Todas as Noticias
Estão abertas até 20/12/2024 as inscrições para o Exame Nacional de Acesso (ENA) para as turmas 2025, do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) em todo o Brasil.
Nesse contexto, a Comissão Organizadora e a Coordenação Acadêmica Nacional do ProfEPT tornam público o Edital que dispõe de 656 vagas, distribuídas entre as Instituições Associadas ao Programa presentes em todo o território nacional, destinadas à ampla concorrência e aos servidores pertencentes ao quadro permanente ativo das seguintes instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, Centros Federais de Educação Tecnológica e Colégio Pedro II.
Para o Instituto Federal Farroupilha (IFFar) serão oferecidas 22 vagas, sendo 11 para servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e 11 para ampla concorrência.
As aulas acontecerão quinzenalmente, quinta-feira (tarde e noite) e sexta-feira (manhã e tarde).
Para mais informações e inscrições acesse: https://profept.ifes.edu.br/selecao/16492-ena25.
Publicado em Notícias
- 13/11/24
- 11h17
Fonte: https://profept.ifes.edu.br/selecao/16492-ena25
EDITAL, CRONOGRAMA, INSCRIÇÕES E RESULTADOS
O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) lança hoje, dia 08-11-2024, o Edital ProfEPT Nº 01/2024 dando início ao Processo Seletivo do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) em todo o Brasil, por meio do Exame Nacional de Acesso – ENA – para as turmas 2025.
Nesse contexto, a Comissão Organizadora e a Coordenação Acadêmica Nacional do ProfEPT tornam público o Edital que dispõe de 656 vagas, distribuídas entre as Instituições Associadas ao Programa presentes em todo o território nacional, destinadas à ampla concorrência e aos servidores pertencentes ao quadro permanente ativo das seguintes instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, Centros Federais de Educação Tecnológica e Colégio Pedro II.
ATIVIDADE |
DATAS* |
Data de publicação do Edital |
08/11/2024 |
Inscrições |
08/11 a 20/12/2024 |
Período de solicitação de isenções |
08/11 a 14/11/2024 |
Resultado das solicitações de isenções |
18/11/2024 |
Recursos ao resultado das solicitações de isenções |
19 e 21/11/2024 |
Resultado final das solicitações de isenções |
25/11/2024 |
Data limite para pagamento da inscrição |
23/12/2024 |
Divulgação das inscrições homologadas |
27/12/2024 |
Recursos ao resultado das inscrições homologadas |
02 e 03/01/2025 |
Resultado final das inscrições homologadas |
08/01/2025 |
Resultado das solicitações de condições especiais |
27/12/2024 |
Recurso ao resultado de condições especiais |
02 e 03/01/2025 |
Resultado final de condições especiais |
08/01/2025 |
Divulgação do local de realização do ENA |
17/02/2025 |
Realização do Exame Nacional de Acesso |
23/02/2025 |
Divulgação do gabarito |
24/02/2025 |
Recursos ao gabarito |
25 a 27/02/2025 |
Divulgação do gabarito Final |
03/03/2025 |
Divulgação da nota individual |
12/03/2025 |
Recursos à nota individual |
13 e 14/03/2025 |
Resultado Final |
18/03/2025 |
Bancas de Verificação de Cotas e Matrículas** |
19/03 a 03/04/2025 |
Aula Inaugural e Início do semestre letivo |
A partir de 4 abril de 2025 |
*Em todas as fases do ENA, para fins de datas/horários, será considerado o fuso oficial (Brasília).
**A divulgação do calendário de bancas de verificação das cotas e matrículas será de responsabilidade de cada Instituição Associada (IA).
EDITAL
Edital - (formato .pdf- tamanho 1.422 kb ) - divulgado em 08/11/2024
BIBLIOGRAFIA ENA 2025
Acesse o conteúdo aqui.
INSCRIÇÕES
Clique aqui.
