Ir direto para menu de acessibilidade.

Tradução Portal

ptendeites

Opções de acessibilidade

Página inicial > Todas as Noticias
Início do conteúdo da página

Todas as Noticias

Título da Dissertação: OS CONCEITOS DA ONTOLOGIA, DA OMNILATERALIDADE E DO TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: uma reflexão a partir do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul

Produto Educacional: WEB SITE: INSTITUTOS FEDERAIS



Orientador(a): Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos

Coorientador(a): Dra. Catiane Mazzoco Paniz

Banca: Dr. Adão Caron Cambraia,  e Dra. Lenir Basso Zanon

Resumo: O presente trabalho buscou compreender como os principais conceitos das teorias da educação básica, profissional e tecnológica se relacionam com os conceitos que definem a cultura organizacional da instituição. Nesse sentido, a pesquisa se propôs a analisar alguns aspectos da internalização desta cultura: a presença e a compreensão, pela comunidade de profissionais da educação da instituição, dos principais conceitos e pressupostos que nortearam a criação dos Institutos Federais de Educação no Brasil, de modo que possam integrar a cultura e/ou a cultura organizacional no ambiente escolar, à luz dos conceitos que permeiam a Educação Básica, Profissional e Tecnológica na proposta da existência destas instituições. Assim, buscou-se compreender como os conceitos que embasam o tema da educação básica, profissional e tecnologia se apresentam e são ressignificados pelos profissionais da educação que atuam na instituição ao se tornarem elementos de cultura organizacional. O caminho metodológico desenvolvido foi o de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, que utilizou como instrumentos de análise de dados uma revisão bibliográfica, um questionário semiestruturado, e uma escuta sensível, que foi realizada através de encontros virtuais com base metodológica baseada nos círculos dialógicos investigativo-formativos. Com base na revisão bibliográfica foram relacionadas às temáticas da cultura organizacional com a educação profissional e tecnológica e levantados os seus principais conceitos, que foram levados ao questionário semiestruturado e aos círculos dialógicos investigativo formativos, buscando-se conhecer o nível de entendimento e a compreensão dos termos relacionados à educação profissional e tecnológica e a proposta de criação dos Institutos Federais de Educação no sentido de fazerem parte da cultura organizacional da instituição. A pesquisa apontou para um modelo de cultura organizacional ainda em construção, onde as principais temáticas relacionadas à educação profissional e tecnológica ainda estão sendo construídas e sedimentadas na compreensão, no pensamento e nos procedimentos da comunidade que trabalha nestas instituições. Como produto final da dissertação foi elaborado um produto educacional no formato de site em ambiente web que se propõe a servir como um repositório de informações sobre o tema da educação profissional e tecnológica, no intuito de que ele atue de forma a auxiliar na compreensão da comunidade de trabalhadores que trabalham nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia dos principais conceitos que envolvem a educação profissional e tecnológica no Brasil, dessa maneira contribuindo para a construção, consolidação e solidificação da cultura organizacional das instituições estudadas neste trabalho

Palavras-chave: Educação Básica, Profissional e Tecnológica; Ensino Integrado; Cultura Organizacional.

Data da defesa: 27 de dezembro de 2021

Horário: 09H

Local: Videoconferência: https://youtu.be/laaaOi0le54

Convite defesa Alex

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 15/12/21
  • 10h13

Título da Dissertação: ACOLHIMENTO VIRTUAL NA PANDEMIA DE COVID-19 COM PERSONAGENS-TIPO EM AUDIOVISUAL PARA UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Produto Educacional: CONJUNTO DE AUDIOVISUAIS DE ACOLHIMENTO, COM PERSONAGENS-TIPO PARA INFORMAÇÕES SOBRE OS PRIMEIROS ACESSOS PARA NOVOS ALUNOS DO IFFAR



Orientador(a): Dr. Renato Xavier Coutinho

Banca: Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio,  e Dr. Amauri Araújo Antunes

