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Título da Dissertação: O PROGRAMA PERMANÊNCIA E ÊXITO NO INSTITUTO FEDERAL
FARROUPILHA: perspectivas para o pós-pandemia

Produto Educacional: "Organizando os estudos em tempos de ensino remoto"

https://drive.google.com/drive/folders/1cAdUE2Q2lbMAxu5568l5y9CkBYiKVTyA?usp=sharing

Orientador(a): Dr. Fábio Diniz Rossi

Banca: Dr. Renato Xavier Coutinho,  e Dr. Sérgio da Costa Nunes

Resumo: A evasão e retenção são uma realidade em todas as instituições, independentemente dos níveis de ensino e, a partir do ano de 2020, esses índices   foram impactados pela pandemia do novo Coronavírus (COVID-19). Tendo isso em vista, o presente trabalho busca estudar as ações propostas pelo Programa de Permanência e Êxito (PPE), e quais projetos foram desenvolvidos pelo Instituto Federal Farroupilha (IFFar), para redução do abandono escolar e retenção durante o período da pandemia. A pesquisa está vinculada à linha de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica, do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do IFFar - Campus Jaguari. A finalidade principal deste trabalho é propor um guia para os estudantes visando um melhor aproveitamento da aprendizagem em tempos de pandemia, através de uma avaliação das ações propostas pelo Programa de Permanência e Êxito. Para elaboração desta dissertação e produto educacional foi aplicada a pesquisa bibliográfica e documental, de natureza qualitativa realizando a coleta das informações em plataformas governamentais e arquivos e documentos do Instituto Federal Farroupilha. Também foi desenvolvido como produto educacional o Guia “Organizando os estudos em tempos de ensino remoto”.

Palavras-chave: Permanência e êxito; educação profissional e tecnológica; evasão escolar; pandemia

Data da defesa: 02 de dezembro de 2021.

Horário: 9h


Local: Videoconferência: https://youtu.be/SEjDoAjk26w

Convite Maria Cristina

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  • 30/11/21
  • 08h30

É com grande alegria que compartilhamos a programação do nosso seminário de alinamento conceitual do ProfEPT que vai acontecer nos dias 01, 02 e 03 de dezembro de 2021. Fica o convite/convocação aos docentes, discentes e egressos do programa.

Diante do cenário ocasionado pela pandemia do Coronavírus (COVID-19), a sexta edição do Seminário ocorrerá de modo virtual, contando com a participação dos docentes credenciados ao Programa, pertencentes às Instituições Associadas (IAs) e provenientes dos Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, do Colégio Pedro II e do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, além de alunos e egressos.


Trata-se de uma oportunidade de formação, a partir das bases teórico-epistemológicas da EPT, bem como de encontro e planejamento entre os docentes responsáveis pela oferta dos componentes curriculares do ProfEPT, além da socialização de pesquisas e produtos educacionais considerados destaques nas cinco regiões brasileiras.

- PROGRAMAÇÃO DO VI SEMINÁRIO NACIONAL ProfEPT -

 

Quarta-feira – 01/12/21

18h 30min – Mesa de Abertura do VI Seminário Nacional do ProfEPT

 
19h 15min – Mesa Redonda: Desafios e contribuições da interação entre teoria e prática aos processos formativos na EPT
Prof. Dr. Gaudêncio Frigotto - UERJ/UFF

Profa. Dra. Marise N. Ramos - UERJ/FioCruz

 

Quinta-feira – 02/12/21

9h as 12h – Reuniões de trabalho/planejamento por grupos de Disciplinas Obrigatórias (ampla participação dos docentes permanentes do Programa)

18h – Mostra de Produtos Educacionais com Egressos do ProfEPT das cinco regiões brasileiras

20h – Fala de encerramento das atividades – Equipe Gestora do ProfEPT e Convidado – Prof. Dr. Fernando Haddad – USP

 

Sexta-feira – 03/12/21

9h as 12h – Reuniões de trabalho/planejamento por grupos de Disciplinas Eletivas (ampla participação dos docentes permanentes do Programa)

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  • 12/11/21
  • 10h15

O II Seminário da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre a EPT promovido em parceria entre a Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas em EPT  e o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT do IFFar  terá sequência das atividades no dia 09 de novembro com o Painel que será proferido pelo professor Marcelo Lima da UFES. O tema do painel será “Ciência, Cultura e a Tecnologia no Brasil: Avanços e retrocessos do papel das instituições de Educação Profissional e Tecnológica”. 

A atividade iniciará às 19 h, de forma online, com o lançamento de livros e terá sequência com a palestra proferida pelo Professor Marcelo Lima. 

O link de transmissão pela WebTV do IFFar é o seguinte  https://youtu.be/YFYCNMMRMnw

Para maiores informações sobre o evento acessar o site do mesmo https://sites.google.com/view/redeeptrs/eventos/ii-semin%C3%A1rio?authuser=0]

Palestra IISem dia 09 11

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  • 04/11/21
  • 11h24

O II Seminário da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre a EPT promovido em parceria entre a Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas em EPT  e o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT do IFFar  inicia dia 03 de novembro com a palestra de abertura do Evento que será proferida pelo professor Dr. Domingos Leite Filho da UTFPR. O tema da palestra será “A inter-relação trabalho, tecnologia, ciência e cultura como base para a formação integral na EPT. 

