Todas as Noticias
Título do projeto: CONCEITOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EM UMA PRÁTICA COLABORATIVA DE TEATRO
Orientador: Dr. Renato Xavier Coutinho
Banca: Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio, Dr. Amauri Araújo Antunes
Resumo: Essa pesquisa tem como tema o fazer teatral como realização prática de teorias base da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Ensino Médio Integrado (EMI). Objetiva estabelecer relações teóricas e práticas entre alguns conceitos fundamentais da EPT no Ensino Médio Integrado e a metodologia de montagem cênica Processo Colaborativo em Teatro. Essa relação deve fundamentar uma oficina de teatro que será realizada junto à comunidade escolar do Instituto Federal Farroupilha. A oficina será repetida, com diferentes participantes, avaliada em diferentes etapas e revisada. Caracterizando-se, assim, como uma pesquisa do tipo pesquisa-ação de cunho qualitativo. A identificação de quais proposições experienciadas podem ser eficientes para futuras replicações deve gerar um produto educacional que possa guiar interessados numa prática de teatro a ser realizada em todos os níveis de Ensino Profissional e Tecnológico. O produto educacional a ser disponibilizado contribuirá para a concretização dos preceitos da Educação Profissional e Tecnológica nas práticas escolares.
Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica; Ensino Médio Integrado; Processo Colaborativo em Teatro; Teatro na educação.
Data da qualificação: 28 de agosto de 2020
Horário: 09h
Local: Videoconferência
Transmissão: https://youtu.be/MIe8p1_K4q0
Publicado em Notícias
- 14/08/20
- 08h50
Título da Dissertação: O Ensino de Arte de um Instituto Federal do Rio Grande do Sul: Desafios do Currículo Integrado
Produto Educacional: Ambiente Virtual de formação permanente para professores de arte
http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572444
Orientador(a): Dr. Vantoir Roberto Brancher
Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues, e Dra. Andrisa Kemel Zanella
Resumo: O objetivo desta pesquisa é de conhecer os saberes docentes e os trajetos formativos dos professores de arte da Educação Básica, Profissional, Técnica e Tecnológica – EBPT atuantes em um Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia. Tem-se como objetivo também compreender as representações de docência e as práticas educativas dos professores de arte atuantes deste contexto. Diante desse propósito, problematiza-se: quais são e como se constituem os saberes docentes e os trajetos formativos de professores de artes atuantes nos Cursos Técnicos de um instituto Federal de Educação profissional, científica, técnica e tecnológica? Nesse mapeamento, buscou-se traçar algumas categorias dessas concepções identificadas no estudo e seu, possível, impacto no ensino e na aprendizagem. A metodologia pautou-se nos procedimentos da abordagem qualitativa. A coleta dos dados ocorreu por meio de entrevista semi-estruturada e análise documental dos planos de ensino. A análise e interlocução dos dados ocorreram por meio de Análise de Conteúdo Categorial-temática. Observaram-se a necessidade de formação permanente aos professores no contexto da educação profissional e tecnológica para tecerem mais discussões e encaminhamentos sobre o ensino de arte e fortalecerem as demandas em relação ao currículo integrado.
Palavras-chave: Educação profissional e tecnológica; ensino de arte; currículo integrado
Data da defesa: 11 de agosto de 2020
Horário: 16h
Local: Videoconferência
Transmissão: https://youtu.be/ESQUzl2Bzws
Publicado em Notícias
- 07/08/20
- 09h24
Nesta quinta-feira (06/08), às 16h30, haverá palestra sobre a temática “Formação Docente e Práxis na Educação Profissional e Tecnológica” pelo YouTube.
A palestra será ministrada pelo Prof. Dr. Marcelo Lima (UFES) e pela Prof. Dra. Lucília Regina de Souza Machado (UFMG). A transmissão será feita pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=HHU98gNprPg
A palestra integra o pré-lançamento do livro "Formação Docente e Práxis na Educação Profissional e Tecnológica", organizado pelo Prof. Dr. Vantoir Brancher (IFFar), Prof. Dr. Ricardo Rodrigues (IFFar) e Prof. Dr. Francisco das Chagas Silva Souza (IFRN).
Dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
A obra foi pensada para congregar estudos e pesquisa que vem sendo produzido na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica no intuito de socializar os achados de distintos programas de pós-graduação na contemporaneidade. Na obra o leitor encontrará trabalhos produzidos pelas seguintes instituições : Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM); Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Instituto Federal do Amazonas ; Instituto Federal do Piauí, Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Instituto Federal do Tocantins, Instituto Federal Farroupilha, Instituto Federal Goiano, Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal do Espírito Santo, Universidade Federal Fluminense.
