Todas as Noticias
Título da Dissertação: O ensino de programação na Educação Profissional e Tecnológica: desenvolvimento do pensamento computacional por meio da construção de aplicativos no App Inventor
Produto Educacional: Sequência didática para o desenvolvimento do pensamento computacional por meio da construção de aplicativos no App Inventor
https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/649856
Orientador(a): Dr. Adão Caron Cambraia
Banca: Dra. Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher e Dr. Denilson Rodrigues da Silva
Resumo: O pensamento computacional é uma habilidade que contribui na formulação, compreensão e resolução de problemas da vida cotidiana. Trata-se, portanto, de uma aptidão importante para todas as pessoas (WING, 2006). Assim, a presente pesquisa traz como problema: de que forma a construção de aplicativos móveis por meio da programação baseada em blocos no App Inventor proporciona o desenvolvimento do pensamento computacional e contribui com a aprendizagem de programação na Educação Profissional e Tecnológica? No intuito de responder a esse questionamento, propomos uma sequência didática pautada nos Três Momentos Pedagógicos sobre o ensino de programação de aplicativos móveis. A metodologia da pesquisa é qualitativa, assumindo o formato de estudos de caso com grupos de alunos ingressantes dos cursos superiores de Licenciatura em Computação do Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Augusto e Campus Santo Ângelo/RS. Os dados da pesquisa foram gerados por meio de questionários de percepção inicial e final e testes na ferramenta CodeMaster dos aplicativos construídos pelos participantes, visando identificar a ocorrência do desenvolvimento do pensamento computacional. O produto educacional resultante da pesquisa é constituído pela sequência didática, dividida em cinco aulas e disponibilizada através de um website, com o intuito de contextualizar o conhecimento à realidade dos educandos, desenvolver habilidades relativas ao pensamento computacional e construir aplicativos móveis no App Inventor. Os resultados dos dois estudos de caso apontam uma maior motivação dos alunos para a aprendizagem de programação e indícios do desenvolvimento do pensamento computacional a partir da resolução dos desafios propostos durante as aulas.
Palavras-chave: Pensamento Computacional; Sequência Didática; Aplicativos Móveis.
Data da defesa: 10 de março de 2022
Horário: 9h
Local: Videoconferência: https://youtu.be/JXZ3mZTRaps
Publicado em Notícias
- 03/03/22
- 15h26
O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) publicou a lista de Aprovados(as) ENA 2021- Ampla Concorrência e Aprovados(as) ENA 2021 - Servidor.
Convocamos também os senhores candidatos Alessandro Vasconcelos de Souza e Rozilene Vizzotto para realizar matrícula no ProfEPT - polo de Jaguari, conforme o cronograma de matriculas a ser divulgado pelo polo. A coordenação local do ENA justifica a ausência do nome dos candidatos na lista de classificados devido a um equívoco na nota no aceite dos recursos. Ou seja, considerando que os recursos dos candidatos foram aceitos, mas as notas não foram alteradas no sistema, sendo que devem ser acrescidos 10 à nota do candidato Alessandro Vasconcelos de Souza, totalizando 67,00, e acrescido 5 a nota de Rozilene Vizzotto, totalizando 64,00.
Acesse: https://profept.ifes.edu.br/selecao/16462-edital22.
Confira o cronograma da seleção:
ATIVIDADE |
DATAS* |
Bancas de Verificação de Cotas e Matrículas** |
03/03 a 25/03/2022 |
Aula Inaugural e Início do semestre letivo |
a partir de 04 de abril de 2022 |
* Em todas as fases do ENA, para fins de datas/horários, será considerado o fuso oficial (Brasília).
** A divulgação do calendário de bancas de verificação das cotas e matrículas será de responsabilidade de cada Instituição Associada (IA).
Publicado em Notícias
- 02/03/22
- 13h57
O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) publicou o Resultado parcial após verificação dos documentos comprobatórios - Ampla Concorrência e o Resultado parcial após verificação dos documentos comprobatórios - Servidor.
Acesse: https://profept.ifes.edu.br/selecao/16462-edital22.
