Ir direto para menu de acessibilidade.

Tradução Portal

ptendeites

Opções de acessibilidade

Página inicial > Todas as Noticias
Início do conteúdo da página

Todas as Noticias

Segunda chamada para a cota: PcD - Pessoas com Deficiência do Processo Seletivo do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional - Turma 2020: 

Polo IFFAR – CAMPUS JAGUARI

Candidato chamado:
CHARLES GOIABEIRA DE AMORIM

Seguindo o resultado oficial: https://profept.ifes.edu.br/images/stories/ProfEPT/Turma2020/Resultado_Final/ProfEPT_-_Ampla_Concorr%C3%AAncia_-_Resultado_final_e_classifica%C3%A7%C3%A3o_dos_candidatos_2.pdf.pdf

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 31/03/21
  • 15h54

Evento contará com a participação de docentes, egressos, alunos, coordenadores e gestores do programa.

O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) promove, no dia 31 de março, o Seminário Nacional de Autoavaliação do programa. O evento será realizado on-line, a partir das 9h30, com transmissão ao vivo pelo canal do Cefor no YouTube.

A programação prevê a apresentação e discussão do Relatório de Autoavaliação e do Planejamento Estratégico do programa, com a participação dos coordenadores locais, docentes, discentes e egressos. Está programada ainda a participação de professores convidados nas discussões: Dra. Denise B. C. Leite (UFRGS), Dr. Robert Verhine (UFBA) e Dra. Ivanise Maria Rizzatti (Faculdades Cathedral e Coordenadora Adjunta dos Programas Profissionais da Área de Ensino da Capes).

O objetivo principal da autoavaliação consiste em estabelecer um processo avaliativo que, além de verificar o atendimento aos critérios da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), contribua para o fortalecimento do programa como rede. O evento tem como público-alvo docentes, egressos, alunos, coordenadores e gestores do ProfEPT. Não há necessidade de inscrição prévia e será feito o registro de frequência durante o seminário para certificação.

O Sistema de Autoavaliação do ProfEPT, coordenado pelo Núcleo de Autoavaliação e Planejamento Estratégico (NAPE), foi construído a partir da identificação de simetrias que constituem a especificidade de um mestrado em rede na articulação com os critérios de avaliação da Capes. De acordo com a coordenação do programa, "a perspectiva é de uma avaliação eminentemente democrática e participativa, em que toda a comunidade do ProfEPT participe ativamente".

"Para tanto, ao longo de 2020, foram desencadeados vários processos: iniciamos com o período de sensibilização nas 40 Instituições Associadas (IAs) ao Programa, envolvendo coordenadores locais, docentes, discentes e egressos na participação do processo; aplicamos instrumentos de autoavaliação por meio do Observatório do ProfEPT e realizamos os Seminários de Autoavaliação Locais, nos quais as IAs tiveram a possibilidade de discutir sobre seus resultados", explica Danielle Piontkovsky, coordenadora nacional do programa. Os dados obtidos nesse processo foram sistematizados pelo NAPE, apontando os pontos fortes e as fragilidades no âmbito do ProfEPT como um todo, para o estabelecimento do Planejamento Estratégico e da definição de metas que visem o avanço das ações.

Programação:
9h30min – Abertura Oficial
10h – Mesa 1: Discussões sobre a Avaliação da Pós-Graduação no Brasil
Temáticas e participações especiais:
- Avaliação Institucional Participativa em Rede – Profa. Dra. Denise Balarine Cavalheiro Leite (UFRGS)
- Proposta de Reformulação da Autoavaliação pela CAPES – Prof. Dr. Robert Verhine (UFBA)
14h30 – Mesa 2: Apresentação e Discussão do Relatório de Autoavaliação e do Planejamento Estratégico do Programa
Participação especial: Profa. Dra. Ivanise Maria Rizzatti (Faculdades Cathedral e Coordenadora Adjunta dos Programas Profissionais da Área de Ensino da CAPES)

Transmissão: Canal do Cefor no YouTube
Fonte: https://ifes.edu.br/noticias/19801-profept-realiza-seminario-nacional-de-autoavaliacao

 

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 23/03/21
  • 16h44

Foram divulgadas hoje, 16 de março de 2021, as notas finais dos(as) candidatos(as) que participaram da fase de avaliação e validação dos documentos comprobatórios do Histórico Profissional e Acadêmico, que não foram eliminados(as), e após a análise dos recursos.

Com isso, temos a classificação final de todos(as) os(as) candidatos(as), sendo divulgada também a lista dos(as) candidatos(as) aprovados(as), ou seja, aqueles(as) que se classificaram dentro do número de vagas disponíveis em cada Instituição Associada, por modalidade e cota (quando havia), conforme Anexo 2 do Edital ProfEPT 01/2020 retificado, e que estão aptos(as) para realizar a matrícula.