Publicado em Notícias
- 08/11/24
- 15h28
A estudante do curso de Mestrado ProfEPT do IFFar, Gislaine Carvalho Cogo, foi nomeada para o cargo efetivo de Técnico Administrativo em Educação – Técnico em Assuntos Educacionais no Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Campus Uruguaiana.
Gislaine é Licenciada em Letras e ingressou no mestrado ProfEPT do IFFar na turma de 2023. Sua pesquisa de mestrado tem como título “A Análise dos Dados Socioeconômicos dos Alunos Ingressantes por Sorteio na Educação Profissional e Tecnológica no Campus São Vicente do Sul”, cuja qualificação ocorreu no 2024/2.
Ela é orientada pela professora Dra. Letícia Ramalho Brittes, coorientada pela Dra. Taniamara Vizzotto Chaves, ambas vinculadas à linha de pesquisa “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica” do ProfEPT.
A Comissão Acadêmica Local do ProfEPT parabeniza Gislaine pela conquista e deseja sucesso em sua nova jornada de trabalho, contribuindo de forma significativa para a Rede Federal de Ensino.
Publicado em Notícias
- 18/10/24
- 14h02
Título da Dissertação: A DEFINIÇÃO E O PAPEL DA TECNOLOGIA NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA.
Produto Educacional: História em Quadrinhos: O que é tecnologia?
https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/870658
Orientador(a): Dr. Ricardo Antonio Rodrigues
Banca: Dra. Letícia Ramalho Brittes e Dra. Raquel Folmer Corrêa
Resumo: O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa de mestrado que foi desenvolvida junto ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT do Instituto Federal Farroupilha - Campus Jaguari. O estudo tem como objetivo problematizar a definição e o papel da tecnologia presente no Projeto Pedagógico do Curso de Eventos Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal Farroupilha, preferencialmente, na área de Tecnologia, problematizando o tema da Techkné dentro da lógica produtora de autonomia e criticidade, seu sentido epistemológico e antropológico. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, onde se pretende buscar e identificar a efetiva relação entre tecnologia e o trabalho como Princípio Educativo nos Institutos Federais. Para tanto, o referencial teórico que sustenta esta investigação está primordialmente balizado nas ideias de Vieira Pinto e Gramsci, e visa ressignificar e problematizar o conceito de Tecnologia (Vieira Pinto) em relação ao sentido do trabalho como princípio educativo (Gramsci). Desejamos despertar uma reflexão acerca da formação Omnilateral, provocando um repensar do Projeto Pedagógico de Curso, possibilitando ao aluno tornar-se protagonista do seu processo de aprendizagem. Como produto educacional criou-se uma história em quadrinhos, afim de explicar o conceito de tecnologia de forma lúdica e clara.
Palavras-chave: Tecnologia, Formação Omnilateral, Trabalho como Princípio Educativo.
Data da defesa: 30 de outubro de 2024
Horário: 14h30min.
Local: Videoconferência
* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.
Publicado em Notícias
- 18/10/24
- 10h44
Título do projeto: REPRESENTAÇÕES DE INCLUSÃO NA EPT: UM ESTUDO A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA EM UM INSTITUTO FEDERAL DO RS
Orientador: Dr. Mauricio Ramos Lutz
Banca: Dra. Letícia Ramalho Brittes, Dr. Christian Caldeira Santos
Resumo: No ano de 2016, foi criada a Lei n.º 13.409/2016 que versa sobre a garantia da reserva de vagas para pessoas com deficiência nos processos de ingresso na rede federal de ensino, o que fez aumentar exponencialmente o número de estudantes com algum tipo de deficiência nos Institutos Federais (IFs) em todo o Brasil. Cabe ressaltar que cada instituição tem autonomia para se organizar de maneira própria para atender e manter estudantes PCDs (pessoas com deficiência). E esse aumento do número de discentes PCDs aliados a uma não uniformização da disponibilidade de práticas educativas pode favorecer a uma inclusão de baixa qualidade nos IFs. O presente trabalho assume como escopo a temática inclusão educacional, assumindo como objetivo verificar quais são e como repercutem em seus trajetos formativos as representações de inclusão dos estudantes com deficiência em um Instituto Federal do RS, sendo vinculado à linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e ao macroprojeto Inclusão e Diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT, busca responder ao seguinte problema de pesquisa: quais são e como repercutem em seus trajetos formativos as representações de inclusão dos estudantes com deficiência em um Instituto Federal do RS? A pesquisa será um estudo de caso qualitativo. Pretende-se trabalhar com a população de estudantes com deficiência do ensino médio integrado, seus docentes e responsáveis do Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) de uma unidade do Instituto Federal Farroupilha. Os dados da pesquisa serão coletados por meio de entrevista semiestruturada e analisados a partir da técnica de Análise de Conteúdo de Bardin.