Resumo: Devido à situação excepcional de ensino remoto, a partir da necessidade de isolamento social provocada pela pandemia de COVID-19, a pesquisa aqui apresentada relata o desenvolvimento de um recurso para receber novos alunos em um inédito início de ano letivo totalmente virtual. Para tanto, foram aproveitadas as capacidades artísticas do aluno-pesquisador autor desse estudo. Com isso, estabelece-se como tema dessa pesquisa a utilização de personagens-tipo em audiovisuais de instrução para primeiros acessos remotos de alunos ingressantes no Ensino Médio Integrado em Instituição de Educação Profissional e Tecnológica.  Objetiva-se relatar o processo de construção de um produto educacional composto por seis audiovisuais informativos, que tiveram como tema instruções de primeiros acessos virtuais para alunos ingressantes no Ensino Médio Integrado. Estes vídeos foram embasados em conceitos da Educação Profissional e Tecnológica e na composição de personagens-tipo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo Estudo de Caso. Para coleta de dados foram utilizados o relato de experiência, a pesquisa bibliográfica e o questionário de percepções. Como resultado foi criado um produto educacional voltado para estudantes ingressantes no Ensino Médio Integrado em situação excepcional de ensino remoto. Também foi comprovada sua eficiência diante da comunidade escolar a qual foi destinado, através dos relatos da comunidade acadêmica envolvida no processo de acolhimento. Além disso, foi formulado um esquema estrutural para futuras replicações da ideia do produto educacional.

Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica; Acolhimento Virtual; personagens-tipo.

Data da defesa: 21 de dezembro de 2021

Horário: 9h


Local: Videoconferência: https://youtu.be/5SYBdyDrH2U

Convite defesa Regis

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 13/12/21
  • 13h29

Aulas acontecem no Campus Jaguari. Inscrições são online e iniciam hoje. Seleção é por meio da análise do histórico profissional e acadêmico.

ENA banner site Profept

O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) lançou, na última sexta-feira (10), o edital de seleção para as turmas de 2022. As inscrições online começam nesta segunda (13) e vão até 10 de janeiro de 2022. Ao todo, são ofertadas 942 vagas, distribuídas entre as 40 instituições associadas ao mestrado em todo o Brasil. Metade das vagas é reservada a servidores da Rede Federal. O ProfEPT é coordenado nacionalmente pelo Instituto Federal do Espírito Santo.

O IFFar oferta 24 vagas, distribuídas da seguinte forma: 

Servidores:

  • Geral – 9 vagas
  • PcD – 1 vaga
  • Pretos e pardos – 1 vaga
  • Indígenas – 1 vaga

Ampla concorrência:

  • Geral – 9 vagas
  • PcD – 1 vaga
  • Pretos e pardos – 1 vaga
  • Indígenas – 1 vaga

As aulas serão realizadas quinzenalmente no Campus Jaguari, nas quintas-feiras (tarde e noite) e nas sextas (manhã e tarde).

A seleção será feita por meio de análise de Histórico Profissional e Acadêmico, que possibilita que os candidatos apresentem aspectos referentes ao desempenho de suas funções profissionais e produções acadêmicas relevantes ao ProfEPT. 

Podem participar do Edital 01/2021 os portadores de diploma de curso superior (licenciatura, bacharelado ou tecnólogo) ou declaração de conclusão de curso superior, devidamente reconhecido (ou revalidado) por órgãos competentes do Ministério da Educação.

As inscrições são feitas exclusivamente pelo Sistema de Inscrições. A taxa de inscrição é de R$ 95,00. A isenção da taxa poderá ser solicitada entre 13 e 23 de dezembro.

Saiba mais na página do Edital ProfEPT Nº 01/2021 e inscreva-se.

Confira o cronograma da seleção:

ATIVIDADE

DATAS*

Data de de publicação do Edital

10/12/2021

Inscrições

13/12/2021 a 10/01/2022

Período de solicitação de isenção

13/12 a 23/12/2021

Resultado das solicitações de isenção

03/01/2022

Recursos ao resultado das solicitações de isenção

04/01/2022

Resultado final das solicitações de isenção

07/01/2022

Data limite para pagamento da inscrição

11/01/2022

Divulgação do resultado parcial das inscrições homologadas

14/01/2022

Recursos ao resultado das inscrições

15/01 e 16/01/2022

Resultado final das inscrições homologadas

18/01/2022

Período para envio dos documentos comprobatórios e autodeclaração da pontuação via sistema de inscrições

18/01 a 22/01/2022

Divulgação da classificação parcial dos candidatos

24/01/2022

Recurso a divulgação da classificação parcial dos candidatos

25/01/2022

Divulgação da classificação final dos candidatos aptos para avaliação e validação dos documentos comprobatórios

26/01/2022

Período para avaliação e validação dos documentos comprobatórios

27/01 a 14/02/2022

Divulgação das notas individuais após avaliação e validação dos documentos comprobatórios

16/02/2022

Recursos ao resultado das notas individuais

17/02 e 18/02/2022

Resultado e classificação final dos candidatos

25/02/2022

Bancas de Verificação de Cotas e Matrículas**

03/03 a 25/03/2022

Aula Inaugural e Início do semestre letivo

a partir de 04 de abril de 2022

* Em todas as fases do ENA, para fins de datas/horários, será considerado o fuso oficial (Brasília).
** A divulgação do calendário de bancas de verificação das cotas e matrículas será de responsabilidade de cada Instituição Associada (IA).

