Todas as Noticias
Título da Dissertação: Resíduos sólidos no contexto da formação humana integral: aprendizagens no Curso Técnico em Cozinha Integrado EJA/EPT (PROEJA)
Produto Educacional: Gestão de resíduos sólidos: saberes a partir de uma sequência didática no PROEJA
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725486
Orientador(a): Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos
Coorientador(a): Dra. Catiane Mazocco Paniz
Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves e Dra. Judite Scherer Wenzel
Resumo: A presente pesquisa aborda os diferentes discursos, que compõem o campo educacional e o avanço em todos os níveis e modalidades de ensino, incluindo a Educação Profissional e tecnológica - EPT, no que se refere a formação de seus educandos, visando a integração de todas as suas dimensões da vida no processo educativo e a formação integral dos sujeitos. Nesse contexto, caracterizamos como tema da pesquisa as aprendizagens do manejo referentes ao descarte e reciclagem dos resíduos sólidos na cozinha, destacando a importância das relações da educação para a sustentabilidade. Estima-se que os cursos profissionais na área de alimentação possuem um papel preponderante na multiplicação dos princípios da educação ambiental e da sustentabilidade. Nesse sentido, ressaltou-se a importância de compreender como o ensino referente aos resíduos sólidos contribui para que os alunos se inserirem no mundo do trabalho de modo compromissado com o desenvolvimento sustentável e humano. A presente pesquisa objetivou reconhecer as aprendizagens dos egressos do Curso Técnico em Cozinha Integrado EJA/EPT (PROEJA) do IFFar - campus São Borja, quanto ao manejo dos resíduos sólidos com atenção para a preservação do meio ambiente. Para isso, foi necessário conhecer a organização curricular do referido curso e verificar em qual momento/etapa de aprendizagem está proposto as orientações sobre o manejo dos resíduos sólidos na cozinha, no que tange às questões ambientais com vistas à formação humana integral dos discentes. Diante desse propósito, buscou-se entender de que maneira os egressos do curso Técnico em Cozinha Integrado EJA/EPT (PROEJA) estão implementando em seus contextos as aprendizagens práticas referentes ao manejo adequado dos resíduos sólidos, bem como seu reaproveitamento, com cuidados ao meio ambiente. A metodologia pauta-se nos procedimentos de abordagem qualitativa, sendo que a coleta dos dados se deu por meio de entrevista, realizada de forma presencial e individual. Com isso detectou-se a percepção dos sujeitos participantes da pesquisa, sobre a problemática dos resíduos sólidos. Para análise dos dados utilizou-se a metodologia da análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi (2019). Ainda, a partir dos dados coletados e dos resultados obtidos, elaborou-se o produto educacional decorrente desta pesquisa, que foi a elaboração de uma sequência didática (SD) sobre resíduos sólidos. Assim compreendeu-se através da investigação, que a perspectiva formativa é essencial para o processo de educação ambiental para os egressos do Curso Técnico em Cozinha Integrado EJA/EPT (PROEJA) e que são capazes de terem a tomada de consciência frente a suas atitudes, frente ao manejo de fato de resíduos sólidos, sendo iniciada durante as aulas do curso e perpetuada no seu lar e ambiente de trabalho.
Palavras-chave: Resíduos sólidos; Educação ambiental; Formação integral; Educação Profissional; PROFEPT-IFFAR.
Data da defesa: 28 de abril de 2023
Horário: 14h
Local: Videoconferência
* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.
Publicado em Notícias
- 14/04/23
- 14h44
Título do projeto: AS POTENCIALIDADES DO ENSINO INTEGRADO PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ESTUDANTES DOS CURSOS DE INFORMÁTICA E ADMINISTRAÇÃO
Orientador: Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos
Coorientador(a): Dra. Catiane Mazocco Paniz
Banca: Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani, Dra. Carla Beatriz Spohr
Resumo: O Ensino Médio Integrado (EMI) à Educação Profissional é uma modalidade educacional presente no âmbito dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Suas bases estão fundamentadas no trabalho como princípio educativo, objetivando superar a dicotomia entre trabalho manual e trabalho intelectual promovendo a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos da sociedade. Para isso propõe um currículo integrado, na forma e no método, articulado no sentido da formação humana integral, politécnica e multidimensional. Diante disso, faz-se necessária a observância das concepções e vivências daqueles a quem esta formação é destinada, ou seja, os próprios estudantes, a fim de compreender como o EMI está contribuindo para a sua formação integral. Assim, este estudo tem como objetivo investigar as potencialidades do Ensino Médio Integrado para Formação Integral dos estudantes dos cursos de Administração e Informática do IFFar- campus Avançado Uruguaiana. A pesquisa está vinculada à linha de Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional Tecnológica, do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Campus Jaguari. Pretende-se utilizar a metodologia de estudo de caso, de natureza qualitativa, tendo como procedimentos de coleta de dados um questionário destinado aos estudantes do 3° ano dos cursos de EMI do campus. Os dados serão analisados a partir da Análise Textual e Discursiva, de Moraes e Galiazzi (2006). Como base teórica para este estudo utilizamos autores como Ciavatta (2005), Frigotto (2018), Kuenzer (2000), Pacheco (2011), Ramos (2010) (2008) e Saviani (2007) (2003). Por fim, como resultado deste estudo será desenvolvido uma mídia como produto educacional com enfoque na elucidação do que é o Ensino Médio Integrado, através de suas bases legais e conceituais, e sua proposta de formação humana integral.
