Todas as Noticias
Título do projeto: DESAFIOS E DIFICULDADES DOS DISCENTES DO 1º ANO DO ENSINO
MÉDIO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS SÃO BORJA NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA
Orientador: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves
Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues, Dra. Rita de Cássia Pistóia Mariani
Resumo: Diante da percepção de um número significativo de discentes que ingressam no Instituto Federal Farroupilha, Campus São Borja, no 1º ano do Ensino Médio Integrado do Curso em Eventos e em Informática, que enfrentam dificuldades e desafios no processo de ensino-aprendizagem de matemática, busca-se com este trabalho investigar e refletir sobre quais são as causas que podem estar contribuindo para acentuar está problemática, visando refletir sobre os fatores que podem colaborar para a reprovação na respectiva disciplina e por consequência levar a evasão e/ou transferência institucional. Pretende-se atingir este objetivo por meio de estudos bibliográficos em livros e artigos científicos; por meio da análise documental dos Projetos Pedagógicos dos cursos técnicos supracitados e ainda por meio da técnica de roda de conversa, promovendo um diálogo entre docentes e lideranças representativas dos discentes do 1º ano do Ensino Médio Integrado. A análise dos dados será por meio do método de triangulação, considerando ser uma combinação de metodologias diferentes para analisar o mesmo fenômeno. Com base, nesta análise pretende-se desenvolver um produto educacional que oportunize demonstrar que é possível que ocorra a compreensão de conhecimentos relacionados a disciplina de matemática, sendo menos desafiador e minimizando as adversidades.
Palavras-chave: Educação Matemática; Ensino-aprendizagem; Desafios e dificuldades
Data da qualificação: 28 de outubro de 2020
Horário: 15h e 30 min
Local: Videoconferência
Transmissão: https://youtu.be/G0BGjxJzVHU
Publicado em Notícias
- 22/10/20
- 10h12
Título do projeto: PROEJA EM COMÉRCIO DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA – CAMPUS JÚLIO DE CASTILHOS: DESAFIOS E POTENCIALIDADES
Orientador: Dra. Catiane Mazocco Paniz
Coorientador(a): Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos
Banca: Dr. Adão Caron Cambraia, Dra. Mariglei Severo Maraschin
Resumo: Assumindo um compromisso com a construção de uma nação democrática e atendendo aos programas governamentais de formação profissional e combate às desigualdades estruturais, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia ofertam cursos profissionalizantes nas modalidades de Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). A formação de trabalhadores e cidadãos no Brasil é marcada pela dualidade estrutural. Divisão entre Capital e Trabalho. Perseguir um modelo de sociedade com um sistema educacional mais acessível e igualitário à educação básica, pública, gratuita, unitária, omnilateral e de qualidade, propondo uma ruptura entre o pensar e o fazer, entre a teoria e a prática, é passo importante para a formação de sujeitos éticos, autônomos, críticos, com maior autoestima, preparados para o mundo do trabalho. Consideramos que a educação profissional deva seguir caminho contrário do discurso hegemônico de que a escola pública deve ofertar formação profissional para o pobre de forma a prepará-lo para o trabalho. O grande desafio é compreender as características de cada sujeito considerando sua identidade única e o que carrega consigo através de sua trajetória de vida, estimulando suas potencialidades e construindo saberes para ampliação de horizontes para que se vislumbre um projeto de vida próprio e próspero, com ética, zelo ao próximo e consciência dos seus direitos e deveres perante a sociedade. Busca-se observar os efeitos na emancipação do cidadão-trabalhador, ao qual percorreram trajetórias formativas na perspectiva da formação integral que emancipa e liberta. Dessa forma, o presente projeto tem como Objetivo Geral: Analisar a trajetória profissional e as mudanças de vida que o curso promoveu aos egressos do PROEJA em Comércio (nível médio) do IFFar – Campus Júlio de Castilhos. Como produto educacional a ideia é elaborar um e-book que conte as histórias de vida de pessoas que fizeram o curso e elevaram suas concepções de vida e de sociedade/mundo. A pesquisa é de caráter qualitativo com uso de investigação bibliográfica, documental e de campo com questionários e entrevistas. A análise dos dados será realizada a luz da análise textual discursiva (ATD).
Palavras-chave: PROEJA; EJA EPT; Mundo do Trabalho.
