Todas as Noticias
O período de inscrições, que se encerra nesta quarta-feira (18), está mantido.
A Coordenação do Exame Nacional de Acesso (ENA-2020) ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) divulgou comunicado sobre as inscrições e a data de aplicação da prova de seleção. O período de inscrições, que se encerra nesta quarta-feira (18), está mantido. No entanto, está em análise a possibilidade de mudança da data de realização da prova.
Confira a nota abaixo:
NOTA ENA 2020 - ProfEPT
Em virtude dos últimos acontecimentos que se configuram como estado de emergência da saúde pública no Brasil, e de importância internacional, decorrentes do Coronavírus (COVID-19), a Coordenação do Exame Nacional de Acesso (ENA-2020) ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), informa a manutenção do período de inscrições conforme Edital ProfEPT nº 01/2020. Tendo em vista o cenário atual, será avaliada uma eventual mudança da data de realização da Prova.
Esclarecemos aos candidatos(as) do ENA 2020 a preocupação da Comissão com a saúde e o bem-estar de todos(as), bem como a adoção de medidas cautelosas para evitar o risco de aumento do número de casos de infecção pelo Coronavírus.
Pedimos que acompanhem as próximas notícias na Área do Candidato e no Site do ProfEPT.
Fonte: https://ifes.edu.br/noticias/19200-profept-divulga-comunicado-sobre-processo-seletivo-do-mestrado
Publicado em Notícias
- 18/03/20
- 08h04
A professora do ProfEPT Taniamara Vizzotto Chaves ministrou palestra na abertura do ano letivo intitulada: Interdisciplinaridade e Educação Profissional e Tecnológica: elementos para reflexão, no Campus Avançado do IFFar em Uruguaiana, no dia 11 de fevereiro de 2020, com público de 40 pessoas.
Publicado em Notícias
- 16/03/20
- 09h43
Título da Dissertação: Um olhar sobre a inclusão das mulheres no curso Técnico Integrado em Agropecuária do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul.
Produto Educacional: História das mulheres: conquista de direitos.
Orientador: Dra. Catiane Mazocco Paniz
Banca: Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos, e Dra. Nikelen Acosta Witter
Resumo: O discurso referente às mulheres no decorrer da história e a consequente construção da desigualdade de gênero na sociedade estabeleceu, culturalmente, o curso de agropecuária como masculino. Nesse sentido, esta pesquisa de mestrado objetivou entender como vem ocorrendo a inclusão das mulheres no curso de agropecuária do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) – campus São Vicente do Sul. Com a pesquisa concluiu-se que apesar do aumento do número de mulheres matriculadas no curso e das políticas públicas em favor delas, ainda existe o preconceito de gênero na Instituição. Acredita-se que ainda há a necessidade de reflexão acerca do assunto e a consequente desnaturalização de conceitos e costumes ainda hoje enraizados na sociedade. Esta pesquisa qualitativa foi um estudo de caso e teve como instrumento de coleta de dados questionários semiabertos e a consulta de documentos da Instituição. A análise dos dados foi realizada a partir da Análise Textual do Discurso (ATD) de Moraes e Galiazzi (2016).
Palavras-chave: Gênero; Mulheres; Agropecuária.
Data da defesa: 20 de abril de 2020
Horário: 09h
Local: Videoconferência
Publicado em Notícias
- 13/03/20
- 10h11
Foi lançada a terceira edição do livro: Formação, saberes e representações: História de Vida de Helena Ferrari Teixeira. A obra, de autoria do Professor Vantoir Roberto Brancher docente atuante no PROFEPT em breve será disponibilizado em dois formatos impresso e ebook, essa última para download de forma gratuita. A obra, é fruto da pesquisa de mestrado do professor, revisada e sistematizada após esgotamento das duas primeiras edições. Segundo o professor “na obra é apresentado a história de vida e os saberes de uma professora/vereadora que atuou arduamente por uma sociedade mais justa e igualitária na década de 40 em Santa Maria. Numa época em as mulheres recentemente tinham conquistado o direito ao voto, Helena já militava e desbrava espaços ditos masculinos na cidade”. O livro poderá ser adquirido no site da editora ou baixado o ebook gratuitamente: https://aeditora.com.br/produto/e-book-formacao-saberes-e-representacoes-historia-de-vida-de-helena-ferrari-teixeira-3a-edicao/. Ou também feito o Dowload no site do grupo de pesquisa https://magma872.webnode.com/.