Os(as) candidatos(as) aprovados(as) serão convocados(as) por e-mail ou telefone (cadastrados no Sistema de Inscrições individual) a partir de amanhã, dia 17, para realizarem as matrículas em suas Instituições Associadas, sendo que a documentação necessária encontra-se no Anexo 3 do Edital ProfEPT 01/2020 retificado. As Instituições Associadas serão responsáveis por todo o processo de matrícula, remoto e/ou presencial, conforme regulamentação e normativas vigentes para o período de pandemia da Covid-19.

Os(as) candidatos(as) com o resultado de classificados(as) poderão ser convocados(as) para matrícula caso ocorra desistência ou impedimento por parte dos aprovados(as).

Resultado final e classificação dos(as) candidatos(as)

A Comissão Organizadora do ENA 2020 parabeniza todos(as) os(as) aprovados(as)!

 

Fonte: https://profept.ifes.edu.br/noticias/16450-divulgadas-as-notas-finais-dos-as-candidatos-as-apos-os-recursos-e-as-listas-dos-as-candidatos-as-aprovados-as

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 18/03/21
  • 13h57

Durante os dias 12 a 14 de maio ocorrerá o I Seminário Regional Sul de Educação Profissional e Tecnológica, um evento científico organizado pelo IFC, IFSC, IFRS, IFPR, IFar, IFSul, pelo Grupo de Pesquisas EDUCOGITANS, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Furb, pelo Grupo Interdepartamental de Pesquisa em Educação nas Ciências (GIPEC-UNIJUÍ) ligado ao Programa de Pós-Graduação de Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (PPGEC-UNIJUÍ) e pelo Grupo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (GIEPE/IFFarroupilha).

 As inscrições para participação no evento são gratuitas e seguem abertas até o dia 12 de maio de 2021. Já o prazo para submissão de trabalhos completos para as comunicações orais segue até o dia 28 de fevereiro de 2021. Todos os trabalhos aprovados serão publicados nos anais do evento. Haverá ainda, após o término do evento, a seleção de trabalhos que serão publicados em periódicos dos IFs do Sul do Brasil.

Também estão abertas até 28 de fevereiro de 2021, as inscrições de resumos para a participação da mostra de Produtos Educacionais.  A seguir encaminhamos a programação simplificada do evento:

Dia 12/05/2021

9h - Abertura Oficial

9h30min - Apresentação Cultural

10h - Conferência de Abertura - Os desafios do ProfEPT frente às políticas atuais de EPT - Profª. Drª. Marise Nogueira Ramos

Intervalo para almoço

14h - Palestra - As políticas de diversidade e a cultura na EPT - Profª. Me. Mônica Luiza Simião Pinto

16h30min - Comunicações Orais

 

Dia 13/05/2021

8h30min - Comunicações Orais

11h - Palestra - Formação de professores em EPT e o currículo integrado - Profª. Drª. Acácia Zeneida Kuenzer

Intervalo para almoço

14h - Palestra - Tecnologias da Informação em EPT e a concepção de ensino médio Integrado - Prof. Dr. Gabriel Grabowski

16h30min - Comunicações Orais

 

Dia 14/05/2021

8h30min - Comunicações Orais

10h15min – Apresentação Cultural

10h30min - Conferência de Encerramento - Prof. Dr. Gaudêncio Frigotto

12h30min - Encerramento

 

Maiores informações em: https://www.even3.com.br/sept2021

Página no facebook: https://www.facebook.com/sept2021/

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 08/03/21
  • 13h25

Título da Dissertação: A EFETIVIDADE DAS POLÍTICAS ASSISTENCIAIS NA CONTENÇÃO À DESISTÊNCIA EM CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS

Produto Educacional: Cartilha Políticas Públicas Assistenciais do Campus São Vicente do Sul – Instituto Federal Farroupilha