As atividades acontecem de forma online, com inicio previsto para as 19h, no seguinte link de transmissão:  https://www.youtube.com/watch?v=FG-_vG_C75U.

As demais atividades do evento acontecem nos dias 09 e 11 de novembro, também no turno da noite a partir das 19h.

Para maiores informações sobre o evento acessar o site do mesmo https://sites.google.com/view/redeeptrs/eventos/ii-semin%C3%A1rio?authuser=0.

As inscrições para ouvintes na palestra do dia 03 e nas demais atividades do evento podem ser feitas no Sistema Bookline no seguinte link  http://bookline.iffarroupilha.edu.br/site/iisregept.

Palestra IISem dia 03 11 1

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  • 27/10/21
  • 15h59

No dia 03 de novembro de 2021 irá ocorrer a Palestra de abertura do II Seminário da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre Educação Profissional e Tecnológica: ciência, cultura e tecnologia, para se inscrever basta acessar o link: http://bookline.iffarroupilha.edu.br/site/iisregept

Palestra IISem dia 03 11 1

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  • 26/10/21
  • 17h23

Estão abertas as inscrições para participação como ouvinte nas atividades do II Seminário da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre EPT.
O evento organizado em parceria entre o Mestrado ProfEPT do IFFar e a Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre EPT acontecerá nos dias 03, 09 e 11 de novembro de 2021, de forma online, no turno da noite, a partir das 19 horas.
As inscrições serão realizadas por atividade e devem ser feitas no seguinte endereço eletrônico: http://bookline.iffarroupilha.edu.br/site/iisregept
Foi publicada também hoje a listagem de trabalhos aceitos para apresentação no mesmo Seminário que acontecerá na noite de 11 de novembro de 2021.
A programação do evento e a listagem de trabalhos aprovados organizados por salas de discussão pode ser acessada no site do evento
https://sites.google.com/view/redeeptrs/eventos/ii-semin%C3%A1rio

Aguardamos a todos!

evento

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  • 15/10/21
  • 13h08

Título da Dissertação: Trajetória da Escola Agrotécnica Federal de São Vicente do Sul ao Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul: uma análise a partir do Curso Técnico em Agropecuária.

Produto Educacional: Recortes da Trajetória do IFFar-Campus SVS e a constituição do Curso Técnico em Agropecuária Integrado.

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602837

Orientador(a): Dra. Catiane Mazocco Paniz

Coorientadora: Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos

Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves e Dra. Roseli Adriana Blümke Feistel

Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar a trajetória da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) desde a Escola Agrotécnica Federal de São Vicente do Sul (EAF SVS), até o Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul (IFFar-Campus SVS) a partir do Curso Técnico em Agropecuária. Buscou-se a realização de um resgate histórico no decorrer do período de 1995 a 2009, identificando na concepção de ex-gestores os desafios e fatos marcantes; e junto aos egressos, atuais servidores do IFFar-Campus SVS, a importância da instituição em sua trajetória formativa pessoal e profissional. No referencial teórico foi contextualizada historicamente a EPT, as EAFs, os Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) até a atual institucionalidade IFFar-Campus SVS e a constituição do Curso Técnico em Agropecuária Integrado. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa com abordagem quali-quantitativa do tipo Estudo de Caso histórico-organizacional. A coleta de dados realizou-se através de fontes documentais, de entrevista semiestruturada com ex-gestores e de um questionário on-line com egressos do Curso que hoje fazem parte do quadro de pessoal do IFFar-Campus SVS. Para a análise dos dados coletados utilizou-se a abordagem da Análise Textual Discursiva (ATD). A partir dos resultados, conforme requisito do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), foi elaborado o Produto Educacional, uma Cartilha Virtual destinada e validada com os alunos ingressantes dos primeiros anos do Curso Técnico em Agropecuária Integrado do IFFar-Campus SVS intitulada: “Recortes da trajetória do IFFar-Campus SVS e a constituição do Curso Técnico em Agropecuária Integrado”, objetivando a visibilidade histórica e sexagenária, o reconhecimento da instituição em âmbito local e regional e a constituição do Curso na formação de técnicos e cidadãos através de um ensino público, gratuito e de qualidade. 

Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica; Instituto Federal Farroupilha; Técnico em Agropecuária; Trajetória.