Data da qualificação: 28 de outubro de 2020
Horário: 13h30min
Local: Videoconferência
Transmissão: https://youtu.be/IEGj6iCMUt4
Publicado em Notícias
- 20/10/20
- 13h51
Título do projeto: O PROGRAMA PERMANÊNCIA E ÊXITO NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA: perspectivas para o pós-pandemia
Orientador: Dr. Fábio Diniz Rossi
Banca: Dr. Renato Xavier Coutinho, Dr. Sérgio da Costa Nunes
Resumo: A evasão e retenção são uma realidade em todas as instituições, independentemente dos níveis de ensino, tendo isso em vista, o presente projeto busca analisar o Programa de Permanência e Êxito (PPE), desenvolvido pelo Instituto Federal Farroupilha (IFFar). A perquisa está vinculada à linha de , do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do IFFar - Campus Jaguari. O objetivo principal deste trabalho é examinar as ações apresentadas no Programa Permanência e Êxito, considerando o retorno às aulas, após um período de pandemia, em que o ensino se dará em um modelo híbrido. A pesquisa será do tipo documental e qualitativa, buscando analisar o atual Plano de Permanência e Êxito, verificando as possibilidades de execução das ações em um modelo à distância e elaboração de propostas de ações que possam ser mais eficientes.
Palavras-chave: Permanência e êxito; educação profissional e tecnológica; evasão
escolar.
Data da qualificação: 27 de outubro de 2020
Horário: 14h
Local: Videoconferência
Transmissão: https://youtu.be/uzSvQo1OXXQ
Publicado em Notícias
- 20/10/20
- 09h19
Título do projeto: OS CONCEITOS DA ONTOLOGIA, DA OMNILATERALIDADE E DO TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: uma reflexão a partir do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul
Orientador: Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos
Banca: Dr. Adão Caron Cambraia, Dr. Celso Ingo Henz
Resumo: A presente pesquisa busca compreender como os principais conceitos das teorias da educação básica, profissional e tecnológica, que trazem o trabalho como um princípio educativo, se relacionam com os conceitos que definem a cultura organizacional da instituição. Busca compreender, através de um estudo de caso e de uma pesquisa qualitativa, como os conceitos que embasam o tema da educação básica, profissional e tecnologia se apresentam e são assimilados pelos profissionais da educação que atuam na instituição, no sentido de tornarem-se componentes da cultura organizacional institucional. Os resultados finais devem demonstrar como os principais conceitos e fundamentos da educação básica, profissional e tecnológica se relacionam com a cultura organizacional da instituição, e como ela é entendida e assimilada. A pesquisa deverá, em seu final, desenvolver um produto educacional, de caráter pedagógico auxiliar, que poderá ser apresentado aos novos profissionais de educação que ingressarem na instituição, assim como também poderá ser utilizado pelos servidores que nela já atuam, quando participantes de projetos de reciclagem profissional.
Palavras-chave: Educação Básica, Profissional e Tecnológica. Ensino Integrado. Cultura Organizacional.
Data da qualificação: 23 de outubro de 2020
Horário: 14h
Local: Videoconferência
Transmissão: https://youtu.be/iuiEC1mLPQs
Publicado em Notícias
- 19/10/20
- 10h22
Título do projeto: O ENSINO DE PROGRAMAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS MÓVEIS
Orientador: Dr. Adão Caron Cambraia
Banca: Dra. Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher, Dr. Denilson Rodrigues da Silva
Resumo: O pensamento computacional é uma habilidade capaz de auxiliar na formulação, compreensão e resolução de problemas da vida cotidiana. Trata-se, portanto, de uma aptidão importante para todas as pessoas (WING, 2006). Assim, a pesquisa traz como problema: o desenvolvimento de aplicativos móveis por meio da programação baseada em blocos com App Inventor proporciona a construção do pensamento computacional e colabora com a aprendizagem de programação na educação profissional e tecnológica? No intuito de desenvolver o pensamento computacional, propomos uma sequência didática pautada nos Três Momentos Pedagógicos (DELIZOICOV et al., 2011) sobre o ensino de programação de aplicativos móveis. A metodologia da pesquisa é quali-quantitativa, assumindo o formato de um estudo de caso com um grupo de 20 alunos do Curso Superior de Licenciatura em Computação do Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Ângelo/RS. Os dados da pesquisa serão gerados por meio de questionários e testes para entender se ocorre ou não o desenvolvimento do pensamento computacional. Utiliza-se a análise de conteúdo (BARDIN, 2016) como procedimento de tratamento dos dados. O produto educacional será constituído pela sequência didática com o intuito de contextualizar o conhecimento à realidade dos alunos e de construir aplicativos móveis que serão, posteriormente, avaliados através da ferramenta web CodeMaster para entender as habilidades desenvolvidas do pensamento computacional.
