensino/aprendizagem são desenvolvidas voltadas ao academicismo, não existindo entre os investigados conhecimento dos objetivos da formação integral. Dessa forma, elaboramos o guia informativo com propósito de contribuir na formação dos sujeitos envolvidos no processo de ECSO. Concluímos que esse estudo, proporcionou informações e conhecimentos do curso TAG, do estágio, da formação integral, e com isso, colaborando para maior integração com os locais que proporcionam esses estágios, reforçando e consolidando os propósitos dos IFs na EPT.

Palavras-chave: EPT; Estágio Curricular Obrigatório; Formação integral

Data da defesa: 11 de abril de 2025

Horário: 9h


Local: Videoconferência

* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Defesa Léo T6

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  • 26/03/25
  • 14h43

CONFIRMAÇÃO DE VAGAS DO PROFEPT – IFFAR

O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) – IFFar, observando o  Edital 01/2025 do Exame Nacional de Acesso (ENA), torna pública a relação das confirmações de vaga dos(as) candidatas(as) aprovados(as):

Aqui estão os dados formatados como planilha:

Nome

Reserva de Vaga

Situação

Vanessa Moletta Pazza

Ampla Concorrência - Linha de Pesquisa 1

Deferida

Cristiane Ávila da Silva Bonatto

Ampla Concorrência - Linha de Pesquisa 1

Deferida

Gláucia Carla Bruning Misievicz

Ampla Concorrência - Linha de Pesquisa 1

Deferida

Jean Marco Vargas Lopes

Ampla Concorrência - Linha de Pesquisa 1

Deferida

Werner Sonza Raymann

Ampla Concorrência - Linha de Pesquisa 1

Deferida

Vera Conceição Machado Lopes

Ampla Concorrência - Linha de Pesquisa 1 - PPI

Indeferida

Giovani da Silva Costa

Ampla Concorrência - Linha de Pesquisa 2

Indeferida

Ana Maria Cezar Figueira

Ampla Concorrência - Linha de Pesquisa 2

Deferida

Anelise Cecília Wiethan

Ampla Concorrência - Linha de Pesquisa 2

Deferida

Ana Paula Nunes Milani

Ampla Concorrência - Linha de Pesquisa 2

Deferida

Gerson Luís Adams Júnior

Ampla Concorrência - Linha de Pesquisa 2

Deferida

Kerulen Rutiele Ribeiro Ruviaro

Servidores - Linha de Pesquisa 1

Deferida

Reginaldo Teixeira Alessi

Servidores - Linha de Pesquisa 1

Deferida

Sabrina Tascheto Tamiosso

Servidores - Linha de Pesquisa 1

Deferida

Brenda Balk de Almeida

Servidores - Linha de Pesquisa 1

Deferida

Rodrigo da Rosa Becker

Servidores - Linha de Pesquisa 1

Deferida

Roberto Leal Schneider

Servidores - Linha de Pesquisa 2

Deferida

Larissa Nunes Peixoto

Servidores - Linha de Pesquisa 2

Deferida

Lázaro Souza Santos

Servidores - Linha de Pesquisa 2

Deferida

Tuany Pohl

Servidores - Linha de Pesquisa 2

Deferida

Márcia Gabrielle Guimarães Lopes

Servidores - Linha de Pesquisa 2

Deferida

Itamar Ganchoroski Barcelos

Servidores - Linha de Pesquisa 2

Deferida

Os(as) candidatos(as) com as confirmações de vagas indeferidas, receberam mais informações e esclarecimentos via e-mail.

Os(as) candidatos(as) com vagas confirmadas receberão novas orientações sobre as próximas etapas do ingresso, conforme o cronograma enviado anteriormente.


Comissão Organizadora Local ENA ProfEPT

Portaria 268/2024

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  • 26/03/25
  • 09h48

Título da Dissertação: Práticas educativas transformadoras: promovendo a Educação Financeira em uma turma da EJA/EPT

Produto Educacional: Educação Financeira na EJA/EPT: orientações sobre Renda Extra, Planejamento Financeiro e Investimentos

Orientador(a): Dr. Mauricio Ramos Lutz

Banca: Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio, Dra. Mariglei Severo Maraschin

Resumo: A Educação Financeira é uma temática interdisciplinar que envolve consumo consciente, inclusão financeira, Matemática Financeira e desenvolvimento de habilidades práticas e comportamentais. Esses conhecimentos são especialmente úteis para estudantes da EJA/EPT, favorecendo mudanças positivas em suas vidas. Nesse contexto, esta pesquisa analisou a implementação de uma proposta de Educação Financeira em uma turma do curso Técnico em Eletromecânica integrado ao Ensino Médio, na modalidade EJA/EPT do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM), considerando que esse público, em geral, trabalha e é responsável por seu sustento. O estudo teve como objetivos compreender o perfil e as necessidades dos estudantes, implementar uma proposta pedagógica sobre o tema, verificar sua contribuição para trabalhadores-estudantes e elaborar uma cartilha educativa baseada nas vivências dos participantes. A pesquisa reforça que a gestão financeira pessoal está mais ligada ao comportamento e à organização do que apenas à escolaridade ou habilidades matemáticas, tornando essencial a abordagem educativa. Utilizando um estudo de caso qualitativo, aplicaram-se questionários e realizou-se uma Roda de Conversa. A observação participante permitiu identificar desafios enfrentados pelos estudantes, como endividamento, falta de planejamento e dificuldades na compreensão de conceitos econômicos básicos. A proposta pedagógica enfatizou o diálogo, a escuta ativa e a troca de experiências, resultando em um aprendizado significativo e aplicável à realidade dos participantes. Os resultados evidenciaram que a Educação Financeira é essencial na EPT, pois alinha o aprendizado técnico e profissional às realidades socioeconômicas dos estudantes. A maioria dos participantes tem responsabilidades familiares e busca melhores condições financeiras, o que reforça a importância do tema. Além dos aspectos matemáticos, destacou-se a influência de fatores psicológicos, sociais e emocionais na tomada de decisões financeiras. Como produto da pesquisa, foi elaborada uma cartilha educativa sobre Educação Financeira, servindo como recurso para ampliar o conhecimento e promover a autonomia financeira dos estudantes da EJA/EPT. Além disso, ressaltou-se a necessidade de incorporar a Educação Financeira de forma mais sistemática nos currículos da EPT, proporcionando um aprendizado contínuo e estruturado sobre finanças pessoais. Recomenda-se a criação de espaços de fala e escuta nos cursos da EPT, promovendo práticas educativas voltadas ao consumo consciente, planejamento financeiro e estratégias para evitar o endividamento. Também é fundamental considerar as particularidades socioeconômicas e culturais dos estudantes para que os temas abordados sejam relevantes e aplicáveis às suas realidades. A Educação Financeira desempenha um papel importante na formação cidadã, ampliando as oportunidades sociais e promovendo maior equilíbrio financeiro.

Palavras-chave: Educação Financeira; EJA/EPT; Prática Educativa

Data da defesa: 03 de abril 2025

Horário: 15h30min


Local: Videoconferência

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COnvite Defesa Arioane T6

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  • 14/03/25
  • 14h06
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