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Título do projeto: A ANÁLISE DOS DADOS SOCIOECONÔMICOS DOS ALUNOS INGRESSANTES POR SORTEIO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO CAMPUS SÃO VICENTE DO SUL
Orientador: Dra. Letícia Ramalho Brittes
Coorientador(a): Dra. Taniamara Vizzotto Chaves
Banca: Dra. Laila Azize Souto Ahmad, Dra. Manuela Finokiet
Resumo: RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo investigar as formas de ingresso dos estudantes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na forma integrada ao Ensino Médio, do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul. Trata-se de um estudo para identificar e avaliar as formas de ingresso nos Institutos Federais e sua contribuição para uma sociedade mais justa onde os alunos com alta vulnerabilidade social tenham seu ingresso possível através da modalidade sorteio. O interesse pela pesquisa partiu da curiosidade sobre as condições socioeconômicas dos alunos para que possamos ter a percepção da melhor forma de ingresso para diminuir a dualidade educacional. A referida pesquisa terá uma abordagem metodológica de análise documental e levantamento de dados, que é o meio de pesquisa que visa explicar através de uma investigação sistêmica dos fenômenos observáveis através da coleta de dados digitais analisados, onde serão utilizados os dados da Coordenação de Registros Acadêmicos do referido campus. Assim como a coleta de dados será feita mediante extração dos sistemas governamentais de controle de alunos: Censo Escolar da Educação Básica (Educacenso), Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC) e de editais de ingresso junto à Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA), bem como de arquivos passivos e ativos existentes na Instituição. Com os dados apurados pretende-se estabelecer relações quanto ao número de alunos ingressantes em situação de vulnerabilidade social e alunos com recursos econômicos abundantes. Para produzir conhecimento a respeito deste fenômeno, utilizaremos o estudo de caso, uma vez que este conhecimento pode ser usado como referência teórica para a compreensão de situações similares.
Palavras-chave: Processos seletivos; Formas de Ingresso; Sorteio.
Data da qualificação: 18 de outubro de 2024
Horário: 14h
Local: Auditório e Videoconferência.
* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Publicado em Notícias
- 14/10/24
- 08h26
O Exame Nacional de Acesso versará sobre as Bases Conceituais e Históricas da Educação Profissional e Tecnológica, sobre Metodologias de Pesquisa e sobre Teorias e Práticas de Ensino e Aprendizagem, conforme as referências indicadas a seguir:
1. BORGES, L. F. P. Educação, escola e humanização em Marx, Engels e Lukács. Revista Educação Em Questão, v.55 nº 45, 2017. p.101–126. Disponível em: https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n45ID12747
2. CASTRO, C., PLÁCIDO, R. L., MEDEIROS, I. Educação Tecnológica no Brasil: A Geopolítica e a Geografia Política do processo histórico. Metodologias e Aprendizado v. 6, 2023, p.516-533. Disponível em: https://191.52.0.34/index.php/metapre/article/view/3983
3. CIAVATTA, M. História da Educação Profissional: Esperanças, lutas e (in)dependências. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 23, p. 1-16 e14776, Jun. 2023. ISSN 2447-1801. Disponível em: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.14776
4. CICHACZEWSKi, J. C., CASTRO, C. A. de. IF’s: uma expressão particular das experiências políticas da classe trabalhadora brasileira no século XX. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 15(3), p. 448–467, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.9771/gmed.v15i3.54513
5. MACHADO, L. R. de S. O trabalho como referência para a formação e a democracia. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 23, p. e15167, 2023. Disponível em:https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15167
6. MARTINS, H. H. T. de S. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 30, n. 2, p. 289-300, 2004. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27936
7. MORAES, Naires de Cassia Nunes; SILVA, Ione Brum da; ZARZICKI, Danieli Melo; CHAVES, Taniamara Vizzotto; BRANCHER, Vantoir Roberto. A pesquisa qualitativa e a formação do pesquisador: elementos para um paradigma dialógico. In: BRANCHER, Vantoir Roberto; CHAVES, Taniamara Vizzotto; ZARZICKI, Danieli Melo (Org.). Metodologia(s) da pesquisa em educação profissional e tecnológica: dilemas e provocações contemporâneas. 1. ed. Curitiba: CRV, 2022. p. 47-64. Disponível em: https://deposita.ibict.br/bitstream/deposita/63/2/Miolo_Lisiane_Brenner-Final.pdf
8. LIMA, F. B. G.; ROSA, D. S.; SILVA, Claudio Nei Nascimento da. O materialismo histórico e dialético nas pesquisas em EPT: concepções preliminares e princípios metodológicos. In: Cláudio Nei Nascimento da Silva, Daniele dos Santos Rosa, Marcos Ramon Gomes Ferreira (Org.). A metodologia da Pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica. 1ed.Brasília: Editora Nova Paideia, 2022, v. 1, p. 143-161. Disponível em: https://ojs.novapaideia.org/index.php/editoranovapaideia/article/view/242/247
