Ir direto para menu de acessibilidade.

Tradução Portal

ptendeites

Opções de acessibilidade

Página inicial > Gestão de Pessoas > Ação de Desenvolvimento em Serviço
Início do conteúdo da página
Gestão de Pessoas

Ação de Desenvolvimento em Serviço

Publicado em Sexta, 05 de Abril de 2024, 15h11 | por Administrador | Voltar à página anterior
Definição: 
 
Participação dos servidores em curso de educação formal em nível de graduação ou pós-graduação strictu sensu, não caracterizada nos tipos de afastamentos previstos no Decreto nº 9.991, de 2019, mediante a concessão de carga horária semanal para estudo de modo a contemplar a elevação de escolaridade.  
 
Requisitos:
 

Conforme Art. 19 do Decreto nº 9.991/2019:

I - estivar previsto no PDP do órgão ou da entidade do servidor;

II - estivar alinhada ao desenvolvimento do servidor nas competências relativas: a) ao seu órgão de exercício ou de lotação; b) à sua carreira ou cargo efetivo; e c) ao seu cargo em comissão ou à sua função de confiança; e

  III – quando as atividades inerentes à qualificação não puderem ser realizadas mediante compensação horária, nos termos do art. 98 da Lei nº 8.112, de 1990, e do §2º do art. 12 da Instrução Normativa SEGEP/MPDG nº 2, de 12 de setembro de 2018, e desde que atendidas as condições estabelecidas nesta normativa.

A carga horária semanal será concedida para cursos cujas atividades acadêmicas excedam de 8h a 16h semanais, considerado o tempo de deslocamento.     

 A concessão da carga horária para estudo poderá ocorrer em dia fixado com antecedência durante a semana ou em dias distintos, de acordo com a disponibilidade organizacional da unidade.   

Procedimento:
 
A solicitação de afastamento deverá ser oficializada no Campus/reitoria, por meio de abertura de processo digital e preenchimento do requerimento próprio, direcionado à Coordenação de Gestão de Pessoas,  com os seguintes documentos anexados:
I - comprovante de matrícula de aluno regular/matrícula ativa, atendendo à carga horária disposta no Art. 32;
II - matriz curricular; 
III - comprovante de que o programa de pós-graduação é recomendado pela CAPES (conceito do curso) expedido pela coordenação do programa ou ficha com informação de que o curso é recomendado pela CAPES, incluindo a situação de reconhecimento no CNE/MEC e em funcionamento. a) A consulta deverá ser realizada na Plataforma Sucupira através do link https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/; e
IV - escala especificando os horários em que estará na instituição de ensino e no local de trabalho.   
Após a formalização do pedido, é de responsabilidade da chefia imediata avaliar a solicitação conforme os critérios de concessão deste regulamento.   
A autorização do afastamento está condicionada ao:
I - atendimento aos pré-requisitos exigidos no Capítulo V. 
II - parecer favorável da chefia imediata   
a) no caso dos docentes: a chefia imediata deverá reunir-se com os profissionais da área de atuação para verificar, em conjunto, a viabilidade da concessão, considerando o impacto do afastamento no atendimento das demandas. b) no caso dos técnico-administrativos em Educação: a chefia imediata deverá reunir-se com os servidores do setor onde o requerente exerce suas atividades para verificar, em conjunto, a viabilidade da concessão, considerando o impacto do afastamento no atendimento das demandas. 
III - parecer da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), no caso dos docentes; 
IV - parecer da Comissão Interna de Supervisão (CIS), no caso dos técnico-administrativos em educação.  
 
Importante:
 
Os servidores que estiverem em afastamento por ação de desenvolvimento em serviço deverão apresentar, semestralmente, na CGP de sua unidade, o comprovante de matrícula ou rematrícula, para juntada ao processo de concessão, sob pena de suspensão do afastamento concedido e análise de eventual reposição ao erário.  
A portaria de autorização do afastamento para realização de ação de desenvolvimento em serviço será semestral.  
 
Base Legal:
Decreto nº 9.991/2019
 
 
Anexos:

registrado em:
Fim do conteúdo da página