Todas as Noticias
Título do projeto: Diálogos sobre agroecologia e sementes crioulas: contribuição de espaços de educação não-formal ao currículo integrado
Orientador: Dra. Neiva Maria Frizon Auler
Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves, Dra. Manuela Finokiet
Resumo: Compreender a proposta do ensino integrado requer pensar itinerários formativos que nos aproximem de uma leitura ampla da realidade. Os temas ambientais se enquadram nessa perspectiva, uma vez que se relacionam aos diversos contextos nos quais podem estar inseridos os estudantes, além de serem altamente complexos, demandando uma abordagem interdisciplinar. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo identificar saberes sobre agroecologia e sementes crioulas presentes em espaços não formais de educação e que possam contribuir para formação integral de estudantes do Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica Farroupilha (IFFAr). A partir da pesquisa pretende-se construir alternativas para que os saberes sobre agroecologia e sobre sementes crioulas estejam mais presentes na organização pedagógico-curricular de cursos técnicos voltados às áreas rurais, como é o caso do Curso Técnico Integrado em Agropecuária e do Curso Técnico Integrado em Agricultura. As etapas envolvem o aprofundamento teórico, análise do itinerário formativo (análise documental) dos cursos mencionados e a aproximação com os coletivos que trabalham ou pesquisam agroecologia e/ou sementes crioulas (educação-não formal). A análise dos resultados obtidos por meio dessas etapas se dará por meio da análise textual discursiva (ATD). Resultados iniciais sugerem que as menções e aproximações aos princípios da agroecologia dentro da estrutura pedagógico-curricular dos cursos analisados ainda é incipiente. Considera-se a necessidade de oportunizar espaços no currículo para que os alunos discutam sobre as possibilidades de modelos agrícolas sustentáveis e que permitam uma ruptura com a fragmentação associada ao modelo de agricultura industrial, reconhecendo a importância desse diálogo de saberes, fundamentais para a soberania alimentar das comunidades.
Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica; Educação não-formal; Compartilhamento de Saberes Agroecológicos.
Data da qualificação: 21 de dezembro de 2020
Horário: 16h
Local: Videoconferência
Transmissão: https://youtu.be/q12Oznf48Os
Publicado em Notícias
- 03/12/20
- 16h03
Título do projeto: Docência na EBPT: Saberes Docentes e Significações na Educação Prisional
Orientador: Dr. Vantoir Roberto Brancher
Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves, Dra. Mariglei Severo Maraschin
Resumo: A pesquisa será desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), na linha de Pesquisa em Práticas Pedagógicas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e tem como objetivo geral: conhecer quais são e como se constituem as representações e os saberes docentes de professores da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (EBPT) atuantes em contextos prisionais. Sobre os pressupostos metodológicos, trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa, de natureza explicativa. A amostra populacional será composta por um número entre cinco e dez colaboradores, que sejam docentes vinculados aos Institutos Federais de Educação do Rio Grande do Sul, que atuem, ou tenham ministrado cursos de EBPT no sistema prisional do RS. A coleta dos dados que embasarão o estudo se dará através da realização de entrevistas semiestruturadas. O processo de análise dos dados coletados será realizado por meio da Análise de Conteúdo, na perspectiva de Bardin. Ao final do estudo, vislumbra-se a elaboração, como produto educacional, de um curso, na modalidade de educação à distância, para formação continuada de docentes que trabalham ou que pretendam trabalhar com Educação Profissional e Tecnológica em contextos prisionais.
Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica; Docência; Educação Prisional;
Data da qualificação: 16 de dezembro de 2020
Horário: 14h
Local: Videoconferência
Transmissão: https://youtu.be/Hqgy-GFqNQ4
Publicado em Notícias
- 03/12/20
- 11h07
Título do projeto: VIOLÊNCIA DE GÊNERO NA EPT: REFLEXÕES A PARTIR DA ATUAÇÃO DOS NÚCLEOS DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL
Orientador: Dr. Vantoir Roberto Brancher
Banca: Dra. Letícia Ramalho Brittes, Dr. Rogério Costa Würdig
Resumo: Nesta pesquisa, cujo tema é violência de gênero na EPT, pretende-se responder ao questionamento “Como os Nugedis problematizam a violência de gênero em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul do País?”. Portanto, objetivamos conhecer a atuação dos Núcleos de Gênero e Diversidade Sexual no que tange ao desenvolvimento de ações com vistas a prevenir/erradicar/minimizar a violência de gênero em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul País. De forma mais específica, temos por objetivos: conhecer as representações de gênero e de violência de gênero dos membros dos Nugedis; Identificar desafios e potencialidades para a execução das atividades dos Nugedis na EPT; Pesquisar as ações/acolhidas desenvolvidas pelos Nugedis e a relação delas com a EPT; e, por fim a construção de um Produto Educacional a partir das demandas apontadas pelos colaboradores. A metodologia aplicada é qualitativa, por ser a mais apropriada para os estudos sociais. A coleta de dados será realizada através de entrevistas semiestruturadas que serão gravadas e transcritas para serem analisadas através do método de Análise de Conteúdo. Com os conhecimentos gerados neste estudo, pretendemos elaborar um curso de formação permanente/continuada possibilitando a disseminação do conhecimento acerca de gênero e violência de gênero, para que futuramente servidores/as e alunos/as que tenham interesse consigam acessá-lo através de uma plataforma digital.
