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O egresso  Rogério Marques Cresseri ingressante no Programa em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT - Mestrado em Educação do IFFar, campus Jaguari na turma de 2022, concluiu com sucesso o mestrado tendo sua banca de defesa de dissertação e de produto educacional realizadas no dia 03 de maio de 2024, foi aprovado para cursar o Doutorado junto ao Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UNIPAMPA, Campus Uruguaiana

Informações sobre as produções acadêmicas de Rogério junto ao ProfPET

Título da Dissertação: Computação Desplugada: estimulando a aprendizagem em cursos de Tecnologia da Informação

Produto Educacional: Atividades desplugadas – Técnico em Informática

Orientador(a): Dr. Mauricio Ramos Lutz

Coorientador(a): Dr. Fábio Diniz Rossi

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( Fotografia extraída da Rede Social de Rogério)

A Comissão Acadêmica Local, discentes e egressos parabenizam Rogério e desejam muito sucesso na nova caminhada como doutorando.

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  • 28/06/24
  • 16h13

As atividades do Programa de Educação Profissional e Tecnológica  - ProfEPT - Mestrado Profissional do IFFar - campus Jaguari iniciaram na instituição no ano de 2017. Neste ano de 2024, no dia 28 de maio, o programa atingiu a marca histórica de 100 defesas de dissertação e de  produto educacional.

Trata-se do relatório de pesquisa de título “Memórias e percepções relacionadas à educação ambiental: um estudo de caso sobre as famílias dos alunos do curso Técnico em Agropecuária do IFFar - Campus Santo Augusto”. O título do produto educacional defendido foi “CARTILHA DIDÁTICA SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: reflexões e memórias na Educação Profissional e Tecnológica”.

O trabalho foi defendido pelo agora egresso do curso Marciano Percincula, orientado pela professora Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani,  e coorientado pela professora Dra. Neiva Mari Frisou Auler, na linha de pesquisa Organização e Memórias dos Espaços Pedagógicos da Educação Profissional e Tecnológica.

O estudo teve como objetivo principal investigar as concepções de Educação Ambiental expressas através de memórias e percepções de um grupo de sujeitos - estudantes do Curso Técnico em Agropecuária do IFFar - Campus Santo Augusto e seus familiares, buscando identificar características das abordagens conservadora, pragmática e crítica. 

Como produto educacional, foi elaborada uma cartilha para a comunidade escolar, buscando promover a reflexão sobre questões ambientais e trazendo memórias das famílias participantes no projeto, o que demonstra  a compreensão acerca da importância  e da necessidade do trabalho articulado entre escola e comunidade na formação de estudantes nos Institutos Federais de Educação. 

A Comissão Acadêmica Local parabeniza ao agora Mestre em Educação Profissional e Tecnológica Marciano e as suas Orientadoras Doutora Vanessa e Doutora Neiva, por fazerem parte deste importante e significativo momento histórico para o curso e para a instituição.

A seguir um registro da foto de capa do produto educacional apresentado pelo Marciano à banca e publicado no site do Educapes e também algumas fotografias deste importante momento vivenciado junto ao curso.

View the embedded image gallery online at:
https://iffarroupilhaead.edu.br/noticias-profept#sigProId604c2a76ae

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  • 28/06/24
  • 16h09

Título da Dissertação: RESPONSABILIDADE AMBIENTAL NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: Práticas Educativas de um Núcleo Ambiental em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Produto Educacional: ROTEIRO PARA RODAS DE CONVERSAS COM VISTAS A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DIALÓGICA NO IFFAR - CAMPUS SÃO BORJA-RS

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748595

Orientador(a): Dra. Taniamara Vizzotto Chaves

Banca: Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani e Dra. Maria Cristina Pansera de Araújo

