Todas as Noticias
Título do projeto: A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO E CONTROLE DOS BENS PATRIMONIAIS PARA CONTRIBUIR NA QUALIDADE DAS ATIVIDADES EDUCACIONAIS
Orientador: Dra. Catiane Mazocco Paniz
Coorientador(a): Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos
Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves, Dra. Mariglei Severo Maraschin
Resumo: O presente projeto de pesquisa surge a partir da minha experiência na instituição, no setor de controle de bens móveis pertencentes ao Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), Campus Alegrete. Como forma de melhor compreender a Instituição e sua função social, contextualizamos a respeito do início da proposta de uma educação profissionalizante e para o mundo do trabalho, e suas transformações no decorrer do tempo, com seu surgimento através das Escolas de Aprendizes Artífices, Escolas Agrícolas, CEFETs, e atualmente os Institutos Federais. Abordamos a importância dos Institutos Federais e a Educação Profissional e Tecnológica, e sua capacidade de transformar a realidade de sua região, agindo com objetivo de formar um indivíduo capaz de atuar para o desenvolvimento social em prol da coletividade, contribuindo dessa forma com a formação de pessoas, conscientes de sua importância para o desenvolvimento de uma sociedade democrática e igualitária. Essa pesquisa tem por objetivo buscar através da análise das ações relativas à administração dos materiais permanentes no IFFar Campus Alegrete, alternativas para contribuir para uma melhor gestão deste referido material. Em relação a metodologia, está fundamentada na abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Para coleta de dados utilizaremos a pesquisa documental e aplicação de questionário aos participantes do processo, como tratamento dos dados se utilizará a Análise Textual Discursiva, como conclusão da pesquisa, será elaborado um produto educacional, nesse caso a intenção é desenvolver uma cartilha com informações relativas aos procedimentos que devem ser adotados para gerência e controle eficiente dos bens, que venha a auxiliar o setor do patrimônio e também os responsáveis por materiais e demais usuários em suas atividades no controle e uso desse material.
Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica; Bens patrimoniais; Bens materiais móveis;
Data da qualificação: 02 de junho de 2023
Horário: 14h
Local: Auditório da Reitoria
Publicado em Notícias
- 18/05/23
- 15h49
Título do projeto: Organização e Memórias: ações desenvolvidas pelo Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual de uma instituição pública federal do sul do país.
Orientador: Dra. Daniela Copetti Santos
Banca: Dra. Rúbia Emmel e Drª Roberta Pasqualli
Resumo: A escola é o lugar não só de práticas de ensino/ aprendizagem, mas de disputas ideológicas, de disciplina dos corpos e sujeitos, de jogos de poder, de construção dialógica do conhecimento, de tessitura de afetos e de produção de significados. Ela tem marcas históricas, políticas, econômicas e culturais. Justamente por isso, a escola não é um espaço neutro e, portanto, não pode produzir sujeitos neutros (BORTOLINI,2011). Dentro desse contexto, nosso trabalho intitulado “Organização e memórias: ações desenvolvidas pelo Núcleo de Gênero e Diversidade sexual de uma Instituição pública federal do sul do país" tem como objetivo principal conhecer as ações desenvolvidas pelo Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDIS) dos diferentes campi que compõem o Instituto Federal Farroupilha. Pensando em assegurar que essas temáticas sejam abordadas, o Instituto Federal Farroupilha (IFFar), criou o Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDIS), como possibilidade de desenvolver ações, proporcionar diálogo e oferecer um ambiente mais inclusivo e igualitário (IFFar, 2016). Falar sobre temas como: gênero e diversidade sexual, nos espaços escolares é fundamental, precisamos avançar a passos largos sobre esse assunto, porque essas temáticas estão em todos os lugares. Os Institutos Federais primam em proporcionar esses espaços, trazendo uma reflexão da importância dessas temáticas. O Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDIS) é o protagonista dessa pesquisa e tenho como problema de pesquisa a seguinte questão: Como é que estão sendo desenvolvidas essas ações pelo NUGEDIS? Será que os projetos desenvolvidos por cada Campus estão sendo visualizados pelos demais Campus e pelas demais comunidades estudantis? Nessa linha temos como objetivo geral: Conhecer as ações desenvolvidas pelo Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDIS) dos diferentes campi que compõem o Instituto Federal Farroupilha. Trata-se de uma pesquisa de natureza de uma abordagem qualitativa e descritiva. O embasamento teórico será realizado por meio do levantamento bibliográfico e análise documental,com a aplicação de entrevista e /ou questionário e fundamentada em autores como: CIAVATTA, RAMOS, FRIGOTTO,MANACORDA,ZABALA e outros. Para análise dos dados, utilizar-se-á técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011). Como produto educacional, pretende-se elaborar um e-book sobre o marco legal da criação do NUGEDIS no IFFar bem como as ações planejadas e executadas desde o seu surgimento em 2016 até o presente momento.