Palavras-chave: Formação Integral; Ensino Médio Integrado; Educação Profissional e Tecnológica.
Data da qualificação: 27 de abril de 2023
Horário: 08h30min
Local: Auditório da Reitoria e Google Meet
Publicado em Notícias
- 12/04/23
- 15h26
Título da Dissertação: UMA ANÁLISE SOBRE O LETRAMENTO DIGITAL A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DA TAXONOMIA DE BLOOM NA EPT
Produto Educacional: Vídeos de letramento digital utilizando a Taxonomia de Objetivos Cognitivos
https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/725121
Orientador(a): Dr. Ricardo Antonio Rodrigues
Coorientador(a): Dr. Fábio Diniz Rossi
Banca: Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio e Dr. Sergio da Costa Nunes
Resumo: A presente dissertação visa realizar uma análise na utilização do Letramento Digital juntamente com a Taxonomia de Bloom, buscando atender as necessidades dos estudantes do primeiro e segundo semestre do Curso Técnico em Informática, que tem dificuldades com a ambientação das ferramentas utilizadas durante o curso, buscando o crescimento omnilateral do estudante, através de cursos públicos de qualidade. Novos conhecimentos possibilitam libertar pessoas, dando-lhes nova cultura, possibilitando o desenvolvimento intelectual, individual e social. Combater a exclusão digital dos estudantes a partir do letramento digital, permitindo que possam se ambientar com novas ferramentas previamente, através de material audiovisual, a classificação biológica como originalmente foi criada para classificação de filos, e utilizada como referência para a Taxonomia de Bloom é capaz de auxiliar o professor e profissionais da educação a diagnosticar e resolver problemas de avaliação e curriculares. Como resultado pretendido o produto educacional será criado em formato de vídeos, para que os estudantes possam utilizá-los, em auxílio às disciplinas de tecnologia da informação no início de sua trajetória. O processo de análise de dados utilizado será quanti-qualitativo, sendo quantitativamente utilizado o SUS (SYSTEM USABILITY SCALE), e Qualitativamente será realizada através de um pesquisa ação, que investigará o ganho de conhecimento após a utilização dos vídeos.
Palavras-chave: Taxonomia de Bloom; Letramento Digital; PROFEPT
Data da defesa: 20 de abril de 2023
Horário: 9:30
Local: Videoconferência
* A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.
Publicado em Notícias
- 10/04/23
- 10h12
O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Profept) publicou neste mês de abril a quarta edição do boletim que tem como objetivo compartilhar as principais ações desenvolvidas pelo Profept no IFFar. A periodicidade do informativo é quadrimestral.
Anexos:
A quarta edição do informativo destacou o ingresso da turma 2023. Na semana de 27 a 31 de março, os novos mestrandos e mestrandas foram recepcionados com atividades no polo Jaguari. A primeira, no dia 27, foi a aula inaugural organizada pela Coordenação Nacional do ProfEPT, com o tema “O trabalho como princípio educativo”, pelo professor Paolo Nosella (PPGE/UFSCAR). Já no dia 30, os estudantes foram recepcionados pela Coordenação do ProfEPT em Jaguari. A programação desse dia incluiu conversas com os docentes do programa, com a direção do Campus Jaguari, com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI) e com a Reitora do IFFar. No dia 31, mestrandos e mestrandas tiveram aula da disciplina de Bases Conceituais em Educação Profissional e Tecnológica.
Confira outros itens que são destaques no boletim:
- Produto educacional: conceito, tipologias e exemplos.
- Defesas de dissertações e qualificações de projetos.
- Como o mestrado fez/faz a diferença na minha vida profissional.
- Informações sobre o curso em Jaguari.
- Docentes vinculados ao programa.
- Contatos e localização.
O boletim pode ser acessado nos anexos dessa notícia.