Resumo: O presente estudo desenvolveu-se junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, nível de metrado, na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), no Instituto Federal Farroupilha (IFFar). A pesquisa parte do pressuposto que no âmbito dos Institutos Federais de Educação prevaleça uma educação com base em pressupostos teóricos com ênfase na integração e na transversalidade do currículo. Neste sentido, o ensino desenvolve-se não somente no âmbito da sala de aula, mas por meio da pesquisa, da extensão e da atuação de Núcleos de Estudos e Apoio a comunidade Acadêmica. No IFFar, um destes Núcleos em Ação é o Núcleo de Gestão e Educação Ambiental (NUGEA), cuja responsabilidade é executar da Política Ambiental Institucional. Neste sentido, o problema de pesquisa investigado foi “Que concepções de currículo integrado perpassam as práticas que envolvem a Educação Ambiental desenvolvidas no âmbito do NUGEA no Instituto Federal Farroupilha?”. O objetivo geral da pesquisa foi definido como “Investigar as ações desenvolvidas pelos Núcleos de Gestão e Educação Ambiental do Instituto Federal Farroupilha, com vistas a compreensão das práticas desenvolvidas pelos mesmos e a perspectiva de integração do currículo.” A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a análise de documentos orientadores sobre Educação Ambiental na instituição e também Notícias Informativas produzidas e publicadas no site da instituição e também nas redes sociais da mesma. A análise dos dados se deu mediante a metodologia da análise de conteúdo de Bardin (1977). Como principais resultados sinalizados pela pesquisa percebe-se um esforço em desenvolver atividades que envolvam a Educação Ambiental numa perspectiva e formação omnilateral e interdisciplinar, com vistas à formação propedêutica e profissional, no entanto, as estratégias de ação ainda são insipientes e estão mais focadas em atividades que envolvem o desenvolvimento estratégias de ação menos complexas em termos de organização, que podem ocorrer em curto prazo, como por exemplo, palestras, oficinas, workshops, cursos abertos a comunidade; implementação de projetos interdisciplinares, atividades lúdicas, hortas escolares, campanhas de conscientização, e visitas no espaço escolar. Também estratégias chamadas de comunicação e mobilização Social, que envolve basicamente a divulgação de informações por diferentes meios de comunicação com vistas a formação da consciência para as questões relacionadas a educação ambiental. Em alguns campi do IFFar, o estudo não identificou atividades/estratégias de ação do NUGEA. Como produto educacional foi organizado um roteiro para roda de conversa, com foco voltado para a Educação Ambiental critica reflexiva e sustentável, direcionada aos estudantes do Ensino Médio Integrado. Em conclusão, percebe-se a importância do trabalho do NUGEA em nível institucional, entretanto as políticas de ação do núcleo ainda são insipientes necessitando de apoio e compreensão sobre a importância de desenvolvimento das mesmas para à formação humana e integral.


Palavras-chave: Educação Ambiental; Institutos Federais de Educação; NUGEA; Práticas educativas.

Data da defesa: 11 de julho de de 2024

Horário: 08:30 h


Local: Videoconferência

* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Defesa Newton T5

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  • 27/06/24
  • 14h51

Título da Dissertação: A COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA NO AMBIENTE ESCOLAR DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM CONVÍVIO EMPÁTICO E RESPEITOSO 

Produto Educacional: Conhecendo a Comunicação Não Violenta: convívio empático e respeitoso na caminhada da Educação Profissional  e Tecnológica

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748571

Orientador(a): Dr. Ricardo Antonio Rodrigues
Coorientador(a): Dra. Ana Cláudia de Oliveira da Silva

Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves e Dra. Raquel Folmer Corrêa