Palavras-chave: Diversidade Sexual; Gênero; Diversidade na Educação Profissional e Tecnológica.
Data da qualificação: 31 de maio de 2023
Horário: 9 horas
Local: Videoconferência
* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.
Publicado em Notícias
- 18/05/23
- 09h31
Título da Dissertação: A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO COM A ESCRITA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOCOMUNICATIVO DOS ESTUDANTES
A construção e aplicabilidade da linguagem escrita no Ensino Médio
Produto Educacional: Oficina de Produção Textual
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/728879
Orientador(a): Dra. Letícia Ramalho Brittes
Banca: Dra. Ana Cláudia de Oliveira da Silva e Dra. Ana Marli Bulegon
Resumo: Esta dissertação, intitulada: “A importância do trabalho com a escrita para o desenvolvimento sociocomunicativo dos estudantes - A construção e aplicabilidade da linguagem escrita no Ensino Médio”, tem como objetivo descrever a pesquisa para a compreensão das principais dificuldades que os estudantes do ensino médio relatam ao escrever textos argumentativos, relacionando a importância da produção textual ao desenvolvimento sociocomunicativo dos estudantes. Além da análise de dados, registro e formulação de hipóteses, a dissertação registra ainda a produção de aplicação de material em forma de oficina de texto - produto educacional - que contribuiu para sanar as dificuldades advindas da análise dos questionários aplicados aos estudantes. Todo o trabalho desenvolvido têm como fundamental objetivo contribuir para que os jovens participem efetivamente na sociedade, fomentando assim a construção de uma Educação Profissional e Tecnológica (EPT) que contemple a omnilateralidade dos sujeitos. A pesquisa qualitativa analisa os dados coletados entre estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de escola Pública Estadual no Município de Jaguari -RS. A coleta de dados deu-se por meio de visita inicial à turma pesquisada, seguida da aplicação de um questionário no Google Forms a todos os estudantes que concordaram em fazê-lo. Os dados obtidos foram analisados sob a forma de Análise Crítica de Discurso, com registro descritivo detalhado de todas as informações que forem relevantes à pesquisa. Após a análise dos dados coletados, como forma de contribuição com os sujeitos pesquisados, a elaboração, aplicação e avaliação do produto educacional tem como objetivo contribuir para esclarecer questões pertinentes à temática da escrita, promovendo a inserção dos jovens na sociedade contemporânea, facilitando que os mesmos expressem seus argumentos em textos descritivos de forma clara e coesa. Ao final da pesquisa, almeja-se esclarecer a importância de que os estudos gramaticais que são ofertados aos estudantes sirvam para a real inserção profissional no mundo do trabalho e participação efetiva na sociedade. A pesquisa será ainda de grande valia na própria formação pessoal e profissional da pesquisadora, pois auxiliará a compreender as reais necessidades dos estudantes na aplicabilidade dos conhecimentos da Língua Portuguesa na escrita.
