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Título da Dissertação: Equidade de gênero nos cursos integrados da EPT: abordagens e desafios
Produto Educacional: Ciclos Formativos Gênero e Feminismo na EPT: Discussões necessárias
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918223
Orientador(a): Dr. Vantoir Roberto Brancher
Coorientador(a): Dra. Ana Cláudia de Oliveira da Silva
Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues e Dr. Gustavo de Oliveira Duarte
Resumo: Este estudo se aproxima da temática gênero, suas abordagens e desafios, levando a refletir sobre as singularidades que permeiam os contextos das experiências dos alunos dos cursos integrados da EPT e suas implicações na sociedade. Pretende-se responder ao questionamento: “Como as questões de gênero estão sendo abordadas nos cursos integrados do IFFarroupilha?” Visa, como objetivo geral, analisar de que modo as questões de gênero estão sendo abordadas nos cursos integrados da EPT. Nesta perspectiva, a pesquisa tem como objetivos específicos: mapear a produção científica sobre gênero e feminismo na EPT; compreender como e se têm sido abordadas as questões de gênero nos cursos integrados do IFFar - Campus Jaguari; conhecer as representações estudantis dos cursos integrados sobre gênero na EPT; Elaborar uma ferramenta de apoio a partir dos interesses e as necessidades apontadas pelos próprios estudantes da EPT, de forma que esse instrumento venha a ser utilizado para embasamento de ações educativas. Esta pesquisa está inserida no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), na Linha de pesquisa 1: Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Nos apoiaremos sobre os pressupostos de uma metodologia de cunho qualitativo, trabalhando com alunos maiores de idade do Ensino Médio Integrado (IFFAR - Campus Jaguari), utilizando entrevistas semiestruturadas como forma de coleta/construção de dados. A análise dos dados (BARDIN, 2011) será realizada através da análise de conteúdo. Assim, pretende-se refletir sobre as questões de gênero, possibilitando ampliar as reflexões acerca da ligação de fatores que se entrelaçam na constituição do respeito à equidade de gênero.
Palavras-chave: Gênero. Feminismo. Currículo Integrado.
Data da defesa: 19 de dezembro de 2024
Horário: 14h
Local: Reitoria IFFar - Santa Maria

Publicado em Notícias
- 12/12/24
- 10h27
Título da Dissertação: O QUE É SER NEGRO NO BRASIL? REFLEXÕES SOBRE OS CRITÉRIOS DE ACESSO À POLÍTICA DE COTAS NA EPT
Produto Educacional: Descomplicando a Cota
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918180
Orientador(a): Dr. Vantoir Roberto Brancher
Coorientador(a): Dra. Neiva Maria Frizon Auler
Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues, Dra. Ana Cláudia de Oliveira da Silva e Dra. Maria Rita Py Dutra
Resumo: A política de cotas étnico-raciais, implementada no Brasil em 2012, visa garantir o acesso de pretos e pardos e indígenas a diversos níveis de ensino. Nos Institutos Federais, as Comissões de Verificação (Heteroidentificação) avaliam os candidatos autodeclarados pretos e pardos nos processos seletivos. Este estudo teve como objetivo conhecer os trajetos formativos e as representações acerca da política de cotas étnico-raciais dos membros de uma Comissão de Verificação (Heteroidentificação) na/da EPT. A pesquisa também buscou mapear a produção científica sobre a política de cotas étnico-raciais, o conceito de ser preto e pardo no Brasil e as comissões de verificação (heteroidentificação) na EPT; conhecer os trajetos formativos dos membros da comissão de verificação (heteroidentificação) na EPT; pesquisar os critérios utilizados pelas comissões para determinar se um candidato tem direito a vaga por cota étnico-racial na EPT; identificar desafios e potencialidades vivenciados pelas comissões em implementar a lei de cotas étnico-raciais e construir um Produto Educacional a partir das demandas apontadas para qualificar os processos inclusivos para o público das cotas étnico-raciais. Como produto educacional, foi desenvolvido o podcast Descomplicando as Cotas, com o intuito de esclarecer o processo de acesso às cotas étnico-raciais no Instituto Federal, elucidando as etapas da autodeclaração e heteroidentificação. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas e a metodologia snowball, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Os resultados evidenciam a importância de ampliar o entendimento sobre as cotas étnico-raciais e os critérios de heteroidentificação, visando a melhoria contínua das práticas educativas na EPT.