Publicado em Notícias
- 03/03/20
- 15h01
Título da Dissertação: REFLEXÃO CONCEITUAL ACERCA DO CONSELHO DE CLASSE NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA
Produto Educacional: Conselho de classe - vamos conversar
Orientador: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues
Banca: Dr. Fabio Diniz Rossi, e Dra. Elaine Maria Dias de Oliveira
Resumo: A presente Dissertação do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal Farroupilha investigou o Conselho de Classe. Incialmente trabalhamos com referencial de Educação e Trabalho, para compreender o universo da Educação Profissional e Tecnológica. Na sequência estudamos a origem e história dos Conselhos de Classe no Brasil. Seguindo nossa jornada investigativa, trabalhando com a gestão democrática e os documentos que balizam os Conselhos de Classe nos Cursos de Ensino Médio Integrado no Instituto Federal Farroupilha – IFFar, bem como análise dos Projetos Pedagógicos de Curso; A investigação emerge do desejo de compreender o Conselho de Classe como espaço de construção estratégica de reflexões, teorias e práticas que visam qualificar o processo de avaliação da aprendizagem. A revisão de literatura destaca que a avaliação tem sido um espaço de tensões e merece atenção de pesquisadores em educação e ensino, em especial, o espaço institucional dos Conselhos de Classe. Desse modo, a pesquisa busca referencial teórico e documental que defina o papel educativo e pedagógico do Conselho de Classe como avaliação do processo avaliativo e todos os demais aspectos que compõem o processo de ensino. A metodologia da pesquisa, de cunho qualitativo, de cunho bibliográfico e documental. Após análise dos dados, através da análise hermenêutica, surge a proposta de um produto educacional na forma de livro, visando compartilhar os estudos realizados e ressignificar do papel do Conselho de Classe através da possibilidade de desenvolvimento de um Conselho de Classe Participativo, que efetive a realização da gestão democrática.
Palavras-chave: Conselho de classe; Avaliação; Ensino – Aprendizagem.
Data da defesa: 27 de fevereiro de 2020
Horário: 14h
Local: Auditório, IFFar - Campus Jaguari
Publicado em Notícias
- 12/02/20
- 13h53
Título da Dissertação:
ATUAÇÃO PROFISSIONAL DE EGRESSOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO IFFAR CAMPUS ALEGRETE
Orientador: Dr.ª Neiva Maria Frizon Auler
Banca: Dr. Vantoir Roberto Brancher e Dra. Mariglei Severo Maraschin
Resumo: A criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) trouxe significativas mudanças para a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A partir da promulgação da Lei 11.892/2008, desenhou-se um novo cenário, onde surge a obrigatoriedade de destinar 20% de vagas para a formação de professores. Graduações em Licenciatura estão presentes em 8 (oito) dos 11 (onze) campi do Instituto Federal Farrroupilha, sendo Biologia, Matemática e Química os cursos ofertados em maior proporção. Esta pesquisa teve como objetivo principal identificar o número de egressos que efetivamente atuam na docência, analisar a contribuição dos cursos de licenciatura na formação docente e, como se deu a inserção dos mesmos no ambiente educaional. A pesquisa é um recorte de um projeto maior que objetiva pesquisar a atuação profissional dos egressos das licenciaturas a nível de IFFAr. O recorte focou os Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Química e Matemática do Campus Alegrete-IFFar, entre os anos de 2010 a 2014. O estudo foi composto inicialmente por pesquisa quantitativa, efetuando um mapeamento dos concluintes dos cursos de licenciatura do IFFar Alegrete. A partir dos resultados dessa etapa, a pesquisa prosseguiu com enfoque qualitativo, mediante um questionário complementado por meio de uma entrevista com 12 (doze) egressos atuantes na docência. Como resultados verificou-se que, nos cursos de licenciatura no Campus Alegrete, no período estudado, menos de 21,8% dos concluintes lecionam dentro da sua área de formação, com mais de 70% dos egressos fora da atividade de docência. PIBID, estágios curriculares, atividades de laboratório foram apontados como pontos positivos da formação. Por outro lado, as fragilidades apontadas foram a pouca regência em sala de aula, tardia oferta de Libras na grade curricular e pouca importância para Educação Especial. Por conseguinte, os redimensionamentos necessários foram elencados a partir da discussão estabelecida a respeito da oferta das disciplinas de Libras, bem como do acesso ao conteúdo da educação especial, juntamente com mais tempo para as práticas de estágio curricular obrigatório (ou optativo) e práticas de laboratório, as quais também foram destacadas como fundamentais no processo formativo. Outro fato observado foi o distanciamento existente entre a matriz curricular dos cursos de licenciatura do IFFar Campus Alegrete e a Educação Profissional e Tecnológica, considerando que os Institutos Federais são instituições voltadas para a oferta dessa modalidade de ensino. São necessárias pesquisas e trabalhos que busquem aprofundar o estudo dos currículos destes cursos, para que possam contribuir para a concretização da EPT no contexto da formação de professores. O resultante deste processo, além da própria pesquisa e elaboração científica, foi a construção de um produto educacional denominado “Aprofundamento das temáticas Currículo Integrado e Educação Profissional e Tecnológica no itinerário formativo das licenciaturas do IFFar”, o qual busca instrumentalizar a discussão a respeito destes conceitos, compreensão dos princípios orientadores da EPT, bem como o papel e os desafios dos Instituto Federais no contexto social (e regional) em que está inserido.
Palavras-chave: Formação de professores; Cursos de Licenciatura; Educação profissional e tecnológica; Egressos; Campus Alegrete.
Data da defesa: 28 de fevereiro de 2020
Horário: 14h
Local: Reitoria IFFar
Publicado em Notícias
- 10/02/20
- 14h26
EDITAL, CRONOGRAMA, INSCRIÇÕES E RESULTADOS
Para acompanhar os demais editais que saírão acesse: https://profept.ifes.edu.br/selecao/16426-edital20
Foi publicado, na data de hoje (18), o Edital do Exame Nacional de Acesso (ENA) ao Mestrado ProfEPT para o período letivo de 2020. São 913 vagas distribuídas em todos os estados do Brasil.
As inscrições ocorrerão de 13/02 a 18/03/2020 e a prova será no dia 17 de maio de 2020, contando com 50 questões de múltipla escolha sobre as Bases Conceituais e Históricas da Educação Profissional e Tecnológica, sobre Metodologias de Pesquisa e Teorias e Práticas de Ensino e Aprendizagem.
Recursos ao Edital deverão ser enviados até o dia 19/12/19 para o e-mail do Programa: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O Edital em Libras também será publicado em breve.
