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Título do projeto: Gestão em Tempos de Pandemia: As Vivências dos Dirigentes do Instituto Federal Farroupilha

Orientador: Dra. Daniela Copetti Santos

Coorientador(a): Dra. Letícia Ramalho Brittes 

Banca: Dr. Adão Caron Cambraia, Dra. Pauleany Simões de Morais

Resumo: O presente trabalho consiste em uma pesquisa que será realizada no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), e tem como objetivo compreender quais os desafios e as ações empreendidas pelos seus dirigentes, frente ao contexto de adversidades e isolamento social impostos pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) para dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem na forma remota. O interesse que culminou nesta proposta de investigação decorre do fato de a pesquisadora ser servidora pública federal, ocupante do cargo de Administradora e, por ter atuado por mais de sete anos como dirigente de um dos Campi da Instituição foco do estudo, o IFFar. Nosso intuito é conhecer as ações institucionais que viabilizaram o ensino no período de pandemia, verificar o impacto causado na gestão educacional do IFFar, conhecer as políticas de gestão construídas e adotadas pelos dirigentes educacionais durante o ensino remoto, com vistas à promoção da qualidade do ensino ofertado e a permanência dos estudantes. A finalidade desta pesquisa é contribuir com a construção da memória do IFFar, possibilitando conhecer a história desta instituição, durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a partir das vivências de seus dirigentes. Por conseguinte, os resultados deste estudo poderão contribuir para uma melhor compreensão do impacto da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, de modo a orientar ações futuras dirigidas a minimizar os efeitos adversos causados pelo isolamento social prolongado. A metodologia da pesquisa é aplicada, exploratória, qualitativa e de estudo de caso. Desse modo, iremos nos aproximar do mundo do IFFar por meio de três diferentes instrumentos: análise documental, questionários e entrevistas. Entende-se que desta forma conseguiremos captar as percepções de todos os sujeitos envolvidos nas atribuições de dirigentes do IFFar: na perspectiva da reitora, do pró-reitor de ensino, dos diretores gerais e dos diretores de ensino. 

Palavras-chave: Gestão Escolar. Dirigentes. Ensino Remoto Emergencial. Pandemia. Isolamento Social.

Data da qualificação: 08 de abril de 2022

Horário: 14h


Local: Auditório, IFFar - Campus Jaguari

Convite Qualificação Verlaine

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  • 25/03/22
  • 13h23

Os professores Renato Xavier, Ricardo Rodrigues, Sanda Nonemacher, Marcele Ravasio e Fábio Rossi que fazem parte do corpo docente do ProfEPT do IFFar aprovaram projeto na última Chamada Universal do CNPq, recebendo fomento para visita técnica a ser realizada na Escola Básica da Ponte em Portugal. Esta escola garante autonomia aos estudantes e comunidade escolar em decisões que são tomadas de forma colaborativa e democrática sobre os processos educacionais.

Assim, o projeto propõe trazer os saberes implementados na Escola da Ponte e pressupostos teóricos desenvolvidos no Instituto Politécnico do Porto (IPP) na implantação de um projeto piloto nos cursos técnicos integrados oferecidos pelo IFFar, cujas propostas curriculares visam a formação integral do indivíduo, ou seja, superar a dicotomia trabalho manual e trabalho intelectual para agregar o campo intelectual ao trabalho produtivo, formando assim, trabalhadores capazes de atuar como dirigentes e cidadãos.

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  • 25/03/22
  • 10h02

O professor Dr. Fábio Diniz Rossi, vinculado ao ProfEPT do IFFar compõe o ranking internacional de produção científica, sendo considerado referência entre 10 mil pesquisadores do mundo com mais produtividade nos últimos cinco anos.

O ranking da AD Scientific Index baseia-se no desempenho científico e no valor agregado de produtividade de cientistas que são referências para outras pesquisas. O índice usa diferentes parâmetros e apresenta a classificação de cientistas individuais em 12 áreas de conhecimento.

Para compor o ranking, são utilizados dados de produção dos últimos cinco anos  de cada pesquisador, e considera a quantidade de citações dos trabalhos publicados por estes pesquisadores. O número de produções científicas utilizadas como referência para outros autores indica o valor e o alcance dessas produções para a literatura científica.

