Página inicial > Alegrete > Curso de Zootecnia promove painel de egressos
Notícias Alegrete

Curso de Zootecnia promove painel de egressos

Publicado em Quarta, 19 de Junho de 2019, 11h46 | por Gabinete Alegrete | Voltar à página anterior

Na última quinta-feira, dia 13 de junho, o curso de Bacharelado em Zootecnia do IFFar Campus Alegrete promoveu seu painel de egressos.

Estudantes Zootecnia

Na ocasião, três zootecnistas formadas na turma pioneira pelo Instituto Federal Farroupilha, que ocupam posição de destaque profissional, dialogaram com os estudantes.

Lariele de Mello Ziani, que atualmente ocupa o posto de gerente da divisão pecuária da empresa familiar, abordou a temática da atuação da mulher na pecuária de corte e o processo de sucessão familiar. A Zootecnista destacou a necessidade de persistência como ferramenta para transpor as dificuldades desse universo ainda dominado pelo gênero masculino. Em sua fala, chamou a atenção para a constante atualização e a capacitação profissional como diferencial competitivo no circuito pecuário para corte.

Nairele dos Santos Bilhalva, microempreendedora no ramo da bovinocultura leiteira de Alegrete, discorreu sobre a extensão rural e assistência técnica aos produtores do segmento lácteo regional. Na opinião da Zootecnista, a atividade leiteira configura grande oportunidade de atuação profissional possibilitando a permanência dos egressos da Instituição no município. Em sua abordagem, fez referência ao crescimento dessa atividade na fronteira oeste do Rio Grande do Sul e a sua relação com os novos postos de trabalho para os zootecnistas.

Gabriela Segabinazzi Lopes, gerente de incubatório de aves na região da serra gaúcha, manifestou-se no sentido de encorajar os estudantes a dedicarem-se a atividade avícola, haja vista a região não deter tradição na criação e o Brasil ocupar a posição de líder mundial na produção e exportação de frangos. A Zootecnista fez referência à sua própria trajetória acadêmica no sentido de motivar os estudantes do curso a desenvolverem suas atividades profissionais nesse segmento.

Ao término das falas o coordenador do curso de Bacharelado em Zootecnia, professor Emmanuel Veiga de Camargo, acompanhado dos demais professores do curso manifestaram-se de maneira a complementar as falas das profissionais estabelecendo a diversidade da atuação do Zootecnista. Por fim, parabenizaram a todos, em especial às três profissionais que se disponibilizaram a colaboram com o Instituto Federal Farroupilha, educandário que lhes acolheu durante os cinco anos de graduação.