Palavras-chave: Escrita; Argumentação; Inserção Social
Data da defesa: 26 de maio de 2023
Horário: 16h
Local: Auditório, IFFar - Campus Jaguari
Publicado em Notícias
- 12/05/23
- 11h06
Título do projeto: FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA – EAD DO IFFAR: desafios e potencialidades para implementação do currículo integrado
Orientador: Dr. Adão Caron Cambraia
Banca: Dr. Vantoir Roberto Brancher, Dra. Patrícia Grasel da Silva
Resumo: Este projeto de pesquisa intitulado “Formação pedagógica para educação profissional e tecnológica – EAD do IFFar: desafios e potencialidades para implementação do currículo integrado”, é oriundo do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional ProFEPT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha. A pesquisa tem como objetivo analisar as concepções de Currículo Integrado dos professores formadores do Curso de Formação Pedagógica de Professores para Educação Profissional - EAD do IFFar, bem como construir indicativos para ações coletivas ao longo do processo de pesquisa para compreender e desenvolver currículo integrado. Com isso, a pergunta de pesquisa é: Quais as concepções de currículo integrado dos professores formadores e da gestão do curso de Formação Pedagógica EAD? Trata-se de um estudo de característica qualitativa, cuja produção dos dados será a técnica de entrevistas semi-estruturadas com os Gestores e professores formadores. Nas quais o foco de análise dedica-se a compreensão das concepções do currículo integrado, evidenciando os desafios e as potencialidades para essa implementação. Para análise dos dados recorremos a Análise Textual Discursiva (ATD), que cria espaços de reconstrução, envolvendo-se nisto diversificados elementos, especialmente a compreensão da produção de significados sobre os fenômenos investigados e a transformação do pesquisador. Para produção dos dados, primeiramente, identificamos os professores formadores que atuam no curso de formação pedagógica e realizamos questionários e entrevistas. Nas analises iniciais, definimos categorias anteriores e posteriores à entrevista. As categorias anteriores foram definidas na seleção dos excertos selecionados da entrevista e que reforçavam o referencial teórico (com as concepções da pesquisadora sobre o currículo integrado no contexto estudado). As categorias posteriores foram produzidas depois da análise das entrevistas, ou seja, foram produzidos novos entendimentos sobre o currículo integrado. Como resultado da pesquisa final, para o produto educacional pretende-se criar um curso online de fácil acesso que contenha estudos sobre o Currículo Integrado de modo a facilitar e subsidiar a compreensão do que é visando privilegiar a Formação Pedagógica e a importância no contexto da educação na EPT/EAD.
Palavras-chave: Formação Pedagógica; EaD; Currículo Integrado
Data da qualificação: 24 de maio de 2023
Horário: 08:30h
Local: videoconferência
* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.
Publicado em Notícias
- 10/05/23
- 09h47
Título do projeto:
A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E SUA BNCC: DESTRINCHANDO OS INTERESSES QUE AS EMBASAM
Orientador: Dra. Letícia Ramalho Brittes
Coorientador(a): Dra. Laila Azize Souto Ahmad
Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues, Dr. Mauro Augusto Burkert Del Pino
Resumo: O presente projeto de dissertação, está vinculado ao curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFFAR campus Jaguari e ao Grupo de Pesquisa e Estudos em Currículo, Gestão e Políticas educacionais - GECPOL. No ano de 2016, o Brasil passou por uma ruptura democrática, ainda no mesmo ano, foram apresentadas mudanças muito significativas nas políticas educacionais, em especial no Ensino Médio. Frente ao contexto, a problemática da pesquisa é: Como essa reforma tão profunda no Ensino Médio poderá repercutir na educação brasileira? Para tanto, o objetivo geral da pesquisa é analisar os textos e os documentos que regulamentam o Novo Ensino Médio, bem como as alterações da BNCC buscando desvendar as intencionalidades ocultas em suas produções. Especificamente, objetiva-se 1. Compreender o contexto histórico que deu espaço para que essa Reforma fosse aprovada, bem como, os interesses aos quais servem as profundas mudanças que foram tão rapidamente estabelecidas. 2. Conhecer os possíveis impactos que essas mudanças trarão para a educação dos jovens brasileiros. 3. Comparar os documentos do Novo Ensino Médio aos documentos norteadores dos Institutos Federais, ver o que se perde com a Reforma. 4. Elaborar, como produto educacional, um Manual com a intenção de difundir as descobertas feitas pela pesquisa para o público geral, de maneira simplificada e objetiva. A Metodologia que embasa a pesquisa é a Análise de Discurso da escola francesa, já que se busca, por meio de pesquisa bibliográfica, pautada no materialismo histórico-dialético, desnudar as intencionalidades dos textos legais que implementam os novos documentos.