Data da defesa: 19 de outubro de 2021

Horário: 9h


Local: Videoconferência: https://youtu.be/fKaoT5jGPQc

Convite Mariseti

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  • 01/10/21
  • 08h21

Título da Dissertação: A CONSCIÊNCIA DO DOCENTE QUE ATUA NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA SOBRE CURRÍCULO INTEGRADO E SUAS BASES LEGAIS E CONCEITUAIS

Produto Educacional: Formação Continuada para servidores do IFFar – Currículo integrado e educação integral na EPT

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/602789

Orientador(a): Dr. Ricardo Antonio Rodrigues

Banca: Dr. Renato Xavier Coutinho,  e Dra. Ana Sara Castaman

Resumo: O presente trabalho teve por objetivo analisar a percepção e a consciência dos docentes do Instituto Federal Farroupilha sobre o currículo integrado, suas bases legais e conceituais. No referencial teórico do presente estudo, foram apresentadas diretrizes curriculares, legislações, Projetos Pedagógicos de Cursos e alguns autores estudiosos dos temas currículo integrado, formação integral e omnilateral. Tais temas são importantes para os educadores que trabalham em instituições que objetivam esse tipo de ensino. É de grande relevância que os docentes detenham o conhecimento acerca do currículo integrado e educação omnilateral, e disponham de devida formação para obter sucesso na aplicabilidade dos princípios em suas atividades. Através de uma pesquisa de cunho qualitativo foi realizada a aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas para os docentes do Instituto Federal Farroupilha. Na análise dos resultados foram obtidos dados que possibilitaram averiguar o conhecimento e apropriação de conceitos chaves sobre o tema educação integral, currículo integrado e formação omnilateral dos participantes, possibilitando compreender a relação entre esses aspectos e as suas práxis.  Com base nos resultados obtidos foi proposto um produto educacional, visando minimizar distanciamentos e interpretações equivocadas entre a compreensão dos participantes e o que está nas bases legais e conceituais de currículo integrado.

Palavras-chave: Currículo Integrado; Educação integral; Educação omnilateral.

Data da defesa: 11 de outubro de 2021

Horário: 09h


Local: Videoconferência: https://youtu.be/DOJ65FqmNPo

Convite Taigra

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  • 28/09/21
  • 14h38

Foram prorrogadas as inscrições para envio de trabalhos para o II Seminário da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre Educação Profissional e Tecnológica: ciência, cultura e tecnologia. As inscrições foram prorrogadas até o dia 15/09/2021.

Maiores informações sobre as inscrições podem ser encontradas no site:
https://sites.google.com/view/redeeptrs/eventos/ii-semin%C3%A1rio

Aguardamos o envio do seu trabalho!

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  • 31/08/21
  • 14h48

Título da Dissertação: Extinção de Abelhas: Subsídios para uma Proposta Pedagógica na Educação Profissional e Tecnológica 

Produto Educacional: Será o Fim da Picada? Extinção de Abelhas: Subsídios para uma Proposta Pedagógica na Educação Profissional e Tecnológica 

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601742

Orientador(a): Dra. Neiva Maria Frizon Auler

Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves,  e Dra Renata Hernandez Lindemann

Resumo: Com elementos identificados na pesquisa, buscou-se sinalizar caminhos para superar configurações curriculares fragmentadas e unicamente disciplinares. Mediante a temática extinção das abelhas, presente nas comunidades de origem dos estudantes, foram analisados elementos para currículo voltado para cursos de nível médio/integrados dos Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica. A temática pesquisada foi elencada a partir de grande exposição na mídia local quanto à mortandade de abelhas em apiários. Assim, surge a questão de pesquisa: “O que aconteceria se as abelhas fossem extintas?”. Tal questionamento originou o problema de pesquisa: Quais possibilidades, limites e desafios, em um processo educativo, no âmbito da educação profissional e tecnológica, são estruturados em torno da temática polinização feita pelas abelhas e consequências de sua possível extinção? Essa questão, por sua vez, justifica que o objetivo principal desta pesquisa esteja pautado em “Investigar compreensões de estudantes sobre o fenômeno do desaparecimento das abelhas, sobre possíveis impactos desse desaparecimento no meio natural, em suas vidas, no âmbito de um Curso Técnico Integrado em Agropecuária da Educação Profissional e Tecnológica”. A metodologia contou com investigação através de questionário, análise documental do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e Análise Textual Discursiva (ATD) nos discursos produzidos pelos estudantes no questionário investigativo. Os resultados encontrados podem ser sintetizados nas categorias: 1 - Produtos utilizados na agricultura são os responsáveis pela morte das abelhas; 2 - Sem abelhas a polinização (reprodução) das plantas ficará prejudicada; 3 - O que a mídia silencia: a relação entre o modelo de agricultura proposto pelo “agro” e a extinção das abelhas; 4 - Situação limite: o agronegócio como única forma possível de agricultura; 5 - Inédito viável: a agroecologia. Dessa maneira, esta pesquisa propiciou subsídios para o desenvolvimento de um produto educacional no formato de uma proposta pedagógica para a Educação Profissional e Tecnológica.

Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica; Currículo Integrado; Mortandade de abelhas; Polinização

Data da defesa: 26 de Agosto de 2021

Horário: 14h


Local: Videoconferência: https://youtu.be/m3bW7jIKRgU

Convite Cilene

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  • 18/08/21
  • 14h41
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