Resumo: O presente projeto de dissertação está vinculado ao Curso de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT do Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul/RS. A escola é espaço de ensino e de aprendizagem, mas também de socialização juvenil, com seus afetos, emoções, conflitos e desafios, que se objetivou investigar como a utilização da Comunicação Não Violenta pode ser uma estratégia para o convívio empático e harmonioso na resolução de conflitos no Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informático Integrado do Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul/RS. Além disso, se justifica pela importância de utilizarmos a metodologia dos Círculos de Construção de Paz, desenvolvidos pela norte-americana Kay Pranis, e os princípios da CNV de Marshal Rosenberg, no ambiente escolar, compreendendo-os como uma maneira de criarmos espaços de convivência e conexão amorosa e empática com as pessoas, com vistas a construir uma educação pautada em valores e educação para a paz. Trata-se de uma pesquisa organizada a partir da abordagem qualitativa. Para efetivar a pesquisa, a metodologia escolhida foi o Grupo Focal e a Análise de Conteúdo. Os resultados foram bastante interessantes, pois demonstram a preocupação dos estudantes com o ambiente escolar em que estão inseridos, sentindo-se pertencentes e acolhedores com as demandas dos colegas, apontando para um entendimento do cuidado, empatia, respeito para o convívio mais acolhedor. Como produto educacional, optou-se pela elaboração de um guia de apoio ilustrado, contendo informações sobre a CNV - seus componentes e essência, os Círculos de Construção de Paz – informações e roteiros, as categorias analisadas: respeito, empatia e escuta.

Palavras-chave: Comunicação Não Violenta; Educação Profissional e Tecnológica; Acolhimento

Data da defesa: 09 de julho de 2024

Horário: 14h


Local: Videoconferência

* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Defesa Ana Paula T4

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  • 27/06/24
  • 10h10

Título da Dissertação: Reforma de Ensino Médio: Condições de Produção da desigualdade

Produto Educacional: Reforma de Ensino Médio: Condições de Produção da desigualdade

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748099

Orientador(a): Dra. Letícia Ramalho Brittes

Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues, Dr. Mauro Augusto Burkert Del Pino e Dra. Taniamara Vizzotto Chaves (Suplente)

Resumo: O presente projeto de dissertação, está vinculado ao curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica  - ProfEPT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFFAR campus Jaguari e ao Grupo de Pesquisa e Estudos em Currículo, Gestão e Políticas educacionais -  GECPOL.  No ano de 2016, o Brasil passou por uma ruptura democrática, ainda no mesmo ano, foram apresentadas mudanças muito significativas nas políticas educacionais, em especial no Ensino Médio. Frente ao contexto,  a problemática da pesquisa encontrou-se no seguinte questionamento: Como essa reforma tão profunda no Ensino Médio poderá repercutir na educação brasileira? Para tanto, o objetivo geral da pesquisa foi desvendar os textos e os documentos que regulamentam o Novo Ensino Médio buscando analisar as intencionalidades ocultas em suas produções. Especificamente, objetivou-se  compreender o contexto histórico que deu espaço para que essa Reforma fosse aprovada; desvendar os interesses aos quais serviram as profundas mudanças que foram tão rapidamente estabelecidas; conhecer os possíveis impactos que essas mudanças trarão para a educação dos jovens brasileiros; Elaborar, como produto educacional, um vídeo educativo com a intenção de difundir, de uma maneira mais sucinta, as descobertas feitas no decorrer da pesquisa para o público geral,A Metodologia que embasou a pesquisa foi a Análise de Discurso da escola francesa, já que se buscou-se, por meio de pesquisa bibliográfica, pautada no materialismo histórico-dialético, desnudar as intencionalidades dos textos legais que implementam os novos documentos. Identificou-se, por fim, que as políticas reformistas pós-golpe de 2016, foram elaboradas com intenção de satisfazer aos anseios dos detentores do capital, fomentam uma educação não emancipatória e tendem a aprofundar as desigualdades sociais.