O livro foi Editado pela Brazil Publishing e tem Download gratuito junto ao site da editora. No mesmo local estão disponíveis outras obras dos autores.
Publicado em Notícias
- 05/08/20
- 12h53
O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) lançou seu Sistema de Autoavaliação e divulgou os prazos para que egressos, discentes, docentes e coordenadores do mestrado respondam às questões propostas. As avaliações vão embasar o Planejamento Estratégico do programa, cuja criação é importante para nortear os próximos passos e para o atendimento às exigências da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
O prazo para que egressos, docentes, discentes e coordenadores locais do ProfEPT respondam ao questionário vai até 30 de agosto. A previsão é que, em setembro, sejam realizados seminários locais de análise dos dados e autoavaliação; e em novembro, um seminário nacional.
O Núcleo de Autoavaliação e Planejamento Estratégico do ProfEPT (Nape), que coordena o processo, explica que a avaliação será quantitativa e qualitativa. Os resultados deverão contribuir, além da elaboração do planejamento, para a consolidação do programa como produtor de conhecimento na área de ensino e EPT; para o desenvolvimento de processos simétricos entre as instituições associadas, com vistas ao fortalecimento da rede; para verificar o cumprimento das regulamentações; e para tornar públicos os resultados do programa.
Para realizar a autoavaliação é preciso acessar o Observatório do ProfEPT, realizar login e acessar o menu Programa>Autoavaliação. Em caso de dúvida, acesse mais orientações.
Publicado em Notícias
- 05/08/20
- 08h26
Título da Dissertação:
PERSPECTIVAS E DESAFIOS DAS APRENDIZAGENS DOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM AGROPECUÁRIA: MEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA EPT
Produto Educacional:
Produto 1: Orientações de Estudos aos Estudantes do Curso Técnico em Agropecuária Integrado Produto 2: Folder de Orientações dos estudos
Produto 1: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572516/
Produto 2: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572603
Orientador(a): Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio
Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues, e Prof. Dr. Cênio Back Weyh
Resumo: O presente estudo se propõe a investigar a problemática dos processos de aprendizagem dos estudantes do Curso Técnico em Agropecuária Integrado no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O objetivo geral consiste na apresentação de hipóteses sobre as aprendizagens dos estudantes e as mediações pedagógicas realizadas pela instituição. A abordagem metodológica empregada foi à qualitativa, no desenvolvimento da pesquisa documental e da pesquisa ação, sendo utilizadas nas coletas dos dados as fichas documentais e o questionário. A análise dos dados embasou-se na Análise Textual Discursiva. Os resultados encontrados apontam que a mediação pedagógica realizada pelo Setor de Assessoria Pedagógica, se tornou um meio de incentivar os estudantes com o intuito de refletir para a superação dos fatores que dificultam o aprender. Ainda apresentou como resultados, relevantes categorias que expressaram: o contexto histórico - social do IFFar Campus São Vicente do Sul, destacando-o como instituição de excelência e qualidade de ensino; Enfatizou-se as concepções, as relevâncias e as motivações da escolha dos estudantes pelo curso Técnico em Agropecuária Integrado; Ainda, as compreensões sobre o ensino médio integrado; O entendimento dos fatores, das influências e das estratégias que foram relevantes aos processos de aprendizagem. Além disso, foi reportada a importância da motivação, do planejamento e da organização dos tempos de estudos como instrumentos para propiciar os saberes, melhorando a aprendizagem. Também foi desenvolvido como produto educacional - Orientações de Estudos aos Estudantes do Curso Técnico em Agropecuária Integrado e um Subproduto denominado de Folder de Orientações dos estudos.
Palavras-chave: Aprendizagem. Educação Profissional e Tecnológica. Integrado.