Confira o cronograma da seleção:
ATIVIDADE |
DATAS* |
Data de de publicação do Edital |
10/12/2021 |
13/12/2021 a 10/01/2022 |
|
Período de solicitação de isenção |
13/12 a 23/12/2021 |
Resultado das solicitações de isenção |
03/01/2022 |
Recursos ao resultado das solicitações de isenção |
04/01/2022 |
Resultado final das solicitações de isenção |
07/01/2022 |
Data limite para pagamento da inscrição |
11/01/2022 |
Divulgação do resultado parcial das inscrições homologadas |
14/01/2022 |
Recursos ao resultado das inscrições |
15/01 e 16/01/2022 |
Resultado final das inscrições homologadas |
18/01/2022 |
Período para envio dos documentos comprobatórios e autodeclaração da pontuação via sistema de inscrições |
18/01 a 22/01/2022 |
Divulgação da classificação parcial dos candidatos |
24/01/2022 |
Recurso a divulgação da classificação parcial dos candidatos |
25/01/2022 |
Divulgação da classificação final dos candidatos aptos para avaliação e validação dos documentos comprobatórios |
26/01/2022 |
Período para avaliação e validação dos documentos comprobatórios |
27/01 a 14/02/2022 |
Divulgação das notas individuais após avaliação e validação dos documentos comprobatórios |
16/02/2022 |
Recursos ao resultado das notas individuais |
17/02 e 18/02/2022 |
Resultado e classificação final dos candidatos |
25/02/2022 |
Bancas de Verificação de Cotas e Matrículas** |
03/03 a 25/03/2022 |
Aula Inaugural e Início do semestre letivo |
a partir de 04 de abril de 2022 |
* Em todas as fases do ENA, para fins de datas/horários, será considerado o fuso oficial (Brasília).
** A divulgação do calendário de bancas de verificação das cotas e matrículas será de responsabilidade de cada Instituição Associada (IA).
Publicado em Notícias
- 17/02/22
- 07h40
Título da Dissertação: VIOLÊNCIA DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: reflexões a partir da atuação dos núcleos de gênero e diversidade sexual
Produto Educacional: Curso de Formação Continuada: Violência de gênero na EPT
Orientador(a): Dr. Vantoir Roberto Brancher
Banca: Dra. Maria Augusta Martiarena de Oliveira e Dr. Rogério Costa Würdig
Resumo: Em uma sociedade sexista e patriarcal, mulheres e pessoas que não se enquadram no padrão cisheteronormativo sofrem vários tipos de violências. Sabe-se que no ambiente escolar ocorre a reprodução dos modelos hegemônicos da sociedade (MIRANDA; MAIA, 2017). Portanto, os Institutos Federais não são espaços livres de violências. O presente estudo procurou responder ao questionamento “Como os Núcleos de Gênero problematizam a violência de gênero em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul do País?”. Através deste estudo, de abordagem qualitativa, objetivou-se conhecer a atuação dos Núcleos de Gênero no que tange ao desenvolvimento de ações com vistas a prevenir/erradicar/minimizar a violência de gênero em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul do País. De forma mais específica, objetivamos realizar um levantamento do estado da arte sobre os estudos acerca de Núcleos de Gênero na EPT; conhecer as representações de gênero e de violência de gênero dos/as participantes dos Núcleos de Gênero; identificar desafios e potencialidades para a execução das atividades dos Núcleos de Gênero na EPT; pesquisar as ações/acolhidas desenvolvidas pelos Núcleos de Gênero e a relação delas com a EPT; e, por fim, a construção de um Produto Educacional a partir das demandas apontadas pelas colaboradoras. Para atingir tais objetivos, nos apoiamos em Ramos (2014), Moura (2013), Saviani (2006), Colling (2015), Louro (1995, 2007, 2014, 2018), Scott (1989, 2012), Hall (2006) Bourdieu (2012), entre outros/as. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados pelo método da análise de conteúdo de Bardin (2002). O produto educacional elaborado neste estudo é um curso de formação continuada intitulado “Violência de Gênero na EPT”. Os dados revelam que as membras dos núcleos entendem que o gênero é cultural, sendo que a maioria estuda por conta sobre os conceitos abordados pelo núcleo. Quanto à violência, as colaboradoras entendem que existem vários tipos, mas ressaltam que a física é a mais impactante. Os desafios encontrados são quanto à falta espaço físico específico, orçamento e desinteresse de alguns docentes e discentes em participar dos núcleos. Por fim, conclui-se que as ações dos núcleos condizem com a formação omnilateral da Educação Profissional e Tecnológica.
Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica; Violência de Gênero; Ensino.
Data da defesa: 17 de fevereiro de 2022
Horário: 14H
Local: Videoconferência: https://youtu.be/mirt0-Na-sw
Publicado em Notícias
- 04/02/22
- 14h21
O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) publicou o Resultado final de candidatos(as) classificados(as) para fase de avaliação e validação do “Histórico Profissional e Acadêmico" e as Listas de candidatos(as) suplentes a fase de avaliação e validação do "Histórico Profissional e Acadêmico":
Acesse: https://profept.ifes.edu.br/selecao/16462-edital22.
Confira o cronograma da seleção:
ATIVIDADE |
DATAS* |
Data de de publicação do Edital |
10/12/2021 |
13/12/2021 a 10/01/2022 |
|
Período de solicitação de isenção |
13/12 a 23/12/2021 |
Resultado das solicitações de isenção |
03/01/2022 |
Recursos ao resultado das solicitações de isenção |
04/01/2022 |
Resultado final das solicitações de isenção |
07/01/2022 |
Data limite para pagamento da inscrição |
11/01/2022 |
Divulgação do resultado parcial das inscrições homologadas |
14/01/2022 |
Recursos ao resultado das inscrições |
15/01 e 16/01/2022 |
Resultado final das inscrições homologadas |
18/01/2022 |
Período para envio dos documentos comprobatórios e autodeclaração da pontuação via sistema de inscrições |
18/01 a 22/01/2022 |
Divulgação da classificação parcial dos candidatos |
24/01/2022 |
Recurso a divulgação da classificação parcial dos candidatos |
25/01/2022 |
Divulgação da classificação final dos candidatos aptos para avaliação e validação dos documentos comprobatórios |
26/01/2022 |
Período para avaliação e validação dos documentos comprobatórios |
27/01 a 14/02/2022 |
Divulgação das notas individuais após avaliação e validação dos documentos comprobatórios |
16/02/2022 |
Recursos ao resultado das notas individuais |
17/02 e 18/02/2022 |
Resultado e classificação final dos candidatos |
25/02/2022 |
Bancas de Verificação de Cotas e Matrículas** |
03/03 a 25/03/2022 |
Aula Inaugural e Início do semestre letivo |
a partir de 04 de abril de 2022 |
* Em todas as fases do ENA, para fins de datas/horários, será considerado o fuso oficial (Brasília).
** A divulgação do calendário de bancas de verificação das cotas e matrículas será de responsabilidade de cada Instituição Associada (IA).
Publicado em Notícias
- 27/01/22
- 08h01
O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) publicou a Classificação parcial dos candidatos por nota autodeclarada.
Mais informações: https://profept.ifes.edu.br/selecao/16462-edital22.
Confira o cronograma da seleção:
ATIVIDADE |
DATAS* |
Data de de publicação do Edital |
10/12/2021 |
13/12/2021 a 10/01/2022 |
|
Período de solicitação de isenção |
13/12 a 23/12/2021 |
Resultado das solicitações de isenção |
03/01/2022 |
Recursos ao resultado das solicitações de isenção |
04/01/2022 |
Resultado final das solicitações de isenção |
07/01/2022 |
Data limite para pagamento da inscrição |
11/01/2022 |
Divulgação do resultado parcial das inscrições homologadas |
14/01/2022 |
Recursos ao resultado das inscrições |
15/01 e 16/01/2022 |
Resultado final das inscrições homologadas |
18/01/2022 |
Período para envio dos documentos comprobatórios e autodeclaração da pontuação via sistema de inscrições |
18/01 a 22/01/2022 |
Divulgação da classificação parcial dos candidatos |
24/01/2022 |
Recurso a divulgação da classificação parcial dos candidatos |
25/01/2022 |
Divulgação da classificação final dos candidatos aptos para avaliação e validação dos documentos comprobatórios |
26/01/2022 |
Período para avaliação e validação dos documentos comprobatórios |
27/01 a 14/02/2022 |
Divulgação das notas individuais após avaliação e validação dos documentos comprobatórios |
16/02/2022 |
Recursos ao resultado das notas individuais |
17/02 e 18/02/2022 |
Resultado e classificação final dos candidatos |
25/02/2022 |
Bancas de Verificação de Cotas e Matrículas** |
03/03 a 25/03/2022 |
Aula Inaugural e Início do semestre letivo |
a partir de 04 de abril de 2022 |
* Em todas as fases do ENA, para fins de datas/horários, será considerado o fuso oficial (Brasília).