Palavras-chave: Pessoas com deficiência; Inclusão; Educação Profissional e Tecnológica.
Data da qualificação: 31 de outubro de 2024
Horário: 15h30min
Local: Videoconferência
* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.
Publicado em Notícias
- 15/10/24
- 14h54
Título do projeto: A ANÁLISE DOS DADOS SOCIOECONÔMICOS DOS ALUNOS INGRESSANTES POR SORTEIO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO CAMPUS SÃO VICENTE DO SUL
Orientador: Dra. Letícia Ramalho Brittes
Coorientador(a): Dra. Taniamara Vizzotto Chaves
Banca: Dra. Laila Azize Souto Ahmad, Dra. Manuela Finokiet
Resumo: RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo investigar as formas de ingresso dos estudantes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na forma integrada ao Ensino Médio, do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul. Trata-se de um estudo para identificar e avaliar as formas de ingresso nos Institutos Federais e sua contribuição para uma sociedade mais justa onde os alunos com alta vulnerabilidade social tenham seu ingresso possível através da modalidade sorteio. O interesse pela pesquisa partiu da curiosidade sobre as condições socioeconômicas dos alunos para que possamos ter a percepção da melhor forma de ingresso para diminuir a dualidade educacional. A referida pesquisa terá uma abordagem metodológica de análise documental e levantamento de dados, que é o meio de pesquisa que visa explicar através de uma investigação sistêmica dos fenômenos observáveis através da coleta de dados digitais analisados, onde serão utilizados os dados da Coordenação de Registros Acadêmicos do referido campus. Assim como a coleta de dados será feita mediante extração dos sistemas governamentais de controle de alunos: Censo Escolar da Educação Básica (Educacenso), Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC) e de editais de ingresso junto à Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA), bem como de arquivos passivos e ativos existentes na Instituição. Com os dados apurados pretende-se estabelecer relações quanto ao número de alunos ingressantes em situação de vulnerabilidade social e alunos com recursos econômicos abundantes. Para produzir conhecimento a respeito deste fenômeno, utilizaremos o estudo de caso, uma vez que este conhecimento pode ser usado como referência teórica para a compreensão de situações similares.
Palavras-chave: Processos seletivos; Formas de Ingresso; Sorteio.
Data da qualificação: 18 de outubro de 2024
Horário: 14h
Local: Auditório e Videoconferência.
* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.