Palavras-chave: Reforma do Ensino Médio; BNCC; Neoliberalismo; Neoconservadorismo; Educação Integral
Data da qualificação: 19 de maio de 2023
Horário: 14h
Local: Auditório, IFFar - Campus Jaguari
Publicado em Notícias
- 02/05/23
- 15h35
Título do projeto: MEMÓRIAS E PERCEPÇÕES RELACIONADAS A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS FAMÍLIAS DOS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO IFFAR - CAMPUS SANTO AUGUSTO
Orientador: Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani
Coorientador(a): Dra. Neiva Maria Frizon Auler
Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves, Dra. Caroline Côrtes Lacerda e Dr. Edward Frederico Castro Pessano
Resumo: A Educação Ambiental caracteriza-se por ser um processo educativo que visa à formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a preservação do meio ambiente e com o desenvolvimento sustentável. Com a crescente preocupação com a crise ambiental, a Educação Ambiental tornou-se um tema fundamental no contexto educacional. No Brasil, a Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999, determina a incorporação de práticas e valores relativos à preservação do meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável em todos os níveis de ensino. Essa lei estabelece diretrizes para o ensino do tema em questão, preferencialmente de forma integrada e interdisciplinar. O presente estudo tem como objetivo principal investigar as concepções de Educação Ambiental expressas através de memórias e percepções de um grupo de sujeitos - estudantes do Curso Técnico em Agropecuária do IFFar - Campus Santo Augusto e seus familiares, buscando identificar características das abordagens conservadora, pragmática e crítica. A presente investigação terá como alicerce teórico os estudos de Philippe Pomier Layrargues e Gustavo Ferreira da Costa Lima, que procederam à categorização do campo da Educação Ambiental no Brasil em três macrotendências, visando evidenciar as diferentes abordagens e perspectivas teóricas que envolvem a questão ambiental (Layrargues e Lima, 2011). Portanto, surge a indagação: Como os alunos e os familiares do curso Técnico em Agropecuária do IFFar - Campus Santo Augusto percebem as questões ambientais entre ser humano e ambiente e quais concepções de educação ambiental possuem? A investigação terá como metodologia a abordagem qualitativa seguindo procedimentos de um estudo de caso. Para a coleta de dados serão aplicados questionário as famílias dos alunos e, posteriormente, entrevista semiestruturada. Os dados coletados serão analisados através da técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Como produto educacional, pretende-se elaborar um curso de extensão para as famílias participantes da pesquisa, buscando promover a reflexão sobre questões ambientais na comunidade e o papel dos técnicos em agropecuária neste processo.
Palavras-chave: EBPT; Educação Ambiental; Macrotendências
Data da qualificação: 19 de maio de 2023
Horário: 14h
Local: Auditório, IFFar - Campus Jaguari
Publicado em Notícias
- 02/05/23
- 10h56
Título do projeto: Memórias e Percursos Formativos das Mulheres Negras do IFFAR
Orientador: Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani
Banca: Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio, Dr. André Luis Pereira
Resumo: A Constituição Federal destaca no Art. 5º que: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade...” mas na prática estamos muito longe da institucionalização deste direito, a escravidão e os traços da descolonização assombram a população negra com um racismo, velado e historicamente estruturado na sociedade ainda nos dias atuais. A representatividade negra a passos largos vem avançando, principalmente com a criação da Lei de Cotas, a mulher negra sai da senzala e ocupa um lugar na casa grande, em uma metáfora real. O ingresso de negras através de cotas ao mestrado, do ProfEPT em 2020, traz a reflexão da importância da presença da mulher negra no campo educacional como resgate da sua identidade cultural. Frente a este protagonismo em ascensão tenho como problema de pesquisa a seguinte questão: Quais são as memórias e os percursos formativos das mulheres negras do IFFAR e como percebem as ações afirmativas na EPT? Nessa linha temos como objetivo geral: Investigar as memórias e os percursos formativos das mulheres negras do IFFAR, bem como suas percepções em relação às ações afirmativas na EPT e sobre o lugar que ocupam enquanto representatividade. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica e organizada a partir de uma abordagem qualitativa, seguindo os procedimentos de uma pesquisa de campo, subdividida em pesquisa bibliográfica, documental e relato oral. A revisão da literatura terá fundamentação teórica sobre os conceitos: Racismo, EPT, Leis 10.639/03 e 11.645/08, fundamentada em autores como CIAVATTA, RAMOS, FRIGOTTO,GOMES,DJAMILA RIBEIRO trazendo uma reflexão sobre a representatividade da mulher negra na EPT. Os dados coletados serão analisados à luz da análise de conteúdo de BARDIN (2011). Como produto educacional, pretende-se elaborar um Podcast com 3 episódios com dados da pesquisa, explorando aspectos teóricos e legais, incluindo falas e depoimentos das mulheres negras do IFFAR.