** A divulgação do calendário de bancas de verificação das cotas e matrículas será de responsabilidade de cada Instituição Associada (IA).
Publicado em Notícias
- 25/01/22
- 07h31
O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) publicou o Resultado final das inscrições homologadas.
Mais informações: https://profept.ifes.edu.br/selecao/16462-edital22.
Confira o cronograma da seleção:
ATIVIDADE |
DATAS* |
Data de de publicação do Edital |
10/12/2021 |
13/12/2021 a 10/01/2022 |
|
Período de solicitação de isenção |
13/12 a 23/12/2021 |
Resultado das solicitações de isenção |
03/01/2022 |
Recursos ao resultado das solicitações de isenção |
04/01/2022 |
Resultado final das solicitações de isenção |
07/01/2022 |
Data limite para pagamento da inscrição |
11/01/2022 |
Divulgação do resultado parcial das inscrições homologadas |
14/01/2022 |
Recursos ao resultado das inscrições |
15/01 e 16/01/2022 |
Resultado final das inscrições homologadas |
18/01/2022 |
Período para envio dos documentos comprobatórios e autodeclaração da pontuação via sistema de inscrições |
18/01 a 22/01/2022 |
Divulgação da classificação parcial dos candidatos |
24/01/2022 |
Recurso a divulgação da classificação parcial dos candidatos |
25/01/2022 |
Divulgação da classificação final dos candidatos aptos para avaliação e validação dos documentos comprobatórios |
26/01/2022 |
Período para avaliação e validação dos documentos comprobatórios |
27/01 a 14/02/2022 |
Divulgação das notas individuais após avaliação e validação dos documentos comprobatórios |
16/02/2022 |
Recursos ao resultado das notas individuais |
17/02 e 18/02/2022 |
Resultado e classificação final dos candidatos |
25/02/2022 |
Bancas de Verificação de Cotas e Matrículas** |
03/03 a 25/03/2022 |
Aula Inaugural e Início do semestre letivo |
a partir de 04 de abril de 2022 |
* Em todas as fases do ENA, para fins de datas/horários, será considerado o fuso oficial (Brasília).
** A divulgação do calendário de bancas de verificação das cotas e matrículas será de responsabilidade de cada Instituição Associada (IA).
Publicado em Notícias
- 18/01/22
- 17h06
O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) o Resultado das inscrições homologadas.
Mais informações: https://profept.ifes.edu.br/selecao/16462-edital22.
Confira o cronograma da seleção:
ATIVIDADE |
DATAS* |
Data de de publicação do Edital |
10/12/2021 |
13/12/2021 a 10/01/2022 |
|
Período de solicitação de isenção |
13/12 a 23/12/2021 |
Resultado das solicitações de isenção |
03/01/2022 |
Recursos ao resultado das solicitações de isenção |
04/01/2022 |
Resultado final das solicitações de isenção |
07/01/2022 |
Data limite para pagamento da inscrição |
11/01/2022 |
Divulgação do resultado parcial das inscrições homologadas |
14/01/2022 |
Recursos ao resultado das inscrições |
15/01 e 16/01/2022 |
Resultado final das inscrições homologadas |
18/01/2022 |
Período para envio dos documentos comprobatórios e autodeclaração da pontuação via sistema de inscrições |
18/01 a 22/01/2022 |
Divulgação da classificação parcial dos candidatos |
24/01/2022 |
Recurso a divulgação da classificação parcial dos candidatos |
25/01/2022 |
Divulgação da classificação final dos candidatos aptos para avaliação e validação dos documentos comprobatórios |
26/01/2022 |
Período para avaliação e validação dos documentos comprobatórios |
27/01 a 14/02/2022 |
Divulgação das notas individuais após avaliação e validação dos documentos comprobatórios |
16/02/2022 |
Recursos ao resultado das notas individuais |
17/02 e 18/02/2022 |
Resultado e classificação final dos candidatos |
25/02/2022 |
Bancas de Verificação de Cotas e Matrículas** |
03/03 a 25/03/2022 |
Aula Inaugural e Início do semestre letivo |
a partir de 04 de abril de 2022 |
* Em todas as fases do ENA, para fins de datas/horários, será considerado o fuso oficial (Brasília).