Data da defesa: 07 de agosto de 2020
Horário: 15h
Local: Videoconferência
Transmissão: https://youtu.be/7M0pLq8YlVo
Publicado em Notícias
- 03/08/20
- 16h29
Título da Dissertação: Os Elementos Formativos Presentes no Estágio Curricular Supervisionado de um Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio
Produto Educacional: Produto 1: Cartilha de Estágio: Orientações sobre o estágio curricular supervisionado dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFFar campus Panambi
Educapes: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/571874
Produto 2: Aplicativo Estágio Integrado
Educapes: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/571875
Orientador(a): Dra. Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher
Banca: Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos, e Dra. Marli Dallagnol Frison
Resumo: Esta dissertação, desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal Farroupilha, Campus Jaguari, é resultado de um estudo de caso sobre o curso técnico em química integrado ao ensino médio do IFFar- Campus Panambi, que teve como objetivo investigar os elementos formativos presentes no contexto do estágio curricular supervisionado que apresentam potencial pedagógico capaz de qualificar o espaço/tempo de estágio e contribuir para a formação integral dos estudantes. A amostragem da investigação foi composta pelas turmas do 3º ano de 2016, 2017 e 2018 do curso, as quais realizaram o estágio curricular supervisionado de 60 horas. A produção de dados desta pesquisa qualitativa foi realizada por meio de pesquisa documental, questionários e entrevistas, com a intenção de captar as percepções de todos os sujeitos envolvidos na prática de estágios: o estudante-estagiário, o professor orientador e o supervisor da parte concedente de estágio. Para a interpretação dos dados, a metodologia utilizada foi a Análise Textual Discursiva (ATD), proposta por Moraes e Galiazzi (2016), que resultou em duas categorias: apropriação de conhecimentos e saberes; articulação entre instituições, teoria e prática, sujeitos e o mundo do trabalho. A primeira categoria destaca o ato de tornar próprio do estagiário os conhecimentos comportamentais e saberes profissionais inerentes ao mundo do trabalho, uma vez que o estágio curricular do curso técnico integrado ao ensino médio é, para a maioria dos jovens estudantes, o primeiro contato com o mundo do trabalho e o ambiente profissional. A segunda categoria valoriza a articulação efetiva entre a instituição de ensino e a parte concedente como determinante para a consolidação do estágio curricular como ato educativo, capaz de propiciar contribuições para todos os envolvidos. Também destaca a relação entre teoria e prática estabelecida no contexto do estágio curricular e identifica como tímida e isolada as interações entre o estagiário, o professor orientador e o supervisor da parte concedente, que pouco contribuem para o processo de reflexão crítica necessário para a efetivação da práxis. Esta pesquisa dialoga com os seguintes referenciais teóricos: Kuenzer (2003, 2007), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005), Pacheco (2015, 2020), Araújo e Frigotto (2015), Colombo e Ballão (2014), Niskier e Nathanael (2006), Piconez (2012), Pimenta e Lima (2012), entre outros estudiosos, além de documentos legais, que regem o tema. Com base nas compreensões que emergiram na investigação realizada, e com o intuito de propor instrumentos que contribuam para superar as fragilidades identificadas, desenvolvemos dois produtos educacionais, sendo uma “Cartilha de Estágio” e um aplicativo para dispositivos móveis denominado “Estágio Integrado”. Ao serem utilizados, os produtos elaborados, de um modo geral, atingiram os objetivos a que se propuseram, no sentido de fortalecer os processos de ensino e de aprendizagem proporcionados pelos estágios curriculares supervisionados, contribuindo assim com a qualificação desse espaço/tempo de aprendizado.
Palavras-chave: Estágio Curricular; Ensino Médio Integrado; Formação Integral; Educação Profissional e Tecnológica.
Data da defesa: 30 de julho de 2020
Horário: 9h
Local: Videoconferência
Transmissão: https://youtu.be/c4Gv9P1tpLo
Publicado em Notícias
- 20/07/20
- 14h43
Título do projeto: A consciência do docente que atua no Instituto Federal Farroupilha sobre currículo integrado e suas bases legais e conceituais
Orientador: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues
Banca: Dr. Renato Xavier Coutinho, Dra. Ana Sara Castaman
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar a percepção e a consciência dos docentes do Instituto Federal Farroupilha sobre o currículo integrado, suas bases legais e conceituais. No referencial teórico do presente estudo, serão apresentadas diretrizes curriculares, legislações, Projetos Pedagógicos de Cursos e alguns autores estudiosos dos temas currículo integrado, formação integral e omnilateral. Tais temas são de suma importância para os educadores que trabalham em instituições que objetivam esse tipo de ensino. É de grande relevância que os docentes detenham o conhecimento acerca do currículo integrado e educação omnilateral, e disponham de devida formação para obter sucesso na aplicabilidade dos princípios em suas atividades. Através de uma pesquisa de cunho qualitativo será realizada a aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas para os docentes do Instituto Federal Farroupilha, e, em um segundo momento, serão realizadas entrevistas semiestruturadas com grupos focais nos campi de Jaguari e São Vicente do Sul, com objetivo de aprofundamento no estudo. Com base nos dados obtidos será proposto um produto educacional, que vise minimizar possíveis
distanciamentos ou interpretações equivocadas que possam estar ocorrendo entre o trabalho dos educadores e o que está nas bases legais e conceituais de currículo integrado.