Palavras-chave: Racismo ;Representatividade; Protagonismo
Data da qualificação: 19 de maio de 2023
Horário: 09h
Local: Auditório, IFFar - Campus Jaguari
Publicado em Notícias
- 02/05/23
- 10h12
Nos dias 13, 14 e 15 de setembro de 2022, aconteceu na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí o XXII Encontro Nacional de Educação (Enaced), II Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa em Educação nas Ciências (II Siepec), IV Encontro de Debates Sobre Trabalho, Educação e Currículo Integrado (IV Enteci) e III Seminário da Rede Gaúcha de Educação Profissional e Tecnológica (III SRGEPT).
O evento híbrido foi realizado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da UNIJUÍ em parceria com outros programas de pós-graduação e pesquisadores de outras instituições de ensino superior, entre eles o Programa de Pós - Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT - Mestrado em Rede com polos no IFFar, no IFRS e no IFSul.
O evento foi desenvolvido também em parceria com a Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre Educação Profissional e Tecnológica, da qual alguns docentes dos grupos de pesquisa vinculados ao ProfEPT fazem parte. Também também com o CECI - Ciclos de Estudos sobre Currículo Integrado vinculado ao IFFar e a Unijuí.
A partir do evento foram publicados dois e-books, sendo um deles intitulado “Abordagens Diversificadas dos Temas Urgentes da Educação Contemporânea” e “ Temas Urgentes na Educação Contemporânea”.
Os e-books contém textos de palestras realizadas no evento, também trabalhos publicados que dialogam com o tema do evento sobre questões de gênero; étnico-raciais; sociocientíficas; imediatez das informações; tecnologias digitais de informação e comunicação e mídias; currículo integrado; ensino de Ciências da Natureza e Humanas; Educação Profissional e Tecnológica e relações com a educação e a formação docente.
Parabenizamos aos docentes e aos estudantes do ProfEPT pelas publicações e pelas importantes contribuições para a pesquisa evidenciadas a partir das publicações realizadas nos eventos realizados.
Livro: Temas Urgentes na Educação Contemporânea
Autor(es): Alisson Vercelino Beerbaum , Diessica Michelson Martins , Eva Teresinha de Oliveira Boff , Maria Cristina Pansera-de-Araújo
Coleção: Coleção Educação em Ciências
ISBN: 978-85-419-0358-5.
Ano: 2023.
Nº de páginas: 330.
https://www.editoraunijui.com.br/produto/2408
Livro: Abordagens Diversificadas dos Temas Urgente na Educação Contemporânea
Autor(es): Alisson Vercelino Beerbaum , Diessica Michelson Martins , Eva Teresinha de Oliveira Boff , Maria Cristina Pansera-de-Araújo
ISBN: 978-85-419-0361-5.
Ano: 2023.
Nº de páginas: 312.