Publicado em Notícias
- 14/10/24
- 08h26
O Exame Nacional de Acesso versará sobre as Bases Conceituais e Históricas da Educação Profissional e Tecnológica, sobre Metodologias de Pesquisa e sobre Teorias e Práticas de Ensino e Aprendizagem, conforme as referências indicadas a seguir:
1. BORGES, L. F. P. Educação, escola e humanização em Marx, Engels e Lukács. Revista Educação Em Questão, v.55 nº 45, 2017. p.101–126. Disponível em: https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n45ID12747
2. CASTRO, C., PLÁCIDO, R. L., MEDEIROS, I. Educação Tecnológica no Brasil: A Geopolítica e a Geografia Política do processo histórico. Metodologias e Aprendizado v. 6, 2023, p.516-533. Disponível em: https://191.52.0.34/index.php/metapre/article/view/3983
3. CIAVATTA, M. História da Educação Profissional: Esperanças, lutas e (in)dependências. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 23, p. 1-16 e14776, Jun. 2023. ISSN 2447-1801. Disponível em: https://doi.org/10.15628/rbept.2023.14776
4. CICHACZEWSKi, J. C., CASTRO, C. A. de. IF’s: uma expressão particular das experiências políticas da classe trabalhadora brasileira no século XX. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 15(3), p. 448–467, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.9771/gmed.v15i3.54513
5. MACHADO, L. R. de S. O trabalho como referência para a formação e a democracia. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 23, p. e15167, 2023. Disponível em:https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15167
6. MARTINS, H. H. T. de S. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 30, n. 2, p. 289-300, 2004. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27936
7. MORAES, Naires de Cassia Nunes; SILVA, Ione Brum da; ZARZICKI, Danieli Melo; CHAVES, Taniamara Vizzotto; BRANCHER, Vantoir Roberto. A pesquisa qualitativa e a formação do pesquisador: elementos para um paradigma dialógico. In: BRANCHER, Vantoir Roberto; CHAVES, Taniamara Vizzotto; ZARZICKI, Danieli Melo (Org.). Metodologia(s) da pesquisa em educação profissional e tecnológica: dilemas e provocações contemporâneas. 1. ed. Curitiba: CRV, 2022. p. 47-64. Disponível em: https://deposita.ibict.br/bitstream/deposita/63/2/Miolo_Lisiane_Brenner-Final.pdf
8. LIMA, F. B. G.; ROSA, D. S.; SILVA, Claudio Nei Nascimento da. O materialismo histórico e dialético nas pesquisas em EPT: concepções preliminares e princípios metodológicos. In: Cláudio Nei Nascimento da Silva, Daniele dos Santos Rosa, Marcos Ramon Gomes Ferreira (Org.). A metodologia da Pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica. 1ed.Brasília: Editora Nova Paideia, 2022, v. 1, p. 143-161. Disponível em: https://ojs.novapaideia.org/index.php/editoranovapaideia/article/view/242/247
9. RAMOS, Marise. Ensino Médio Integrado: lutas históricas e resistências em tempos de regressão. EPT em Revista, v. 5, n. 1, p. 1-17, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.36524/ept.v1i1.356
10. TRENTIN SILVEIRA, R. A Relação Professor-Aluno de uma Perspectiva Gramsciana. Educação e Realidade, v. 43, n. 1, 4, 2018, p. 97–11. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-623664512
Fonte: https://profept.ifes.edu.br/noticias/16490-bibliografia2024
Publicado em Notícias
- 01/10/24
- 08h00
Título da Dissertação: CONCEPÇÕES DE TECNOLOGIA EM UM CURSO INTEGRADO DE INFORMÁTICA: CULTURA DO SOFTWARE LIVRE NA FORMAÇÃO HUMANA
Produto Educacional: Técnica e Software Livre - Soluções Livres para Educação Profissional
Orientador(a): Dr. Adão Caron Cambraia
Coorientador(a): Dr. Ricardo Antonio Rodrigues
Banca: Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos, Dr. Marcos José Andrighetto e Dra. Raquel Folmer Corrêa
Resumo: A presente pesquisa está vinculada a linha de Pesquisa 2, Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional - ProfEPT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha. O objetivo é compreender concepções de tecnologia e suas implicações nas possibilidades e limites para o desenvolvimento da Cultura do Software Livre (CSL) no Curso Técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio (EMI) da Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Rocha, considerando estudo sobre a Filosofia da Tecnologia. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica sobre o conceito de tecnologia em Álvaro Vieira Pinto como pano de fundo, identificando características da CSL que potencializa uma maior autonomia na produção tecnológica. A CSL como recurso educacional aberto é necessário (embora não seja suficiente) para a construção de uma autonomia na produção do conhecimento, tendo em vista que o Software Livre (SL) tem seu código-fonte à disposição do aluno para fazer modificações que julgar necessárias em um sistema. Assim, o aluno produz conhecimento tecnológico conforme as necessidades locais e pode compreender que a tecnologia é Trabalho, pois é muito além do consumo de software proprietário. Desta forma, foram realizadas entrevistas semi estruturadas com professores das disciplinas que compõem a modalidade EMI de Informática da Escola Professora Maria Rocha. Como se trata de uma pesquisa com metodologia qualitativa, os resultados obtidos serão analisados com base na Análise Textual Discursiva. O trabalho terá como produto educacional um sítio na internet, onde ficarão disponíveis materiais sobre Álvaro Vieira Pinto, e por fim conteúdos sobre SL. Nas considerações finais serão retomadas as análises dos resultados da pesquisa e da viabilidade ou não dá continuidade desta pesquisa.