Palavras-chave: Currículo integrado; Educação integral; Formação omnilateral.
Data da qualificação: 22 de julho de 2020
Horário: 14h
Local: Videoconferência
Transmissão: https://youtu.be/a_bdXg13y0s
Publicado em Notícias
- 15/07/20
- 15h35
Egressos são chamados a participar a partir de 20 de julho; docentes e discentes, a partir de 1º de agosto.
O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) acaba de lançar o seu Sistema de Autoavaliação e divulgar os prazos para que egressos, discentes, docentes e coordenadores do mestrado respondam às questões propostas. As avaliações vão embasar o Planejamento Estratégico do programa, cuja criação é importante para nortear os próximos passos e para o atendimento às exigências da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
A partir de 20 de julho, os egressos do ProfEPT já poderão acessar a ferramenta e participar da autoavaliação. Em 1º de agosto, será a vez dos docentes, discentes e coordenadores locais. O prazo para todos vai até 30 de agosto. A previsão é que, em setembro, sejam realizados seminários locais de análise dos dados e autoavaliação; e em novembro, um seminário nacional.
O Núcleo de Autoavaliação e Planejamento Estratégico do ProfEPT (Nape), que coordena o processo, explica que a avaliação será quantitativa e qualitativa. Os resultados deverão contribuir, além da elaboração do planejamento, para a consolidação do programa como produtor de conhecimento na área de ensino e EPT; para o desenvolvimento de processos simétricos entre as instituições associadas, com vistas ao fortalecimento da rede; para verificar o cumprimento das regulamentações; e para tornar públicos os resultados do programa.
A autoavaliação será disponibilizada no Observatório do ProfEPT a partir de 20 de julho.
Fonte: https://profept.ifes.edu.br/noticias/16436-autoavaliacao20
Publicado em Notícias
- 14/07/20
- 10h38
Título da Dissertação: Uso do Design Thinking para o ensino de empreendedorismo e inovação na Educação Profissional e Tecnológica - EPT
Produto Educacional: Guia Didático do Design Thinking: uma metodologia ativa para estimular a criatividade, a inovação e o empreendedorismo em sala de aula.
https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/572344
Orientador(a): Dr. Fábio Diniz Rossi
Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues, e Dr. Sérgio da Costa Nunes
Resumo: A presente dissertação, desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT – IFFAR, aborda o uso do Design Thinking como metodologia ativa para o ensino de empreendedorismo e inovação na Educação Profissional e Tecnológica – EPT. O objetivo deste trabalho foi elaborar um produto educacional para impulsionar o ensino de empreendedorismo e inovação na Educação Profissional e Tecnológica através do uso do Design Thinking. Intitulado “Guia Didático do Design Thinking”, o produto educacional visa oferecer aos docentes da rede federal um recurso pedagógico para o ensino de empreendedorismo e inovação que estimule aprendizagens ativas e colaborativas; o desenvolvimento integral do ser humano por meio da interdisciplinaridade e integração entre teoria e prática, resolução de problemas concretos, geração de ideias e projetos inovadores com potencial empreendedor, bem como maior protagonismo dos alunos no processo de aprendizagem, de modo que os conteúdos e experiências sejam significativas na vida real dos mesmos. A metodologia desta dissertação é de natureza qualitativa e foram utilizadas a pesquisa bibliográfica e análise documental de onze Projetos Pedagógicos dos Cursos técnicos do Instituto Federal Farroupilha.
Palavras-chave: Empreendedorismo; Inovação; Design Thinking
Data da defesa: 17 de julho de 2020
Horário: 09h
Local: Videoconferência
Link da transmissão: https://youtu.be/o-CenCoybk4
Publicado em Notícias
- 13/07/20
- 15h08
Para documentos com orientações e modelos de documentos, acesse o Link: https://sig.iffarroupilha.edu.br/sigaa/public/programa/documentos.jsf?lc=pt&id=856&idTipo=1
Logo Profept IFFAR: https://drive.google.com/drive/folders/1pwM-BN76xkj8ccLYVBpvhiTgbO56Qz-x?usp=sharing
Publicado em Documentos
- 01/07/20
- 09h27
Redes Sociais