ATIVIDADE | DATAS |
Data de publicação do Edital | 18/12/2019 |
Recursos ao Edital | 19/12/2019 |
Resultado dos recursos ao Edital | 20/12/2019 |
Inscrições | 13/02/2020 a 18/03/2020 |
Período de solicitação de isenção | 13/02/2020 a 21/02/2020 |
Resultado das solicitações de isenção | 28/02/2020 |
Recursos ao resultado das solicitações de isenção | 02/03/2020 |
Resultado final das solicitações de isenção | 09/03/2020 |
Data limite para pagamento da inscrição | 19/03/2020 |
Divulgação das inscrições homologadas | 26/03/2020 |
Recursos ao resultado das inscrições homologadas | 27/03/2020 |
Resultado final das inscrições homologadas | 02/04/2020 |
Resultado das solicitações de condições especiais | 10/04/2020 |
Recurso ao resultado de condições especiais | 13/04/2020 |
Resultado final de condições especiais | 17/04/2020 |
Divulgação do local de realização do ENA | 11/05/2020 |
Realização do Exame Nacional de Acesso | 17/05/2020 |
Divulgação do gabarito | 18/05/2020 |
Recursos ao gabarito | 19/05/2020 |
Divulgação do gabarito Final | 05/06/2020 |
Divulgação da nota individual | 15/06/2020 |
Recursos à nota individual | 16/06/2020 |
Resultado final | 24/06/2020 |
Matrículas* | Julho e Agosto de 2020 |
Início do semestre letivo* | Agosto de 2020 |
EDITAL
Edital (formato .pdf - tamanho 608 KB) - divulgado em 18/12/2019
Publicado em Notícias
- 18/12/19
- 09h47
Título da Dissertação: SAÚDE MENTAL E O CONTEXTO ESCOLAR: PERCEPÇÕES DE UM ESTUDO DE CASO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Produto Educacional: SITE “SAÚDE MENTAL NO ENSINO INTEGRADO”
Orientador: Dr.ª Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher
Banca: Drª. Marcele Teixeira Homrich Ravasio, Dr. Adão Caron Cambraia e Drª. Marta Estela Borgmann
Resumo: Este trabalho, desenvolvido no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Campus Jaguari, resulta da pesquisa qualitativa que teve como objetivo investigar os possíveis fatores de sofrimento/adoecimento mental relacionados ao contexto escolar de estudantes do terceiro ano do Ensino Médio Integrado (EMI) da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Participaram deste estudo de caso, estudantes dos cursos Técnico em Administração, Técnico em Agropecuária e Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, do Campus São Vicente do Sul. O instrumento utilizado para a coleta dos dados foi o questionário, aplicado no primeiro semestre do ano letivo de 2019. Para a análise dos dados, a metodologia utilizada foi a Análise de Conteúdo, que resultou em duas categorias: “O contexto escolar nos processos de adoecimento” e “Os processos interativos no enfrentamento do sofrimento/adoecimento estudantil”. A primeira categoria permitiu inferir, na percepção dos estudantes, a relação entre contexto escolar e sofrimento/adoecimento, assim como identificar possíveis fatores causadores de prejuízos ao seu bem-estar físico e/ou emocional, a saber: dificuldades de adaptação à instituição, dificuldades de relacionamento, bullying e pressão por bom desempenho escolar. A dificuldade de adaptação à Instituição, neste estudo, motivada pela distância da família e excessiva carga horária e de trabalhos, aponta a relação de características e atividades dos cursos técnicos integrados da EPT com situações de sofrimento ou adoecimento dos estudantes, no entanto, não é possível afirmar que os possíveis fatores são exclusivamente escolares, mas interdependentes e interligados a fatores de outras naturezas. A segunda categoria identificou a importância dos processos de interação dos estudantes com colegas, professores e servidores como formas de enfrentamento das dificuldades relacionadas ao contexto escolar. Por outro lado, a pesquisa identificou que esses espaços de interação são insuficientes na instituição, especialmente os espaços de escuta, assim como as discussões e reflexões em relação à saúde mental dos estudantes. Por isso, foi desenvolvido o produto educacional “Saúde Mental no Ensino Integrado”. Em formato de site, o produto apresentou os resultados da pesquisa e propôs questões problematizadoras aos servidores objetivando contribuir no sentido de estimular reflexões sobre o tema e sobre a atuação dos servidores e da Instituição frente a ele. As contribuições significativas dos servidores validaram a inferência da relação entre o contexto escolar e possíveis prejuízos à sua saúde mental dos estudantes, assim como possíveis causas e ainda apontaram outros aspectos da temática. Desta forma, acreditamos na ampliação dos espaços de interação, reflexão e na escuta dos estudantes como formas de enfrentamento aos problemas relacionados à saúde mental dos estudantes.