Palavras-chave: Gênero. Educação Profissional e Tecnológica. NUGEDIS (Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual).
Data da qualificação: 16 de dezembro de 2020
Horário: 10h
Local: Videoconferência
Transmissão: https://youtu.be/Wwe1XC9PLBA
Publicado em Notícias
- 03/12/20
- 10h36
A obra, organizada por dois professores do IFFar, traz textos de pesquisadores de todo o país.
O livro “Caminhos possíveis à inclusão V: gêneros, (trans)gêneros e educação – alguns enfrentamentos”, recém publicado, traz 12 textos de autoria de pesquisadores de todo o país. Entre os organizadores da obra, estão dois professores do IFFar: Vantoir Roberto Brancher e Eliane Quincozes Porto. Junto com Tábata dos Santos Fioravanti, discente do Profept, eles assinam o capítulo 7, “O Nugedis como possibilidade de espaço e de enfrentamento ao preconceito de gênero: discutindo violências e subjetividades”. Nele, os autores discutem a criação do Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (Nugedis) do IFFar como "possibilidade de um espaço democrático para a abordagem de temas antes vistos como tabus, bem como de acolhimento e orientação frente aos desafios que se apresentam” – conforme introdução do livro.
Faça o download gratuito do livro.
Publicado em Notícias
- 03/12/20
- 09h41
Título do projeto: CYBERBULLYING EM CONTEXTOS EDUCATIVOS: Construindo estratégias para uma cultura da alteridade na Educação Profissional e Tecnológica
Orientador: Dra. Neiva Maria Frizon Auler
Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues, Dr. Ascísio dos Reis Pereira
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral identificar as práticas utilizadas no atendimento das ocorrências de cyberbullying no contexto escolar e propor estratégias de prevenção e enfrentamento dentro do IFFar. Sobre os pressupostos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e explicativa. A amostra populacional será composta por 03 (três) equipes de Assistência Estudantil e 06 (seis) Coordenações dos Cursos de Ensino Médio Integrado do IFFar Campus Alegrete, São Borja e Uruguaiana. A obtenção inicial dos dados se deu através de entrevista online semiestruturada, devido a Pandemia de COVID-19, que exige distanciamento social. O processo de análise dos dados foi realizado por meio da Análise Textual Discursiva – ATD na perspectiva de Morais e Galiazzi. As primeiras impressões corroboram com a necessidade de formação por parte dos docentes ao que tange a temática do cyberbullying em contextos educativos. A partir dos resultados finais da pesquisa pretende-se elaborar um produto educacional, o qual será, possivelmente, no formato de um curso de capacitação sobre cyberbullying.