Palavras-chave: Autonomia; Software Livre; Tecnologia
Data da defesa: 17 de outubro de 2024
Horário: 14h
Local: Videoconferência
* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.
Publicado em Notícias
- 30/09/24
- 10h39
No dia 12 de setembro, às 18h30, foi realizada a palestra com o tema "Produto Educacional: desafios da prática," ministrada pela professora Dra. Roberta Pasqualli, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). A palestra fez parte do curso de extensão "Ciclos de Estudos sobre Educação Profissional e Tecnológica e suas inter-relações com a atualidade" e integrou a aula inaugural do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Semestre 2024/2.
O evento proporcionou aos novos mestrandos uma oportunidade de refletir sobre os desafios do desenvolvimento de produtos educacionais, promovendo uma visão crítica e atualizada sobre a aplicabilidade de suas pesquisas na Educação Profissional e Tecnológica.
A participação da professora Dra. Roberta Pasqualli trouxe contribuições valiosas para o debate, reforçando a importância da pesquisa aplicada e da inovação na educação.
https://iffarroupilhaead.edu.br/noticias-profept?start=0#sigProId9e81006f55
Publicado em Notícias
- 13/09/24
- 16h07
A egressa da quarta turma do mestrado profissional ProfEPT (polo do IFFAR) Susi Mara da Silva Alves participou do Processo Seletivo Específico do Programa de Pós-Graduação em Educação, nível de Doutorado, vinculado ao Edital de Seleção PRPGP/UFSM Nº 031/2023 da Universidade Federal de Santa Maria e foi aprovada para cursar o Doutorado.
Susi concorreu para uma vaga na ampla concorrência, onde a quantidade total de inscritos para o processo foi de 151 pessoas. Desses, 17 candidatos se inscreveram para a linha de pesquisa 3 intitulada “Educação Especial, inclusão e diferença”. Após as etapas 1 e 2 do processo, restaram 9 candidatos aprovados" para o curso, sendo a Susi uma delas.
A temática de pesquisa da Susi será “Políticas públicas de Educação Inclusiva
Mecanismos, estratégias e políticas da produção dos sujeitos e das práticas educativas na inclusão”, sendo a mesma uma sequência dos trabalhos já desenvolvidos por ela no mestrado ProfEPT. Susi será orientada pela Professora Doutora Leandra Bôer Possa e a previsão de inicio do curso é ainda para setembro de 2024.
Em conversa com a Susi, a mesma salienta que “É importante destacar a sólida base metodológica e a orientação que recebi ao longo do curso de mestrado, que se mostraram diferenciais na organização do anteprojeto e na etapa da entrevista”, mostrando a importância e a qualidade na formação desenvolvida pelos discentes no âmbito do mestrado ProfEPT do IFFAR.
A Comissão Acadêmica Local do ProfEPT, parabeniza a Susi pela sua aprovação e deseja a mesma muito sucesso na sua caminhada como doutoranda em Educação!
Fotografia extraída das Redes Sociais de Susi.
Publicado em Notícias
- 11/09/24
- 09h47
Redes Sociais