Palavras-chave: Ações Afirmativas; Comissão de Heteroidentificação; Cotas Étnico-Raciais; Produto Educacional; Educação Profissional e Tecnológica.
Data da defesa: 13 de dezembro de 2024
Horário: 14h
Local: Auditório da Reitoria - IFFAR - Santa Maria

Publicado em Notícias
- 10/12/24
- 10h09
Título da Dissertação: O Autorreconhecimento do Técnico-Administrativo em Educação na Formação Integrada do Instituto Federal Farroupilha
Produto Educacional: O Autorreconhecimento do TAE na Formação Integrada do IFFar
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917688
Orientador(a): Dra. Catiane Mazocco Paniz
Banca: Dr. Adão Caron Cambraia, Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos e Dr. Ricardo Machado Ellensohn
Resumo: Os Institutos Federais foram criados com o objetivo de promover a construção de uma sociedade mais democrática, inclusiva, integral e emancipatória. Através desses preceitos, encontra-se a visão omnilateral do indivíduo, em que busca humanizá-lo em suas multidimensões e possibilidades. Dentro desse espectro se encontram os Técnico-Administrativos em Educação no IFFar, trabalhadores na educação e coparticipes da formação humana integral. Porém, a concepção de trabalho nesse escopo ainda se faz necessária para o entendimento do que seja o currículo integrado, a educação integral, a politecnia e qual o seu papel dentro desse processo educativo. Sendo assim, a pesquisa teve como objetivo geral analisar de que forma os TAEs do IFFar se reconhecem como trabalhadores na educação. Foi desenvolvida uma pesquisa aplicada com abordagem qualitativa, coletando dados através de questionário semiestruturado via formulário digital com perguntas abertas e fechadas e ainda rodas de conversa virtual semiestruturadas para a complementação das respostas do formulário. A análise desses dados foi realizada sob a ótica da Análise Textual Discursiva. Os resultados nos mostraram que existe em boa parte dos TAEs esse autorreconhecimento. Além disso, a pesquisa conseguiu identificar fatores positivos (categoria Autorreconhecimento) e fatores negativos (categorias Desconhecimento e Desvalorização da Carreira TAE) que interferem na forma como esses servidores se reconhecem em seu meio laboral. Dessa forma, foi confeccionado, aplicado e validado um e-book para que servisse de ferramenta reflexiva sobre suas realidades e sobre os seus fazeres. Por fim, concluiu-se que, além da devida atenção às falas trazidas pelos partícipes desta pesquisa, há a necessidade de capacitação/formação contínua dos servidores TAEs no IFFar nos temas que foram abordados neste trabalho.
Palavras-chave: Técnico-Administrativo em Educação. Autorreconhecimento. Educação Integral. Formação Integrada.
Data da defesa: 19 de dezembro de 2024
Horário: 09:30h
Local: Videoconferência
* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Publicado em Notícias
- 10/12/24
- 08h24
Título da Dissertação: Saúde e Qualidade de vida de Servidores Docentes na Educação Básica, Profissional e Tecnológica, um olhar para o campus Júlio de Castilhos.