Publicado em Notícias
- 25/04/23
- 15h23
Título do projeto: CONCEPÇÕES DO CONCEITO DE TECNOLOGIA NO CURSO INTEGRADO DE INFORMÁTICA: CULTURA DO SOFTWARE LIVRE NA FORMAÇÃO HUMANA
Orientador: Dr. Adão Caron Cambraia
Coorientador(a): Dr. Ricardo Antonio Rodrigues
Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves, Dra. Raquel Folmer Corrêa
Resumo: A pesquisa visa compreender as concepções de tecnologia e suas implicações nas possibilidades e limites para o desenvolvimento da cultura do software livre no Curso Técnico de Informática - TI Integrado ao Ensino Médio (EMI). Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica sobre o conceito de tecnologia em Álvaro Vieira Pinto como pano de fundo, identificando características do software livre que potencializam uma maior autonomia na produção tecnológica. O uso do software livre como recurso educacional aberto é necessário para a construção de uma autonomia na produção do conhecimento, tendo em vista que o SL tem seu código fonte à disposição do aluno para que faça modificações que julgar necessárias em um sistema. Assim, produzindo conhecimento tecnológico conforme as necessidades locais, visando uma compreensão de que a tecnologia é Trabalho, pois é muito além do consumo de software proprietário. Desta forma, serão realizadas entrevistas semi estruturadas com professores da Escola Professora Maria Rocha, sendo apenas com os docentes das disciplinas técnicas na modalidade EMI de Informática. Como se trata de uma pesquisa com metodologia qualitativa, os resultados obtidos serão analisados com base na Análise Textual Discursiva. O trabalho terá como produto educacional um (sítio na internet), onde ficarão disponíveis materiais conceitos de Tecnologia e Técnica em Álvaro Vieira Pinto, e por fim materiais sobre software livre. Nas considerações finais serão retomadas as análises dos resultados da pesquisa e da viabilidade ou não da continuidade desta pesquisa.
Palavras-chave: Autonomia; Software Livre; Tecnologia
Data da qualificação: 10 de maio de 2023
Horário: 08:30min
Local: Videoconferência
* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.
Publicado em Notícias
- 24/04/23
- 14h18
Título do projeto: Computação Desplugada: estimulando a aprendizagem em cursos de Tecnologia da Informação
Orientador: Dr. Mauricio Ramos Lutz
Coorientador(a): Dr. Fabio Diniz Rossi
Banca: Dr. Rafael Winícius da Silva Bueno, Dr. José Carlos Pinto Leivas
Resumo: Aos professores do componente curricular de Lógica de Programação, é notória a dificuldade de muitos alunos em avançar no processo de aprendizagem de conceitos abstratos. O lidar de maneira linear e procedural com elementos abstratos e que, muitas vezes, extrapolam a representação para além da unidimensionalidade conceitual, é algo que não é naturalmente perceptível pelos alunos. Através de experiência própria, sobre êxito na inserção de jogo específico para a aprendizagem de tópico também específico, surge a dúvida sobre o impacto de elementos lúdico-pedagógicos nesse processo. Dessa forma, a proposta deste trabalho é pela verificação dos efeitos de tal inserção de maneira mais ampla no processo de aprendizagem para os demais tópicos em Lógica de Programação, sob a denominação de Computação Desplugada. Para tanto, pretende-se utilizar instrumentos lúdico-pedagógicos para materialização de conceitos abstratos; realizar oficinas de aplicação de tais instrumentos e dinâmicas para grupo de alunos do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal Farroupilha; e verificar, durante e ao final do programa, aspectos quanti-qualitativos da aprendizagem com a finalidade de buscar resposta à indagação do problema de pesquisa. Ao final, como Produto Educacional (PE), pretende-se a elaboração de um material didático aderente ao plano de ensino do componente curricular, para ser utilizado como apoio por este. O trabalho envolverá investigação por meio de pesquisa exploratória com característica quanti-qualitativa durante um ciclo de 16 momentos de convívio, tomando-se como dados de controle, a análise de conteúdo sobre os relatos das experiências dos professores e alunos dos componentes curriculares. A aplicação das dinâmicas será em observância crítica à conceitos de teóricos como Piaget, Wallon, Vygotsky e Moreira.
Palavras-chave: Computação Desplugada; Lógica de Programação; Processo Ensino-Aprendizagem.
Data da qualificação: 04 de maio de 2023
Horário: 16h
Local: Videoconferência
* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.
Publicado em Notícias
- 20/04/23
- 10h43
Redes Sociais