A página do AD Scientific Index pode ser acessada em:

https://www.adscientificindex.com/about-us/

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  • 25/03/22
  • 10h02

O projeto de iniciação tecnológica “Pro Robótica: pensamento computacional na Educação Básica”, desenvolvido pelo IFFar Campus Santo Augusto, sob a coordenação do professor do Dr. Adão Caron Cambraia,  foi aprovado na Chamada Pública IFES nº 01/2021 com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC e tem  como objetivo desenvolver  a iniciação tecnológica, por meio de oficinas, através  da programação aplicada para estudantes do 8° e 9° ano do ensino fundamental.

O projeto tem abrangência de alguns municípios da região noroeste e norte do estado do Rio Grande do Sul, tais como Nova Ramada, Santo Augusto e Passo Fundo.  O projeto terá duração de 12 meses.

A equipe do projeto iniciou o ano de 2022 realizando reuniões com os Secretários de Educação dos municípios envolvidos no sentido de organizar e planejar as atividades a serem desenvolvidas e nas realizou nas últimas também realizou a apresentação da proposta para os estudantes dos dois últimos anos do ensino fundamental das escolas públicas participantes.

Ao todo serão pelo menos 30 escolas de Ensino Fundamental envolvidas no projeto, sendo que serão  desenvolvidas com os estudantes participantes do projeto atividades desplugadas (sem uso do computador), atividades de programação e práticas de criação e montagem de robôs. Segundo o professor Adão “cada aluno será capaz de produzir seu próprio robô durante as oficinas do projeto.

A seguir algumas fotos de atividades já desenvolvidas pelo projeto.
Adão1

Adão11

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  • 25/03/22
  • 08h18

Título da Dissertação: TRAJETOS FORMATIVOS E SABERES DOCENTES: RESSIGNIFICANDO A DOCÊNCIA DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Produto Educacional: O professor de biologia e a Educação Profissional e Tecnológica: uma proposta de ambiente virtual para (re)construção coletiva de saberes

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/700568

Orientador(a): Dr. Vantoir Roberto Brancher
Coorientador(a): Dra. Neiva Maria Frizon Auler

Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves e Dr. Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto

Resumo: O presente estudo teve por objetivo compreender os trajetos formativos e os saberes que orientam a prática pedagógica de professores de Biologia da Educação Profissional Técnica de nível Médio - EPTNM atuantes em um instituto federal de educação no estado do Rio Grande do Sul. Com base nisso, buscamos investigar as formas como a mobilização destes saberes repercutem nas práticas destes profissionais. Diante desse propósito, problematizamos: Quais são e como se constituem os trajetos formativos e os saberes docentes de professores de Biologia na EPTNM e quais as repercussões da mobilização destes em suas práticas pedagógicas? De modo específico objetivamos: investigar como a produção acadêmica em nível de pós-graduação tem trabalhado os saberes docentes enquanto elementos dos processos de formação do professor de Biologia; compreender os trajetos formativos e a constituição dos saberes docentes de professores de Biologia na EPTNM; conhecer práticas pedagógicas e saberes mobilizados por docentes de Biologia no contexto da EPTNM; construir um espaço virtual de formação permanente para professores de Biologia da EPTNM. Os percursos metodológicos que fundamentam esse estudo se estruturaram a partir dos pressupostos da pesquisa qualitativa na perspectiva de Triviños (1987). A coleta de dados se deu através de entrevistas semiestruturadas, que foram gravadas digitalmente em áudio e transcritas integralmente. Os procedimentos de análise se pautaram pela Análise de Conteúdo de Bardin (1977), a partir da qual emergiram categorias de análise que auxiliaram a compreensão das narrativas produzidas pelos professores. Como contribuição com o cenário da docência de Biologia na EPTNM, foi desenvolvido um produto educacional no formato de ambiente virtual para fomentar os processos de formação permanente de professores. Das análises das entrevistas emergem indícios de que que os saberes que nutrem as práticas dos professores entrevistados se constituem ao longo dos trajetos de vida desses profissionais, tendo a influência dos seus educadores ao longo das formações básica e superior e suas experiências em sala de aula como elementos substanciais na constituição de seus saberes. As narrativas docentes também indicam que as suas ações no EMI são permeadas por particularidades que distinguem este lócus de atuação dos demais espaços educativos, o que evidencia a necessidade de processos formativos que contemplem as particularidades da atuação nesta singularidade educativa.

Palavras-chave: Educação Profissional. Ensino de Biologia. Saberes docentes.