Produto Educacional: Guia orientativo para qualificar a saúde e qualidade de vida do servidor docente
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/918200
Orientador(a): Dra. Catiane Mazocco Paniz
Coorientador(a): Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos
Banca: Dra. Daniela Copetti Santos, Dr. Juliano de Melo da Rosa e Dra. Mariglei Severo Maraschin
Resumo: A presente pesquisa está vinculada ao curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - IFFAR - campus Jaguari, na Linha de Pesquisa 2, Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, são instituições de educação pluricurriculares e multicampi, especializados na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, comprometidos com uma educação omnilateral. Essa caracterização possibilita um ensino diferenciado e de qualidade para os discentes ao mesmo tempo que demanda um preparo qualificado do servidor docente, que vai atuar tanto no ensino médio integrado, subsequente, Ensino de Jovens e Adultos/ Educação Profissional Tecnológica (EJA/EPT), ensino superior e na pós graduação. Essa demanda do ensino, somada ao desenvolvimento da pesquisa e da extensão, bem como das relações intra e interpessoais em todos os segmentos na instituição, coloca o servidor docente, muitas vezes, no final de uma jornada de trabalho, em processo de exaustão física e mental, e em alguns casos, levando ao adoecimento e afastamento do trabalho Neste contexto a pesquisa teve como objetivo geral analisar os aspectos que dizem respeito à saúde e qualidade de vida dos servidores docentes efetivos do Instituto Federal Farroupilha, campus Júlio de Castilhos. A fundamentação teórica composta por autores como Esteve, Jesus, Pereira e Marchesi que retratam as questões referentes ao bem-estar e mal-estar docente. A proposta da investigação com um enfoque de pesquisa aplicada e qualitativa, se utilizando de dados de questionários e entrevistas semiestruturadas, analizadas à luz da Análise Textual Discursiva (ATD). Como produto educacional, temos um “Guia orientativo para qualificar a saúde e qualidade de vida do servidor docente”, com orientações e dicas baseado nas demandas levantadas pelos questionários e entrevistas. As ações desenvolvidas pelo professor quando no seu estado de equilíbrio físico e mental, contribuem na educação em EPT, afirmando o trabalho como princípio educativo.
Palavras-chave: Saúde; Qualidade de vida do servidor; Educação Profissional e Tecnológica.
Data da defesa: 20 de dezembro de 2024
Horário: 09:30h
Local: Videoconferência
* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Publicado em Notícias
- 09/12/24
- 10h23
Título da Dissertação: Educação Empreendedora: desafios dos processos de ensino e aprendizagem no currículo integrado na Educação Profissional e Tecnológica
Produto Educacional: Guia de integração curricular do empreendedorismo social na educação profissional e tecnológica
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/917939
Orientador(a): Dra. Taniamara Vizzotto Chaves
Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues, Dra. Jalva Lilia Rabelo de Sousa e Dra. Suzy Elizabeth Bandeira Pinheiro
Resumo: Este trabalho está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional - ProfEPT, do Instituto Federal Farroupilha - Campus Jaguari, na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O objetivo foi investigar as concepções de empreendedorismo na EPT, focando na análise de documentos institucionais e nas práticas educativas de professores dos cursos técnicos integrados do Instituto Federal Farroupilha (IFFar). A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, com estudo de caso, aplicando questionários, entrevistas em grupo focal e análise documental dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs), buscando compreender as percepções dos docentes sobre o ensino de empreendedorismo e a integração do componente curricular com o currículo integrado. A análise de conteúdo foi aplicada para interpretação dos dados, permitindo identificar uma tendência predominante de visão empresarial do empreendedorismo nos cursos técnicos. Como resultado, foi desenvolvido um produto educacional que busca alinhar o ensino de empreendedorismo aos princípios da EPT, promovendo uma formação que considera os aspectos sociais, econômicos e regionais. Nas considerações finais, são apresentadas sugestões para aprimorar a prática docente e a estrutura curricular, reforçando a necessidade de uma educação empreendedora mais crítica e contextualizada.
Palavras-chave: ProfEPT. Educação Profissional e Tecnológica. Ensino integrado. Empreendedorismo
Data da defesa: 05 de dezembro de 2024
Horário: 14h
Local: Videoconferência
* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Publicado em Notícias
- 25/11/24
- 14h18
Estão abertas até 20/12/2024 as inscrições para o Exame Nacional de Acesso (ENA) para as turmas 2025, do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) em todo o Brasil.
Nesse contexto, a Comissão Organizadora e a Coordenação Acadêmica Nacional do ProfEPT tornam público o Edital que dispõe de 656 vagas, distribuídas entre as Instituições Associadas ao Programa presentes em todo o território nacional, destinadas à ampla concorrência e aos servidores pertencentes ao quadro permanente ativo das seguintes instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, Centros Federais de Educação Tecnológica e Colégio Pedro II.
Para o Instituto Federal Farroupilha (IFFar) serão oferecidas 22 vagas, sendo 11 para servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e 11 para ampla concorrência.