Palavras-chave: Cyberbullying; Currículo Integrado; Formação Profissional
Data da qualificação: 15 de dezembro de 2020
Horário: 14h
Local: Videoconferência
Transmissão: https://youtu.be/0lZwTacsXtk
Publicado em Notícias
- 02/12/20
- 18h08
Título do projeto: Política de Assistência Estudantil no Instituto Federal Farroupilha: percepções dos estudantes do Proeja
Orientador: Dra. Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher
Banca: Dra. Marcele Teixeira Homrich Ravasio, Dra. Mariglei Severo Maraschin
Resumo: O presente projeto de pesquisa busca investigar a contribuição da Política de Assistência Estudantil (PAE) para a permanência escolar dos estudantes do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), campus Santa Rosa. A Política de Assistência Estudantil (PAE) abrange projetos, programas e ações que buscam proporcionar igualdade de condições aos estudantes em situação de vulnerabilidade social e econômica e que se materializam por meio dos serviços de saúde, moradia estudantil, alimentação, auxílios financeiros, pedagógico e cultural. A pesquisa terá uma abordagem metodológica qualitativa, utilizando-se do procedimento técnico de estudo de caso e como instrumento para levantamento de dados a observação, pesquisa documental e entrevista semiestruturada. A pesquisa documental será feita mediante extração do sistema de bolsas da Coordenação de Assistência Estudantil (CAE), bem como de arquivos passivos e ativos existentes no campus Santa Rosa. Com os dados apurados pretende-se levantar o perfil do estudante do Proeja e identificar as ações desenvolvidas pela assistência estudantil para este grupo de alunos. Após, realizar-se-á uma entrevista semiestrutura com os alunos do segundo e terceiros anos, buscando compreender os sentidos atribuídos à PAE. Após os dados levantados e analisados pretende-se identificar a percepção do aluno do Proeja quanto à contribuição ou não da política de assistência estudantil para sua permanência escolar. Como produto educacional será desenvolvido “Rodas de Conversa” com os estudantes do Proeja, visando estabelecer um espaço de diálogo e reflexão sobre PAE.
Palavras-chave: Política de Assistência Estudantil; Proeja; Permanência escolar
Data da qualificação: 10 de dezembro 2020
Horário: 09h
Local: Videoconferência
Transmissão: https://youtu.be/Q-0p2PxYjuk
Publicado em Notícias
- 02/12/20
- 17h29
Título da Dissertação: Uma proposta para integração entre a Matemática e as disciplinas profissionalizantes do Curso Técnico em Cozinha Integrado Proeja
Produto Educacional: Sequência didática interdisciplinar Matemática na cozinha: integração curricular para o Proeja a partir dos Momentos Pedagógicos
https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584474
Orientador(a): Dra. Taniamara Vizzotto Chaves
Banca: Dra. Letícia Ramalho Brittes, e Dra. Mariglei Severo Maraschin
Resumo: A pesquisa intitulada “Uma proposta para integração entre a Matemática e as disciplinas profissionalizantes do Curso Técnico em Cozinha Integrado Proeja” foi desenvolvida no Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Campus de São Borja. Trata-se de uma pesquisa realizada no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFFar - Polo de Jaguari, motivada pela necessidade de investigar as concepções e as práticas relativas ao currículo integrado desenvolvidas no espaço de um dos Cursos de Proeja da instituição. A abordagem utilizada nesta pesquisa é de cunho qualitativo por se tratar de um ambiente educacional. As fontes de coleta de dados foram documentos (Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Cozinha Integrado Proeja) e sujeitos (estudantes e docentes do curso mencionado). Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados roteiros para análise textual, questionário com os estudantes, entrevista semiestruturada e encontros de formação com os professores. Na pesquisa foram coletadas informações importantes a respeito da prática docente constituída sob a perspectiva do currículo integrado, dificuldades encontradas para a construção do ensino e da aprendizagem de forma interdisciplinar e a possibilidade de integração de conhecimentos entre a matemática e a prática desenvolvida no curso. Os encontros possibilitaram debates e reflexões sobre formas de planejamento e possibilidades de articulação entre conhecimentos. Durante esse processo evidenciou-se à necessidade de construção coletiva do planejamento e a promoção da docência compartilhada levando em consideração a problematização, a contextualização e a interdisciplinaridade dos conhecimentos a fim de proporcionar ao estudante um ambiente de aprendizagem que favoreça a dialogicidade sobre temas básicos e o mundo do trabalho com vistas a formação humana integral. O produto educacional desenvolvido a partir da pesquisa foi uma sequência didática interdisciplinar, organizada com base na metodologia dos 3MP, construída e avaliada com o auxílio dos professores. Esta será um recurso pedagógico para uma intervenção futura, que concentra esforços no sentido de proporcionar aos professores ideias para se realizar a integração dos conhecimentos, podendo ser aplicada na Prática Profissional Integrada (PPI) possibilitando formas mais eficientes de minimizar as dificuldades apresentadas pelos estudantes do Proeja, tanto no que se refere à compreensão dos saberes da matemática, quanto dos saberes inerentes aos componentes curriculares da área profissionalizante.
Palavras-chave: Currículo Integrado; Proeja; Três Momentos Pedagógicos; Educação Matemática; Sequência didática Interdisciplinar.
