Todas as Noticias
Programa oferta vagas em Mestrado Profissional no IFFar desde 2017.
Anexos:
- Boletim n. 02 agosto 2022.pdf (28 Downloads)
O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Profept) publicou neste mês de agosto a segunda edição do boletim que tem como objetivo compartilhar as principais ações desenvolvidas pelo Profept no IFFar. De iniciativa da coordenação e da secretaria do programa, com apoio de docentes e discentes, a periodicidade do informativo é quadrimestral.
O Profept desenvolve suas atividades de forma semipresencial e oferta o curso de Mestrado Profissional, o primeiro realizado em rede pelos institutos federais, com vagas tanto para servidores quanto para a comunidade em geral. Conforme a coordenação do Profept no IFFar, desde 2017, o programa já teve 120 discentes ingressantes. Hoje, são 62 egressos e 53 com o curso em andamento.
Neste boletim, foram destacadas as seguintes informações relativas ao programa:
- Ampliação de vagas docentes para atuação no ProfEPT.
- Defesas de dissertações e qualificações de projetos.
- Orientações para composição das bancas de qualificações e defesas de dissertações e produtos educacionais.
- Depoimento - Como o mestrado fez a diferença na minha vida profissional.
- Discentes da turma ingressante em 2022 apresentarão seus pré-projetos.
- Coordenadora do polo de Jaguari participará de atividades de planejamento do programa em Vitória no Espírito Santo.
- Docentes vinculados ao programa.
- Nossos contatos e localização.
O arquivo está disponível no anexo desta notícia.
Confira a página do Profept no IFFar.
Secom, com informações enviadas pela coordenação do Profept.
Fonte: https://www.iffarroupilha.edu.br/ultimas-noticias/item/27633-profept-divulga-atividades-por-meio-de-boletim
Publicado em Notícias
- 18/08/22
- 07h47
Título do projeto: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DO ENSINO HÍBRIDO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA
Orientador: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves
Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues, Dr. Alex Sandro Gomes Leão
Resumo:
Este estudo tem como objetivo refletir sobre os desafios e potencialidades encontrados nas práticas voltadas para o ensino híbrido e metodologias ativas no ensino da Matemática em Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal Farroupilha IFFar – Campus São Borja. Esta pesquisa busca identificar os conhecimentos prévios dos docentes sobre as TDIC no intuito de promover a integração e inovação em suas práticas pedagógicas a fim de instigá-los a buscar novas alternativas de ensino mais eficazes. O referencial teórico que sustenta esta investigação está ancorado nas ideias de Moran (2015, 2018), Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2015), Bacich (2018) e Horn e Stalker (2015), com os quais a pesquisa estabelece diálogos apresentados pelos entrevistados, com o propósito de subsidiar as reflexões acerca das potencialidades do ensino híbrido e das metodologias ativas como alternativas metodológicas para o processo ensino-aprendizagem de Matemática. A pesquisa poderá sinalizar que o ensino híbrido pode abrir múltiplas possibilidades de trabalho com as metodologias ativas, possibilitando ao aluno se tornar protagonista do seu processo de aprendizagem.
Palavras-chave: Ensino híbrido; Metodologias Ativas; Ensino da Matemática.