Data da defesa: 31 de março de 2022

Horário: 14h


Local: Videoconferência: https://youtu.be/TNS9N1mZipg

Convite Defesa Willian

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  • 24/03/22
  • 17h01

No dia 22 de março de 2022 a professora Taniamara Vizzotto Chaves, docente e atual coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica  ProfEPT - do IFFar esteve realizando a aula inaugural junto ao Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências da UFFS - campus Cerro Largo.

O tema da aula inaugural foi “Paulo Freire: referência para a educação e o ensino de ciências”. Participaram da atividade estudantes e docentes vinculados ao programa da UFFS.

A professora Taniamara faz parte do projeto “Café Paulo Freire” desenvolvido na cidade de São Borja, RS e vinculado ao Café Paulo Freire Nacional, que trata-se de um espaço não formal de educação que objetiva discutir, estudar e aprofundar  as obras de Paulo Freire, bem como divulgar o seu legado. O Café Paulo Freire de São Borja constitui-se como um projeto de extensão desenvolvido com pessoas da comunidade local e regional, dentre eles professores das Redes Públicas com o apoio do IFFar.

As obras de Freire também vêm sendo estudadas e utilizadas no espaço do ProfEPT por alguns docentes, sendo estas articuladas a outras obras e autores vinculados à Educação Profissional e Tecnológica utilizados no programa.
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  • 24/03/22
  • 13h13

O projeto de pesquisa “Concepções epistemológicas e práticas de pesquisas presentes nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul”  foi um dos selecionados na Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 – Faixa A – Grupos Emergentes (Universal 2021), que tem a finalidade de apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, em qualquer área do conhecimento.

O objetivo do projeto é  analisar concepções epistemológicas e práticas de pesquisas institucionalizadas nos IFs do Rio Grande do Sul, na área de ciências humanas, em programas de iniciação científica e tecnológica, de incentivo à pesquisa e inovação e de desenvolvimento científico e tecnológico, o projeto tem o propósito de produzir dados que possam contribuir para qualificar o processo de produção da pesquisa que ocorre nos IFs do Estado.

O projeto terá duração de 3 anos, será coordenado pelo professor Josimar de Aparecido Vieira (IFRS - campus Sertão), contemplando pesquisadores de quatro instituições, dentre elas os três IFs do estado do Rio Grande do Sul.

O IFFar será representado pelo professor  Dr. Vantoir Roberto Brancher vinculado ao programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica  ProfEPT - campus Jaguari.

Além desses pesquisadores, o projeto contará com um estudante bolsista de Iniciação Científica que será escolhido dentre as instituições parceiras do projeto.

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  • 24/03/22
  • 07h27

Lista de discentes com matrículas homologadas ENA 21 - PROFEPT - IFFAR: 

Discente

Reserva de Vaga

ALESSANDRO VASCONCELOS DE SOUZA

Ampla concorrência

ALINE SANTANA LEAL

Ampla concorrência - Negros/pardos

CARINE FRAGA SISTI

Ampla concorrência

CARLOS ROBERTO PEREIRA DA COSTA

Ampla concorrência

DARLENE HONÓRIO MEDEIROS

Ampla concorrência

JOICE PEREIRA SOARES

Ampla concorrência

KATIA GILENE DOS SANTOS MOURA

Servidor

LILIAN MORIM PRATES

Ampla concorrência

LUCIANA PASLAUSKI KNEBEL

Servidor

MARCIANO PERCINCULA

Servidor

MAURÍCIO MORAES GONÇALVES

Ampla concorrência - PcD

MÔNICA RIBEIRO DE ARAÚJO

Servidor - PcD

NEWTON DEL CUETO GONÇALVES

Servidor

NICOLE HACK

Servidor

RAQUEL PEREIRA MARTINS

Ampla concorrência - PcD

ROGERIO MARQUES CRESSERI

Ampla concorrência

RONIMAR ROSSO GOMES

Servidor

ROZILENE VIZZOTTO

Ampla concorrência

TÂNIA TEREZINHA PINHEIRO

Servidor

VALERIA SOARES RODRIGUES

Ampla concorrência

VANESSA FERREIRA BACKES

Servidor - Negros/pardos

VIVIANI APARECIDA SASSO SARAIVA

Servidor



Suplentes convocados(as):

Estão convocados(as) os(as) seguintes suplentes para confirmação de matrícula junto ao ProfEPT - IFFar - Jaguari. A secretaria do programa irá contatar os suplentes via e-mail informando as datas e procedimentos para a confirmação da matrícula. 

