Página inicial > Panambi > Eliane Marques compartilha um “manto de palavras” no IFFar - Campus Panambi
Notícias Panambi

Eliane Marques compartilha um “manto de palavras” no IFFar - Campus Panambi

Publicado em Segunda, 01 de Julho de 2024, 13h46 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Na quinta-feira, 27/06, o auditório do IFFar – Campus Panambi foi palco de dois bate-papos com a escritora e tradutora Eliane Marques. Durante o período da manhã as interlocuções permearam sua mais recente obra, o romance “Louças de Família”, publicado em 2023 pela editora Autêntica Contemporânea, e à tarde os diálogos versaram sobre suas produções poéticas.

Por meio de uma troca descontraída, estudantes, servidores e terceirizadas interagiram com a autora, a qual abordou a centralidade dos papéis femininos negros em “Louças de Família”, refletindo sobre como a autoria negra, na literatura, acolhe lutas e pode falar com outras culturas, revertendo o papel da mulher negra no contrato social. Marques também citou exemplos de como o estrangeiro está presente em suas obras, no “manto de palavras” que compõem as múltiplas vozes de seus personagens, os quais fazem referência à mitologia, outras literaturas, sua ancestralidade e os desafios que perpassam e constituem sua raça social.

Entendendo a “escrita como costura”, Marques alinhava formas de como a literatura pode colaborar para romper com o estado de violência física e social que produz a pobreza e a discriminação, nos brindando com “vestes” que demarcam lugares e posições, mas que também podem ser descosturadas e ressignificadas.

O evento foi organizado pelos integrantes do projeto “Literaturas pelo Mundo” e contou com o apoio do Núcleo de Arte e Cultura (NAC), Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (NEABI) e Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDIS) do IFFar – Campus Panambi. Diferentes expressões artístico-culturais ambientaram os espaços do evento e interagiram com as falas da autora, tais como a declamação de poesia, a montagem de instalações e uma performance contendo música, vídeo e poesia, envolvendo e emocionando aos mais de 400 participantes que prestigiaram o evento.

A atividade contou com a mediação do professor Cláudio Mineiro, estudioso da obra da autora e presidente do NEABI; e contemplou falas da professora Carla Schoninger, coordenadora do projeto “Literaturas pelo Mundo”; e do professor Jorge Fonseca, Diretor Geral do IFFar – Campus Panambi. O evento também foi prestigiado com integrantes da comunidade, com destaque para a presença de Elis Regina Bayer, Coordenadora de Cultura do município de Panambi.

Para o professor Jorge, a atividade com a escritora Eliane Marques constituiu-se em “um momento ímpar, pois promover práticas de leitura em um país em que há pouca valorização, é um ato necessário”. Ainda, cabe destacar que a autora autografou mais de 200 exemplares de seus livros, os quais ganharão novas apropriações a partir de cada leitura.