Fonte: https://www.iffarroupilha.edu.br/ultimas-noticias/item/24155-inscri%C3%A7%C3%B5es-abertas-para-o-mestrado-profissional-profept

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 13/12/21
  • 10h15

O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) lançou o edital de seleção para as turmas de 2022. As inscrições começam no dia 13 de dezembro de 2021 e vão até o dia 10 de janeiro de 2022. Ao todo, são 942 vagas, distribuídas entre 40 instituições associadas ao mestrado em todo o Brasil. Metade das vagas é reservada a servidores da Rede Federal. O ProfEPT é coordenado nacionalmente pelo Instituto Federal do Espírito Santo.

O IFFar terá a oferta de 24 vagas, sendo que parte destas estão destinadas a ações afirmativas. As aulas acontecem quinzenalmente (às quintas-feiras e às sextas-feiras)  no campus Campus Jaguari.

A seleção será feita por meio de análise de Histórico Profissional e Acadêmico, que possibilita que os candidatos apresentem aspectos referentes ao desempenho de suas funções profissionais e produções acadêmicas relevantes ao ProfEPT.

A persistência do cenário ocasionado pela Covid-19 levou a organização a optar por essa forma de seleção no lugar da aplicação de provas presenciais, devido à preocupação com a preservação da saúde dos envolvidos.

Poderão participar do Edital 01/2021 os portadores de diploma de curso superior (licenciatura, bacharelado ou tecnólogo) ou declaração de conclusão de curso superior, devidamente reconhecido (ou revalidado) por órgãos competentes do Ministério da Educação.

As inscrições serão feitas, exclusivamente, via internet, no Sistema de Inscrições. A taxa de inscrição será de R$ 95,00. A isenção da taxa poderá ser solicitada entre 13 e 23 de dezembro.

Veja todas as informações na página do Edital ProfEPT Nº 01/2021 no seguinte link

https://profept.ifes.edu.br/selecao/16462-edital22

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 10/12/21
  • 17h51

As inscrições para o mestrado profissional vão de 13 de dezembro deste ano até o dia 10 de janeiro de 2022.

O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) lançou o edital de seleção para as turmas de 2022. As inscrições começam no dia 13 de dezembro de 2021 e vão até o dia 10 de janeiro de 2022. Ao todo, são 942 vagas, distribuídas entre 40 instituições associadas ao mestrado em todo o Brasil. Metade das vagas é reservada a servidores da Rede Federal. O ProfEPT é coordenado nacionalmente pelo Instituto Federal do Espírito Santo.

A seleção será feita por meio de análise de Histórico Profissional e Acadêmico, que possibilita que os candidatos apresentem aspectos referentes do desempenho de suas funções profissionais e produções acadêmicas relevantes ao ProfEPT. A persistência do cenário ocasionado pela Covid-19 levou a organização a optar por essa forma de seleção no lugar da aplicação de provas presenciais, devido à preocupação com a preservação da saúde dos envolvidos.

Poderão participar do Edital 01/2021 os portadores de diploma de curso superior (licenciatura, bacharelado ou tecnólogo) ou declaração de conclusão de curso superior, devidamente reconhecido (ou revalidado) por órgãos competentes do Ministério da Educação.

As inscrições serão feitas, exclusivamente, via internet, no Sistema de Inscrições. A taxa de inscrição será de R$ 95,00. A isenção da taxa poderá ser solicitada entre 13 e 23 de dezembro.

Veja todas as informações na página do Edital ProfEPT Nº 01/2021.