Data da qualificação: 19 de agosto de 2022
Horário: 14h
Local: IFFar - Campus São Borja
Publicado em Notícias
- 10/08/22
- 16h45
Título do projeto: A COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA NO AMBIENTE ESCOLAR DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM CONVÍVIO EMPÁTICO E RESPEITOSO
Orientador: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues
Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves, Dra. Carolina Salbego Lisowski
Resumo: Sendo o ambiente escolar um lugar de socialização, onde acontece o desenvolvimento de sentimentos, afetos e emoções, emergem diferentes formas de conflitos entre seus personagens. O trabalho com o uso da Comunicação Não Violenta e o auxílio da metodologia dos Círculos de Construção de Paz para aprimorar a comunicação empática por meio do diálogo, facilitar a integração social, firmar vínculos entre os envolvidos no ambiente escolar, promovendo um reflexo na aprendizagem. Busca-se investigar como a utilização da Comunicação Não Violenta pode ser uma estratégia para o convívio empático e harmonioso na prevenção de conflitos na Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal Farroupilha – Campus Jaguari/RS; compreender como a Comunicação Não Violenta pode colaborar nas ações de uma cultura de paz nos ambientes escolares; avaliar de que forma a Metodologia dos Círculos de Construção de Paz pode ser uma contribuição para o convívio harmonioso e empático, numa visão diferenciada na solução de conflitos; proporcionar aos servidores, professores e estudantes do Instituto Federal Farroupilha – Campus Jaguari/RS, a vivência da Comunicação Não Violenta e os Círculos de Construção de Paz como uma ferramenta na formação omnilateral, através de formações continuadas e grupos de estudos; produzir um guia em conjunto com o grupo de estudos/trabalho/encontros, visando uma educação pautada em valores, educação para paz a partir da Comunicação Não Violenta e dos Círculos de Construção de Paz. Tendo como problema de pesquisa “Como a comunidade escolar (professores, servidores, estudantes) fazendo uso da CNV podem tornar suas relações interpessoais mais empáticas, respeitosas para o convívio no cotidiano?”. Para o presente estudo a metodologia utilizada será a qualitativa, através da técnica de grupo focal.
Palavras-chave: Comunicação Não Violenta; EPT; Vivências
Data da qualificação: 17 de agosto de 2022
Horário: 14h
Local: Auditório, IFFar - Campus Jaguari
Publicado em Notícias
- 10/08/22
- 16h14
Título do projeto: COVID-19 E O RETORNO ÀS ATIVIDADES ESCOLARES PRESENCIAIS: PROTOCOLOS E ORIENTAÇÕES AOS DISCENTES
Orientador: Dr. Renato Xavier Coutinho
Banca: Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio, Dr. Haury Temp, Dr. Gustavo Pinto da Silva
Resumo:
Quando os primeiros casos de uma pneumonia misteriosa, acometeu moradores da cidade chinesa de Wuhan e em 31 de dezembro de 2019 foram notificados, ninguém imaginou que o mundo estava prestes a enfrentar a maior pandemia da história, responsável por 14,9 milhões de óbitos em todo o mundo, dos quais mais de 600.000 foram no Brasil. Com o avanço das pesquisas sobre a doença, vacinas foram criadas e grande parte da população imunizada, tornou-se possível a abertura das escolas e o retorno às atividades presenciais, mesmo diante do surgimento de novas cepas do coronavírus causando novas contaminações. Diante deste cenário, constatou-se a necessidade de realizar um estudo de natureza qualitativa, com o objetivo de identificar o conhecimento dos estudantes do Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul, sobre os protocolos de prevenção ao contágio pela COVID-19 e a partir das constatações sugerir aos alunos a elaboração de orientações em forma de materiais criativos que contribuirão para reforçar os cuidados preventivos e ao mesmo tempo estimular o protagonismo dos alunos na divulgação das medidas de prevenção à COVID 19, promovendo uma reflexão sobre os impactos provocados pela pandemia causada pelo novo coronavírus no contexto familiar, educacional, social e do trabalho. Onde pretende-se, através da criação de uma cartilha com orientações e cuidados preventivos, como produto educacional, colaborar para a construção de um ambiente acolhedor e seguro para o retorno às atividades presenciais, contribuindo para a formação integral dos alunos.
Palavras-chave: COVID 19; Retorno presencial; Protocolos de prevenção.
Data da qualificação: 06/07/2022
Horário: 09h
Local: Auditório da Reitoria
Publicado em Notícias
- 05/08/22
- 08h37
A inscrição com submissão de trabalhos deve ser realizada pelo participante exclusivamente no site do evento, na opção "Inscrição". Inscrições prorrogadas até o dia 10 de agosto de 2022.
