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Título do projeto: CURRÍCULO INTEGRADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ABORDAGEM DO CICLO DE POLÍTICAS NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE AGRICULTURA DO IFFAR CAMPUS JAGUARI / RS

Orientador: Dra. Laila Azize Souto Ahmad

Banca: Dra. Letícia Ramalho Brittes, Dr. Gabriel dos Santos Kehler

Resumo: O presente projeto de pesquisa  está vinculado a linha de pesquisa 2 - Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Mestrado Profissional em Educacão Profissional e Tecnológica - PROFEPT, articulando-se  ao macroprojeto “Organizações dos Espaços Pedagógicos da EPT” e ao Grupo de Pesquisa Currículo, Gestão democrática e Políticas Educacionais para EPT – GECPOL. Esse projeto tem como objetivo geral analisar as concepções do currículo integrado nos documentos legais da EPT, PPC e no contexto da  prática docente no Curso Técnico Integrado de Agricultura no Instituto Federal Farroupilha Campus Jaguari/RS. Especificamente, objetiva-se: a) investigar as políticas de  EPT que tratam do currículo integrado, buscando visualizar seus impactos no documento legal do Curso- o PPC do curso Técnico Integrado de Agricultura; b) analisar as micro e macro relações entre a legislação do currículo integrado e seu desenvolvimento nas práticas docentes; c) compreender como essas políticas e o PPC influenciam/impactam o contexto da prática docente em relação ao currículo integrado no curso de Técnico Integrado de Agricultura; d) elaborar um guia de orientação como produto educacional. A metodologia tem como abordagem qualitativa, e o método de Estudo de um caso. Os intrumentos para a produção de dados serão os documentos legais que tratam do currículo integrado, especificamente o Decreto nº 5.154/2004; a Resolução CONSUP nº 28/2019; e o Projeto Pedagógico do Curso Técnico Integrado em Agricultura do Instituto Federal Farroupilha, Campus Jaguari/Rs. Para produção de dados no contexto da prática utilizar-se-á entrevistas semiestruturadas com os professores do Ensino Médio Integrado em Agricultura, da área de Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) e os professores da área técnica que essas disciplinas se integram,  tendo como lócus da pesquisa o Instituto Federal Farroupilha Campus Jaguari/RS. A Análise de dados ocorrerá a partir de dois tipos: Análise documental nos documentos legais (Decreto nº 5.154/2004, Resolução CONSUP nº 28/2019 e PPC do Curso), buscando compreender o contexto de influência e produção de texto. Já no contexto da prática será utilizada a Análise de conteúdo (Bardin, 2016) através das entrevistas semiestruturadas. Considera-se até o momento que os documentos legais da EPT analisados ora orientam para a possibilidade da integração, trazendo elementos constituintes para uma formação humana, ora para a continuidade do dualismo histórico entre Educação Básica e Educação Profissional, visualizados através dos estudos dos contextos de influência e produção de texto da abordagem do ciclo de políticas. 

Palavras-chave: Currículo Integrado; Educação Profissional e Tecnológica; Abordagem do Ciclo de Políticas.

Data da qualificação: 26 de abril de 2024

Horário: 13h 30min

Local: Auditório, IFFar - Campus Jaguari

Convite Qualificação Arieli T6

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  • 10/04/24
  • 09h41

Título da Dissertação: ABELHAS SEM FERRÃO DO RIO GRANDE DO SUL: ASPECTOS TÉCNICOS E IMPORTÂNCIA ECONÔMICA E AMBIENTAL

Produto Educacional: Curso “Abelhas sem Ferrão no Rio Grande do Sul: Aspectos Técnicos e Importância Econômica e Ambiental”

Orientador(a): Dra. Neiva Maria Frizon Auler

Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves e Dra. Renata Gomes de Abreu Freitas