** A divulgação do calendário de bancas de verificação das cotas e matrículas será de responsabilidade de cada Instituição Associada (IA).
Publicado em Notícias
- 17/01/22
- 08h20
Aulas acontecem no Campus Jaguari. Inscrições são online e vão até esta segunda-feira, 10 de janeiro. Seleção é por meio da análise do histórico profissional e acadêmico.
O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) lançou em dezembro de 2021 o edital de seleção para as turmas de 2022. As inscrições online vão até 10 de janeiro. Ao todo, são ofertadas 942 vagas, distribuídas entre as 40 instituições associadas ao mestrado em todo o Brasil. Metade das vagas é reservada a servidores da Rede Federal. O ProfEPT é coordenado nacionalmente pelo Instituto Federal do Espírito Santo.
O IFFar oferta 24 vagas, distribuídas da seguinte forma:
Servidores:
- Geral – 9 vagas
- PcD – 1 vaga
- Pretos e pardos – 1 vaga
- Indígenas – 1 vaga
Ampla concorrência:
- Geral – 9 vagas
- PcD – 1 vaga
- Pretos e pardos – 1 vaga
- Indígenas – 1 vaga
As aulas serão realizadas quinzenalmente no Campus Jaguari, nas quintas-feiras (tarde e noite) e nas sextas (manhã e tarde).
A seleção será feita por meio de análise de Histórico Profissional e Acadêmico, que possibilita que os candidatos apresentem aspectos referentes ao desempenho de suas funções profissionais e produções acadêmicas relevantes ao ProfEPT.
Podem participar do Edital 01/2021 os portadores de diploma de curso superior (licenciatura, bacharelado ou tecnólogo) ou declaração de conclusão de curso superior, devidamente reconhecido (ou revalidado) por órgãos competentes do Ministério da Educação.
As inscrições são feitas exclusivamente pelo Sistema de Inscrições. A taxa de inscrição é de R$ 95,00. A isenção da taxa poderá ser solicitada entre 13 e 23 de dezembro.
Saiba mais na página do Edital ProfEPT Nº 01/2021 e inscreva-se.
Confira o cronograma da seleção:
ATIVIDADE |
DATAS* |
Data de de publicação do Edital |
10/12/2021 |
13/12/2021 a 10/01/2022 |
|
Período de solicitação de isenção |
13/12 a 23/12/2021 |
Resultado das solicitações de isenção |
03/01/2022 |
Recursos ao resultado das solicitações de isenção |
04/01/2022 |
Resultado final das solicitações de isenção |
07/01/2022 |
Data limite para pagamento da inscrição |
11/01/2022 |
Divulgação do resultado parcial das inscrições homologadas |
14/01/2022 |
Recursos ao resultado das inscrições |
15/01 e 16/01/2022 |
Resultado final das inscrições homologadas |
18/01/2022 |
Período para envio dos documentos comprobatórios e autodeclaração da pontuação via sistema de inscrições |
18/01 a 22/01/2022 |
Divulgação da classificação parcial dos candidatos |
24/01/2022 |
Recurso a divulgação da classificação parcial dos candidatos |
25/01/2022 |
Divulgação da classificação final dos candidatos aptos para avaliação e validação dos documentos comprobatórios |
26/01/2022 |
Período para avaliação e validação dos documentos comprobatórios |
27/01 a 14/02/2022 |
Divulgação das notas individuais após avaliação e validação dos documentos comprobatórios |
16/02/2022 |
Recursos ao resultado das notas individuais |
17/02 e 18/02/2022 |
Resultado e classificação final dos candidatos |
25/02/2022 |
Bancas de Verificação de Cotas e Matrículas** |
03/03 a 25/03/2022 |
Aula Inaugural e Início do semestre letivo |
a partir de 04 de abril de 2022 |
* Em todas as fases do ENA, para fins de datas/horários, será considerado o fuso oficial (Brasília).