9. RAMOS, Marise. Ensino Médio Integrado: lutas históricas e resistências em tempos de regressão. EPT em Revista, v. 5, n. 1, p. 1-17, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.36524/ept.v1i1.356
10. TRENTIN SILVEIRA, R. A Relação Professor-Aluno de uma Perspectiva Gramsciana. Educação e Realidade, v. 43, n. 1, 4, 2018, p. 97–11. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-623664512
Fonte: https://profept.ifes.edu.br/noticias/16490-bibliografia2024
Publicado em Notícias
- 01/10/24
- 08h00
Título da Dissertação: CONCEPÇÕES DE TECNOLOGIA EM UM CURSO INTEGRADO DE INFORMÁTICA: CULTURA DO SOFTWARE LIVRE NA FORMAÇÃO HUMANA
Produto Educacional: Técnica e Software Livre - Soluções Livres para Educação Profissional
Orientador(a): Dr. Adão Caron Cambraia
Coorientador(a): Dr. Ricardo Antonio Rodrigues
Banca: Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos, Dr. Marcos José Andrighetto e Dra. Raquel Folmer Corrêa
Resumo: A presente pesquisa está vinculada a linha de Pesquisa 2, Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional - ProfEPT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha. O objetivo é compreender concepções de tecnologia e suas implicações nas possibilidades e limites para o desenvolvimento da Cultura do Software Livre (CSL) no Curso Técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio (EMI) da Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Rocha, considerando estudo sobre a Filosofia da Tecnologia. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica sobre o conceito de tecnologia em Álvaro Vieira Pinto como pano de fundo, identificando características da CSL que potencializa uma maior autonomia na produção tecnológica. A CSL como recurso educacional aberto é necessário (embora não seja suficiente) para a construção de uma autonomia na produção do conhecimento, tendo em vista que o Software Livre (SL) tem seu código-fonte à disposição do aluno para fazer modificações que julgar necessárias em um sistema. Assim, o aluno produz conhecimento tecnológico conforme as necessidades locais e pode compreender que a tecnologia é Trabalho, pois é muito além do consumo de software proprietário. Desta forma, foram realizadas entrevistas semi estruturadas com professores das disciplinas que compõem a modalidade EMI de Informática da Escola Professora Maria Rocha. Como se trata de uma pesquisa com metodologia qualitativa, os resultados obtidos serão analisados com base na Análise Textual Discursiva. O trabalho terá como produto educacional um sítio na internet, onde ficarão disponíveis materiais sobre Álvaro Vieira Pinto, e por fim conteúdos sobre SL. Nas considerações finais serão retomadas as análises dos resultados da pesquisa e da viabilidade ou não dá continuidade desta pesquisa.
Palavras-chave: Autonomia; Software Livre; Tecnologia
Data da defesa: 17 de outubro de 2024
Horário: 14h
Local: Videoconferência
* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Publicado em Notícias
- 30/09/24
- 10h39
No dia 12 de setembro, às 18h30, foi realizada a palestra com o tema "Produto Educacional: desafios da prática," ministrada pela professora Dra. Roberta Pasqualli, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). A palestra fez parte do curso de extensão "Ciclos de Estudos sobre Educação Profissional e Tecnológica e suas inter-relações com a atualidade" e integrou a aula inaugural do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Semestre 2024/2.
O evento proporcionou aos novos mestrandos uma oportunidade de refletir sobre os desafios do desenvolvimento de produtos educacionais, promovendo uma visão crítica e atualizada sobre a aplicabilidade de suas pesquisas na Educação Profissional e Tecnológica.
A participação da professora Dra. Roberta Pasqualli trouxe contribuições valiosas para o debate, reforçando a importância da pesquisa aplicada e da inovação na educação.
https://iffarroupilhaead.edu.br/noticias-profept?start=80#sigProId9e81006f55
Publicado em Notícias
- 13/09/24
- 16h07
A egressa da quarta turma do mestrado profissional ProfEPT (polo do IFFAR) Susi Mara da Silva Alves participou do Processo Seletivo Específico do Programa de Pós-Graduação em Educação, nível de Doutorado, vinculado ao Edital de Seleção PRPGP/UFSM Nº 031/2023 da Universidade Federal de Santa Maria e foi aprovada para cursar o Doutorado.
Susi concorreu para uma vaga na ampla concorrência, onde a quantidade total de inscritos para o processo foi de 151 pessoas. Desses, 17 candidatos se inscreveram para a linha de pesquisa 3 intitulada “Educação Especial, inclusão e diferença”. Após as etapas 1 e 2 do processo, restaram 9 candidatos aprovados" para o curso, sendo a Susi uma delas.