Profept - O Profept desenvolve suas atividades de forma semipresencial e oferta o curso de Mestrado Profissional, o primeiro realizado em rede pelos institutos federais, com vagas tanto para servidores quanto para a comunidade em geral. No IFFar as atividades vinculadas ao ProfPET são desenvolvidas no polo de Jaguari, sendo que as aulas acontecem quinzenalmente às quintas-feiras (turnos da tarde e noite) e às sextas-feiras (turno da manhã e da tarde). Para o ano de 2023 foram disponibilizadas 28 vagas, sendo 50% para servidores da Rede Federal de Ensino e 50% para Ampla Concorrência.
Fonte: SECOM
Publicado em Notícias
- 04/04/23
- 10h18
Título da Dissertação: MORADIA ESTUDANTIL IFFar - CAMPUS SVS: MEMÓRIAS E CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ESTUDANTES
Produto Educacional: AS CONTRIBUIÇÕES DA MORADIA ESTUDANTIL DO IFFar – SVS PARA A FORMAÇÃO HUMANA E INTEGRAL DOS ESTUDANTES
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/724657
Orientador(a): Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos
Coorientador(a): Dra. Catiane Mazocco Paniz
Banca: Dra. Ana Cláudia de Oliveira da Silva e Dra Mariglei Severo Maraschin
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), dentro da linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições da Moradia Estudantil do IFFar-SVS para a formação integral dos estudantes. Cabe destacar que o interesse pela temática referente à moradia estudantil (ME) vem ao encontro da minha trajetória profissional e a curiosidade em conhecer a história deste ambiente educacional. O caminho metodológico da pesquisa foi fundamentado na abordagem qualitativa, valendo-se também dos métodos descritivo e exploratório, ainda se destaca na modalidade de “Estudo de Caso”. O lócus da pesquisa foi no IFFar Campus São Vicente do Sul. Os sujeitos foram: (a) estudantes-residentes na ME durante o itinerário formativo no ano de 2022; (b) servidores egressos. A construção dos dados foi por meio da: (a) pesquisa documental; (b) pesquisa bibliográfica; (c) questionário semiestruturado na modalidade online, no formato individual e disponibilizado pelo google forms; (d) entrevista semiestruturada individual com servidores-egressos do IFFar-SVS que residiram na Moradia Estudantil; (e) entrevistas para o produto educacional; e (f) organização de fotos, vídeos, áudios para elaboração do produto educacional; com o propósito de buscar informações com os sujeitos participantes. Para a interpretação dos dados coletados, a metodologia utilizada foi a Análise Textual Discursiva (ATD), proposta por Moraes e Galiazzi (2016). Após a análise dos dados coletados, emergiram em duas categorias iniciais, sendo as “Políticas de Assistência Estudantil” e “Formação Humana e Integral”, as quais foram unidas de forma mais genérica chegando a uma categoria final “A auto(trans)formação dos estudantes da Moradia Estudantil do IFFar Campus SVS”. Assim percebemos que a partir das relações e convivências com os outros estudantes, o indivíduo pode refletir sobre as suas práticas, se auto(trans)formando nos diferentes contextos. Identificamos que a ME do IFFar SVS não é apenas um espaço para residir. A ME é um lugar de vivências, de aprendizagens e de transformações, que possibilita os estudantes vivenciarem seu processo formativo, mas também desenvolverem habilidades como responsabilidade, autonomia, respeito e amizades, de maneira que a vivência nesse ambiente escolar, colabora para sua formação humana. A partir dos dados coletados e dos resultados alcançados, foi elaborado um documentário como produto educacional com o objetivo de reconhecer as contribuições da ME do IFFar – SVS para a formação humana e integral dos estudantes. A finalidade desta pesquisa foi resgatar as memórias da Moradia Estudantil do referido Campus e identificar as contribuições para a formação integral dos estudantes. Deste modo, conseguimos demonstrar um pouco da história e dar mais ênfase a esse ambiente educacional acolhedor e importante para a formação humana e integral dos estudantes do IFFar-SVS.
Palavras-chave: Moradia Estudantil; Formação Humana e Integral; ProfEPT.
Data da defesa: 13 de abril de 2023
Horário: 14h
Local: Videoconferência
A Defesa será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.
Publicado em Notícias
- 03/04/23
- 13h39
A PRÓ-REITORA DE ENSINO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA, no uso de suas atribuições legais, torna público o edital para seleção de estudantes negras (pretas e pardas) e negros (pretos e pardos) para ações afirmativas de concessão de bolsas de estudo e permanência do "Grupo Carrefour", nos seguintes termos.
