Página inicial > São Vicente do Sul > “Dia no Campus” recebe mais de mil visitantes
Notícias São Vicente do Sul

“Dia no Campus” recebe mais de mil visitantes

Publicado em Quinta, 24 de Agosto de 2023, 15h36 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

No último sábado, 19 de agosto, o Campus São Vicente do Sul recebeu a visita de mais de mil pessoas, para mais uma edição do “Dia no Campus”, evento que objetiva apresentar à comunidade regional as dimensões de atuação da unidade, que oferece cursos nas áreas de Gestão e Negócios, Produção Alimentícia, Recursos Naturais e Tecnologia da Informação. Mais de 45 escolas se fizeram presentes, advindas de 16 municípios do entorno de São Vicente do Sul.

O “Dia no Campus”, segundo o diretor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, prof. Paulo Deon, é um dos eventos de maior abrangência da instituição, que envolve a mobilização tanto dos servidores, quanto dos atuais estudantes, que são sensibilizados e mobilizados a participar das atividades.

O circuito da visita acontece de forma programada e guiada por diversas estações, permitindo que os visitantes conheçam estruturas, setores e laboratórios. “Nós procuramos concentrar algumas atividades de todos os eixos, mobilizando coordenadores, juntos com docentes, estudantes e demais servidores, para que eles organizem projetos e oficinas que demonstrem o que é feito nos cursos, de modo que a comunidade externa possa vivenciar um pouco dessa experiência, saber o que a gente faz, e a importância desse trabalho para a comunidade em geral”, explica Paulo.

O evento usualmente acontece durante o período de inscrições para o processo seletivo para ingresso nos Cursos Integrados, de forma que os jovens visitantes possam conhecer os conteúdos trabalhados em aula e, assim, decidirem sobre quais cursos possuem interesse. Clique aqui para saber mais sobre o Processo Seletivo para os Cursos Integrados. As inscrições estão abertas até dia 10 de setembro.

Mais fotos e vídeos podem visualizados nas páginas oficiais do Campus SVS no Instagram e Facebook.

Encontro do EJA-EPT

No sábado, também aconteceu o I Encontro de Estudantes do Programa EJA-EPT do IFFar, atividade que reuniu cerca de 125 pessoas, entre estudantes e representantes das equipes gestoras das oito instituições de ensino de Santa Maria que sediam turmas. O evento teve a participação do Grupo de Alfabetização de Jovens e Adultos da localidade do Morro da Cruz (Porto Alegre/RS), coordenado pela profª Esther Pilar Grossi, do Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação (GEEMPA). Educadora há mais de 53 anos, Esther também fez fala aos estudantes presentes.

Segundo o prof. João Flávio Cogo Carvalho, diretor de Ensino do campus, o dia “foi de muita emoção e aprendizado para nós e para todos os estudantes, não só os do EJA, mas de toda a região. No fim, a gente espera que o IF se constitua como uma oportunidade de desenvolver intelectual e profissionalmente esses estudantes, que poderão vir a fazer os cursos técnicos e superiores que oferecemos de forma gratuita”.

Atualmente, o Campus São Vicente do Sul mantém turmas nas áreas de Padeiro, Horticultura Urbana, Assistente Administrativo e Operador de Computador. As seguintes estavam presentes no evento: EMEF Adelmo Simas Genro, EMEF Diácono João Luiz Pozzobon, EMEF Duque de Caxias, CAIC Luizinho Degrandi, EMEF João da Maia Braga, EMEF Maria Lourdes de Castro, EMEF Irmão Quintino e EMEF Pinheiro Machado. Além de Santa Maria, o Instituto Federal Farroupilha possui parceria com os municípios de Tupanciretã e Júlio de Castilhos.

Leia mais aqui.

Como visitar o IFFar-SVS?

Durante o decorrer do ano, é possível agendar uma visita ao Campus, basta entrar em contato com a Coordenação de Extensão, pelo telefone (55) 3218-8530 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A atividade é uma das formas de trabalho de integração com a comunidade regional que é constantemente desenvolvida pela instituição.