Palavras-chave: Pensamento Computacional; Sequência Didática; Aplicativos Móveis.
Data da qualificação: 23 de outubro de 2020
Horário: 9h
Local: Videoconferência
Transmissão: https://youtu.be/mXs3o8x0A88
Publicado em Notícias
- 16/10/20
- 09h38
Título do projeto: O PAPEL SOCIAL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NO IFFAR-CAMPUS SÃO VICENTE DO SUL: UM OLHAR SOBRE O PROEJA
Orientador: Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos
Banca: Dr. Renato Xavier Coutinho, Dra. Roseli Adriana Blümke Feistel
Resumo: O presente estudo tem como proposta analisar o papel das políticas públicas educacionais implantadas no Instituto Federal Farroupilha, campus São Vicente do Sul, especialmente o Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). A ideia é de compreender o papel social desse programa na comunidade local e regional, identificando, descrevendo e analisando alguns aspectos das políticas públicas implantadas com olhar especial sobre o PROEJA na perspectiva dos ex alunos do PROEJA-Técnico em Agroindústria, a partir de uma metodologia de abordagem qualitativa. Busca-se, ainda, compreender a partir da caracterização das experiências dos ex alunos, os significados por eles atribuídos referente a sua participação no PROEJA por meio de suas atividades relacionadas ao programa. Os sujeitos pesquisados serão os ex alunos do curso Técnico em Agroindústria (PROEJA) nos anos de 2017 a 2019. Para se atingir os objetivos propostos, a metodologia a ser empregada para a coleta de dados consistirá na realização de entrevistas semiestruturadas e da análise documental. O levantamento de dados será apresentado de maneira quanti-qualitativa e com análise textual dos mesmos. Como metodologia analítica das informações será utilizada a Análise Textual Discursiva. Espera-se, com a realização da pesquisa, delinear a efetividade na execução do programa e reconhecer as necessidades de adequação ou possíveis mudanças na sua realização.
Palavras-chave: Ensino Integrado; Educação Profissional; PROEJA.
Data da qualificação: 21 de outubro de 2020
Horário: 14h
Local: Videoconferência
Transmissão: https://youtu.be/dX1ExI4oiZc
Publicado em Notícias
- 15/10/20
- 10h37
Título do projeto: A RELEVÂNCIA DA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO OMNILATERAL DO ALUNO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Orientador: Dra. Letícia Ramalho Brittes
Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues, Dr. Gabriel dos Santos Kehler
Resumo: Devido às dificuldades encontradas em sala de aula quanto às metodologias de ensino mais apropriadas ao sucesso da relação de ensino-aprendizagem, este trabalho busca questionar a real importância da didática sobre a determinação das abordagens metodológicas na EPT, considerando subsidiariamente a influência simultânea de outras variáveis que costumam ser consideradas imprescindíveis para o sucesso da atividade educativa. Também objetiva investigar a relevância da didática como instrumento para a formação omnilateral do aluno na EPT. Pretende-se atingir este objetivo através do levantamento bibliográfico das obras afins que expressam as múltiplas concepções de vários autores sobre o tema “Didática”. Este projeto utilizará o instrumento qualitativo de coleta de dados bibliográficos, e após a realização do levantamento das obras, será feita a análise interpretativa dos conceitos tratados e suas relações de pertinência com o sujeito e o objeto do conhecimento. Esta pesquisa bibliográfica será desenvolvida a partir de um material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. A análise qualitativa de dados será efetivada mediante o método dialético, pelo fato de fornecer as bases para uma interpretação dinâmica e totalizante da realidade. Este projeto também abrigará os principais conceitos orientadores das práticas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), através da materialização de um produto educacional no formato de cartilha pedagógica, voltado principalmente para os professores que lecionam na EPT. O referido produto educacional será fundamentado nos conceitos de: ensino (médio) integrado, interdisciplinaridade, omnilateralidade, politecnia, trabalho como princípio educativo, ensino pela pesquisa e outros conceitos significativos muito usados na área da Educação. Assim, este projeto evidenciará a imprescindibilidade da reflexão didática sobre as metodologias docentes para a eficácia na relação de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: didática; educação; ensino-aprendizagem.