Confira abaixo o número total de vagas por instituição ofertante (sem a divisão das vagas reservadas para servidores e ações afirmativas):

EDITAL 01/2021
INSTITUIÇÃO ASSOCIADA NÚMERO DE VAGAS
CEFET-MG – campus Divinópolis 24
COLÉGIO PEDRO II – campus Centro 22
IF BAIANO – campus Catu 24
IF CATARINENSE – campus Blumenau 24
IF DA BAHIA – campus Salvador 24
IF DA PARAÍBA – campus João Pessoa 24
IF DE BRASÍLIA – campus Brasília 24
IF DE GOIÁS – campus Anápolis 24
IF DE MINAS GERAIS – campus Ouro Branco 24
IF DE PERNAMBUCO – campus Olinda 24
IF DE RONDÔNIA – campus Porto Velho 24
IF DE RORAIMA – campus Boa Vista 24
IF DE SANTA CATARINA – Centro de Referência e Formação em EAD 24
IF DE SÃO PAULO – campus Sertãozinho 22
IF DE SERGIPE – campus Aracaju 24
IF DO ACRE – campus Rio Branco 24
IF DO ALAGOAS – campus Benedito 24
IF DO AMAPÁ – campus Santana 20
IF DO AMAZONAS – campus Manaus-Centro 22
IF DO CEARÁ – campus Fortaleza 24
IF DO ESPÍRITO SANTO – campus Vitória 24
IF DO MARANHÃO – campus Monte Castelo 24
IF DO MATO GROSSO – campus Cuiabá 24
IF DO MATO GROSSO DO SUL – campus Campo Grande 24
IF DO NORTE DE MINAS GERAIS – campus Montes Claros 24
IF DO PARÁ – campus Belém 20
IF DO PARANÁ – campus Curitiba 24
IF DO PIAUÍ – campus Parnaíba 24
IF DO RIO DE JANEIRO – campus Mesquita 24
IF DO RIO GRANDE DO NORTE – campus Mossoró 24
IF DO RIO GRANDE DO SUL – campus Porto Alegre 24
IF DO SERTÃO DE PERNAMBUCO – campus Salgueiro 22
IF DO SUDESTE DE MINAS GERAIS – campus Rio Pomba 24
IF DO SUL DE MINAS GERAIS – campus Poços de Caldas 24
IF DO TOCANTINS – campus Palmas 24
IF DO TRIÂNGULO MINEIRO – campus Avançado Uberaba Pq. Tecnológico 22
IF FARROUPILHA – campus Jaguari 24
IF FLUMINENSE – campus Centro de Referência 24
IF GOIANO – campus Ceres 24
IF SUL-RIO-GRANDENSE – campus Charqueadas 24
TOTAL 942

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 10/12/21
  • 17h47

Título da Dissertação: A importância Social dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis - Desafios e Perspectivas Profissionais

Produto Educacional: Reciclagem eu faço e você ? - Um guia prático e educativo

Orientador(a): Dra. Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher

Banca: Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos,  e Dra. Vidica Bianchi

Resumo: O atual contexto socioeconômico brasileiro tem aflorado as desigualdades sociais e os problemas ambientais. Nesse ínterim, encontram-se aqueles que vivem de trabalhos informais e que necessitam da coleta de resíduos sólidos, vulgo lixo, para a sua sobrevivência e de sua família, os catadores de recicláveis. O presente estudo versa sobre a importância social dos trabalhadores de materiais recicláveis: desafios e perspectivas profissionais. Nesse sentido, o objetivo geral deste estudo visa entender de que forma os trabalhadores de materiais recicláveis podem conquistar melhorias em suas atividades laborais visando a constituição de uma identidade profissional e valorização social. Este trabalho assenta a sua justificativa na possibilidade desses profissionais se constituírem auxiliares no processo de conscientização ambiental da sociedade, principalmente se problematizamos, nos diferentes espaços sociais, inclusive na Educação Profissional, a relação da Educação e Trabalho e Educação Ambiental. Como autores de referência nos amparamos em Frigotto (2001), Antunes (1995, 2001), Leff (2006), Santos (2005, 2018), entre outros e os documentos do Plano Nacional de Resíduos Sólidos e o Plano Ambiental do Município de Santa Maria/RS. Para conseguir alcançar os resultados almejados, a pesquisa pauta-se em uma metodologia de cunho qualitativo, na forma de estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram entrevistas com os catadores de recicláveis de empresas e/ou associações da cidade de Santa Maria/RS. Após a coleta e análise dos dados foi elaborado o produto educacional. A proposta do produto educacional é um guia prático, contendo falas de alguns trabalhadores e com conteúdo informativo sobre locais de descarte correto dos resíduos sólidos e de reciclagem no município de Santa Maria/RS.


Palavras-chave: Trabalhadores; Materiais Recicláveis; Educação Ambiental.