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586257

Orientador(a): Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos

Banca: Dra. Catiane Mazocco Paniz,  e Dr. Celso Ilgo Henz

Resumo: Este trabalho é resultado de uma pesquisa do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), Campus Jaguari, sobre a permanência escolar dos estudantes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na forma integrada ao Ensino Médio, do Curso Técnico em Agropecuária, e sua relação com a Política de Assistência Estudantil (PAE) do Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul. O interesse pela pesquisa partiu do conhecimento do acentuado número de desistências no decorrer do curso, verificado pelo trabalho na operação de sistemas governamentais de controle de alunos, executado junto à Coordenação de Registros Acadêmicos do Campus. A pesquisa teve uma abordagem metodológica qualitativa, utilizando-se do procedimento técnico de estudo de caso, por meio de levantamento de dados. A organização do caminho metodológico envolveu, além da busca de dados empíricos nas plataformas governamentais e arquivos de controles internos na linha temporal de 2009 a 2018, a aproximação com os sujeitos da pesquisa, por meio de encontros virtuais com alunos dos terceiros anos, das turmas A, B, C e E, que recebem auxílios por meio das Políticas Públicas Assistenciais de Permanência e Êxito implantadas na Instituição. Para a dinâmica dos encontros foi usada a metodologia dos Círculos Dialógicos Investigativos-formativos (HENZ, 2014; RAMOS, 2017), com o auxílio da plataforma Google Meet. Dos encontros, durante os diálogos informais, emergiram falas de extrema importância, o que possibilitou estabelecer três categorias: Auto(trans)formação, Valorização do IFFAR e Relevância dos Auxílios para a Permanência e Êxito. A partir da análise dos dados foi possível concluir que, com relação ao número de desistências, percebe-se, no período analisado, uma tendência de diminuição dos percentuais a partir de 2014, ano de implantação do Programa de Permanência e Êxito (PPE). Pela análise dos dados referentes ao PPE, buscamos conhecer qual o sentido/significado que os estudantes atribuem para a sua auto(trans)formação acadêmica. Com a coleta de dados e a dinâmica dos movimentos dos encontros foram oportunizados momentos de reflexão sobre a temática da pesquisa que, não só contribuíram para a análise da efetividade das políticas públicas de permanência e êxito e da auto(trans)formação dos coautores, como foram norteadores para a construção do Produto Educacional (PE), elaborado em forma de cartilha informativa sob o título: “Cartilha Políticas Públicas Assistenciais do Campus São Vicente do Sul – Instituto Federal Farroupilha”, nas versões acadêmica e aluno, com informações e orientações pertinentes aos auxílios dos Programas de Permanência e Êxito ofertados pelo Campus São Vicente do Sul. 

Palavras-chave: Ensino Médio Integrado; Desistência Escolar; Política de Assistência Estudantil; Auto(trans)formação acadêmica.

Data da defesa: 26 de fevereiro de 2021

Horário: 10h

Local: Videoconferência

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 11/02/21
  • 14h58

Durante os dias 12 a 14 de maio ocorrerá o I Seminário Regional Sul de Educação Profissional e Tecnológica, um evento científico organizado pelo IFC, IFSC, IFRS, IFPR, IFar, IFSul, pelo Grupo de Pesquisas EDUCOGITANS, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Furb, pelo Grupo Interdepartamental de Pesquisa em Educação nas Ciências (GIPEC-UNIJUÍ) ligado ao Programa de Pós-Graduação de Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (PPGEC-UNIJUÍ) e pelo Grupo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (GIEPE/IFFarroupilha).

 As inscrições para participação no evento são gratuitas e seguem abertas até o dia 12 de maio de 2021. Já o prazo para submissão de trabalhos completos para as comunicações orais segue até o dia 28 de fevereiro de 2021. Todos os trabalhos aprovados serão publicados nos anais do evento. Haverá ainda, após o término do evento, a seleção de trabalhos que serão publicados em periódicos dos IFs do Sul do Brasil.

Também estão abertas até 28 de fevereiro de 2021, as inscrições de resumos para a participação da mostra de Produtos Educacionais. 

Maiores informações em: https://www.even3.com.br/sept2021

Página no facebook: https://www.facebook.com/sept2021/

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 04/02/21
  • 14h39

Para acessar as informações referentes ao 001/2020 do Processo Seletivo do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional - Turma 2020, use o link abaixo: 

https://profept.ifes.edu.br/selecao/16426-edital20

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 03/02/21
  • 11h48

Foi publicada, nesta sexta-feira (22), retificação do Edital ProfEPT 01/2020, que retoma o Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Considerando o cenário de pandemia ocasionado pela Covid-19 que ainda se mantém, em especial na disseminação de casos pelo Brasil, e a análise da pesquisa realizada junto aos candidatos em outubro passado, a Comissão Organizadora estabeleceu algumas mudanças no processo de seleção.