Palavras-chave: Saúde mental; Contexto escolar; Educação Profissional e Tecnológica; Interação e Escuta.
Data da defesa: 12 de dezembro de 2019
Horário: 14h
Local: Sala de Reuniões da Direção Geral, IFFar - Campus Panambi
Publicado em Notícias
- 03/12/19
- 14h50
A discente Elisandra Squizani, egressa da primeira turma do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, foi aprovada na e seleção do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - Doutorado Acadêmico - Universidade Federal do Pampa.
Publicado em Notícias
- 29/11/19
- 15h57
Título da Dissertação: Ingresso de jovens no Ensino Médio: práticas de acolhimento nos Cursos Técnicos Integrados no IFFar Campus São Vicente do Sul
Produto Educacional: Guia para acolhimento de estudantes ingressantes dos Cursos Técnicos Integrados
Orientador: Dr.ª Marcele Teixeira Homrich Ravasio
Banca: Dr. Ricardo Antonio Rodrigues, Não e Dr. Cênio Back Weyh
Resumo: Este trabalho é resultado de uma pesquisa do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), Campus Jaguari, sobre práticas de acolhimento nos Cursos Técnicos Integrados no Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul. Embasado na metodologia da pesquisa-ação, esta pesquisa qualitativa buscou compreender os aspectos relacionados ao ingresso no Ensino Médio Integrado e a contribuição de práticas de acolhimento, através do objetivo geral: construir um Guia com orientações pedagógicas para acolher os estudantes dos Cursos Técnicos Integrados e objetivos específicos: a) identificar as ações desenvolvidas de acolhimento aos estudantes ingressantes; b) analisar as percepções dos estudantes acerca do trabalho institucional de acolhimento; c) conhecer os aspectos envolvidos no processo de ingresso em um Curso Técnico Integrado e; d) demonstrar a relação entre as ações de acolhimento com a permanência e o êxito dos estudantes. Os sujeitos da pesquisa foram os ingressantes nos Cursos Técnicos Integrados de Administração, Alimentos, Agropecuária e Manutenção e Suporte em Informática, num total de 262 estudantes. Os dados foram coletados através de duas fontes: dados institucionais de permanência e êxito entre os anos de 2014 a 2018 e, através da produção de texto, os quais foram submetidos à análise textual discursiva, emergindo duas categorias: Categoria 1: fatores facilitadores da permanência no Campus SVS e Categoria 2: fatores que dificultam a permanência no Campus SVS. Esta pesquisa dialoga com os seguintes referenciais teóricos: Dayrel; Carrano (2014), Frigotto (2018), Frigotto; Ciavatta; Ramos (2005), Leão; Carmo (2014), Manfredi (2002), Moraes; Galiazzi (2016), Oliveira (2010), Pacheco (2011), Vygotsky (2001; 2007), entre outros. A partir do estudo dos referenciais e da análise dos dados foi possível concluir que a passagem do Ensino Fundamental para o Ensino Médio Integrado é um processo desafiador para o estudante. Nesse sentido, práticas de acolhimento podem se constituir como mediadora dessa transição, podendo contribuir com a permanência e o êxito. Assim, considerando a importância de os estudantes ingressantes conhecer o contexto escolar, sua organização, integrar-se socialmente aos colegas, servidores e ambientar-se nesse novo espaço para desenvolver sua autonomia e seu potencial foi elaborado como Produto Educacional um “Guia para Acolhimento de estudantes ingressantes dos Cursos Técnicos Integrados”. Para tanto, traz um roteiro com atividades a serem desenvolvidas durante os primeiros dias letivos.
Palavras-chave: Jovens. Ensino Médio Integrado. Práticas de Acolhimento.
Data da defesa: 10 de dezembro de 2019
Horário: 14h
Local: Auditório, IFFar - Campus Santo Ângelo
Produto Educacional:
Guia de acolhimento a estudantes ingressantes dos cursos técnicos integrados
Publicado em Notícias
- 25/11/19
- 14h30
Redes Sociais