Resumo: A atividade conhecida como meliponicultura tem em sua essência a utilização de Abelhas Nativas sem Ferrão (ASFs) para produção do mel e outros produtos, e está entre alternativas de incremento de renda e alimentação de pequenos produtores rurais, além de melhorar a polinização das plantas, processo indispensável para agricultura, potencializar a manutenção das espécies nativas e despertar a consciência ambiental da população. Partindo da ideia de que os temas ambientais devem fazer parte de forma mais concreta da formação na EBPT, com a necessidade de integrar os saberes ambientais presentes nas comunidades, a presente pesquisa objetivou analisar o conhecimento de estudantes e agricultores sobre as espécies de Abelhas Nativas sem Ferrão (ASFs) e articular os mesmos com o itinerário formativo do Técnico Integrado em Agropecuária, considerando os aspectos biológicos, econômicos, culturais, sociais e ambientais. Os dados para a presente pesquisa foram construídos por uma pesquisa bibliográfica, pela análise do itinerário formativo do Curso Técnico Integrado em Agropecuária do Instituto Federal Farroupilha – Campus Santo Augusto, e uma entrevista semiestruturada direcionada aos estudantes do curso e agricultores criadores de ASFs, as quais serviram para compor a materialidade analítica. As entrevistas foram analisadas por meio da ATD (Análise Textual Descritiva). originando categorias de análise. Os resultados desse diálogo apontaram fragilidades na abordagem da temática no percurso formativo dos estudantes, pouco conhecimento deles em relação as ASFs. As informações auxiliaram na elaboração de material formativo direcionada para estudantes, docentes e agricultores, objetivando a ampliação do conhecimento dessas espécies, aliado a preservação ambiental.

Palavras-chave: Abelhas Nativas Sem Ferrão (ASFs); Formação Profissional; Práticas Educativas Sustentáveis; Saberes Ambientais.

Data da defesa: 25 de abril de 2024

Horário: 10h


Local: Videoconferência

* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.

Convite Defesa Evandro T4

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  • 08/04/24
  • 11h39

Título do projeto: MEMÓRIAS E SABERES: ENTENDIMENTOS AGROECOLÓGICOS DOS ALUNOS DO EIXO DE RECURSOS NATURAIS DO IFFAR SÃO VICENTE DO SUL E SUAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA

Orientador: Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani



Banca: Dra. Laila Azize Souto Ahmad, Dr. Celso Silva Gonçalves

Resumo: A agroecologia é uma ciência que vai muito além da simples produção de alimentos, podendo ser concebida como uma concepção de vida, a qual abrange aspectos produtivos, sociais e humanos, estando correlacionada com a formação integral que os Institutos Federais de Educação (IFEs) preconizam. Sob essa ótica, e indo de encontro ao atual modelo agrário produtivo, que está pautado apenas na geração e acumulação de renda, é que se desenvolve essa pesquisa de mestrado, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação profissional e Tecnológica (PROFEPT), pois entende-se que o agronegócio além de ser altamente danoso ao meio ambiente também gera exclusão e exploração de grande parte dos indivíduos envolvidos, enquanto a agroecologia, pelo contrário, busca respeitar os recursos naturais bem como valorizar a pessoa que está no campo. Centrada na linha de pesquisas Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica, este projeto tem cunho qualitativo e está desenhado em forma de pesquisa-ação, com objetivo geral de investigar as memórias relacionadas a agroecologia dos alunos dos Cursos do Eixo de Recursos Naturais do Instituto Federal Farroupilha- Campus São Vicente do Sul, analisando como se relacionam com os propósitos da EPT e como objetivos específicos: Desenvolver, aplicar e avaliar o Produto Educacional em forma de horta agroecológica, junto a alunos dos Cursos do Eixo de Recursos Naturais; Registrar as memórias e entendimentos expressos pelos alunos ao longo do trabalho na horta com princípios agroecológicos; Aplicar registro de História Oral dos alunos em relação a Agroecologia, estabelecendo relações com os propósitos da EPT e as questões neoliberais. O público-alvo constitui-se por alunos maiores de 18 anos, filhos de pequenos agricultores/as, devidamente matriculados em um dos cursos do Eixo de Recursos Naturais do IFFAR- SVS. Para o tratamento dos dados será utilizado a metodologia de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2011). Como resultado parcial, apresenta-se o estado do conhecimento elaborado a partir de pesquisa bibliográfica desenvolvida junto ao Banco de Teses e Dissertações da Capes, o qual aponta uma lacuna de pesquisas acadêmicas em relação a temática de memórias agroecológicas na EPT.

Palavras-chave: Agroecologia; Memórias; Educação Profissional e Tecnológica.