Para mais informações acesse: https://virtual.unijui.edu.br/Portal/Eventos/XXIIEnaced/submissao-de-trabalhos
APRESENTAÇÃO
Durante os dias 13, 14 e 15 de setembro serão realizados o XXII Encontro Nacional de Educação, II Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa em Educação nas Ciências, IV Encontro de Debates Sobre Trabalho, Educação e Currículo Integrado e III Seminário da Rede Gaúcha de Educação Profissional e Tecnológica. A realização destes quatro eventos, de modo colaborativo, marcarão os 27 anos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (Unijuí), na articulação e interação com diversos cursos de pós-graduação e instituições parceiras: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu - UPF), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (UFFS); Universidad Pedagógica Nacional (UPN - Colômbia); Universidade do Minho (UMinho - Portugal); Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade de Cruz Alta (Unicruz); Mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT - Campus IFFAR; IFSUL; IFRS).
Os eventos apresentam como temática central: Temas Urgentes na Educação Contemporânea, por meio da qual é pretendida a constituição de um espaço para problematizar questões sociocientíficas, a imediatez de informações, discursos, mídias digitais e sua relação com a educação e a constituição do conhecimento de professor no mundo contemporâneo. Estará em debate uma educação inclusiva, equitativa, respeitosa e de qualidade em todos os níveis de ensino, proporcionando oportunidades de aprendizagem aos sujeitos visando o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades, que promovam a participação responsável e criativa na sociedade em que atuam.
Assim, o evento como um todo, contribui com a tarefa de compreender a atual conjuntura educativa e apresenta alternativas e perspectivas para o âmbito da educação, oportunizando momentos de diálogo e reflexão sobre um programa que se preocupa com uma educação de qualidade e que percebe a urgência do desenvolvimento de uma formação cidadã das novas gerações.
Fonte: https://virtual.unijui.edu.br/Portal/Eventos/XXIIEnaced
Publicado em Notícias
- 02/08/22
- 14h24
Título do projeto: Representações sobre a homofobia: Uma análise das concepções na EBPTT
Orientador: Dra. Daniela Copetti Santos
Coorientador(a): Dr. Vantoir Roberto Brancher
Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves, Dr. Gustavo de Oliveira Duarte
Resumo: Esta é uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório na linha de organização e memórias de espaços pedagógicos em educação profissional e tecnológica do Mestrado em Educação Profissional Técnica e Tecnológica – ProfEPT e busca saber quais são as representações e ações acerca da população LGBTQIA+ instituídas em um Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica do RS. Nessa pesquisa abordaremos aspectos subjetivos do comportamento humano, nesse caso, as relações sociais dos LGBTQIA+, sob a perspectiva de como é sua ambientação numa Instituição de Ensino do RS. Como metodologia faremos um estudo de caráter exploratório valendo-se de entrevistas semiestruturadas com os presidentes dos NUGEDIS e 2 (dois) discentes de 9 (nove) campus do Instituto Federal Farroupilha, e, utilizando da Análise de Conteúdo de Bardin pretendemos descobrir quais as representações construídas e ações executadas na Instituição com relação às pessoas LGBTQIA+; identificando os documentos em relação ao NUGEDIS e outras ações institucionais para potencializar a igualdade democrática e respeito às diferenças; analisar as concepções existentes nos documentos institucionais em relação ao público LGBTQIA+ e as possíveis ações a fim de erradicar os preconceitos com as pessoas LGBTQIA+; compreender o papel do NUGEDIS para potencializar a igualdade democrática e respeito às diferenças; conhecer o trajeto formativo dessas pessoas na Instituição a ser pesquisada e compreender como tem ocorrido o acolhimento/atendimento para essa população; elaborar um produto educacional visando a
participação desta comunidade nos diversos níveis do ensino, garantindo-lhes que todos os direitos por eles adquiridos sejam respeitados, e que conscientize a comunidade escolar para o respeito às diferenças.
Palavras-chave: Diversidade; Educação; Homoafetividade.