** A divulgação do calendário de bancas de verificação das cotas e matrículas será de responsabilidade de cada Instituição Associada (IA).
Fonte: Secom - IFFAR
Publicado em Notícias
- 10/01/22
- 09h23
Título da Dissertação: Percepções dos egressos do Curso Técnico em Agroindústria no IFFar-Campus São Vicente do Sul: um olhar sobre a Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional e Tecnológica
Produto Educacional: Finalizei o EJA EPT. E agora? Caminhos (des)construídos
Orientador(a): Dra. Maria Rosângela Silveira Ramos
Coorientador(a): Dra. Catiane Mazocco Paniz
Banca: Dr. Renato Xavier Coutinho, e Dra. Roseli Adriana Blümke Feistel
Resumo: O presente estudo tem como proposta analisar o papel das políticas públicas educacionais implantadas no Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Campus São Vicente do Sul (SVS), especialmente, o Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). O foco central da pesquisa é compreender o papel social desse programa na comunidade local, identificando, descrevendo e analisando alguns aspectos das políticas públicas implantadas com olhar especial sobre o EJA EPT na perspectiva dos egressos do Curso Técnico em Agroindústria Integrado modalidade PROEJA. Busca-se, ainda, rever, a partir da caracterização das experiências dos ex-alunos, os significados por eles atribuídos referente a sua participação no curso por meio de suas atividades relacionadas ao programa. Os sujeitos pesquisados foram os ex-alunos formados no Curso Técnico em Agroindústria Integrado na modalidade PROEJA nos anos de 2018 a 2019. Para atingir os objetivos propostos, a metodologia a ser usada é quali-quantitativa. A coleta de dados ocorreu a partir da realização de questionário com questões semiestruturadas e da análise documental. A análise de dados será apresentada de duas maneiras: a) através da constituição dos sujeitos sobre a ótica quantitativa e b) de análise textual dos mesmos. Como metodologia analítica das informações da coleta de dados foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD). Com a realização da pesquisa, procurou-se delinear a efetividade na execução do EJA EPT (Proeja) e reconhecer as necessidades de adequação ou possíveis mudanças na sua realização. Com base nesta análise, desenvolveu-se um produto educacional, onde optou-se pela construção de um Guia Referencial, com o intuito de contribuir para a análise e a reflexão dos profissionais envolvidos com a educação de jovens e adultos, além de favorecer a expansão e o fortalecimento do EJA EPT no IFFar Campus SVS. Como resultado desta pesquisa os egressos pontuaram de maneira positiva com relação ao conceito do curso, bem como aos conhecimentos adquiridos e ao desenvolvimento sociocultural. Desse modo, conclui-se que a educação ofertada contribuiu para a formação integral dos sujeitos, já que a maioria dos egressos prosseguiram seus estudos ou estão empregados. Outro dado significativo ressalta que há um percentual baixo de acesso ao trabalho na área de formação do curso, uma vez que dos 12 egressos entrevistados, desses apenas um (01) trabalha na área de Agroindústria. Assim, é necessário repensar a oferta de EJA EPT no Campus SVS, propondo novos cursos e buscando estratégias e instrumentos que fortaleçam essa modalidade de ensino principalmente na formação profissional.
Palavras-chave: Educação Profissional Tecnológica; Políticas Públicas Educacionais; EJA EPT.
Data da defesa: 28 de dezembro de 2021
Horário: 14h
Local: Videoconferência: https://youtu.be/OJzlWJ3hM8E
Publicado em Notícias
- 20/12/21
- 08h29
Redes Sociais