Data da defesa: 20 de dezembro de 2021

Horário: 17h e 30 min


Local: Videoconferência: https://youtu.be/ssqvspE4cWk

Convite Banca Naiane

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 10/12/21
  • 10h50

Título da Dissertação: CYBERBULLYING EM CONTEXTOS EDUCATIVOS: Construindo estratégias para uma cultura da alteridade na Educação Profissional e Tecnológica

Produto Educacional: Curso de formação permanente sobre cyberbullying e práticas educativas preventivas



Orientador(a): Dra. Neiva Maria Frizon Auler

Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues,  e Dr. Ascísio dos Reis Pereira

Resumo: Esta pesquisa foi realizada no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), dentro da linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e teve como objetivo geral identificar as práticas utilizadas no atendimento das ocorrências de cyberbullying no contexto escolar e propor estratégias de prevenção e enfrentamento dentro do Instituto Federal Farroupilha (IFFar). Sobre os pressupostos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e explicativa. A amostra populacional foi composta por servidores lotados em equipes de Assistência Estudantil e Coordenações de Cursos de Ensino Médio Integrado do IFFar. A pesquisa desenvolveu-se nas seguintes etapas: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevista online semiestruturada (devido a Pandemia de Covid-19, que impôs distanciamento social). O processo de análise dos dados das entrevistas foi realizado por meio da Análise Textual Discursiva – ATD na perspectiva de Morais e Galiazzi. Os discursos corroboram com a necessidade de formação por parte dos servidores entrevistados, ao que tange a temática do cyberbullying em contextos educativos. A partir dos resultados da pesquisa foi elaborada uma proposta de formação (produto educacional), com vistas a possibilitar a reflexão e a compreensão sobre o fenômeno do cyberbullying no contexto educativo.

Palavras-chave: Cyberbullying, Currículo Integrado, Formação Profissional, Educação Básica Profissional e Tecnológica

Data da defesa: 16 de dezembro de 2021

Horário: 14h

Local: Videoconferência: https://youtu.be/RIrE4k6yzp4

Convite Banca Mariela

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 06/12/21
  • 10h46

Título do projeto: A QUALIFICAÇÃO PERMANENTE PARA AS FORMAS ALTERNATIVAS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS NO ÂMBITO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA 

Orientador: Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio

Banca: Dr. Renato Xavier Coutinho, Drª Elenise Felzke Schonardie

Resumo: Busca-se nesta pesquisa observar a possibilidade de melhorar o ambiente educacional do Instituto Federal Farroupilha através da criação de uma proposta para formação de uma Comissão interna especifica de formas alternativas de resolução de conflitos, além da produção de um material textual para favorecer o trabalho dos atuantes no ambiente do Instituto. Com intuito de delimitar e organizar os estudos, será dado enfoque para a mediação e conciliação dos conflitos, perpassando ainda pelo entendimento conceitual da Justiça Restaurativa, a fim de dar ênfase a diferenciação existente entre as várias formas de resolução de conflitos e haja vista a experiência como medidora da presente pesquisadora e a aplicação desta última alternativa no âmbito do Instituto. Desta forma, o estudo pauta-se em através do que demanda o enfoque da teoria de Luis Alberto Warat e também sobre as legislações que operam com as formas resolutivas de conflitos em especial e Lei especial da Mediação, documentos legais institucionais e o Regulamento de Convivência dos Estudantes do Instituto Federal Farroupilha,  visando observar dentro deste viés disciplinar a possibilidade de concretização e efetividade da de um espaço de atuação de todas as formas resolutivas de conflitos a fim de garantir qualidade e desenvolvimento da educação profissional. O projeto busca saber se é possível alcançar as melhorias junto das resoluções de conflitos a partir do desenvolvimento de um material compilado específico para fomentar o apoio dos mediadores e conciliadores auxiliares do IFFar?    O contorno da pesquisa está baseada na linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), uma vez que trabalha com a questão dos percursos em relação a temática junto do ambiente institucional e tem a pretensão de fomentar e apresentar uma proposta de regulamentação e material favorável ao Regulamento de Convivência dos Estudantes do Instituto Federal Farroupilha, possibilitando como produto educacional um manual de  aplicação destas modalidades pacificadoras. Para o presente estudo a metodologia adotada tanto para o projeto de pesquisa como para elaboração do produto educacional será utilizada a abordagem da pesquisa qualitativa, aplicada, com objetivo explicativo. No campo do procedimento a pesquisa será de análise bibliográfica e documental, com fim de possibilitar concretização da produção textual a ser apresentada como produto educacional.

Palavras-chave: Formas alternativas; conflitos; IFFar. 