Data da qualificação: 12 de agosto de 2022
Horário: 10h
Local: Auditório, IFFar - Campus Jaguari
Publicado em Notícias
- 02/08/22
- 10h01
Título da Dissertação: A RELEVÂNCIA DA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO OMNILATERAL DO ALUNO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Produto Educacional: Cartilha Pedagógica da EPT
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/705424
Orientador(a): Dr. Ricardo Antonio Rodrigues
Banca: Dra. Letícia Ramalho Brittes e Dr. Gabriel dos Santos Kehler
Resumo: Devido às dificuldades encontradas em sala de aula quanto às metodologias de ensino mais apropriadas ao sucesso da relação de ensino-aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), este trabalho propugna reflexões pedagógicas sobre a real importância da Didática na determinação das abordagens metodológicas, considerando subsidiariamente a influência simultânea das múltiplas variáveis explícitas ou subjacentes à referida relação, as quais costumam ser consideradas imprescindíveis para o êxito da empreitada educativa, investigando prioritariamente a relevância da Didática como instrumento para a formação omnilateral do aluno na EPT. Metodologicamente este trabalho consubstancia-se a partir do levantamento bibliográfico das obras aqui referenciadas que expressam as inúmeras concepções de vários autores sobre o tema “Didática”. Foi utilizado o instrumento qualitativo de coleta de dados bibliográficos, e após a compilação das obras referidas, realizou-se a análise interpretativa de seus principais conceitos e suas relações com os objetivos desse trabalho. A pesquisa bibliográfica efetuou-se a partir de livros e artigos científicos, enquanto a análise qualitativa de dados efetivou-se mediante o método dialético, pelo fato desta abordagem fornecer as bases para uma interpretação dinâmica e totalizante da realidade. Este trabalho também contém os principais conceitos orientadores das práticas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), através da materialização de um produto educacional no formato de cartilha pedagógica, voltado principalmente para os estudantes da EPT. O referido produto educacional foi fundamentado nos conceitos de: ensino (médio) integrado, interdisciplinaridade, omnilateralidade, politecnia, trabalho como princípio educativo, ensino pela pesquisa e outras concepções importantes abordadas na área da Educação. Assim, esta escrita evidencia a imprescindibilidade da constante reflexão didática sobre as metodologias e abordagens adotadas para a eficácia na relação de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: didática; omnilateralidade; politecnia
Data da defesa: 04 de agosto de 2022
Horário: 10h
Local: Auditório, IFFar - Campus Jaguari
Publicado em Notícias
- 22/07/22
- 10h29
O ProfEPT publica hoje Edital que visa o credenciamento de docentes permanentes no Programa. O edital servirá para completar o quadro de vagas de professores por Instituição Associada e apresenta 60 vagas distribuídas por vinte e oito instituições.
O Programa tem buscado cumprir a meta de propiciar formação de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação Profissional e Tecnológica por todas as regiões e estados brasileiros e, para isso, torna-se necessário completar o seu quadro de vagas docentes, garantindo, inclusive, a ampliação de vagas de orientação para o próximo Exame Nacional de Acesso (ENA).
Data de publicação do Edital | 04/07/2022 |
Período de Inscrições | 04/07/2022 a 05/08/2022 |
Resultado Parcial | 17/08/2022 |
Recursos | 18/08/2022 |
Resultado final | 23/08/2022 |
* período alterado a partir da Retificação do Edital publicada em 27/07/2022
EDITAL, ANEXOS e RESULTADOS
Edital (formato .pdf - tamanho 841kb) - divulgado em 04/07/2022
Resultado Final - Consolidade - do Credenciamento Docente (formato .pdf - tamanho 272kb) retificado em 27/07/2022
Anexo 2 - Formulário de inscrição (formato .docx - tamanho 203kb)
Anexo 3 - Declaração (formato .docx - tamanho 192kb)
Anexo 4 - Formulário de pontuação (formato .docx - tamanho 196kb)
Anexo 5 - Carta de anuência (formato .docx - tamanho 188kb)
Resultado Final - Consolidade - do Credenciamento Docente (formato .pdf - tamanho 574kb)
Fonte: https://profept.ifes.edu.br/noticias/16466-docente22s
Publicado em Editais
- 04/07/22
- 11h05
O ProfEPT publica hoje Edital que visa o credenciamento de docentes permanentes no Programa. O edital servirá para completar o quadro de vagas de professores por Instituição Associada e apresenta 60 vagas distribuídas por vinte e oito instituições.