Para mais informações acesse: https://www.iffarroupilha.edu.br/editais/item/30457-edital-n%C2%BA-126-2023-sele%C3%A7%C3%A3o-de-pessoas-negras-para-a%C3%A7%C3%B5es-afirmativas-de-concess%C3%A3o-de-bolsas-de-estudo-e-perman%C3%AAncia-do-grupo-carrefour
Publicado em Notícias
- 29/03/23
- 17h14
Nos dias 30 e 31 iniciam as atividades para a nova turma do Profept Polo IFFar, conforme a programação:
https://drive.google.com/file/d/1agqL54E0CeQv8g_iuSIc1TtOvO3mKnc0/view?usp=sharing
Destacamos as atividades formativas que serão realizadas no dia 30/03/2023:
Publicado em Notícias
- 27/03/23
- 10h39
A aula inaugural nacional das turmas 2023 do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), neste semestre será no dia 27 de março de 2023 às 14 horas, a transmissão será via Youtube.
A palestra será proferida pelo Prof. Dr. Paolo Nosella com a temática: O trabalho como princípio educativo.
Para assistir acesse o link: https://www.youtube.com/live/06VX5PgnExY?feature=share
Publicado em Notícias
- 24/03/23
- 08h58
Evento marca início do ano letivo de 2023 para os estudantes do mestrado.
O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) realiza, no dia 27 de março, sua aula inaugural nacional no teatro do Campus Vitória. Neste ano, o evento contará com a palestra "O trabalho como princípio educativo", do Prof. Dr. Paolo Nosella (PPGE/UFSCar). A aula também será transmitida ao vivo, pelo canal do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância do Ifes (Cefor) no YouTube.
A aula inaugural do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) é a cerimônia que marca o início do ano letivo de 2023. O curso é ofertado em rede por 40 instituições federais presentes em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.
O evento tem como público principal os estudantes ingressantes no ano de 2023, aprovados no processo seletivo nacional que disponibilizou 1.006 vagas para todas as instituições associadas. Os professores, gestores das instituições associadas e demais alunos do ProfEPT também estão convidados a participar da aula inaugural.
ProfEPT
O Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) oferta o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O curso tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica, visando tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado pertinentes à educação profissional, técnica e tecnológica em espaços formais ou não-formais.
O ProfEPT é ofertado na modalidade semipresencial e ministrado pelas instituições da Rede Federal: Institutos Federais; Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e Colégio Pedro II, que integram a Rede Nacional do ProfEPT e são denominados de Instituições Associadas – (IAs). Ao todo, são 40 instituições associadas em todo o Brasil. O programa é coordenado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).
Fonte: https://profept.ifes.edu.br/noticias/16475-aula2023
Publicado em Notícias
- 14/03/23
- 14h13
Título do projeto: A ORGANIZAÇÃO NA OFERTA E DISTRIBUIÇÃO DE KITS DE ALIMENTOS DURANTE A PANDEMIA, AOS DISCENTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL DO SUL DO PAÍS
Orientadora: Dra. Daniela Copetti Santos
Banca: Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani, Dra. Maristela Borin Busnello
Resumo: A garantia da alimentação como um direito, previsto pela Constituição Federal no artigo 6º, e garantir a universalidade do atendimento do PNAE aos estudantes, em abril de 2020 a Lei nº 13.987 autorizou, em caráter excepcional, durante o período de suspensão das aulas em razão da situação de emergência ou calamidade, a distribuição de gêneros alimentícios. O Instituto Federal Farroupilha (IFFar) proporcionou, aos discentes dos cursos médios integrados e beneficiados através de edital, doações de Kit de Alimentos adquiridos pelo Programa Nacional da Assistência Estudantil (PNAES). Portanto objetivamos Analisar como aconteceu a organização e a distribuição dos kits de alimentos pelo IFFar durante a pandemia da Covid-19, as famílias dos discentes do ensino médio integrado. De forma mais específica temos os seguintes objetivos: Analisar os documentos que amparam e regulamentam a distribuição dos kits de alimentos durante a pandemia, pelo IFFar; Verificar como ocorreu a organização e a distribuição dos kits de alimentação durante a pandemia de Covid-19 na percepção das nutricionistas do IFFar; Verificar a importância da distribuição dos kits de alimentos para as famílias e discentes no tempo da pandemia e por fim a construção de um produto educacional. A metodologia aplicada é qualitativa, por ser a mais apropriada para os estudos sociais. A coleta de dados será realizada através de entrevistas e/ou questionário semiestruturados que serão gravadas e transcritas para serem analisadas através do método de Análise de Conteúdo. Com os conhecimentos gerados neste estudo, pretendemos elaborar um curso de formação continuada.
Palavras-chave: Kits de Alimentos; Pandemia;Educação Integrada;
Data da qualificação: 29 de março de 2023
Horário: 08h30min
Local: Videoconferência
* A qualificação será por videoconferência e vocês podem entrar em contato com o(a) orientador(a) e/ou discente para pedir o link de acesso.
Publicado em Notícias
- 10/03/23
- 15h11
Redes Sociais