Data da qualificação: 28 de setembro de 2020
Horário: 14h
Local: Videoconferência
Transmissão: https://youtu.be/61hXm4pyAPE
Publicado em Notícias
- 25/09/20
- 13h49
Título da Dissertação: CURRÍCULO INTEGRADO E AS PRODUÇÕES DISCURSIVAS DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
Produto Educacional: Proposta de formação permanente com ênfase nas associações entre teoria e prática apresentadas pelos PPCs dos cursos de Ensino Médio Técnico do Instituto Federal Farroupilha
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/574949
Orientador(a): Dra. Letícia Ramalho Brittes
Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves, e Dr. Joacir Marques da Costa
Resumo: Esta pesquisa qualitativa foi desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Campus Jaguari, e, conforme seu regulamento, integra-se à linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica, além de alinhar-se ao Macroprojeto 5, o qual trata da organização do currículo integrado na Educação Profissional e Tecnológica. Teve como objetivo investigar como a relação entre teoria e prática é apresentada nos projetos pedagógicos de dois cursos técnicos integrados do Instituto Federal Farroupilha – Campus Avançado de Uruguaiana: Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio e Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. O instrumento de geração de dados foi a leitura e organização das produções discursivas registradas nos documentos que integram os Processos de Criação e de Reformulação dos referidos cursos, e nos seus Projetos Pedagógicos de Curso. Para a análise dos dados, a metodologia utilizada foi a Análise Crítica de Discurso, durante a qual percebemos que, dentre os principais resultados obtidos, a questão que mais nos preocupou foi a fragilidade no entendimento dos princípios de integração curricular. O fato de resumir as diversas formas de integração em realização de Práticas Profissionais Integradas, sendo que uma grande parte dos documentos em análise se preocupa com a correta execução dessa metodologia, resulta na burocratização do processo de ensino aprendizagem. Essa e as demais discussões dos resultados revelaram as limitações dos documentos analisados (PPCs) e inspiraram o desenvolvimento do Produto Educacional intitulado Proposta de formação permanente com ênfase nas associações entre teoria e prática apresentadas pelos PPCs dos cursos de Ensino Médio Técnico do Instituto Federal Farroupilha. Trata-se de um projeto pioneiro nos Institutos Federais, cujo objetivo geral é compreender os fundamentos político-pedagógicos dos Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica necessários para concretização do currículo integrado. Nossa expectativa é de que esse curso de formação permanente impulsione a autorreflexão sobre o trabalho dos participantes, em especial dos professores e, consequentemente, desperte o interesse pelas práticas pedagógicas integradoras, incentivando esforços coletivos para proporcionar aos educandos o direito a um ensino com foco na formação humana integral e assim fortalecendo os objetivos institucionais. Acreditamos que os próprios Projetos Pedagógicos de Curso devam estimular o processo de integração entre as disciplinas do ensino básico e de formação profissional, ou seja, tornar indissociáveis a teoria e a prática, e apontar as possibilidades de integração, de acordo com as especificidades de cada curso. Referimo-nos aqui à qualificação de cada PPC e sua implementação na prática, tornando-o uma base sólida e confiável para o trabalho docente diário.
Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica. Currículo Integrado. Ensino Médio. Análise Crítica de Discurso
Data da defesa: 24 de setembro de 2020
Horário: 15h
Local: Videoconferência
Transmissão: https://youtu.be/adSg85AwoOs
Publicado em Notícias
- 18/09/20
- 11h09
Título do projeto: Leitura no currículo integrado: potencialidades para a formação crítico-reflexiva dos estudantes.