As aulas acontecerão quinzenalmente, quinta-feira (tarde e noite) e sexta-feira (manhã e tarde).
Para mais informações e inscrições acesse: https://profept.ifes.edu.br/selecao/16492-ena25.

Publicado em Notícias
- 13/11/24
- 11h17
Fonte: https://profept.ifes.edu.br/selecao/16492-ena25
EDITAL, CRONOGRAMA, INSCRIÇÕES E RESULTADOS
O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) lança hoje, dia 08-11-2024, o Edital ProfEPT Nº 01/2024 dando início ao Processo Seletivo do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) em todo o Brasil, por meio do Exame Nacional de Acesso – ENA – para as turmas 2025.
Nesse contexto, a Comissão Organizadora e a Coordenação Acadêmica Nacional do ProfEPT tornam público o Edital que dispõe de 656 vagas, distribuídas entre as Instituições Associadas ao Programa presentes em todo o território nacional, destinadas à ampla concorrência e aos servidores pertencentes ao quadro permanente ativo das seguintes instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, Centros Federais de Educação Tecnológica e Colégio Pedro II.
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ATIVIDADE |
DATAS* |
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Data de publicação do Edital |
08/11/2024 |
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Inscrições |
08/11 a 20/12/2024 |
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Período de solicitação de isenções |
08/11 a 14/11/2024 |
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Resultado das solicitações de isenções |
18/11/2024 |
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Recursos ao resultado das solicitações de isenções |
19 e 21/11/2024 |
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Resultado final das solicitações de isenções |
25/11/2024 |
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Data limite para pagamento da inscrição |
23/12/2024 |
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Divulgação das inscrições homologadas |
27/12/2024 |
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Recursos ao resultado das inscrições homologadas |
02 e 03/01/2025 |
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Resultado final das inscrições homologadas |
08/01/2025 |
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Resultado das solicitações de condições especiais |
27/12/2024 |
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Recurso ao resultado de condições especiais |
02 e 03/01/2025 |
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Resultado final de condições especiais |
08/01/2025 |
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Divulgação do local de realização do ENA |
17/02/2025 |
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Realização do Exame Nacional de Acesso |
23/02/2025 |
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Divulgação do gabarito |
24/02/2025 |
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Recursos ao gabarito |
25 a 27/02/2025 |
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Divulgação do gabarito Final |
03/03/2025 |
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Divulgação da nota individual |
12/03/2025 |
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Recursos à nota individual |
13 e 14/03/2025 |
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Resultado Final |
18/03/2025 |
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Bancas de Verificação de Cotas e Matrículas** |
19/03 a 03/04/2025 |
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Aula Inaugural e Início do semestre letivo |
A partir de 4 abril de 2025 |
*Em todas as fases do ENA, para fins de datas/horários, será considerado o fuso oficial (Brasília).
**A divulgação do calendário de bancas de verificação das cotas e matrículas será de responsabilidade de cada Instituição Associada (IA).
EDITAL
Edital - (formato .pdf- tamanho 1.422 kb ) - divulgado em 08/11/2024
BIBLIOGRAFIA ENA 2025
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INSCRIÇÕES
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Publicado em Notícias
- 08/11/24
- 15h28
A estudante do curso de Mestrado ProfEPT do IFFar, Gislaine Carvalho Cogo, foi nomeada para o cargo efetivo de Técnico Administrativo em Educação – Técnico em Assuntos Educacionais no Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Campus Uruguaiana.
Gislaine é Licenciada em Letras e ingressou no mestrado ProfEPT do IFFar na turma de 2023. Sua pesquisa de mestrado tem como título “A Análise dos Dados Socioeconômicos dos Alunos Ingressantes por Sorteio na Educação Profissional e Tecnológica no Campus São Vicente do Sul”, cuja qualificação ocorreu no 2024/2.
Ela é orientada pela professora Dra. Letícia Ramalho Brittes, coorientada pela Dra. Taniamara Vizzotto Chaves, ambas vinculadas à linha de pesquisa “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica” do ProfEPT.