A temática de pesquisa da Susi será “Políticas públicas de Educação Inclusiva
Mecanismos, estratégias e políticas da produção dos sujeitos e das práticas educativas na inclusão”, sendo a mesma uma sequência dos trabalhos já desenvolvidos por ela no mestrado ProfEPT. Susi será orientada pela Professora Doutora Leandra Bôer Possa e a previsão de inicio do curso é ainda para setembro de 2024.
Em conversa com a Susi, a mesma salienta que “É importante destacar a sólida base metodológica e a orientação que recebi ao longo do curso de mestrado, que se mostraram diferenciais na organização do anteprojeto e na etapa da entrevista”, mostrando a importância e a qualidade na formação desenvolvida pelos discentes no âmbito do mestrado ProfEPT do IFFAR.
A Comissão Acadêmica Local do ProfEPT, parabeniza a Susi pela sua aprovação e deseja a mesma muito sucesso na sua caminhada como doutoranda em Educação!
Fotografia extraída das Redes Sociais de Susi.
Publicado em Notícias
- 11/09/24
- 09h47
A estudante do curso de Mestrado ProfEPT do IFFar, Thaís Cortes Sagrilo, foi nomeada para o cargo efetivo de Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) para o Campus São Borja.
Thaís é formada em Administração e ingressou no mestrado ProfEPT do IFFar na turma de 2023. Sua pesquisa de mestrado tem como título “PROTAGONISMO FEMININO NA DITADURA MILITAR DO BRASIL: uma análise sobre o assunto no currículo de história dos cursos de Ensino Médio Integrado do Instituto Federal Farroupilha – Campus Jaguari”, cuja qualificação ocorreu no primeiro semestre de 2024.
Thaís é orientada pela professora Letícia Ramalho Brittes, docente do IFFar - Campus Jaguari, vinculada à linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica do ProfEPT.
A Comissão Acadêmica Local do ProfEPT deseja a Thaís muito sucesso na sua nova jornada de trabalho junto a mais uma instituição da Rede Federal de Ensino.
*Foto da rede social da Discente.
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- 27/08/24
- 16h10
Título do projeto: A INVISIBILIDADE DA NEGRA EM ESPAÇOS ACADÊMICOS DA EPT: UM OLHAR A PARTIR DO FEMINISMO NEGRO
Orientador: Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio
Banca: Dra. Mariana Fernandes dos Santos, Dra. Mariana Selister Gomes
Resumo: A presente pesquisa propõe uma investigação sobre a invisibilidade da mulher negra em ambientes acadêmicos no contexto da EPT, observando as estratégias de enfrentamento adotadas por elas ao longo da vida. Para tanto, serão exploradas as contribuições do feminismo negro que resgata a história, a cultura e as experiências das mulheres negras, bem como suas formas milenares de resistência. Observar as barreiras e desafios que elas enfrentam, como o acesso limitado à educação, a falta de representatividade nos currículos e nos corpos docentes, a desvalorização de suas pesquisas e a violência epistêmica que nega a legitimidade de seu conhecimento. Com o objetivo de explorar como essas mulheres interpretam e vivenciam a invisibilidade como reflexo do racismo estrutural nesse contexto específico, considerando suas experiências, percepções e reflexões sobre o fenômeno. Será estruturada em três etapas principais. Primeiramente, busca-se compreender o contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) na UFSM. Em seguida, será estabelecido o referencial teórico baseado principalmente em teóricas negras, abordando conceitos relacionados ao racismo estrutural, feminismo negro e interseccionalidade. A pesquisa será qualitativa, tendo como método de investigação a História Oral na modalidade História de Vida, com entrevistas e métodos de análise das memórias de servidoras autodeclaradas negras (docentes e Técnicos Administrativos em Educação - TAEs) na EPT da UFSM a partir de Szymanski (2018). Por fim, pretende-se desenvolver como produto educacional uma cartilha denúncia, em formato de ebook, Não sou um projeto piloto! Uma cartilha denúncia - e apresentará histórias vividas por mulheres negras que fazem parte do corpo técnico e docente da EPT no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria e Colégio Politécnico, na Universidade Federal de Santa Maria, resultado da pesquisa que investiga a interseccionalidade de raça e gênero e como tais mecanismos coloniais estruturais, o sexismo e o racismo, operam na invisibilidade e silenciamento dessas mulheres.
Palavras-chave: Feminismo Negro; Educação Profissional e Tecnológica; Interseccionalidade;
Data da qualificação: 22 de agosto de 2024
Horário: 09h00
Local: Videoconferência
* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

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- 15/08/24
- 10h03
Título da Dissertação: CONTRIBUIÇÕES DA COORDENAÇÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS NA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Produto Educacional: SERVIDOR COORDENAÇÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS: POR QUÊ VOCÊ É IMPORTANTE PARA A INSTITUIÇÃO?