Data da qualificação: 10/12/2021

Horário: 13:30h


Local: Videoconferência: https://youtu.be/wJbR-iNxZ9Q

Convite Qualificação Carina

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 03/12/21
  • 09h34

Título da Dissertação: O PROEJA EM COMÉRCIO DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA - CAMPUS JÚLIO DE CASTILHOS COMO UMA POSSIBILIDADE DE MUDANÇA DE VIDA: A CONCEPÇÃO DOS EGRESSOS.

Produto Educacional: O PROEJA EM COMÉRCIO DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA - CAMPUS JÚLIO DE CASTILHOS COMO UMA POSSIBILIDADE DE MUDANÇA DE VIDA: A CONCEPÇÃO DOS EGRESSOS.

Orientador(a): Dra. Catiane Mazocco Paniz

Banca: Dr. Adão Caron Cambraia, e Dra. Mariglei Severo Maraschin

Resumo: Assumindo um compromisso com a construção de uma nação democrática e atendendo aos programas governamentais de formação profissional e combate às desigualdades estruturais, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia ofertam cursos profissionalizantes nas modalidades de Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). A formação de trabalhadores e cidadãos no Brasil é marcada pela dualidade estrutural. Perseguir um modelo de sociedade com um sistema educacional mais acessível e igualitário à educação básica, pública, gratuita, unitária, omnilateral e de qualidade, propondo uma ruptura entre o pensar e o fazer, entre a teoria e a prática, é passo importante para a formação de sujeitos éticos, autônomos, críticos, com maior autoestima, preparados para o mundo do trabalho. Nesse sentido, a presente pesquisa se insere no interior das discussões sobre trabalho e educação e buscou investigar a trajetória profissional e as mudanças de vida que o curso PROEJA em Comércio do IFFar - Campus Júlio de Castilhos, promoveu aos egressos.  A pesquisa é de caráter qualitativo com uso de investigação bibliográfica, documental e de campo com questionários e entrevistas. A análise dos dados foi realizada a luz da análise textual discursiva (ATD). Os egressos trouxeram à luz questões importantes para compreender as mudanças em suas vidas e o enfoque do valor da educação. Conquistaram, pela educação no Ensino Médio Profissional, para além da relação com o mundo do trabalho, melhoria no sentido pleno da vida, como a autoestima, a satisfação e realização pessoal, bem como a autonomia com melhoria na leitura de mundo e senso crítico/ético. O empoderamento é o grande segredo do PROEJA. Consideramos que o PROEJA em questão, integra as dimensões da vida humana e proporcionou melhor compreensão da realidade no meio em vivem, através do acesso ao conhecimento como direito, potencializando a consciência dos sujeitos na busca de uma sociedade transformada e mais justa.

Palavras-chave: PROEJA; EJA EPT; Instituto Federal Farroupilha; Mundo do Trabalho.

Data da defesa: 09 de dezembro de 2021

Horário: 09h


Local: Videoconferência: https://youtu.be/HOfxwcvWIL8

Convite Cassio

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 01/12/21
  • 10h57

As incrições para o VI Seminário Nacional do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, deverão ser realizadas no site: 
https://www.even3.com.br/viseminarionacionalprofept/

 

Programação

Quarta-feira - 01/12/2021
18h 30min – Mesa de Abertura do VI Seminário Nacional do ProfEPT
19h 15min – Mesa Redonda: Desafios e contribuições da interação entre teoria e prática aos processos formativos na EPT
Prof. Dr. Gaudêncio Frigotto - UERJ/UFF
Profa. Dra. Marise N. Ramos - UERJ/FioCruz
Quinta-feira - 02/12/2021
9h as 12h – Reuniões de trabalho/planejamento por grupos de Disciplinas Obrigatórias (ampla participação dos docentes permanentes do Programa)
- Somente para docentes do ProfEPT. O link será divulgado aos participantes.

9h as 12h – Reunião de trabalho/planejamento entre os secretários do ProfEPT (ampla participação dos secretários das Instituições Associadas ao Programa)
- Somente para secretários do ProfEPT. O link será divulgado aos participantes.
18h – Mostra de Produtos Educacionais com Egressos do ProfEPT das cinco regiões brasileiras 

20h – Fala de encerramento das atividades – Equipe Gestora do ProfEPT e Professor Convidado


Sexta-feira - 03/12/2021
9h as 12h – Reuniões de trabalho/planejamento por grupos de Disciplinas Eletivas (ampla participação dos docentes permanentes do Programa)
- Somente para docentes do ProfEPT. O link será divulgado aos participantes.

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 30/11/21
  • 10h40
Fim do conteúdo da página