O Programa tem buscado cumprir a meta de propiciar formação de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação Profissional e Tecnológica por todas as regiões e estados brasileiros e, para isso, torna-se necessário completar o seu quadro de vagas docentes, garantindo, inclusive, a ampliação de vagas de orientação para o próximo Exame Nacional de Acesso (ENA).
Data de publicação do Edital | 04/07/2022 |
Período de Inscrições | 04/07/2022 a 05/08/2022 |
Resultado Parcial | 17/08/2022 |
Recursos | 18/08/2022 |
Resultado final | 23/08/2022 |
* período alterado a partir da Retificação do Edital publicada em 27/07/2022
EDITAL, ANEXOS e RESULTADOS
Edital (formato .pdf - tamanho 841kb) - divulgado em 04/07/2022
Resultado Final - Consolidade - do Credenciamento Docente (formato .pdf - tamanho 272kb) retificado em 27/07/2022
Anexo 2 - Formulário de inscrição (formato .docx - tamanho 203kb)
Anexo 3 - Declaração (formato .docx - tamanho 192kb)
Anexo 4 - Formulário de pontuação (formato .docx - tamanho 196kb)
Anexo 5 - Carta de anuência (formato .docx - tamanho 188kb)
Resultado Final - Consolidade - do Credenciamento Docente (formato .pdf - tamanho 574kb)
Fonte: https://profept.ifes.edu.br/noticias/16466-docente22s
Publicado em Editais
- 04/07/22
- 10h19
Título da Dissertação: ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO POSSIBILIDADE DE APERFEIÇOAMENTO DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA NO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO.
Produto Educacional: GUIA DIDÁTICO PRÁTICAS INICIAIS DE ROBÓTICA COM ARDUINO APLICADA A ELETRODINÂMICA
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/704762
Orientador(a): Dr. Fábio Diniz Rossi
Banca: Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio e Dr. Sergio da Costa Nunes
Resumo: O presente trabalho de pesquisa busca investigar a utilização da robótica educacional com as TIC (tecnologia de informação e comunicação) e a plataforma Arduino, através do desenvolvimento do produto educacional: Guia Didático Práticas Iniciais de Robótica com Arduino Aplicada a Eletrodinâmica com o propósito de estimular o ensino e a aprendizagem de conteúdos sobre eletrodinâmica pertencentes à disciplina de física do 3° ano do ensino médio integrado do IFFAR. Este trabalho também busca ressaltar a importância de relacionar a teoria com a prática em sala de aula de forma interconectada e próxima do cotidiano do aluno pertencente ao ensino médio integrado através do uso em sala de aula das TIC (celular, computador, software de simulação computacional, entre outros). Para viabilizar esta condição, foi desenvolvido um Guia didático sobre o uso da robótica educacional que será avaliado por professores de física do ensino médio integrado do IFFar campus Jaguari e Santa Rosa para avaliar sua usabilidade. A pesquisa teve uma abordagem metodológica qualitativa, através de pesquisa-ação, utilizando como instrumento de coleta de dados, o questionário desenvolvido na plataforma Google Forms. Com a posterior análise e interpretação dos dados utilizando o método de análise: System Usability Scale (SUS) para mensurar a usabilidade e aceitabilidade do Guia Didático por parte dos Docentes em física.
Palavras-chave: Robótica educacional; Eletrodinâmica; Guia didático.
Data da defesa: 08 de julho de 2022
Horário: 14:00
Local: Auditório da Reitoria
Publicado em Notícias
- 24/06/22
- 13h16
Redes Sociais