  • FELIPPE FLAIN PIRES SANTOS 
  • JOICE MARIA DULLIUS 

Orientações sobre vacinação: 

Em razão da pandemia de Covid 19, informamos que todos(as) os(as) servidores(as) e estudantes que acessarem o campus Jaguari deverão  utilizar máscara e também apresentar comprovação de vacinação completa. 

Conforme a  IN nº04/2022  Art. 3º Ao acessar os espaços físicos das unidades do IFFar, os indicados no §2º do Art. 1º, deverão PORTAR cópia do comprovante de vacinação, do atestado médico, do Teste RT-PCR ou teste antígeno negativos para Covid-19 realizados nas últimas 72h , físico ou digital (para quem não cumpriu o cronograma vacinal), podendo este ser solicitado a qualquer tempo.

A comprovação da documentação deverá ser encaminhada com antecedência via formulário eletrônico que será compartilhado com docentes e discentes via e-mail pela secretaria do ProfPET. 

Maiores informações acessar o link :

https://www.iffarroupilha.edu.br/noticias-jaguari/item/24510-iffar-divulga-orienta%C3%A7%C3%B5es-para-retorno-presencial-integral-campus-ja

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  • 23/03/22
  • 10h39

Título do projeto: TRANSPOSIÇÃO DE SABERES: DO APRENDIZADO DA FÍSICA NO CURSO TÉCNICO ÀS VIVÊNCIAS DOS ESTUDANTES

Orientador: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves



Banca: Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos, Dra. Ana Marli Bulegon

Resumo: O projeto de pesquisa busca conhecer as possíveis maneiras que os alunos encontram para realizar a transposição dos conteúdos de Física ao longo de suas vivências. O objetivo geral centra-se em: Investigar o processo de ensino e aprendizagem da Física no âmbito de um Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio a fim de verificar se e como ocorre a transposição dos saberes da disciplina em situações vivenciadas pelos estudantes em contextos distintos do espaço escolar. Desdobra-se nos seguintes objetivos específicos: a) Conhecer, a partir de questionamentos feitos para os estudantes, o que lhes é apresentado como possibilidade de uso da Física na sua futura prática profissional; b) Identificar possíveis contribuições da disciplina de Física nas vivências extracurriculares dos estudantes; c) Identificar percepções dos estudantes a respeito das práticas curriculares do ensino da Física. d) Propor um produto educacional no sentido de consolidar uma proposta educativa capaz de contribuir para a efetividade dos conhecimentos da disciplina de Física. A metodologia da pesquisa é qualitativa, amparada no aspecto exploratório, que traz por finalidade alcançar uma maior familiaridade com um problema, a fim de torná-lo mais explícito. Envolve levantamento bibliográfico, pesquisa documental e aplicação de questionário semiestruturado junto aos sujeitos que compõem o universo da pesquisa, uma vez que os estudantes são fontes essenciais para a coleta de informações. A aplicação do questionário servirá para embasar a necessidade da oferta do produto educacional pedagógico. Como método de tratamento dos dados qualitativos tem-se a análise de conteúdo.

Palavras-chave: Ensino de Física; Transposição do Saber; Sequência Didática.


Data da qualificação: 04 de abril de 2022

Horário: 14h30min

Local: Auditório, IFFar - Campus Jaguari

Convite Qualificação Rozemara

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  • 22/03/22
  • 14h08

A egressa da primeira turma do ProfEPT Naires de Cássia Nunes foi classificada em primeiro lugar  no processo seletivo para Oficiais Técnicos Temporários 2021/2022 da Terceira Região Militar, para a área de magistério de matemática.

Naires passou por um processo de estágio de adaptação ao serviço no 29 Batalhão de Infantaria Blindado e está designada para trabalhar no Colégio Militar de Santa Maria. 

Conforme nos informou a Naires, ter feito o mestrado junto ao ProfEPT no IFFar foi um dos diferenciais para que ela pudesse ter obtido a sua aprovação.

O ProfEPT do IFFar parabeniza a Naires pela conquista e deseja a ela muito sucesso na sua nova jornada.

naires

* Foto extraída da rede social da egressa.

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  • 18/03/22
  • 10h35
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