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868321
Orientador(a): Dra. Catiane Mazocco Paniz
Coorientador(a): Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos
Banca: Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani e Dr. Edward Frederico Castro Pessano
Resumo: O presente projeto de pesquisa está vinculado ao curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - IFFAR - campus Jaguari, na Linha de Pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica. Os Institutos Federais foram criados como proposta do governo federal de qualificar o trabalho, bem como fomentar a ciência e tecnologia no país, comprometidos com a educação omnilateral, portanto, todos os profissionais nesse contexto estão envolvidos no processo educativo. Nesse viés, destaca-se a atuação dos técnicos administrativos em educação vinculados à Coordenação de Registros Acadêmicos, setor de grande importância, pois é a porta de entrada dos discentes, apoio na atuação de docentes e o contato de egressos. Nesse contexto, o trabalho desenvolvido por esses profissionais emerge como ferramenta para contribuir na educação em EPT e afirmar o trabalho como princípio educativo. A pesquisa teve como objetivo geral verificar as contribuições e impactos do setor de Coordenação de Registros Acadêmicos para o processo educativo na Educação Profissional e Tecnológica. A fundamentação teórica apresenta autores como Pacheco, Frigotto, Ciavatta, Ramos e Grinspun que retratam as políticas públicas em EPT, o trabalho como princípio educativo e os técnicos administrativos em educação, seguindo sobre o setor Coordenação de Registros Acadêmicos na EPT. A proposta da investigação foi o enfoque de pesquisa aplicada com abordagem qualitativa, coletando dados através de entrevistas semiestruturadas e análise dos dados realizada à luz da Análise Textual Discursiva. Os resultados revelam que os TAES participam ativamente nas ações educativas, e precisam se ver em tal posição. O produto proposto trouxe destaque na história dos Institutos Federais, dois princípios estruturantes do currículo e as contribuições do setor para a EPT.
Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica. Técnicos Administrativos em Educação. Coordenação de Registros Acadêmicos. Trabalho como princípio educativo.
Data da defesa: 16 de agosto de 2024
Horário: 9h
Local: Videoconferência
* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

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- 29/07/24
- 14h37
É com pesar que comunicamos o falecimento da Senhora Paulina Bessegatto Frizon, na cidade de Passo Fundo, nessa quarta-feira (24/07), mãe da Professora Neiva Maria Frizon Auler, colaboradora do ProfEPT-IFFar.
O ProfEPT-IFFar presta condolências aos familiares e amigos.
Publicado em Notícias
- 26/07/24
- 13h18
Título do projeto: A educação profissional e tecnológica como potencialização emancipatória: Vivências e representações
Orientador: Dr. Vantoir Roberto Brancher
Coorientador(a): Dra. Ana Cláudia de Oliveira da Silva
Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues, Dra. Mariglei Severo Maraschin
Resumo: Atentando para a consideração das práticas educativas como potencialidade de adotar mudanças expressivas no processo de emancipação, surge esta investigação. Este estudo busca compreender as vivências e representações de educação emancipatória de seis egressos de dois Cursos Técnicos Integrados distintos, oriundos de um Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica do RS e as contribuições docentes para a sua emancipação pessoal e profissional. Os objetivos específicos são: mapear a produção científica acerca da educação emancipatória na EPT; levantar as práticas educativas emancipatórias entre docentes e discentes; analisar as políticas institucionais (PDI; PPC; PPE). O intuito é o de propiciar análise reflexiva das representações que se constituem nos espaços educacionais investigados. A proposta final é a criação de um produto educacional com vistas a representar as principais abordagens no tocante emancipatório dos participantes, a fim de possibilitar contributos para a instituição ampliar e aprofundar o diálogo sobre a escolarização juvenil no contexto proposto a ser investigado. Trabalharemos com as narrativas das dificuldades e potencialidades apontadas pelos participantes no decorrer da pesquisa, com vistas a contribuir para a qualidade ofertada no processo de ensino em contexto de emancipação na EPT. Trata-se de uma pesquisa de campo exploratória, de abordagem qualitativa, vinculada à linha de pesquisa Práticas educativas em EPT, e terá como base na condução investigativa de coleta de dados a análise de conteúdo, a partir de entrevista semiestruturada. A hipótese, a partir da pesquisa investigativa desenvolvida, é a de que é possível encontrar práticas educativas que venham ao encontro da educação emancipatória na EPT.
Palavras-chave: Práticas Educativas; Educação Emancipatória; Egressos na EPT.
Data da qualificação: 31 de outubro de 2024
Horário: 16h
Local: Videoconferência
* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Publicado em Notícias
- 19/07/24
- 08h15



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