Data da qualificação: 24 de abril de 2024

Horário: 14h

Local: Auditório, IFFar - Campus Jaguari

 

Convite Qualificação João T6

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  • 08/04/24
  • 09h58

Título do projeto: A ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ENGENHARIA DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Orientador: Dr. Rafael Winícius da Silva Bueno

Banca: Dr. Marcelo Fischborn, Dra. Ana Sara Castaman

Resumo: Entender o contexto da Educação Profissional e Tecnológica no ambiente de trabalho dos profissionais que nela atuam é importante para que estes profissionais possam se integrar e melhor contribuir para o processo educativo, e assim, ter melhores condições de atingir as finalidades da instituição em que atuam. É por isso que esta proposta de pesquisa pretende enfatizar a importância de pesquisar a percepção dos Técnicos Administrativos em Educação, mais precisamente, os profissionais de engenharia do Instituto Federal Farroupilha, sobre sua atuação profissional no contexto da Educação Profissional e Tecnológica.
Muitos trabalhos já abordaram a temática de como os técnicos administrativos percebem seu trabalho e como este contribui com os objetivos da instituição. Este trabalho analisa a perspectiva de um grupo de técnicos bem específico, os profissionais de engenharia, o que até o momento não se observou. Isso se mostra compatível com o mestrado profissional que tem o objetivo de trazer melhorias no ambiente de trabalho, ou seja, da instituição, por isso a análise procura relacionar a atuação profissional com a educação profissional e tecnológica.
Este trabalho também pretende analisar de que forma os participantes da pesquisa contribuem para o ensino, já que o entendimento dentro da educação profissional e tecnológica em nossa instituição, entende que toda a comunidade acadêmica, professores, técnicos, funcionários, são profissionais de educação e, de alguma forma, contribuem para o processo educativo.
Ao analisar a perspectiva destes profissionais, se pretende elaborar uma devolutiva para que sirva de instrumento de compreensão sobre a Educação Profissional e Tecnológica. Esta devolutiva se caracterizará como mídia digital em formato de vídeo, para que possa ser consultada futuramente e que seja de fácil acesso, como em plataformas de compartilhamento de vídeos.

Palavras-chave: Técnicos administrativos em educação; Estranhamento; Profissionais de engenharia.

Data da qualificação: 18 de abril de 2024

Horário: 14h


Local: Videoconferência

Convite Qualificação Cedenir T6

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  • 05/04/24
  • 10h00

No dia 21 de março de 2024 a Comissão Acadêmica Local do Profept - Instituto Federal Farroupilha esteve reunida com o objetivo de discutir sobre demandas e necessidades do programa e também planejar atividades referentes ao ano de 2024.
Assim, o dia foi organizado em dois momentos, sendo que no primeiro momento, no turno da manhã, os docentes participaram de uma mesa redonda intitulada “Caminhos e possibilidades para a internacionalização da pesquisa e da pós graduação no ProfEPT - IFFar”. Esta atividade contou com a participação e contribuições das seguintes pessoas Dra. Cristine Roberta Piassetta Xavier, Docente do ProfEPT e membro do GT nacional sobre internacionalização do ProfEPT, do polo do IFPR. Também da Dra. Pollyana dos Santos, Coordenadora Geral do ProfEPT, do polo do IFES. Finalmente da Mestre e Doutoranda Fernanda Lopes Silva Ziegler, representante do IFFar, reitoria. As palestrantes apresentaram conceitos e possiilidades para a realização da internacionalização no ProfEPT do IFFar provocando reflexões e a perspectiva de tomada de atitudes no contexto do programa sobre esta temática importante para a consolidação do programa.
No segundo momento, no turno da tarde, do mesmo dia os docentes do programa estiveram reunidos com o objetivo de planejar as ações para o programa para o ano de 2024, considerando que o programa deverá passar por uma nova avaliação quadrienal e também o planejamento para recepção a nova turma que ingressa no ano de 2024.
A seguir alguns registros fotográficos da atividade realizada.

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  • 01/04/24
  • 16h07

E essa semana a aula inaugural nacional do ProfEPT para a turma ingressante em 2024. Não percam!
PROGRAMAÇÃO:
ABERTURA - 14h30 (horário de Brasília)
PALESTRA: Educação e juventude(s) no contexto das mudanças no mundo do trabalho e das reformas educacionais – Prof.ª Dr.ª Mônica Ribeiro da Silva (UFPR)
Assista pelo Canal do Cefor no YouTube: https://www.youtube.com/@IfesCefor

 

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  • 01/04/24
  • 15h42

O Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFAR) tem a satisfação de anunciar o resultado do Processo Seletivo para a Turma 2024, conforme edital publicado em 15 de março de 2024.