Orientador: Dra. Letícia Ramalho Brittes
Banca: Dra. Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher, Dra. Franciele Roos da Silva Ilha
Resumo: Este estudo, o qual vincula-se à linha de Pesquisa - Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos da Educação Profissional e Tecnológica, tem como propósito tratar sobre a importância do incentivo e fomento à leitura no currículo integrado. A investigação focaliza a prática social da leitura vista como uma aliada de grande potencialidade para a formação crítico-reflexiva dos sujeitos numa perspectiva teórico-crítica na qual apoia-se a proposta do currículo integrado. Para tanto, tem-se por objetivo geral: promover o estímulo à leitura através de atividades mediadoras que visem contribuir com o trabalho dos professores na perspectiva do currículo integrado que tem como uma de suas premissas a promoção de seres humanos emancipados, críticos e autônomos. Além disso, busca-se discorrer acerca da importância do ato de ler na educação básica, bem como a importância da literatura para a formação humana; apresentar reflexões através de abordagens teórico-críticas sobre os processos de formação do leitor, levando em conta a influência da escola, sociedade e cultura e por fim desenvolver um aplicativo de incentivo e fomento à leitura voltado, inicialmente, aos alunos ingressantes no IFFAR campus Frederico Westphalen nos primeiros anos dos cursos integrados, especificamente aos alunos do curso técnico em agropecuária que serão os sujeitos da pesquisa. Os aportes teóricos da pesquisa são fundamentados, inicialmente, pela discussão conceitual sobre “A Leitura como instrumento cultural de empoderamento do sujeito”, com base em estudiosos como Fontana e Cruz (1997); Freire (1985,1997, 2001, 2018); Gadotti, (2018); Martins & Rabatini (2012); Oliveira (2000); Rego (1999), Rezende (2002); Silva, E. (1998); Sirgado (2000); Vigotsky (1996), dentre outros. Em seguida, aborda-se sobre “Currículo e Educação: concepções e diferenças entre o currículo tradicional e o currículo integrado”, a partir dos estudos de Alves (2008); Bottomore(2001); Ciavatta (2005); Frigotto (2005); Kuenzer (1991); Marx (2007); Silva, T. (2002, 2016). A respeito da metodologia cientifica utilizada na pesquisa, a qual apoia-se nos estudos dos seguintes autores: Gil (2010); Minayo (2003); Triviños (1997); Vergara (2006). Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória e descritiva e quanto aos procedimentos técnicos e instrumentais que serão utilizados para geração e análise dos dados, destaca-se que para a geração de dados serão utilizados questionários semiestruturados com perguntas abertas e fechadas, assim como a observação-participante e com relação ao procedimento analítico da pesquisa, o estudo apoiar-se-á no modelo de análise desenvolvida por Norman Fairclough, denominada de Análise crítica do Discurso (ACD).
Palavras-chave: Leitura; Currículo integrado; Tecnologias em educação – Aplicativo de fomento à leitura.
Data da qualificação: 11 de setembro de 2020
Horário: 14h
Local: Videoconferência
Transmissão: https://youtu.be/9XMozDZC5XE
Publicado em Notícias
- 02/09/20
- 09h06
Título do projeto: Perspectivas da certificação de um curso técnico de formação continuada no Exército Brasileiro
Orientador: Dr. Renato Xavier Coutinho
Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues, Dr. Gustavo Pinto da Silva
Resumo: O Sistema de Ensino do Exército Brasileiro possui diversas especializações, as quais objetivam formar e aperfeiçoar recursos humanos que atuarão na própria instituição. Dessa forma, desenvolver uma proposta de Curso de Formação Inicial e Continuada, na modalidade de educação profissional, em parceria do Exército Brasileiro com o Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul-RS – o que é relevante para a formação e desenvolvimento dos alunos. Os integrantes do serviço militar, por ter um caráter obrigatório, apresentam-se como um extrato fiel da sociedade, sendo constituído, assim, por um público muito heterogêneo, seja pelo aspecto social, cultural ou mesmo financeiro. As políticas de qualificação desenvolvidas pelo Instituto Federal Farroupilha auxiliam na compreensão dos conhecimentos sistematizados historicamente, na integração da teoria com a prática, e na inserção da prática profissional nos planos pedagógicos da instituição. Neste cenário, a pesquisa tem como tema “Perspectivas da Certificação de um Curso Técnico de formação continuada no Exército Brasileiro”, com o objetivo de avaliar a importância e a efetividade das certificações dos cursos profissionalizantes FIC. Para isso, será desenvolvida uma pesquisa com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso no 9º Batalhão Logístico em Santiago-RS, com os militares ingressantes da turma de 2020 que realizarão os cursos profissionalizantes. Como instrumento de coleta de dados, serão aplicados questionários aos instruendos. O produto educacional deste estudo será os cursos profissionalizantes de intercâmbio IFFar e Exército Brasileiro, o intuito é proporcionar aos estudantes maior conhecimento em relação às capacitações ofertadas pelas Forças Armadas, as quais podem impactar de forma positiva a vida dos sujeitos da pesquisa através da proposição de novas formações técnicas e conhecimentos com as certificações oferecidas.
Palavras-chave: Sistema de Ensino do Exército Brasileiro; Formação Profissional; Curso de Formação Inicial e Continuada.
Data da qualificação: 04 de setembro de 2020
Horário: 09h
Local: Videoconferência
Transmissão: https://youtu.be/SLxmJ4wRTXA
Publicado em Notícias
- 25/08/20
- 15h14
Redes Sociais