Data da defesa: 09 de dezembro de 2020
Horário: 14h30min
Local: Videoconferência
Transmissão: https://youtu.be/D8188aIg4dU
Publicado em Notícias
- 02/12/20
- 14h09
Convidamos para o I SEMINÁRIO DA REDE GAÚCHA DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: Pesquisas em Educação Profissional e Tecnológica: desafios e perspectivas.
Dias 18/11/2020, 26/11/2020 e 03/12/2020.
As inscrições podem ser realizadas pelo link: https://forms.gle/MU2BkRtHC1SwAwMx7
Publicado em Notícias
- 05/11/20
- 13h47
Título do projeto: CONTRIBUIÇÕES DA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NA CONCRETIZAÇÃO DA FORMAÇÃO INTEGRAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Orientador: Dr. Adão Caron Cambraia
Banca: Dra. Neiva Maria Frizon Auler, Dr. Ascísio dos Reis Pereira
Resumo: A pesquisa investiga sobre as possíveis contribuições da curricularização da extensão para a formação integral na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Com isso, o problema de pesquisa é: “Como a curricularização da extensão pode contribuir para a concretização da formação integral na EPT?” A coleta de dados dár-se-a primeiramente através de pesquisa bibliográfica e, em um segundo momento, através da análise de três projetos de extensão do IFFar Campus FW, seguido de entrevista semi-estruturada com coordenadores/coordenadoras desses projetos. Para análise dos dados produzidos optou-se a Análise Textual Discursiva (ATD) com o objetivo de compreender as diferentes concepções de extensão, formação integral e currículo integrado presentes na legislação, nos documentos formais da instituição, que dão as diretrizes para a curricularização da extensão, e em projetos de extensão propostos no Campus do IFFar/FW. Como produto educacional será elaborado um site, que visa sistematizar e compartilhar reflexões sobre a pesquisa desenvolvida com a comunidade acadêmica e comunidade externa, buscando uma maior participação nas decisões e estruturação dos projetos de extensão.
Palavras-chave: Extensão universitária; Formação integral; Curricularização da extensão
Data da qualificação: 30 de outubro de 2020
Horário: 14h00min
Local: Videoconferência
Transmissão: https://youtu.be/anpKxAIN9i4
Publicado em Notícias
- 22/10/20
- 16h29
Título do projeto: Trajetória do Instituto Federal Farroupilha campus SVS: uma análise a partir do curso técnico em agropecuária
Orientador: Dra. Catiane Mazocco Paniz
Coorientador(a): Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos
Banca: Dra. Taniamara Vizzotto Chaves, Dra. Roseli Adriana Blümke Feistel
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a trajetória da Educação Profissional e Tecnológica- EPT desde a Escola Agrotécnica Federal de São Vicente do Sul – EAF SVS, até o Instituto Federal Farroupilha campus São Vicente do Sul - IFFAR campus SVS a partir do curso técnico em agropecuária. Busca realizar um resgate histórico no decorrer do período de 1995 a 2009, identificar ex-gestores, desafios e fatos marcantes; egressos, atuais servidores, reconhecer a trajetória formativa pessoal e profissional. No referencial teórico será contextualizado o histórico da EPT, das Escolas Agrotécnicas Federais, dos Centros Federais de Educação Tecnológica - CEFETs até a institucionalidade IFFar assim como do curso técnico em agropecuária. Tais temas são de suma importância para entender e valorizar a história e trajetória sexagenária do campus como instituição de ensino na formação de estudantes e profissionais em nível regional, suas mudanças e seu crescimento na oferta de cursos e vagas. Para isso, será desenvolvida uma pesquisa com abordagem quali-quantitativa do tipo estudo de caso histórico-organizacional. A coleta de dados será através de fontes documentais nos setores da instituição, entrevista semiestruturada com ex-gestores do período proposto e questionário com egressos que hoje fazem parte do quadro de pessoal do campus. Na verificação dos dados coletados será utilizada a abordagem da análise textual discursiva-ATD. Com base nos resultados obtidos será proposto um produto educacional que permita maior visibilidade histórica e reconhecimento da instituição como pública, gratuita e de qualidade para formação de técnicos e cidadãos.
Palavras-chave: Instituto Federal Farroupilha; Técnico em agropecuária; Trajetória
Data da qualificação: 29 de outubro de 2020
Horário: 14h
Local: Videoconferência
Transmissão: https://youtu.be/JPCoyQH0EkM
Publicado em Notícias
- 22/10/20
- 11h07
Redes Sociais