Após um criterioso processo de seleção, que envolveu análise curricular e prova escrita, é com grande alegria que informamos os nomes dos candidatos aprovados para ingresso no curso. A lista completa pode ser consultada no link do edital: Resultado do Processo Seletivo.

É importante ressaltar que todos os candidatos selecionados foram contatados via e-mail, utilizando as informações fornecidas durante o processo de inscrição, para confirmação de sua vaga, e neste contato foram encaminhadas orientações para confirmação e realização da matricula.

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  • 18/03/24
  • 14h29

Título da Dissertação: Computação Desplugada: estimulando a aprendizagem em cursos de Tecnologia da Informação

Produto Educacional: Atividades desplugadas – Técnico em Informática

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/743058

Orientador(a): Dr. Mauricio Ramos Lutz
Coorientador(a): Dr. Fábio Diniz Rossi

Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues e Dr. José Carlos Pinto Leivas

Resumo: A dificuldade dos alunos em avançar na aprendizagem de conceitos abstratos em componentes curriculares que envolvam lógica de programação é uma preocupação notória para professores. Lidar de maneira linear e procedural com elementos abstratos, que frequentemente extrapolam a representação para além da unidimensionalidade conceitual, é um desafio que não é naturalmente perceptível para os alunos. Baseado em experiências pessoais bem-sucedidas, em que a inserção de jogos específicos demonstrou impacto positivo na aprendizagem de tópico específico, surge a dúvida sobre o potencial de elementos lúdico-pedagógicos nesse processo. Portanto, este trabalho propõe uma análise do impacto da inserção da “Computação Desplugada” no processo de aprendizagem de tópicos de lógica de programação. O estudo visa a utilização de instrumentos lúdico-pedagógicos para tornar tangíveis conceitos abstratos; conduzindo atividades e dinâmicas em um grupo de alunos matriculados no Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal Farroupilha. O objetivo é investigar aspectos qualitativos e quantitativos da aprendizagem durante e após o processo, buscando responder à pergunta de pesquisa “Qual o impacto de atividades, na forma de Computação Desplugada, na aprendizagem de alunos de componentes curriculares que envolvem lógica de programação?” O estudo foi conduzido como uma pesquisa-ação, utilizando análise de conteúdo para avaliar as experiências relatadas por professores dá área de tecnologia da informação e alunos de unidade do Instituto Federal Farroupilha. A aplicação das dinâmicas será em observância à conceitos de teóricos como Piaget, Wallon, Vygotsky e Moreira. Concluiu-se pela efetividade nos resultados de ações envolvendo Computação Desplugada, aplicadas moderadamente, tanto pela percepção dos alunos como do professor envolvido. Como Produto Educacional (PE), foi elaborado um material didático digital, na forma de livro digital (E-Book), aderente ao plano de ensino dos componentes curriculares para ser utilizado como apoio ao processo de aprendizagem. 

Palavras-chave: Computação Desplugada; Lógica de Programação; Processo Ensino e Aprendizagem.

Data da defesa: 03 de maio de 2024

Horário: 15h

Local: IFFar – Campus Alegrete

COnvite Defesa Rogerio T5

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  • 15/03/24
  • 16h33

Título do projeto: O PAPEL DA BIBLIOTECA NA CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO SOB A PERSPECTIVA DOCENTE: UM ESTUDO DE CASO

Orientador: Dr. Rafael Winícius da Silva Bueno

Coorientador(a): Dra. Taniamara Vizzotto Chaves 

Banca: Dra. Ana Cláudia de Oliveira da Silva, Dr. Algacir José Rigon

Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar o papel da biblioteca na construção do pensamento crítico sob a perspectiva docente. Entre os objetivos deste estudo está a valorização da biblioteca como recurso educacional e a investigação das estratégias pedagógicas dos professores com relação ao desenvolvimento do pensamento crítico. Foi definida como objeto de estudo uma escola estadual de educação profissional localizada no estado do Rio Grande do Sul, que oferece o curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio. A metodologia adotada será a pesquisa qualitativa por meio de um estudo de caso, utilizando como amostra um grupo de docentes dessa instituição de ensino. O instrumento de coleta de dados utilizado será a entrevista semiestruturada. Os dados obtidos na coleta serão analisados por meio da análise textual discursiva. Como produto educacional, será desenvolvido um guia de ação pedagógica destinado aos docentes, com o objetivo de subsidiar atividades de pesquisa escolar orientadas para o desenvolvimento da competência informacional e para a construção do pensamento crítico.