Palavras-chave: Reforma do Ensino Médio; BNCC; Neoliberalismo; Neoconservadorismo; Educação Integral

Data da defesa: 26 de junho de 2024

Horário: 14h


Local: Videoconferência

* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Defesa Joice S T5

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  • 14/06/24
  • 10h08

Título do projeto: ORGANIZAÇÃO DA TEMÁTICA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO DO IFFAR

Orientador: Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos

Coorientador(a): Dra. Catiane Mazocco Paniz 

Banca: Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani, Dra. Eliziane da Silva Dávila, Dra. Maria Cristina Pansera de Araujo

Resumo: A severidade e sequências de eventos climáticos e catástrofes ambientais em diferentes países, colocaram holofotes sobre a necessidade imediata de conservar o planeta em que vivemos e dependemos inteiramente, através de medidas consistentes e organizadas. Diante deste cenário é imprescindível incluir e envolver todas as esferas da sociedade nesta tarefa urgente, através de ações pedagógicas que promovam o pensar ecológico. A educação é a mola propulsora para o pensamento crítico e mudança de praxes.Esse trabalho tem como objetivo geral analisar como se organiza a temática educação ambiental no curso Técnico em Agropecuária Integrado do IFFar. Como  objetivos específicos de nosso trabalho destacamos 1) Identificar a temática ambiental nos componentes curriculares dos cursos Técnicos em Agropecuária integrado do IFFar; 2) Reconhecer nas dissertações do Observatório ProfEPT, os trabalhos que apresentam a temática educação ambiental; 3) Identificar projetos de educação ambiental em andamento nos cursos Técnicos em Agropecuária e possíveis fragilidades na realização dos mesmos; 4) Reconhecer como os temas referentes a EA são abordados pelos docentes dos componentes curriculares ligados à área; 5) Elaborar um produto educacional que esteja relacionado com a EPT e a educação ambiental.A pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Macroprojeto 6 – Organização de espaços pedagógicos na EPT.A investigação é de cunho qualitativo e será desenvolvida através de análise documental e bibliográfica, com realização de questionários com os docentes de disciplinas que abordam os assuntos referentes à EA nos cursos Técnicos em Agropecuária integrado ao Ensino Médio dos campis que contenham esse curso no IFFar. Através do método interpretativo das informações obtidas se utilizará de relatos de experiência baseado em Bardin. Sabe-se que o processo de investigação é mutável e pode deparar-se com problemas não esperados de antemão, desta maneira, é possível que o produto educacional mude ao longo da pesquisa, em um primeiro momento, espera-se produzir um e-book que trata acerca da relevância da educação ambiental dentro do curso Técnico em Agropecuária integrado, com sugestões de abordagens que promovam  ações que contribuam com a preservação ambiental.

Palavras-chave: Educação ambiental;  Técnico em agropecuária; Educação profissional e tecnológica;

Data da qualificação: 28 de junho de 2024

Horário: 09h


Local: Videoconferência

* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Qualificação Fernanda T6

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  • 13/06/24
  • 11h04

Título do projeto: DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL: ENTRELAÇANDO FORMAÇÃO, SABERES E VIVÊNCIAS

Orientador: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves

Banca: Dr. Vantoir Roberto Brancher e Dra. Joze Medianeira dos Santos de Andrade

Resumo: A relação entre educação e trabalho depende da formação docente como fator de submissão ou transformação da realidade. A Educação Profissional e Tecnológica (EPT), exige um processo formativo, saberes e práticas docentes que possibilitem o desenvolvimento profissional docente e a construção da identidade docente nesta modalidade de ensino, alinhando-se ao ideal de formação humana integral e refletindo na práxis pedagógica. Assim, o presente projeto de pesquisa, vinculado na linha de Pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), dentro do Macroprojeto 03 - Práticas Educativas no Currículo Integrado, do Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT); tem como objetivo investigar as contribuições dos saberes docentes e processos formativos para o desenvolvimento profissional docente (DPD) na Educação Profissional e Tecnológica em uma escola da rede pública estadual e qual seu impacto na práxis pedagógica em cursos técnicos de nível médio subsequente. Especificamente, mapear a produção científica sobre o tema, investigar saberes docentes nas práticas pedagógicas, identificar as concepções docentes sobre EPT e contribuir para o desenvolvimento profissional docente via um Produto Educacional. A pesquisa qualitativa, tipo Estudo de Caso, utilizará questionário e rodas de conversa aplicados junto aos professores dos Cursos Técnicos do Instituto Estadual de Educação Professor Isaías, em Santiago-RS, para coleta de dados, que serão analisados utilizando a Análise Textual Discursiva (Moraes; Galiazzi, 2011). O produto educacional que se pretende elaborar é um Guia Didático contendo um roteiro formativo para docentes baseado na metodologia de rodas de conversa.

Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica; Desenvolvimento Profissional Docente; Saberes Docentes; Práxis pedagógica; Produto Educacional.

Data da qualificação: 04 de julho de 2024

Horário: 14h

Local: Videoconferência

* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite2 Qualificação Daniela T6

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  • 12/06/24
  • 11h11

Título do projeto: A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO PÚBLICA NO IFFAR CAMPUS SÃO VICENTE DO SUL

Orientador: Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos

Coorientador(a): Dra. Catiane Mazocco Paniz 

Banca: Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani, Dr. Ascísio dos Reis Pereira

Resumo: Este projeto faz parte da linha 2- Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica-EPT, no curso de Mestrado Profissional em Educação Tecnológica, Macroprojeto 6- Organização de espaços pedagógicos na EPT, a pesquisa busca compreender como a inserção da curricularização da extensão tem se efetivado nos cursos de Administração e Gestão Pública no Instituto Federal  Ciência e Tecnologia Farroupilha Campus São Vicente do Sul- IFFar Campus SVS. A referida implementação da Curricularização é determinada no Plano Nacional de Educação (PNE-2014-2024), meta 12.7, a qual deverá ocorrer até 2024. A concretização deverá efetivar-se através da inclusão na matriz curricular dos cursos de graduação, em um percentual de 10% dos créditos destinados a curricularização. Propomos como objetivo geral: analisar como está sendo implementada a  curricularização da extensão nos cursos de Administração e Gestão Pública no IFFar campus SVS no contexto das Diretrizes do PNE 2014/2024-Meta 12.7. Deste modo, o presente estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, estudo de caso. Os participantes da pesquisa serão os coordenadores e docentes dos cursos de Administração e Gestão Pública e o instrumento de busca de dados será a aplicação de um questionário aberto e semi estruturado, os resultados serão analisados através de Análise Textual Discursiva-ATD . Assim, pretende-se com a pesquisa identificar os êxitos e os desafios encontrados na implementação da Curricularização da Extensão nos cursos de Administração e Gestão Pública do IFFar Campus SVS, bem como, a articulação entre o ensino e a pesquisa. A intenção do produto final no formato de cartilha, com dados emergidos dos questionários, sobre a implementação da Curricularização, as “boas práticas” e também com a finalidade de colaborar com futuras sugestões de melhorias neste processo. 

Palavras-chave: Curricularização da extensão; EPT; ProfEPT; IFFar SVS

Data da qualificação: 27 de junho de 2024

Horário: 14h


Local: Videoconferência

* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Qualificação Milene T6

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  • 11/06/24
  • 16h03

Título do projeto: LETRAMENTO DIGITAL POR MEIO DO TRABALHO PEDAGÓGICO CRÍTICO NO CURSO TÉCNICO EM SISTEMAS DE ENERGIA RENOVÁVEL