A Comissão Acadêmica Local do ProfEPT parabeniza Gislaine pela conquista e deseja sucesso em sua nova jornada de trabalho, contribuindo de forma significativa para a Rede Federal de Ensino.

Publicado em Notícias
- 18/10/24
- 14h02
Título da Dissertação: A DEFINIÇÃO E O PAPEL DA TECNOLOGIA NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA.
Produto Educacional: História em Quadrinhos: O que é tecnologia?
https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870658
Orientador(a): Dr. Ricardo Antonio Rodrigues
Banca: Dra. Letícia Ramalho Brittes e Dra. Raquel Folmer Corrêa
Resumo: O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa de mestrado que foi desenvolvida junto ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT do Instituto Federal Farroupilha - Campus Jaguari. O estudo tem como objetivo problematizar a definição e o papel da tecnologia presente no Projeto Pedagógico do Curso de Eventos Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal Farroupilha, preferencialmente, na área de Tecnologia, problematizando o tema da Techkné dentro da lógica produtora de autonomia e criticidade, seu sentido epistemológico e antropológico. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, onde se pretende buscar e identificar a efetiva relação entre tecnologia e o trabalho como Princípio Educativo nos Institutos Federais. Para tanto, o referencial teórico que sustenta esta investigação está primordialmente balizado nas ideias de Vieira Pinto e Gramsci, e visa ressignificar e problematizar o conceito de Tecnologia (Vieira Pinto) em relação ao sentido do trabalho como princípio educativo (Gramsci). Desejamos despertar uma reflexão acerca da formação Omnilateral, provocando um repensar do Projeto Pedagógico de Curso, possibilitando ao aluno tornar-se protagonista do seu processo de aprendizagem. Como produto educacional criou-se uma história em quadrinhos, afim de explicar o conceito de tecnologia de forma lúdica e clara.
Palavras-chave: Tecnologia, Formação Omnilateral, Trabalho como Princípio Educativo.
Data da defesa: 30 de outubro de 2024
Horário: 14h30min.
Local: Videoconferência
* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Publicado em Notícias
- 18/10/24
- 10h44
Título do projeto: REPRESENTAÇÕES DE INCLUSÃO NA EPT: UM ESTUDO A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA EM UM INSTITUTO FEDERAL DO RS
Orientador: Dr. Mauricio Ramos Lutz
Banca: Dra. Letícia Ramalho Brittes, Dr. Christian Caldeira Santos
Resumo: No ano de 2016, foi criada a Lei n.º 13.409/2016 que versa sobre a garantia da reserva de vagas para pessoas com deficiência nos processos de ingresso na rede federal de ensino, o que fez aumentar exponencialmente o número de estudantes com algum tipo de deficiência nos Institutos Federais (IFs) em todo o Brasil. Cabe ressaltar que cada instituição tem autonomia para se organizar de maneira própria para atender e manter estudantes PCDs (pessoas com deficiência). E esse aumento do número de discentes PCDs aliados a uma não uniformização da disponibilidade de práticas educativas pode favorecer a uma inclusão de baixa qualidade nos IFs. O presente trabalho assume como escopo a temática inclusão educacional, assumindo como objetivo verificar quais são e como repercutem em seus trajetos formativos as representações de inclusão dos estudantes com deficiência em um Instituto Federal do RS, sendo vinculado à linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e ao macroprojeto Inclusão e Diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT, busca responder ao seguinte problema de pesquisa: quais são e como repercutem em seus trajetos formativos as representações de inclusão dos estudantes com deficiência em um Instituto Federal do RS? A pesquisa será um estudo de caso qualitativo. Pretende-se trabalhar com a população de estudantes com deficiência do ensino médio integrado, seus docentes e responsáveis do Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) de uma unidade do Instituto Federal Farroupilha. Os dados da pesquisa serão coletados por meio de entrevista semiestruturada e analisados a partir da técnica de Análise de Conteúdo de Bardin.
Palavras-chave: Pessoas com deficiência; Inclusão; Educação Profissional e Tecnológica.
Data da qualificação: 31 de outubro de 2024
Horário: 15h30min
Local: Videoconferência
* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Publicado em Notícias
- 15/10/24
- 14h54

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