Palavras-chave: Biblioteca; Pensamento Crítico; Perspectiva Docente.

Data da qualificação: 26 de abril de 2024

Horário: 14h


Local: Videoconferência

* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.
COnvite Qualificação Paulo T6

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  • 15/03/24
  • 16h08

Título da Dissertação: A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO E CONTROLE DOS BENS PATRIMONIAIS PARA CONTRIBUIR NA QUALIDADE DAS ATIVIDADES EDUCACIONAIS

Produto Educacional: GUIA PRÁTICO PARA O CONTROLE DE MATERIAIS: COMO CUIDAR DO PATRIMÔNIO

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/742922

Orientador(a): Dra. Catiane Mazocco Paniz
Coorientador(a): Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos

Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves e Dra. Mariglei Severo Maraschin

Resumo: A presente pesquisa é vinculada ao programa de mestrado ProfEPT, na linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT, desenvolvido no IFFAR Campus Jaguari-RS, busca a reflexão sobre a importância dos bens móveis pertencentes ao Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), Campus Alegrete, no desenvolvimento das atividades educacionais. Como forma de melhor compreender a Instituição e sua função social, contextualiza-se a trajetória da proposta de uma educação profissionalizante e para o mundo do trabalho e suas transformações, seu surgimento através das Escolas de Aprendizes Artífices, Escolas Agrícolas, CEFETs, e atualmente os Institutos Federais. Aborda a importância dos Institutos Federais e a Educação Profissional e Tecnológica, sua capacidade de transformar a realidade de sua região, formando um indivíduo capaz de atuar para o desenvolvimento omnilateral da sociedade, contribuindo com a formação de pessoas conscientes de sua importância para o desenvolvimento de uma sociedade democrática e igualitária. Nesse sentido a problemática da pesquisa é: Como melhorar a gestão e controle dos bens patrimoniais móveis permanentes no IFFar - Campus Alegrete? O objetivo geral foi analisar os processos desenvolvidos na gestão patrimonial do IFFar - Campus Alegrete, a fim de contribuir com a organização e melhoria do gerenciamento patrimonial no espaço educativo institucional, desta forma buscar através da análise das ações relativas à administração dos materiais permanentes no IFFar Campus Alegrete. Os objetivos específicos foram: Verificar os procedimentos e normas existentes em relação aos bens patrimoniais; investigar os procedimentos atualmente adotados por servidores responsáveis por bens; analisar procedimentos executados pelo setor responsável; identificar os desafios do setor de patrimônio e dos detentores de bens no processo do controle patrimonial, e desenvolver um produto educacional com orientações sobre procedimentos legais de controle, formas práticas de gestão, controle e uso do material, e do risco de responder legalmente pelo uso inadequado do material ou sua falta. A metodologia está fundamentada na abordagem qualitativa, tipo estudo de caso. Coleta de dados com pesquisa documental e questionário. Para análise dos dados utilizamos a Análise Textual Discursiva (ATD), chegando a duas categorias emergentes: (a) A importância dos bens patrimoniais para o desenvolvimento das atividades educativas, e (b) Desafios para aprimorar o processo e contribuir na qualidade das atividades de ensino. Relacionado à primeira categoria os participantes consideraram os bens patrimoniais fundamentais para o desenvolvimento das atividades educacionais, e referente à segunda categoria emergiram muitas necessidades de ações para serem implementadas na busca de um controle mais eficiente. Dentre essas ações, as mais mencionadas foram referente à disponibilização de informação, capacitação, e atualização de sistema e normas relacionadas ao patrimônio. Como produto educacional, foi desenvolvido um guia prático com informações relativas aos procedimentos que devem ser adotados para gerência e controle dos bens, objetivando auxiliar o setor do patrimônio e os responsáveis por materiais e demais usuários em suas atividades no controle e uso desse material.

Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica; Bens patrimoniais móveis; Gestão e organização nos Institutos Federais.

Data da defesa: 11 de abril de 2024

Horário: 14h


Local: Videoconferência

* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.


Convite Defesa Ronimar T4

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  • 12/03/24
  • 15h31
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