Orientador: Dr. Adão Caron Cambraia

Banca: Dr. Mauricio Ramos Lutz, Dra. Mariglei Severo Maraschin

Resumo: O aprimoramento do letramento digital por meio do trabalho pedagógico crítico, no contexto da formação integrada, propõe-se em proporcionar o desenvolvimento de habilidades de compreensão, utilização, avaliação crítica e responsável das tecnologias digitais disponíveis na cibercultura. Esta pesquisa visa compreender a relação entre o trabalho pedagógico crítico e o desenvolvimento do letramento digital, em meio às possibilidades e desafios presentes na Educação Profissional e Tecnológica - EPT. A pesquisa contará com uma abordagem metodológica qualitativa, caracterizada como pesquisa do tipo descritiva, com uma dimensão exploratória para o desenvolvimento de um estudo de caso. A mostra será composta pelos professores do Curso Técnico em Sistemas de Energia Renovável Integrado ao Ensino Médio (SER), em que a coleta dos dados se dará através de entrevistas semiestruturadas vídeo gravadas e posteriormente transcritas, em que analisaremos as concepções docentes em relação às contribuições do letramento digital crítico  em seu trabalho pedagógico desenvolvido no percurso histórico do curso. A análise dos dados será conduzida com base na Análise Textual Discursiva (ATD). A pesquisa pretende contribuir para a valorização da organização de memórias do curso Técnico em Sistemas de Energia Renovável, buscando compreender através da perspectiva histórica do trabalho pedagógico destes docentes, a relação do letramento digital na construção de uma formação humana integrada voltada ao mundo do trabalho. Como produto educacional avalia-se a possibilidade do desenvolvimento de um Guia Educacional em formato de e-book, buscando promover o desenvolvimento do trabalho pedagógico crítico relacionado ao Letramento Digital na formação integrada voltada ao mundo do trabalho.  Espera-se que a experiência e o conhecimento dos componentes da banca de qualificação possam contribuir para o enriquecimento do trabalho desenvolvido como um todo, apresentando sugestões e possibilidades que valorizem o trabalho de pesquisa e seu desenvolvimento produtivo.

Palavras-chave: Letramento Digital; Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos ; Trabalho Pedagógico Crítico.

Data da qualificação: 13 de junho de 2024

Horário: 9h


Local: Videoconferência

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Convite Qualificação Hélio T6

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  • 14/05/24
  • 15h59

Título do projeto: VERTICALIZAÇÃO DO ENSINO NA EPT: TRAJETÓRIAS DISCENTES E PERCEPÇÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL

Orientador: Dra. Ana Cláudia de Oliveira da Silva

Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues, Dra. Mariglei Severo Maraschin e Dr. Antônio Carlos Minussi Righes (Suplente)

Resumo: O presente trabalho será desenvolvido no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Jaguari, dentro da Linha de Pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica, guardando relações com o Macroprojeto 3 - Práticas Educativas no Currículo Integrado. A pesquisa tem por objetivo geral investigar como os discentes do curso de Bacharelado em Administração do IFFar - campus São Vicente do Sul, oriundos do Curso Técnico Integrado em Administração, percebem o impacto da educação integral e da verticalização do ensino em suas trajetórias de vida. Para tal será realizada uma pesquisa qualitativa de natureza aplicada, o local de investigação será o IFFar, mais precisamente o campus São Vicente do Sul, e os sujeitos da pesquisa serão os discentes regularmente matriculados no curso de Bacharelado em Administração, do referido campus, que tenham previamente se formado no curso Técnico Integrado em Administração. A coleta de dados será realizada primeiramente por meio de formulário online e, após, por meio da realização de entrevista narrativa com discentes selecionados. Os resultados serão analisados por meio da Análise de Conteúdo, de Bardin (2016). Espera-se ainda esclarecer, com o auxílio de autores como Pacheco (2011), Ramos (2010), Ciavatta (2014), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005) entre outros, os conceitos de verticalização e currículo integrado e suas correlações dentro do itinerário formativo dos discentes. Por fim, pretende-se a publicação, como produto educacional, de vídeos de curta duração que demonstrem os resultados obtidos por alunos que tenham a trajetória acadêmica e pessoal marcadas pela verticalização do ensino.

Palavras-chave: Verticalização; Currículo Integrado; Trajetória Acadêmica.

Data da qualificação: 29 de maio de 2024

Horário: 14h

Local: Videoconferência

* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Qualificação Guilherme T6

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  • 14/05/24
  • 13h58
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