Página inicial > Últimas Notícias > Dirigentes do IFFar comemoram 10 anos do Campus Uruguaiana
Notícias IF Farroupilha

Dirigentes do IFFar comemoram 10 anos do Campus Uruguaiana

Publicado em Quinta, 20 de Junho de 2024, 14h24 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O Colégio de Dirigentes do IFFar (Codir) realizou sua 4ª Reunião Ordinária nesta quarta-feira (19), de forma presencial, na Reitoria, em Santa Maria. Parte da reunião foi dedicada a celebrar e rememorar os 10 anos do Campus Uruguaiana.

codir10anosuruguaiana notícia20062024

O Campus Uruguaiana completou 10 anos de atividades no dia 10 de junho. A trajetória da unidade foi rememorada durante a primeira parte da 4ª Reunião do Codir, que contou com a participação de ex-diretores-gerais e do ex-prefeito de Uruguaiana, Luiz Schneider.

A reitora do IFFar, professora Nídia Heringer, explicou a recente alteração na tipologia do Campus Uruguaiana. Antes ligado administrativamente ao Campus São Borja e denominado Campus Avançado, o IFFar em Uruguaiana se tornou uma unidade autônoma no começo de maio de 2024.

Com a alteração, além da autonomia administrativa em relação a outra unidade, o agora Campus Uruguaiana pode ter mais professores, mais técnicos-administrativos (TAEs) e mais alunos. Antes, a unidade operava com 34 docentes e 25 TAEs. Nos próximos anos, o campus deverá operar com 54 docentes, 38 TAEs e poderá ter 1080 estudantes.

Nídia Heringer também falou sobre o crescimento da estrutura física da unidade. O Campus Uruguaiana vai receber um investimento de R$3 milhões para a construção de um refeitório e uma biblioteca. Saiba mais aqui.

codir10anosuruguaiana notícia20062024d

Foto: ex-prefeito de Uruguaiana recebe portaria em reconhecimento de trabalho para a implantação de unidade do IFFar

Ainda durante a 4ª Reunião do Codir, a reitora entregou portarias reconhecendo o trabalho de servidores do IFFar e prefeitos de Uruguaiana para a criação do campus. Receberam a homenagem os ex-diretores-gerais do Campus São Borja, Alexander Machado e Carla Zappe, e o atual diretor-geral, Artênio Rabuske; os ex-diretores gerais do Campus Avançado Uruguaiana, João Carlos Ribeiro, Anelise Cruz e Gustavo Griebler; o atual diretor-geral do Campus Uruguaiana, Jhonathan Silveira; os ex-prefeitos de Uruguaiana, José Felice (in memorian) e Luiz Schneider, e o atua prefeito do município, Ronnie Mello.

Dirigentes relembram trajetória da unidade

O então Campus Avançado Uruguaiana iniciou suas atividades no ano de 2014, ligado administrativamente ao Campus São Borja e em sede provisória. No ano seguinte, foi inaugurada sua sede definitiva. De lá para cá, a unidade teve um crescimento em número de servidores, alunos, cursos ofertados e infraestrutura física. Em 2024, tornou-se campus autônomo.

O professor do IFFar Alexander da Silva Machado era o diretor-geral do Campus São Borja na época da implantação do Campus Avançado Uruguaiana. Durante a 4ª Reunião do Codir, foi exibida uma fala do ex-dirigente gravada em vídeo. Alexander Machado destacou que a implantação da unidade do IFFar mostra que é possível ampliar a abrangência da instituição mantendo a sua qualidade.

“Acreditamos que os IFs representam uma importante ferramenta de emancipação dos cidadãos e de desenvolvimento regional. Que o exemplo de Uruguaiana inspire novas iniciativas educacionais em todo o país”, disse Alexander Machado.

Luiz Schneider foi prefeito de Uruguaiana durante o mesmo período. Para ele, o investimento em educação é um compromisso de futuro e de nação. O ensino tecnológico, configura-se como área estratégica. “A visão de futuro do IFFar está dentro das perspectivas de consolidação do município de Uruguaiana”, projetou o ex-prefeito.

A professora Carla Zappe foi diretora-geral do Campus São Borja durante o período de consolidação da unidade do IFFar em Uruguaiana. Ela lembrou que aqueles anos foram marcados “pelo trabalho e pela colaboração”. “A concretização do sonho [de implantar a unidade em Uruguaiana] foi resultado desse trabalho árduo realizado por diversas pessoas”, rememorou.

O atual diretor-geral do Campus Uruguaiana, Jhonathan Silveira, comemorou o crescimento e a consolidação da unidade. Lembrou também que o foco da instituição é o aluno. “É por eles que a instituição luta para ter mais recursos e mais unidades”, explicou Jhonathan Silveira.

codir10anosuruguaiana notícia20062024e

Foto: atual diretor geral do Campus Uruguaiana fala durante 4ª Reunião Ordinária do Codir

A reitora do IFFar, Nídia Heringer, também destacou o papel da instituição na formação dos alunos. “Nossa luta é para que cada vez mais cidadãos possam frequentar uma instituição pública de educação e que possam ter uma vida digna”, disse. Para a gestora, “nenhuma unidade se faz sozinha”, e a relevância do IFFar para a sociedade é resultado de trabalho colaborativo.