Tendo em vista o compromisso de realização do exame de acesso, bem como da preservação da saúde dos agentes envolvidos buscando evitar a transmissão do vírus, a comissão oportunizará o ingresso para os candidatos anteriormente inscritos na seleção, ou seja, não serão aceitas novas inscrições. Além disso, foi definido um novo modelo de avaliação, denominado “Histórico Profissional e Acadêmico”, em que os candidatos poderão apresentar atividades e práticas profissionais, assim como produções e participações acadêmicas relevantes ao ProfEPT.
A retificação prevê ainda a possibilidade de desistência do candidato quanto à participação no processo seletivo, sendo permitido o cancelamento da inscrição, e para os candidatos pagantes, a solicitação do reembolso da taxa de inscrição.
No dia 25/01/2021 (próxima segunda-feira) às 18h30min via canal do YouTube do IFES acontece uma "Live" que será realizada com os candidatos para divulgação e esclarecimentos quanto a nova proposta do edital.
Para acessar e participar da Live o Link é o seguinte: https://youtu.be/azGUkkKSaQY
O edital retificado pode ser acessado no seguinte link https://ifes.edu.br/noticias/19709-retificacao-de-edital-retoma-processo-seletivo-para-o-profept

 

WhatsApp Image 2021 01 22 at 11.22.23

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 22/01/21
  • 11h22

Título da Dissertação: O uso de MOOC como auxilio aos processos de ensino e aprendizagem dos cursos técnicos do IFFAR.

Produto Educacional: Guia de Referência para criar MOOCs

http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585715

Orientador(a): Dr. Fábio Diniz Rossi

Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues,  e Dr. Sérgio da Costa Nunes

Resumo: INTRODUÇÃO: Face aos desafios dos processos de ensino e aprendizagem, buscou-se através desta pesquisa explorar estratégias e ferramentas tecnológicas para auxiliar esses processos,  a fim de possibilitar também a elaboração de um produto educacional, o qual será disponibilizado em formato digital aos docentes do Instituto Federal Farroupilha.
Desse modo, identificou-se que um curso aberto, online e massivo é uma proposta pedagógica de ensino híbrido, ou seja, um regime misto de ensino, caracterizado pela mescla de momentos presenciais à momentos on-line. A utilização de MOOCs em sala de aula é uma possibilidade de combinar o ensino presencial ao ensino online, visando motivar os alunos na busca por mais informações e conhecimentos, tornando as aulas mais atrativas e produtivas, sendo  utilizado para auxiliar na formação dos saberes.
OBJETIVO GERAL: Elaborar um guia de desenvolvimento de MOOCs, através da metodologia ADDIE, cuja finalidade é contribuir com o processo de ensino e aprendizagem significativo para os cursos técnicos do Instituto Federal Farroupilha (IFFAR).
OBJETIVOS ESPECIFÍCOS:
a) Estudar preceitos didático-pedagógicos que possam servir de base para o desenvolvimento de MOOCs;
b) Fortalecer o uso da metodologia ADDIE na construção de MOOCS (Análise, Desenho, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação)  através da ferramenta Digital Storytelling;
c) Propor a utilização de MOOCs nas atividades de aulas dos cursos técnicos do IFFAR, em consonância a proposta de ensino híbrido;
d) Desenvolver um guia didático para a criação de MOOCs, o qual será disponibilizado aos docentes dos cursos técnicos integrados do Instituto Federal Farroupilha;
METODOLOGIA: inicialmente, para o desenvolvimento desta dissertação, foi realizada ampla pesquisa nos  seguintes bancos de dados: Periódicos Capes e  Google Acadêmico. A pesquisa resultou na análise de diversos artigos científicos, dissertações e teses, cujo objetivo foi embasar o referencial teórico deste trabalho.
Após a construção do referencial teórico foi possível compreender a importância do modelo ADDIE para o desenvolvimento e elaboração de materiais didáticos. Através do estudo sistemático dessa metodologia, foi possível elaborar o produto educacional: um guia didático para criação de MOOCs através da metodologia Digital Storytelling integrada ao modelo ADDIE.
RESULTADOS: pode-se concluir que os MOOCs são uma possibilidade didático-pedagógica para complementação e a formação nas mais diversas áreas do conhecimento e nos mais diversos níveis de escolaridade, os quais são capazes de provocar transformações no perfil e no trabalho docente, bem como na gerência das instituições educacionais.
Portanto, percebe-se que MOOCs são uma inovação para o ensino, pois estimulam as instituições de ensino a repensarem o processo de elaboração do currículo para modelos educacionais mais abertos e flexíveis. Nesse sentido , a utilização da narrativa em ambientes educacionais mostra-se como uma tendência no ensino, principalmente por conta de seu cenário de imersão.
O modelo ADDIE ainda ressalta a importância do trabalho e da nova postura desejada dos professores que atuam com o uso de tecnologia, de maneira geral. Com isso, acredita-se que o Guia de referência será uma ferramenta importante que irá auxiliar e incentivar os professores na criação de histórias digitais em formato MOOC.

Palavras-chave: Ensino Integrado. Aprendizagem. Massive Open Online Courses

Data da defesa: 01 de fevereiro de 2021

Horário: 10h

 

Transmissão: https://youtu.be/UeJoNiUJW0w

Publicado em Notícias

Leia mais...

  • 20/01/21
  • 16h13
Fim do conteúdo da página